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Momento certo para trocar de carro?

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    [Mercado] Momento certo para trocar de carro?

    Este assunto deve estar já tão batido quanto o assunto gasóleo vs gasolina, mas gostava de o levar mais a fundo.

    Imaginando que compraram um carro novo e ao fim de 10 a 15 anos esse carro apesar de estar impecável sem vos ter dado problemas até agora, precisa da primeira dispendiosa reparação. Considerando por exemplo uma reparação de cerca de 1000 euros para um carro de valor comercial 2500.

    - Há quem repare, porque simplesmente gosta do carro e/ou tem para o dono um valor sentimental
    - Há quem troque de carro porque acha que quando começam as avarias vão ser umas atrás das outras
    - Há quem troque o carro logo ao fim de 3/4 anos para que não perca muito valor
    - Há quem prefira trocar o carro assim que acaba o periodo de garantia.

    Mas do lado financeiro o que acham melhor de modo a andar montado rentabilizando o dinheiro gasto para tal.
    Em resumo:

    Ir pagando reparações ocasionalmente vs estar sempre entalado a pagar uma prestação?

    #2
    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Este assunto deve estar já tão batido quanto o assunto gasóleo vs gasolina, mas gostava de o levar mais a fundo.

    Imaginando que compraram um carro novo e ao fim de 10 a 15 anos esse carro apesar de estar impecável sem vos ter dado problemas até agora, precisa da primeira dispendiosa reparação. Considerando por exemplo uma reparação de cerca de 1000 euros para um carro de valor comercial 2500.

    - Há quem repare, porque simplesmente gosta do carro e/ou tem para o dono um valor sentimental
    - Há quem troque de carro porque acha que quando começam as avarias vão ser umas atrás das outras
    - Há quem troque o carro logo ao fim de 3/4 anos para que não perca muito valor
    - Há quem prefira trocar o carro assim que acaba o periodo de garantia.

    Mas do lado financeiro o que acham melhor de modo a andar montado rentabilizando o dinheiro gasto para tal.
    Em resumo:

    Ir pagando reparações ocasionalmente vs estar sempre entalado a pagar uma prestação?
    1 revisão dessas num carro já com essa idade eu fazia-a apenas por valor sentimental a um carro que nunca deu problemas, mas isso já depende de pessoa para pessoa

    Comentário


      #3
      Falando apenas monetariamente, manter o carro é na grande maioria dos casos o menos dispendioso, contudo, outras situações, tais como, segurança, conforto, nestes casos deixam de ser acauteladas.

      Resumindo, se eu tenho um carro com valor comercial de 2500 euros, mesmo uma reparação de 1000 euros, apesar de ser quase metade do valor do carro, ainda está muito distante do que gasto se comprar um carro novo.

      Se falarmos de usados já será diferente mas nada nos garante que não teremos outra avaria.

      Comentário


        #4
        quanto mais tempo usares o carro, mais barato ele fica, no entanto também alguns contras, desatualizado, menos seguro, começam as avarias a ficar cada vez mais caras e em maior número, algumas peças ficam difíceis de arranjar, como um espelho ou um friso qualquer que estalou, etc. no entanto, se reparar fica sempre mais barato do que comprar um novo ou mesmo um usado com 4 anos. mas tens que perceber uma coisa, dinheiro hás-de perder sempre!

        Comentário


          #5
          depende das situações, e do tipo de carro em questão, e no fim resume-se basicamente a contas, tento aguentar os carros o máximo possível, e só quando vejo que já não justifica andar a enterrar mais dinheiro neles é que pondero a troca por outro, pois lá está como tinha dito depende do carro e sua idade, há carros que mesmo ao fim de 10 ou mais anos se bem mantidos e com um milhares de km's já feitos, o investimento é mínimo no que toca a reparações e manutenções, outros nem por isso, logo olha-se para o valor comercial do mesmo face ao que se começa a enterrar nas manutenções\reparações, e chega-se a conclusão que está na hora de partir para outra...

          é claro que isto não é uma ciência exacta, cada um vê as coisas há sua maneira, e como já foi dito, há quem ande sempre a trocar num curto espaço de tempo, há aqueles que aguentam até justificar trocar, outros por mil e um outros factores, optam por manter e investir mesmo que já não justifique o investimento, basicamente cada um sabe de si e das suas ideias perante a situação...

          Comentário


            #6
            Se o carro estiver em condições, do ponto de vista estritamente financeiro compensa sempre reparar, mesmo que o valor comercial do carro seja baixo.

            Mesmo que a reparação custe 1000 ou 1500 euros, esse valor é muito menor que a desvalorização de um hipotético carro novo.

            Comentário


              #7
              Eu gastei isso (ou lá perto) com o carro que nos acompanha há quase 15 anos. Sentimentalismo à mistura mas não há dinheiro para comprar algo que realmente valha a pena "investir".

              Comentário


                #8
                eu acho que se deve trocar carro quando ha dinheiro para ele a
                esqueçam que um carro è um investimento maioritariamente não o è

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                  Este assunto deve estar já tão batido quanto o assunto gasóleo vs gasolina, mas gostava de o levar mais a fundo.

                  Imaginando que compraram um carro novo e ao fim de 10 a 15 anos esse carro apesar de estar impecável sem vos ter dado problemas até agora, precisa da primeira dispendiosa reparação. Considerando por exemplo uma reparação de cerca de 1000 euros para um carro de valor comercial 2500.

                  - Há quem repare, porque simplesmente gosta do carro e/ou tem para o dono um valor sentimental
                  - Há quem troque de carro porque acha que quando começam as avarias vão ser umas atrás das outras
                  - Há quem troque o carro logo ao fim de 3/4 anos para que não perca muito valor
                  - Há quem prefira trocar o carro assim que acaba o periodo de garantia.

                  Mas do lado financeiro o que acham melhor de modo a andar montado rentabilizando o dinheiro gasto para tal.
                  Em resumo:

                  Ir pagando reparações ocasionalmente vs estar sempre entalado a pagar uma prestação?

                  Sendo a tua localização "France", eu comprava ferramentas e fazia por metade do valor.

                  Queres poupar os 1000 euros de reparaçao gastando mais 10 mil euros pra comprar um novo?

                  Comentário


                    #10
                    Supostamente a altura ideal para trocar será por volta dos 4 anos e/ou 100k porque:
                    - ainda há algum valor comercial no carro que se dá à troca, portanto, fazemos um esforço menor para o novo do que se o entregarmos aos 6 ou 8 anos já valer "pouco mais que nada" numa retoma
                    - não terá havido nenhuma manutenção dispendiosa

                    Agora isso exige uma disponibilidade orçamental regular para carros elevada, mesmo que andemos a trocar banais segmento B ou C generalistas.

                    De resto o carro é uma das maiores fontes de despesa num orçamento familiar, nomeadamente, pela desvalorização que acarreta.

                    Por outro lado, pode ser uma ferramenta de trabalho e, como tal, pode ser capaz de gerar rendimento ao proprietário (basta ter uma profissão liberal e andar de um lado para o outro, ou viver fora das grandes cidades e do acesso ao transporte público rápido e regular). Agora qualquer carro que faça de A a B com custos de manutenção e utilização reduzidos consegue suprir essa necessidade, logo desde que cumpra isso...à medida que vamos gastando mais para ter conforto, tecnologia, qualidade, luxo, etc., estamos apenas a acrescentar custos de aquisição com o bem...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                      Supostamente a altura ideal para trocar será por volta dos 4 anos e/ou 100k porque:
                      - ainda há algum valor comercial no carro que se dá à troca, portanto, fazemos um esforço menor para o novo do que se o entregarmos aos 6 ou 8 anos já valer "pouco mais que nada" numa retoma
                      Discordo.

                      A desvalorização entre o momento de compra e o 4º ano é sempre muito superior à desvalorização entre o 4º e o 8º ano. Assim, trocar de carro de 4 em 4 anos custará sempre muito mais que trocar de carro de 8 em 8 anos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Discordo.

                        A desvalorização entre o momento de compra e o 4º ano é sempre muito superior à desvalorização entre o 4º e o 8º ano. Assim, trocar de carro de 4 em 4 anos custará sempre muito mais que trocar de carro de 8 em 8 anos.

                        Um carro com 13 anos a valer 10% de novo ou um de 5 a valer 40%? Não é em portugal, certamente.

                        Comentário


                          #13
                          não se esqueçam também varia consoante o tipo de carro e respectiva marca, logo deita por terra logo a teoria desse gráfico...

                          Comentário


                            #14
                            Olha aqui um que estoira completamente o gráfico

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              não se esqueçam também varia consoante o tipo de carro e respectiva marca, logo deita por terra logo a teoria desse gráfico...
                              Obviamente o gráfico é apenas um indicador genérico. Mas de uma forma geral, com raras exceções, a curva de desvalorização dos automóveis não se desvia muito daquela forma.

                              No âmbito desta discussão, o que queria deixar bem claro é que de uma forma geral, quanto mais velho é o carro, menor a sua desvalorização anual. E isso é indesmentível...
                              Editado pela última vez por eu; 04 September 2016, 11:49.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                Olha aqui um que estoira completamente o gráfico
                                Ninguém no seu perfeito juízo o compra por esse valor...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                  Um carro com 13 anos a valer 10% de novo ou um de 5 a valer 40%? Não é em portugal, certamente.
                                  Se estivermos a falar de valor de retoma, os valores reais não andarão muito longe da curva...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O momento certo para mim provavelmente será esta semana . Lá ver se me safo e não corre mal a coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu troquei o meu Ibiza SC 1.4 16v 85cv agora com 7 anos e pouco mais de 90 mil. O carro estava bom e estimado mas avizinhavam-se despesas para quem faz questão de manter o carro em bom estado.

                                      1- Os pneus eram os de origem e embora legais estavam em fim de vida 215/45 -16 ou seja 500 a 600 a mudança por pneus equivalentes
                                      2- discos e pastilhas de origem. Mudar pastilhas e eventualmente 2 discos. cerca de 200 euros
                                      3-A correia da distribuirão deve ser verificada ao 90 mil e eventualmente mudada. 350 euros ou mais
                                      4-fazer a revisão incluindo óleo e filtro, filtro de ar, filtro da climatizarão e eventualmente velas. 200 euros

                                      O valor de retoma acabou por ser 5000 euros mas tive ofertas de menos de 4000 no Entreposto e 6000 falados na Caetano Power. Acabou por ir para um familiar pelos 5000. Vão mudar os dois pneus que estão piores e atrasar a questão da correia para os 120 mil. Fizeram a revisão mas poupando o filtro de ar do motor que ainda estava aceitável.

                                      Para mim foi a ocasião ideal pois ia gastar mais de 1000 euros a fazer a manutenção programada e os concessionários não sei se pesaram bem essa questão pois a manutenção caso fosse feita seria pelo comerciante que ficasse com o carro para fazer negócio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                        Para mim foi a ocasião ideal pois ia gastar mais de 1000 euros a fazer a manutenção programada e os concessionários não sei se pesaram bem essa questão pois a manutenção caso fosse feita seria pelo comerciante que ficasse com o carro para fazer negócio.

                                        Para poupar 1000€ gastaste quanto ?

                                        Do ponto de vista económico o melhor é manter até caírem as rodas ou não existirem peças de substituição.

                                        O melhor é comprar com 4/5 que é antes disso que mais desvaloriza, e vender 10 a 15 anos depois.

                                        Isto economicamente falando, de grosso modo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se fizer contas apenas ao valor pelo qual se compra e o valor pelo qual se vende pode fazer sentido. Agora se pensarmos que quem vende, vende por algum motivo (eventuais problemas escondidos), que os carros precisam de manutenção cujo valor e complexidade vai aumentando com os anos e com os km, que a partir de certa altura começam os componentes a aproximar-se do seu potencial e a precisar de substituição, as avarias acontecem e na detecção pode perder-se dinheiro e tempo, que o carro começa a ir à oficina para resolver um problema e vem de la com outros para não falar nas armadilhas que podem ser la deixadas,... as coisas já não são assim tão lineares, ainda para mais nos carros actuais em que o que não falta são dispositivos para avariar.

                                          Se as coisas fossem assim as frotas andariam todas com carros velhos e cheios de km porque supostamente a desvalorização será pequena. Sabemos que não é bem assim. Quem é obrigado a fazer contas e a entrar com todos os factores sabe que a partir de certa altura os custos de manutenção de um carro antigo disparam e não é racional ou economicamente viável mente-los. E por mais dinheiro que gastes num carro velho ele nunca ficará novo, ou seja a certa altura gastas praticamente tanto como no carro novo mas andas num carro velho.

                                          Ps: Gastei algum dinheiro mas em contrapartida tenho um carro novo, melhor, que anda mais, é mais confortável, gasta um pouco menos, é mais seguro e acima de tudo não vou gastar dinheiro em manutenção tão cedo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Trocaste porque querias um carro novo e esses 1000 euros serviram de desculpa.
                                            E atenção não te estou a criticar. Já fiz coisas parecidas.
                                            Se ter carro fosse só racional, o ideal era fazer a revisão e mante-lo mais uns anitos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Do ponto de vista puramente financeiro e racional, o momento certo para trocar de carro é quando a manutenção+desvalorização do usado ultrapassa a manutenção+desvalorização de um (mais) novo. Na prática, isto só acontece se o usado motivar uma série de despesas, ou se o (mais) novo já tiver passado a fase da maior desvalorização.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                Do ponto de vista puramente financeiro e racional, o momento certo para trocar de carro é quando a manutenção+desvalorização do usado ultrapassa a manutenção+desvalorização de um (mais) novo.
                                                Exatamente.

                                                Como a desvalorização do mais novo será sempre muito superior à desvalorização do mais velho, dificilmente compensa trocar, mesmo quando se aproximam despesas de mais de mil euros...

                                                Não esquecer que um carro novo facilmente desvaloriza 4000 euros no primeiro ano.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E aquela velha "máxima" de vender quando a manutenção ultrapassa o valor do carro?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Exatamente.

                                                    Como a desvalorização do mais novo será sempre muito superior à desvalorização do mais velho, dificilmente compensa trocar, mesmo quando se aproximam despesas de mais de mil euros...

                                                    Não esquecer que um carro novo facilmente desvaloriza 4000 euros no primeiro ano.
                                                    A realidade no fundo é essa, para não gastar 1000€ num carro que ainda pode servir mais alguns anos, gasta-se 10 ou 15 mil (já para não falar de novo) mas só num ano acaba-se por perder mais que isso.
                                                    Assim como mandar reparar e vender logo, muitas vezes é um erro.
                                                    Mas claro há excepções.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                      Este assunto deve estar já tão batido quanto o assunto gasóleo vs gasolina, mas gostava de o levar mais a fundo.

                                                      Imaginando que compraram um carro novo e ao fim de 10 a 15 anos esse carro apesar de estar impecável sem vos ter dado problemas até agora, precisa da primeira dispendiosa reparação. Considerando por exemplo uma reparação de cerca de 1000 euros para um carro de valor comercial 2500.

                                                      - Há quem repare, porque simplesmente gosta do carro e/ou tem para o dono um valor sentimental
                                                      - Há quem troque de carro porque acha que quando começam as avarias vão ser umas atrás das outras
                                                      - Há quem troque o carro logo ao fim de 3/4 anos para que não perca muito valor
                                                      - Há quem prefira trocar o carro assim que acaba o periodo de garantia.

                                                      Mas do lado financeiro o que acham melhor de modo a andar montado rentabilizando o dinheiro gasto para tal.
                                                      Em resumo:

                                                      Ir pagando reparações ocasionalmente vs estar sempre entalado a pagar uma prestação?
                                                      Depende muito de como o tratas ao longo do tempo, nao e so pensar nas grandes manutencoes e ter o minimo pra passar em inspeccoes

                                                      No meu caso espero num futuro breve fazer 1 grande, desgaste e idade avancada e km sao inevitaveis factores
                                                      Apalpo terreno antes e compro as pecas necessarias mais barato para na altura nao doer na carteira
                                                      Pneus embraiagem casquilhos e bracos direccao ja tenho,lixado sera a caixa,nao sou meiga e elas nao duram muito nas minhas maos

                                                      Pra mim momento certo so quando chegar ao milhao km, nao me justifica mais que isso,por mais saudavel que o bloco esteja, o resto faz dele um "chasso" visualmente

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                        3-A correia da distribuirão deve ser verificada ao 90 mil e eventualmente mudada. 350 euros ou mais
                                                        4-fazer a revisão incluindo óleo e filtro, filtro de ar, filtro da climatizarão e eventualmente velas. 200 euros

                                                        O valor de retoma acabou por ser 5000 euros mas tive ofertas de menos de 4000 no Entreposto e 6000 falados na Caetano Power. Acabou por ir para um familiar pelos 5000. Vão mudar os dois pneus que estão piores e atrasar a questão da correia para os 120 mil. Fizeram a revisão mas poupando o filtro de ar do motor que ainda estava aceitável.
                                                        os teus familiares que se ponham a brincar com essa situação da correia que gastam uns 1000€ ou mais num motor que até encostam o carro! o meu era aos 90, depois o programa confirmou que no mês anterior em diante ao fabrico do meu era aos 120. mudei aos 121 e andava cheio de medo. correu bem para mim e arranjei por 250€ a mudança, com tudo incluído. aos 240 seria para mudar novamente e mudei, quase em cima dos kms, é certo. por acaso a correia desta vez estava melhor que na anterior. se me rebentava a correia aos 120, o carro tinha cerca de 4 anos. a seat ia mesmo "ajudar-me" na reconstrução do motor, ia...

                                                        eles que não esforcem muito o carro e que tentem mudar daqui a 5 ou 10 mil o máximo, senão vai haver uma relação azzeda aí em casa, eles a acusarem-te e tu a dizeres que eles deveriam ter mudado aos 90 mil. quem avisa, amigo é!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          E aquela velha "máxima" de vender quando a manutenção ultrapassa o valor do carro?
                                                          Isso normalmente só ocorre quando o carro é mesmo muito antigo...

                                                          Mas até se percebe a lógica... porque fica mais barato comprar um carro equivalente do que reparar/manter o atual...

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                                                            #30
                                                            Eles foram informados do que o carro precisava de fazer em termos de pneus e manutenção. O valor que me deram pelo carro foi o que a Ford me avaliou sem incentivos à retoma. Portanto estão por sua conta e risco.

                                                            Eu como não estou para andar com o carro sem ser a 100% iria fazer estas manutenções e substituições e teria de manter o carro pelo menos mais um par de anos. Resolvi trocar por um novo e já não fiz essas despesas.

                                                            Claro que a desvalorização de um carro no primeiro ano é maior, são cerca de 20%. Mas andar com um carro novo não é o mesmo que andar com um carro com 10 anos e 200 mil km. O que não faltam aí são exemplos de carros a perder oleo, a deitar fumo e deixar um rasto intoxicante atras deles, bancos deformados, barulhos, folgas, insegurança para os próprios e para os outros, etc etc...

                                                            Comentário

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