Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quem bate por trás tem sempre culpa ou há excepções na lei?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quem bate por trás tem sempre culpa ou há excepções na lei?

    Ocorreu a seguinte situação ao meu pai:

    Um automóvel ia à sua frente, numa via de 2 sentidos, este ao aproximar-se de um cruzamento, já a reduzir a marcha, de repente um peão atirou-se à estrada a correr, sem respeitar a sinalética num local onde não há passadeira, obrigando o veículo a travar bruscamente para evitar o atropelamento. Já o meu pai que seguia atrás, a conduzir conforme as regras, com baixa velocidade e distância de segurança, não contava com tal paragem brusca, tentou evitar ao máximo o contacto, mas acabou por embater no carro da frente. Atendendo que nenhuma das partes envolvidas tinha interesse em promover o acidente ou violou as regras de segurança, afinal como fica a situação em termos legais?

    #2
    Quem bate por trás tem sempre culpa ou há excepções na lei?

    a definição de distância de segurança é conseguir imobilizar o veículo a tempo no caso de uma emergência.

    se bateu no carro da frente, não manteve a distância de segurança apropriada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por neapo Ver Post
      Ocorreu a seguinte situação ao meu pai:

      Um automóvel ia à sua frente, numa via de 2 sentidos, este ao aproximar-se de um cruzamento, já a reduzir a marcha, de repente um peão atirou-se à estrada a correr, sem respeitar a sinalética num local onde não há passadeira, obrigando o veículo a travar bruscamente para evitar o atropelamento. Já o meu pai que seguia atrás, a conduzir conforme as regras, com baixa velocidade e distância de segurança, não contava com tal paragem brusca, tentou evitar ao máximo o contacto, mas acabou por embater no carro da frente. Atendendo que nenhuma das partes envolvidas tinha interesse em promover o acidente ou violou as regras de segurança, afinal como fica a situação em termos legais?
      Se bateu por trás, obviamente não tinha a distância de segurança adequada, como tal não vejo qualquer dúvida, é culpado a 100%.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
        a definição de distância de segurança é conseguir imobilizar o veículo a tempo no caso de uma emergência.

        se bateu no carro da frente, não manteve a distância de segurança apropriada.
        Portanto vamos todos andar a 30 ou 60 metros uns dos outros nas estradas?

        Comentário


          #5
          Pois. Apesar de resultar de uma situação inesperada, é essa a definição distância de segurança. E é também por isso que existem limites de velocidade nos diversos tipos de vias incluindo as autoestradas.

          Há uma situação que pode ser problemática: numa subida acentuada, se o carro da frente descai e bate no de trás, não havendo tstemunhas se o condutor for desonesto pode dizer que foi o de trás que lhe bateu...

          Comentário


            #6
            Se for essa a distância de segurança adequada... Sim, qual é a dúvida?

            Há situações em a culpa até pode ser discutivel. Mas esta que descreveste, não levanta qualquer duvida... Queres que a culpa seja de quem?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por neapo Ver Post
              Ocorreu a seguinte situação ao meu pai:

              Um automóvel ia à sua frente, numa via de 2 sentidos, este ao aproximar-se de um cruzamento, já a reduzir a marcha, de repente um peão atirou-se à estrada a correr, sem respeitar a sinalética num local onde não há passadeira, obrigando o veículo a travar bruscamente para evitar o atropelamento. Já o meu pai que seguia atrás, a conduzir conforme as regras, com baixa velocidade e distância de segurança, não contava com tal paragem brusca, tentou evitar ao máximo o contacto, mas acabou por embater no carro da frente. Atendendo que nenhuma das partes envolvidas tinha interesse em promover o acidente ou violou as regras de segurança, afinal como fica a situação em termos legais?
              Se não foi capaz de imobilizar a viatura a baixa velocidade e com "distância de segurança" suficiente aconselho a verificar o estado dos pneus e travões.

              Comentário


                #8
                Não esquecer o tempo de reação...
                Estamos a falar de um senhor de que idade?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                  Portanto vamos todos andar a 30 ou 60 metros uns dos outros nas estradas?
                  Dentro das localidades, em condições óptimas, a 50kmh, precisas em média de 26m para imobilizar o carro, demorando 1s a reagir. Podes simular aqui: http://www.velocidade.prp.pt/default...ge=4031&quad=0

                  Se fores distraído, até podes ir a 100m de distância e bater na mesma.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Não esquecer o tempo de reação...
                    Estamos a falar de um senhor de que idade?
                    Tem 60 anos.

                    Lembro no entanto que o peão também violou o código da estrada: http://www.aprendercodigo.com/codigo/show/137

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                      Tem 60 anos.

                      Lembro no entanto que o peão também violou o código da estrada: http://www.aprendercodigo.com/codigo/show/137


                      Quanto muito e ao peão, poderia lhe ser aplicado a coima prevista.

                      Mas como referido, a responsabilidade será do teu pai.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                        Tem 60 anos.

                        Lembro no entanto que o peão também violou o código da estrada: http://www.aprendercodigo.com/codigo/show/137
                        Esse argumento é idêntico a bateres num carro mal estacionado e em infracção ao código da estrada. Bateste, és culpado.

                        Comentário


                          #13
                          Quem bate por trás tem sempre culpa ou há excepções na lei?

                          Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                          Portanto vamos todos andar a 30 ou 60 metros uns dos outros nas estradas?
                          andas à distância que quiseres, mas quando bateres por trás, és culpado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Se bateu por trás, obviamente não tinha a distância de segurança adequada, como tal não vejo qualquer dúvida, é culpado a 100%.
                            E se o da frente não tiver luzes de travão?

                            E se o da frente não respeitou um sinal de STOP ou cedência de passagem, e o condutor que seguia na respetiva via não teve tempo de travar?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                              E se o da frente não tiver luzes de travão?

                              E se o da frente não respeitou um sinal de STOP ou cedência de passagem, e o condutor que seguia na respetiva via não teve tempo de travar?
                              Se não tiver luzes de travão, pode alegar isso para minimizar culpa, mas terá de fazer prova ou ter testemunhas, digo eu.

                              Não teve tempo de travar? É porque não tinha distância de segurança para ter tempo ou então é muito lento.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Se não tiver luzes de travão, pode alegar isso para minimizar culpa, mas terá de fazer prova ou ter testemunhas, digo eu.

                                Não teve tempo de travar? É porque não tinha distância de segurança para ter tempo ou então é muito lento.
                                Como assim? Ainda no outro dia, no Cruzamento que vai da N8 para Alfeizerão, assisti a um acidente precisamente porque um marmanjo não respeitou o sinal de cedência de passagem, entrou "à bruta" na faixa sem ver que tinha que dar cedência de passagem, e o veículo que seguia não teve tempo de travar, e bateu-lhe na traseira-ligeiramente na diagonal.

                                Como é que podia não respeitar distância de segurança, se ele estava na sua faixa sem ninguém à frente, e o outro é que se enfia "à parva" não respeitando um sinal de cedência de passagem?

                                Comentário


                                  #17
                                  Essa história de bater por trás e ser 100% culpado não é verdade. Já estive nessa posição e a culpa foi repartida 50/50.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há uma coisa chamada concorrência de responsabilidades

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                      Como assim? Ainda no outro dia, no Cruzamento que vai da N8 para Alfeizerão, assisti a um acidente precisamente porque um marmanjo não respeitou o sinal de cedência de passagem, entrou "à bruta" na faixa sem ver que tinha que dar cedência de passagem, e o veículo que seguia não teve tempo de travar, e bateu-lhe na traseira-ligeiramente na diagonal.

                                      Como é que podia não respeitar distância de segurança, se ele estava na sua faixa sem ninguém à frente, e o outro é que se enfia "à parva" não respeitando um sinal de cedência de passagem?
                                      Agora já falas de traseira-ligeiramente diagonal. Obviamente nessa situação ele tem de assumir que entrou à parva ou tem de ser feita perícia policial de registo dos elementos do acidente, juntar testemunhas e provar que assim foi.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                        Portanto vamos todos andar a 30 ou 60 metros uns dos outros nas estradas?
                                        Eu chego a andar a 100, 200 300 ou ainda mais dos da frente.
                                        E atrás é bom que ninguem venha colado ao meu carro, uns sustos com o travão, para descolarem....

                                        Lição aprendida há muito....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Agora já falas de traseira-ligeiramente diagonal. Obviamente nessa situação ele tem de assumir que entrou à parva ou tem de ser feita perícia policial de registo dos elementos do acidente, juntar testemunhas e provar que assim foi.
                                          Da mesma forma que foi ligeiramente na diagonal, podia ter batido só de traseira. Isso não interessa no caso.Porque a maior parte do embate foi de traseira. Uma pessoa pode muito bem bater de traseira, por um marmanjo qualquer não respeitar um sinal de cedência de passagem ou de STOP num cruzamento.

                                          Como é fácil de perceber, se não respeita um sinal de trânsito, é dele que tem de ser a responsabilidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E se estiverem 2 carros parados em fila, o da frente fizer marcha-atrás e bater com a traseira na parte da frente do outro carro e o condutor não assumir e disser que foi o outro que lhe bateu na traseira, como fica?
                                            Em teoria é muito bonito mas quando se trata de palavra contra palavra os Seguros dividem a responsabilidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PussyLover Ver Post
                                              E se estiverem 2 carros parados em fila, o da frente fizer marcha-atrás e bater com a traseira na parte da frente do outro carro e o condutor não assumir e disser que foi o outro que lhe bateu na traseira, como fica?
                                              Em teoria é muito bonito mas quando se trata de palavra contra palavra os Seguros dividem a responsabilidade.
                                              É rezar para que te apareçam uns "geninhos" competentes que saibam fazer devidamente o seu trabalho, recolher provas como deve ser, e ouvir testemunhas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                Ocorreu a seguinte situação ao meu pai:

                                                Um automóvel ia à sua frente, numa via de 2 sentidos, este ao aproximar-se de um cruzamento, já a reduzir a marcha, de repente um peão atirou-se à estrada a correr, sem respeitar a sinalética num local onde não há passadeira, obrigando o veículo a travar bruscamente para evitar o atropelamento. Já o meu pai que seguia atrás, a conduzir conforme as regras, com baixa velocidade e distância de segurança, não contava com tal paragem brusca, tentou evitar ao máximo o contacto, mas acabou por embater no carro da frente. Atendendo que nenhuma das partes envolvidas tinha interesse em promover o acidente ou violou as regras de segurança, afinal como fica a situação em termos legais?
                                                Colocaste bem a situação e mal o título do tópico: os sinistros analisam-se caso a caso. E nesse caso, a responsabilidade é de quem bate por trás. Diria mais, o único que poderia reclamar, eventualmente, da conduta do peão seria o carro da frente caso o peão lhe tivesse causado danos. Mas não causou, pois o carro da frente conseguiu parar e evitar o atropelamento. Já o teu pai não conseguiu evitar o embate.

                                                E não, quem bate por trás não é sempre culpado: há muitos embates na traseira que resultam de infracções a sinalização ou a mudanças de fila proibidas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há excepções como em tudo. Como por exemplo atropelar alguém na passadeira, nem sempre quem atropela é o culpado "total".
                                                  Este caso, o teu pai é culpado, por mais que saltes e queiras desculpar, a distância de segurança, adequar a velocidade ás condições da via e do local envolvente são tudo coisas que já devias saber e foi isso que o teu pai não respeitou.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    Da mesma forma que foi ligeiramente na diagonal, podia ter batido só de traseira. Isso não interessa no caso.Porque a maior parte do embate foi de traseira. Uma pessoa pode muito bem bater de traseira, por um marmanjo qualquer não respeitar um sinal de cedência de passagem ou de STOP num cruzamento.

                                                    Como é fácil de perceber, se não respeita um sinal de trânsito, é dele que tem de ser a responsabilidade.
                                                    Mas para isso tens de ter provas ou testemunhas. Se ele não assumir e não tiveres testemunhas podes ficar mal e não serias o primeiro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                      Mas para isso tens de ter provas ou testemunhas. Se ele não assumir e não tiveres testemunhas podes ficar mal e não serias o primeiro.
                                                      Se não existir prova ou esta for contraditória a responsabilidade decide-se pelo risco de cada veículo (normalmente 50%-50%).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                        Se não existir prova ou esta for contraditória a responsabilidade decide-se pelo risco de cada veículo (normalmente 50%-50%).
                                                        Se o da frente disser que já ia na mesma via, e o embate for mesmo na traseira, é mais difícil alegares que ele entrou à papo seco. Sem testemunhas e sem prova circunstancial do embate ter sido provocado pela entrada, é mais fácil corroborar que foi um simples embate por trás.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                          Ocorreu a seguinte situação ao meu pai:

                                                          Um automóvel ia à sua frente, numa via de 2 sentidos, este ao aproximar-se de um cruzamento, já a reduzir a marcha, de repente um peão atirou-se à estrada a correr, sem respeitar a sinalética num local onde não há passadeira, obrigando o veículo a travar bruscamente para evitar o atropelamento. Já o meu pai que seguia atrás, a conduzir conforme as regras, com baixa velocidade e distância de segurança, não contava com tal paragem brusca, tentou evitar ao máximo o contacto, mas acabou por embater no carro da frente. Atendendo que nenhuma das partes envolvidas tinha interesse em promover o acidente ou violou as regras de segurança, afinal como fica a situação em termos legais?
                                                          O cerne da questão é mesmo a frase a negrito - o condutor tem que contar com essa possibilidade a todo o instante e adaptar a sua condução a essa possibilidade. O artigo do código é muito amplo e é sempre interpretado pelas seguradoras nesse sentido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Se o da frente disser que já ia na mesma via, e o embate for mesmo na traseira, é mais difícil alegares que ele entrou à papo seco. Sem testemunhas e sem prova circunstancial do embate ter sido provocado pela entrada, é mais fácil corroborar que foi um simples embate por trás.
                                                            Sem prova tens apenas as versões dos condutores. É 50%-50%.

                                                            Como sabes qual a versão verdadeira? É mais difícil alegar que ele entrou à papo-seco? Difícil é alegar isso se não existir um entroncamento no local....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X