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(Dúvida existencial) Porque é que os carros gastam mais nas subidas?

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    (Dúvida existencial) Porque é que os carros gastam mais nas subidas?

    Esta questão sempre me intrigou
    Imaginando que vou tranquilamente numa recta em plano a 120 km/h na AE e o consumo instantâneo no CB marca 4.5 L/100 km. Aproxima-se uma subida ligeira, o carro passa a circular a 100 km/h, e o consumo instantâneo salta para 6 L/100 km. O meu pé manteve-se exactamente na mesma posição no acelerador durante o percurso.
    Porque é que este aumento do consumo aconteceu, visto que não carreguei mais no acelerador?
    Será que a centralina tem algum mecanismo que avalia a inclinação do carro (ex: um acelerómetro), e injecta mais combustível automaticamente nas subidas, assim como o retira nas descidas?

    Grato pela ajuda!

    #2
    Essa pergunta é séria?

    Comentário


      #3
      mais esforço a subir, maior consumo????

      Comentário


        #4
        Tens conhecimentos básicos de Física? Senão, faz a seguinte experiência: arranja um carrinho de brincar, uma tábua e uma pedra. Desloca o carrinho pela tábua deitada no chão, depois coloca a tábua na pedra de modo a que fique inclinada e desloca o carrinho à mesma por essa tábua. Certamente notarás que o esforço que despendeste foi superior.
        Aplicando esse facto simples à escala de um carro a sério, facilmente percebes que o motor tem de gerar mais energia cinética para compensar a perda de energia potencial causada pelo facto de ir a subir. Se faz mais esforço = maior consumo de energia (combustível) para gerar o mesmo movimento.

        Comentário


          #5
          vou ali buscar pipocas já venho.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
            Essa pergunta é séria?
            É, porquê? Sabes explicar?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
              mais esforço a subir, maior consumo????
              Certo, mais esforço, daí a velocidade do carro ter descido para 100 km/h. Mas porque é que passou a gastar mais?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                Se faz mais esforço = maior consumo de energia (combustível) para gerar o mesmo movimento.
                Certo, faz mais esforço. Mas eu não pedi ao carro para se esforçar mais, e mantive a posição do pé. Ou seja, no limite se a subida fosse muito longa, o carro acabaria por chegar aos 0 km/h. Mas porque é que o carro gasta mais, se eu não quis que gastasse mais? Na minha óptica fazia sentido gastar mais se eu quisesse manter a velocidade, mas não quis.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                  Esta questão sempre me intrigou
                  Imaginando que vou tranquilamente numa recta em plano a 120 km/h na AE e o consumo instantâneo no CB marca 4.5 L/100 km. Aproxima-se uma subida ligeira, o carro passa a circular a 100 km/h, e o consumo instantâneo salta para 6 L/100 km. O meu pé manteve-se exactamente na mesma posição no acelerador durante o percurso.
                  Porque é que este aumento do consumo aconteceu, visto que não carreguei mais no acelerador?
                  Será que a centralina tem algum mecanismo que avalia a inclinação do carro (ex: um acelerómetro), e injecta mais combustível automaticamente nas subidas, assim como o retira nas descidas?

                  Grato pela ajuda!
                  O mapa de injecção é baseado na carga do motor e não na posição do acelerador. Em subida a carga aumenta, o que provoca um enriquecimento da mistura.

                  Podes ver aqui um exemplo: http://www.ecutek.com/Files/Products.../fuel-map.aspx

                  Para manter a carga em subida seria preciso aliviar o acelerador para compensar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                    Certo, mais esforço, daí a velocidade do carro ter descido para 100 km/h. Mas porque é que passou a gastar mais?
                    Porque mantiveste a mesma aceleração e o carro perdeu 20kmh de velocidade. Diminuiste a eficiencia do uso do combustivel.

                    A mesma aceleração para menos velocidade devido ao maior esforço necessário.

                    Comentário


                      #11

                      Comentário


                        #12
                        Vai correr em plano, e depois vai correr numa subida. Depois vem cá dizer onde te cansaste mais (i.e., onde fizeste mais esforço e por consequência gastaste mais energia).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                          O mapa de injecção é baseado na carga do motor e não na posição do acelerador. Em subida a carga aumenta, o que provoca um enriquecimento da mistura.

                          Podes ver aqui um exemplo: http://www.ecutek.com/Files/Products.../fuel-map.aspx

                          Para manter a carga em subida seria preciso aliviar o acelerador para compensar.
                          Hmmm... então tem mesmo electrónica metida ao barulho, era o que suspeitava.
                          Mas sabes como é que a electrónica sabe que o carro está com mais carga? Que mecanismo é que despoleta essa alteração da mistura combustível/ar? Algum acelerómetro?
                          Só estou a tentar perceber qual é a relação entre esse tal "mapa de injecção" e o mecanismo que faz com que sejam lidos valores diferentes, consoante está num plano ou numa subida.
                          Obrigado pela ajuda, vou ler isso!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                            Porque mantiveste a mesma aceleração e o carro perdeu 20kmh de velocidade. Diminuiste a eficiencia do uso do combustivel.
                            A mesma aceleração para menos velocidade devido ao maior esforço necessário.
                            Desculpa mas isso não faz sentido, pelo menos essa explicação tal como a deste.

                            Comentário


                              #15
                              Estive cá!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Vai correr em plano, e depois vai correr numa subida. Depois vem cá dizer onde te cansaste mais (i.e., onde fizeste mais esforço e por consequência gastaste mais energia).
                                Cansei-me mais numa subida porque tentei manter a velocidade. Se eu não fizer força nenhuma para manter essa velocidade numa subida, não me canso. No limite páro, tal como o carro pára numa subida se eu não lhe der mais aceleração.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                  Desculpa mas isso não faz sentido, pelo menos essa explicação tal como a deste.
                                  Então não vale a pena dizer mais nada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora deixo aqui para quem quiser:






                                    E gostaria também de convidar o Drifter e o hiace1 a juntarem-se ao tópico para que o debate se torne mais interessante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                      Desculpa mas isso não faz sentido, pelo menos essa explicação tal como a deste.
                                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                      Porque mantiveste a mesma aceleração e o carro perdeu 20kmh de velocidade. Diminuiste a eficiencia do uso do combustivel.

                                      A mesma aceleração para menos velocidade devido ao maior esforço necessário.
                                      É a explicação dele a melhor.

                                      Pensa no acelerador como numa torneira. Se a abriste e deita 5 litros por hora, se fores a 100 gasta 5, se fores a 50 gastas o dobro, ou seja 10, porque precisas de 2 horas para percorrer 100 km

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que determina o consumo é mesmo o acelerador.

                                        Há quem pense que são as rpms, é um erro comum, mesmo entre jornalistas auto, mas o manipulo da "torneira" é mesmo o acelerador.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas se a subida for a descer o consumo vai ser inferior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            e já aqui estou podem continuar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                              Mas se a subida for a descer o consumo vai ser inferior.
                                              Até que enfim que alguém faz uma afirmação correcta!

                                              Eu no outro dia fiz uma descida a subir e o carro gastou que foi uma loucura!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Será que se fizer uma subida a descer e de marcha atrás o carro cria gasolina? No CB deve dar -6l/100

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                  Será que se fizer uma subida a descer e de marcha atrás o carro cria gasolina? No CB deve dar -6l/100
                                                  agora mataste isto tudo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na recta o acelarador está posicionado para manteres constante a velocidade e rotação do motor.
                                                    Quando comecas a subir, o carro perde velocidade e rotação. Apesar de não carregares no acelarador, a posição do acelarador já não vai estar coincidente com a velocidade e rotação a que se encontrava antes, logo apesar de não carregares no acelarador estás a acelarar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                      É a explicação dele a melhor.

                                                      Pensa no acelerador como numa torneira. Se a abriste e deita 5 litros por hora, se fores a 100 gasta 5, se fores a 50 gastas o dobro, ou seja 10, porque precisas de 2 horas para percorrer 100 km
                                                      Basicamente é isto.

                                                      O consumo de combustível é exactamente o mesmo.
                                                      Mas como perdeste velocidade, vais gastar mais combustível nesses 100kms (que é o cálculo do CB.. l/100km), simplesmente porque demoraste mais tempo a percorrê-los.

                                                      O que nos leva à outra questão:
                                                      - Porque é que os consumos do carro são mais baixos na "mudança" mais alta, se a quantidade de gasolina que injectamos é a mesma, seja em 1ª ou em 6ª?
                                                      A resposta vai pelo mesmo caminho.
                                                      Editado pela última vez por Fraga; 05 September 2016, 19:23.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jplacebo Ver Post
                                                        Esta questão sempre me intrigou
                                                        Imaginando que vou tranquilamente numa recta em plano a 120 km/h na AE e o consumo instantâneo no CB marca 4.5 L/100 km. Aproxima-se uma subida ligeira, o carro passa a circular a 100 km/h, e o consumo instantâneo salta para 6 L/100 km. O meu pé manteve-se exactamente na mesma posição no acelerador durante o percurso.
                                                        Porque é que este aumento do consumo aconteceu, visto que não carreguei mais no acelerador?
                                                        Será que a centralina tem algum mecanismo que avalia a inclinação do carro (ex: um acelerómetro), e injecta mais combustível automaticamente nas subidas, assim como o retira nas descidas?

                                                        Grato pela ajuda!
                                                        A duvida é pertinente e faz sentido quereres uma justificação mais técnica. Nas condições que tu descreves e de forma empírica o veiculo deveria gastar o mesmo, mas tal não acontece por uma razão muito simples. Apesar de estares com a mesma pressão no acelerador quando vais em recta o peso do carro é uma força vertical, mas quando começas a subir a força do peso passa a ser dividido em dois pesos, na vertical e tangencial à estrada.

                                                        Como é que o carro sabe isto para injectar mais combustível?
                                                        Simples a injecção é feita com a posição do acelerador + carga do motor. Se a posição do acelerador é a mesma nas duas situações o que influencia a injecção de combustível é a carga do motor.

                                                        Como é que o carro sabe que carga tem?
                                                        O motor tenta sempre contrariar a perca de velocidade (feito electronicamente, sem acelerómetro) quando a posição do acelerador é a mesma, mas estás a perder velocidade devido ao peso tangencial ele acaba por injectar mais combustível para minimizar o efeito travão.

                                                        Tentei usar uma linguagem simples para que possa entender facilmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu pensava que era porque nas subidas há vento de frente...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não precisam de ligar o complicómetro.

                                                            O consumo é o mesmo, mas a subir perdes velocidade.

                                                            Logo das duas uma:
                                                            - Compensas com mais acelerador e gastas mais;
                                                            - Perdes velocidade e o CB calcula que para percorreres os mesmos 100kms vais demorar mais tempo. Mais tempo = mais combustível gasto.

                                                            É só isto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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