Anúncio

Collapse
No announcement yet.

condensação do circuito de escape (carros a gasolina)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    condensação do circuito de escape (carros a gasolina)

    Boa tarde amigos:

    Não considero que seja ignorância da minha parte mas confesso que é uma coisa que com a qual sempre me questionei:
    condensação no escape dos carros a gasolina é perfeitamente normal, as tais pinguinhas que caem para o chão enquanto o motor está frio, até aqui tudo bem, o que me parece menos bem é a agua (mais de 1 litro) que se acumula dentro da panela de escape, que vai acabando por detiorar a mesma por dentro ao longo dos anos, muito mais em carros que não circulam todos os dias ou andam pouco, devo dizer que já tive vários carros a gasolina e em todos eles fiz um furo de 3mm o que não deixa acumular a água, não me venham dizer que um furo de 3mm no centro e por baixo da panela vai mexer com consumos e coisas assim, tal diâmetro é insignificante no funcionamento e rendimento do veículo, digo por experiencia própria, o facto de não trazerem o tal furo de escoamento de agua será uma manobra dos fabricantes para assim obrigarem á substituição do mesmo ao fim de 4 ou 5 anos? não acredito que seja isso mas, já vi carros mais recentes iguais ao meu e que rolam pouco com panelas apodrecidas, o meu ainda conserva a de origem em bom estado, ja agora devo dizer que da última vez que fiz isso saiu como já acima referi seguramente 1 litro de agua, se não foi andou lá perto, o carro em questão é corolla liftback de 90, alguma lógica válida para isto ???

    #2
    a condensação existe mesmo por essa situação que referiste carros que andam pouco ou nada e raramente atingem a temperatura normal de funcionamento dai acumulação de agua em grande quantidade dentro das panelas fazendo com que as mesmas apodreçam com o tempo, levando a sua substituição...

    logo se o carro for bem utilizado as panelas duram muitos e bons anos em perfeitas condições, sem ter que recorrer a soluções como a que referiste de um furo de escoamento, por isso não é esquema nenhum dos fabricantes...

    no entanto esqueces-te que as panelas estão expostas também aos elementos logo não apodrecem pelo interior se o carro for devidamente usado, mas pelo exterior vão-se deteriorando, acabando pelo inevitável ter de acontecer, reparar ou substituir, se não não havia casas de escapes, pois os escapes duravam toda a vida...

    Comentário


      #3
      mais um motivo para no meu ver trazerem o tal furo de escoamento no caso de ser um carro que ande pouco e em cidade, como o carbookk refere, já bastam as condições a que está exposta (aquecimento, chuva etc etc) para se detiorarem, isto sem falar de quem mora á beira mar e sem garagem, mesmo com garagem ui

      Comentário


        #4
        ainda não percebeste , ao fazeres um furo de escoamento por mais pequeno que seja, tudo bem não afecta em nada a performance do carro, serve de escoamento a quem anda pouco ou nada, mas estás a comprometer a integridade da panela, logo estando exposta aos elementos e com a rara utilização por onde pensas que vai deteriorar mais rápido, pelo furo de escoamento, quando deres por isso tens a panela podre nesse ponto, que mais tarde ou mais cedo acaba por tornar-se num buraco maior...

        se os fabricantes quisessem acabar com este problema, era simples, era ao invés de aplicar panelas chapa que são mais baratas, aplicar panelas em inox que dão extremamente dispendiosas e acaba-se o problema de uma vez por todas...

        por mais voltas que tentes dar, as panelas vão sempre apodrecer umas mais cedo que outras expostas aos elementos dependo do tipo de construção das mesmas, e do tipo de utilização que a viatura tiver ao longo da sua vida...

        não é por ter um furo de escoamento que vão deixar de apodrecer...

        nota: a beira mar não há nada que sobreviva muito tempo há corrosão do ar salgado, basta quando se vai há praia olhar para alguns carros locais e equipamentos de metal expostos ao ar de lá para ver que nada se aguenta por aquelas bandas...

        Comentário


          #5
          teoricamente é assim, mas o que é facto é que a panela está lá e não tem podres á volta do tal furo que lhe fiz e isto já foi há uns anos valentes (toyota é bom) depende também do material, ja tive fiat, um 60s e um 45s, no último aconteceu mais ou menos isso mas com panela de concorrencia (baratinha) que eu lhe pus quando o comprei (o carro tinha 6 anos) e apodreceu ao fim de 2 anos e tal mesmo com furo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            ainda não percebeste , ao fazeres um furo de escoamento por mais pequeno que seja, tudo bem não afecta em nada a performance do carro, serve de escoamento a quem anda pouco ou nada, mas estás a comprometer a integridade da panela, logo estando exposta aos elementos e com a rara utilização por onde pensas que vai deteriorar mais rápido, pelo furo de escoamento, quando deres por isso tens a panela podre nesse ponto, que mais tarde ou mais cedo acaba por tornar-se num buraco maior...

            se os fabricantes quisessem acabar com este problema, era simples, era ao invés de aplicar panelas chapa que são mais baratas, aplicar panelas em inox que dão extremamente dispendiosas e acaba-se o problema de uma vez por todas...

            por mais voltas que tentes dar, as panelas vão sempre apodrecer umas mais cedo que outras expostas aos elementos dependo do tipo de construção das mesmas, e do tipo de utilização que a viatura tiver ao longo da sua vida...

            não é por ter um furo de escoamento que vão deixar de apodrecer...

            nota: a beira mar não há nada que sobreviva muito tempo há corrosão do ar salgado, basta quando se vai há praia olhar para alguns carros locais e equipamentos de metal expostos ao ar de lá para ver que nada se aguenta por aquelas bandas...

            A não ser que faça o furo e mande cromar ou galvanizar a panela

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pedrotoyota Ver Post
              teoricamente é assim, mas o que é facto é que a panela está lá e não tem podres á volta do tal furo que lhe fiz e isto já foi há uns anos valentes (toyota é bom) depende também do material, ja tive fiat, um uno 60s e um uno 45s, no último aconteceu mais ou menos isso mas com panela de concorrencia (baratinha) que eu lhe pus quando o comprei (o carro tinha 6 anos) e apodreceu ao fim de 2 anos e tal mesmo com furo
              presumo que tenham sido unos. se corsas com menos 5, 6 ou mesmo 10 anos tiveram paneas podres, um fiat dos anos 80/inícos dos 90 sem grande tratamento anti corrosão não ia apodrecer??? e falo de corsas com meia dúzia de anos! quando estiver podre, troca-se!

              Comentário


                #8
                panelas com garantia vitalícia :D

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pedrotoyota Ver Post
                  Boa tarde amigos:

                  Não considero que seja ignorância da minha parte mas confesso que é uma coisa que com a qual sempre me questionei:
                  condensação no escape dos carros a gasolina é perfeitamente normal, as tais pinguinhas que caem para o chão enquanto o motor está frio, até aqui tudo bem, o que me parece menos bem é a agua (mais de 1 litro) que se acumula dentro da panela de escape, que vai acabando por detiorar a mesma por dentro ao longo dos anos, muito mais em carros que não circulam todos os dias ou andam pouco, devo dizer que já tive vários carros a gasolina e em todos eles fiz um furo de 3mm o que não deixa acumular a água, não me venham dizer que um furo de 3mm no centro e por baixo da panela vai mexer com consumos e coisas assim, tal diâmetro é insignificante no funcionamento e rendimento do veículo, digo por experiencia própria, o facto de não trazerem o tal furo de escoamento de agua será uma manobra dos fabricantes para assim obrigarem á substituição do mesmo ao fim de 4 ou 5 anos? não acredito que seja isso mas, já vi carros mais recentes iguais ao meu e que rolam pouco com panelas apodrecidas, o meu ainda conserva a de origem em bom estado, ja agora devo dizer que da última vez que fiz isso saiu como já acima referi seguramente 1 litro de agua, se não foi andou lá perto, o carro em questão é corolla liftback de 90, alguma lógica válida para isto ???

                  a lo'gica é simples : a panela acumula condensação por causa das diferenças de temperatura e da humidade do ar ( q nem sempre é igual )

                  a àgua fica acumulada na parte mais baixa da panela e começa a ferrugem a atacar pela parte de dentro , quando se dà conta , a panela està podre

                  e o furo q fizestes é conhecido faz muitos -muitos anos

                  tem q ser feito na parte mais inferior da panela

                  exemplo :

                  fiz isso num BMW 320i que tinha 2 anos e 28 000 kms( lembro q tinha por perto uma garrafa de cerveja vazia de 33 cl e não chegou para a àgua q estava dentro da panela )
                  vendi o carro com 70 000 kms e tinha 9 anos e sempre com a mesma panela ( estava apenas uma marca de ferrugem onde fiz o furo ) e onde moro hà temperaturas negativas e muita humidade

                  nos carros a gasolina q tenho , fàço sempre

                  CUIDADO : como sei q muitos neste forum , não gostam de qualquer modificação , e so' devo respeitar , não recomendo

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pedrotoyota Ver Post
                    Boa tarde amigos:

                    Não considero que seja ignorância da minha parte mas confesso que é uma coisa que com a qual sempre me questionei:
                    condensação no escape dos carros a gasolina é perfeitamente normal, as tais pinguinhas que caem para o chão enquanto o motor está frio, até aqui tudo bem, o que me parece menos bem é a agua (mais de 1 litro) que se acumula dentro da panela de escape, que vai acabando por detiorar a mesma por dentro ao longo dos anos, muito mais em carros que não circulam todos os dias ou andam pouco, devo dizer que já tive vários carros a gasolina e em todos eles fiz um furo de 3mm o que não deixa acumular a água, não me venham dizer que um furo de 3mm no centro e por baixo da panela vai mexer com consumos e coisas assim, tal diâmetro é insignificante no funcionamento e rendimento do veículo, digo por experiencia própria, o facto de não trazerem o tal furo de escoamento de agua será uma manobra dos fabricantes para assim obrigarem á substituição do mesmo ao fim de 4 ou 5 anos? não acredito que seja isso mas, já vi carros mais recentes iguais ao meu e que rolam pouco com panelas apodrecidas, o meu ainda conserva a de origem em bom estado, ja agora devo dizer que da última vez que fiz isso saiu como já acima referi seguramente 1 litro de agua, se não foi andou lá perto, o carro em questão é corolla liftback de 90, alguma lógica válida para isto ???

                    Isso é tudo normal, humidades e água a sair do escape.
                    O que podes fazer é se a panela do teu carro ainda não estiver podre, é mandares fazer um furo , junto á parte mais baixa da panela, num canto, normalmente junto ao rebordo ou mesmo soldadura, mandas fazer esses furo e a agua nunca mais vai acumular lá dentro.

                    Todos os carros que já possuí, mandei fazer isso, nos Alfas, nos Fiat não precisei fazer, pois eles trazem esse furo, de origem, mas a maioria das marcas não têm essa salvaguarda.
                    No meu punto, o escape ainda é o de origem, está impecável.


                    ps: é o que faz não ler tudo, já tinhas feito um furo... lol
                    3mm é pouco, como referi em cima os meus trazem o furo de origem e é perto de 5mm.
                    E o furo não é no meio, tens de ver onde a água com a gravidade é mais propensa a acumular.
                    Num uno que possuí, não era furo, era um pequeno corte e o rebordo era amolgado na prensa durante a construção do escape, era tipo uma micro bossa por onde a água escapava.
                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 11 September 2016, 22:52.

                    Comentário


                      #11
                      Boas. Isso é como tudo.O meu 1º carro foi um super cinco. Tive-o 4 anos.Perdi a conta ás panelas que lhe mudei. Era já um Cliente habitual da Auto-Escapes do Areeiro.

                      O último adquirido a gasolina (a3 1.6) e que ainda tenho, já conta 17 anos e sempre com a panela de origem

                      Em nenhum deles fiz furo e desconhecia por completo tal prática!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMaia Ver Post
                        Boas. Isso é como tudo.O meu 1º carro foi um super cinco. Tive-o 4 anos.Perdi a conta ás panelas que lhe mudei. Era já um Cliente habitual da Auto-Escapes do Areeiro.

                        O último adquirido a gasolina (a3 1.6) e que ainda tenho, já conta 17 anos e sempre com a panela de origem

                        Em nenhum deles fiz furo e desconhecia por completo tal prática!!
                        Não é prática, simplesmente há marcas que têm esse furo de origem desde a linha de montagem.
                        Se outras não fazem depois vê-se nos resultados tal como o user descreveu.

                        Comentário


                          #13
                          O meu Mercedes a gasolina tem 22 anos, faz muitos trajectos curtos, mas o raio da panela final, (penso que seja essa que estão a falar) está ali para para as curvas, não sei de que material é feita, mas pelo menos por fora tem um óptimo aspecto.

                          Comentário


                            #14
                            o meu zx com 24 anos acabados de faer tem 3 panelas. a do meio tem um buraco agora, nem foi preciso fazer furos, mas não faz roncos nem nada do género. trajetos muito curtos também.

                            Comentário


                              #15
                              WD40 por fora

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                Não é prática, simplesmente há marcas que têm esse furo de origem desde a linha de montagem.
                                Se outras não fazem depois vê-se nos resultados tal como o user descreveu.
                                Houve um user que afirmou ter feito o furo e outro testemunhou que também o fez e que muitos o faziam. Daí ter-me referido a uma "prática"
                                Tal pratica para mim resume-se a destruir material.

                                Se há marcas que entregam o carro já com o furo na panela, o que também constatei, tal oferta não merece nenhuma contestação da minha parte pois certamente esse orifício virá devidamente protegido contra os elementos corrosivos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisMaia Ver Post

                                  Tal pratica para mim resume-se a destruir material.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X