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Qual é a relevância do binário (torque)?

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    Qual é a relevância do binário (torque)?

    A potencia é directamente o que precisamos para combater a inercia e a resistencia do vento.

    A potencia é o que nos dá menores tempos dos 0 aos 100 e maiores velocidades de ponta (desde que a caixa de velocidades esteja optimizada para tal).

    O binario diz-nos o quê? Porque é que ouço tanto falar-se em binário quando poderíamos simplesmente falar em potências?
    Editado pela última vez por rrrfff; 19 September 2016, 00:06.

    #2
    http://lmgtfy.com/?q=binario+torque

    Comentário


      #3
      A potencia e o resultado de binario e rotacao. Um carro pode ter 80 cavalos mas a curva de potencia e o que interessa. Normalmente fala-se de potencia maxima mas nao potencia as 1000..2000..3000..4000..5000 rpm

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
        A potencia e o resultado de binario e rotacao. Um carro pode ter 80 cavalos mas a curva de potencia e o que interessa. Normalmente fala-se de potencia maxima mas nao potencia as 1000..2000..3000..4000..5000 rpm
        Pelo binário ser basicamente a potência a dividir pelas rpm que eu acho que é irrelevante.

        A potência dá-nos aquilo que nos interessa saber, o binário só é relevante para sabermos a potência. Por isso porque não se fala apenas em potência?

        Por exemplo, para que raio quero saber que o binário máximo é às 2000 rpm num dado carro? Dêem-me a curva de potência que é tudo o que necessito saber.
        Editado pela última vez por rrrfff; 19 September 2016, 00:08.

        Comentário


          #5
          A potencia (cavalos) diz-te o quão rapido te espetas contra um muro.
          O binário diz-te quantos metros arrasta esse muro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
            A potencia (cavalos) diz-te o quão rapido te espetas contra um muro.
            O binário diz-te quantos metros arrasta esse muro.
            O binário sem ser associado às rpm não nos diz NADA.

            Se me disseres que tens um carro com potência máxima de 200 hp eu sei logo que tens um carro que anda bem.

            Se me disseres que tens um carro com binário máximo de 500 Nm isso não me diz nada que me interesse.

            Comentário


              #7
              Se o que interessa é a teoria
              https://pt.wikipedia.org/wiki/Bin%C3%A1rio_do_motor

              agora o binário é aquilo que te permite mover o peso do carro quando calcas no acelerador, muito resumidamente

              Comentário


                #8
                Potência é o binário multiplicado pelas rpm... portanto não existe potência sem binário (e rpm).

                Os valores máximos de potência ou binário também pouco dizem... o que realmente interessa é a curva de binário (ou potência).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                  Pelo binário ser basicamente a potência a dividir pelas rpm que eu acho que é irrelevante.

                  A potência dá-nos aquilo que nos interessa saber, o binário só é relevante para sabermos a potência. Por isso porque não se fala apenas em potência?

                  Por exemplo, para que raio quero saber que o binário máximo é às 2000 rpm num dado carro? Dêem-me a curva de potência que é tudo o que necessito saber.
                  E preciso a informacao toda repara:

                  Corsa Gsi 1.8 125

                  Ou corsa 1.0 turbo 115

                  Pela potencia o primeiro ganha numa conducao racibg.

                  No dia a dia o 1.0 turbo ganha pq tem forca/binario as 1800..2000.

                  Mete nuna subida 8% e notas qual o pontudo...a potencia do 1 8 so vem em altas rotacoes...desconforto de utilizacao

                  Comentário


                    #10
                    De uma forma muito leiga, o binário máximo é o momento/rotação a que o motor é mais eficiente, ou seja, para o combustível/rotação/consumo instantâneo a que se encontra, está a produzir uma maior força/rendimento. A potência máxima é, esquecendo qualquer tipo de eficiência, o máximo absoluto que consegues expremer de um motor.

                    Passando a efeitos práticos, como já falaram no caso dos Corsas: o motor da Honda B16, conhecido pela sua potência, tinha 150/160cv acima das 7000rpm...mas o binário máximo era "apenas" 150Nm e algo tardio também (se me recordo bem, pelas 4000rpm). Ou seja, comparando com um motor turbo diesel, por exemplo um mero 1.4hdi (apenas com 75cv mas 200Nm), a curva de binário neste chega mais cedo (daí importantes os gráficos), mostrando que terás um conforto/disponibilidade de utilização superiores em condição urbana, conseguindo também melhor consumos (isto menosprezando as diferenças entre tipos de motor). Claro que se levares o Hdi para uma pista, vale zero.

                    Se quiseres analisar um motor/carro apenas pela parte performante, sim, a potência chega. Agora nem todos procuram carros para pista ou para os andar a expremer

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                      O binário sem ser associado às rpm não nos diz NADA.

                      Se me disseres que tens um carro com potência máxima de 200 hp eu sei logo que tens um carro que anda bem.

                      Se me disseres que tens um carro com binário máximo de 500 Nm isso não me diz nada que me interesse.
                      Nunca um autocarro da carris andou tanto!!!
                      têm bem mais de 200cv!!!

                      Comentário


                        #12
                        Uma coisa é certa para mover veículos pesados o binário é fundamental.

                        Num carro leve com 500 cv podemos ter um binário na ordem dos 460 nm (pegando por exemplo num GT3 RS), mas se falarmos de um tractor Agricola (neste caso um super tractor) como o Fendt 1050 com +/- 500 cv tem 2.400 nm

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                          Uma coisa é certa para mover veículos pesados o binário é fundamental.

                          Num carro leve com 500 cv podemos ter um binário na ordem dos 460 nm (pegando por exemplo num GT3 RS), mas se falarmos de um tractor Agricola (neste caso um super tractor) como o Fendt 1050 com +/- 500 cv tem 2.400 nm
                          Veja-se por exemplo como são projetados os motores da motos vs os dos carros.

                          Outro exemplo é o motor de um F1. Pôr o automóvel em movimento com o motor às 1200rpm não é simplesmente possível.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                            Se me disseres que tens um carro com potência máxima de 200 hp eu sei logo que tens um carro que anda bem.
                            Não sabes, não.

                            Ele pode ter 200cv às 8000 rpm mas ser um cordeirinho às 4000 e mal se mexer.

                            Aliás chegou a haver uns vtecs assim, com duas personalidades.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Veja-se por exemplo como são projetados os motores da motos vs os dos carros.

                              Outro exemplo é o motor de um F1. Pôr o automóvel em movimento com o motor às 1200rpm não é simplesmente possível.
                              Exactamente !

                              No caso das motos a relação potência/binário ainda é mais extrema, uma Yamanha R1 com 200 cv tem "apenas" 112 nm, um bom tractor agricola com os mesmos cv tem 900 nm.

                              Isto para dizer que o valor em si mesmo também quer dizer alguma coisa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                Uma coisa é certa para mover veículos pesados o binário é fundamental.

                                Num carro leve com 500 cv podemos ter um binário na ordem dos 460 nm (pegando por exemplo num GT3 RS), mas se falarmos de um tractor Agricola (neste caso um super tractor) como o Fendt 1050 com +/- 500 cv tem 2.400 nm
                                Pesados e leves. O binário é sempre importante e fundamental independentemente do peso... pode é ser diferente em valor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Pesados e leves. O binário é sempre importante e fundamental independentemente do peso... pode é ser diferente em valor.
                                  É claro que sim !

                                  Mas este tema não é nada simples, pelo menos na minha opinião.

                                  Já tenho lido quem diga que ter 150 nm às 8.000 rpms equivale a 300 nm às 4.000 e parecem-me coisas diferentes.

                                  Pegando ainda nos exemplos que dei, o motor da moto tem pequenas peças com pouca inércia e capazes de se moverem muito rapidamente, o do tractor tem peças maiores mais pesadas e lentas, são coisas um bocado diferentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                    Passando a efeitos práticos, como já falaram no caso dos Corsas: o motor da Honda B16, conhecido pela sua potência, tinha 150/160cv acima das 7000rpm...mas o binário máximo era "apenas" 150Nm e algo tardio também (se me recordo bem, pelas 4000rpm). Ou seja, comparando com um motor turbo diesel, por exemplo um mero 1.4hdi (apenas com 75cv mas 200Nm), a curva de binário neste chega mais cedo (daí importantes os gráficos), mostrando que terás um conforto/disponibilidade de utilização superiores em condição urbana, conseguindo também melhor consumos (isto menosprezando as diferenças entre tipos de motor). Claro que se levares o Hdi para uma pista, vale zero.
                                    O teu post poderia fazer sentido se ignorássemos a curva de potência / binário, mas sem ela não é fácil analisar isso...

                                    No exemplo que deste, no B16 apesar do binário máximo ser atingido para lá das 7000RPM, 90% dele estava disponível bem cedo, lá para as 2000 e tal, revelando-se bastante confortável em baixa rotação, ao contrário do que muitos podem pensar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sem pensar em pesos e potências, o torque basicamente é isto

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aprendi nas aulas de física que binário é o tempo necessário para vencer forças contrárias, era uma definição obrigatória, mas pronto, era na altura em que a escola era á séria... e tinha-se mesmo que saber!!!!!! Agora há tanto "fait divers" que conhecimentos que ficam para a vida são bem menores!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nos motores é fácil perceber o TORQUE e BINÁRIO, se se entender a definição do post anterior, daí a necessidade de reduzir atrito nos motores enas peças que o constituem e apostar na investigação de novos, melhores e mais duráveis materiais para reduzir fricções, atritos que aumentarão a performance do motor, diminui o consumo e a energia dissipada que se perde será também menor, logo levará a um maior binário ou torque.


                                          Muitas vezes e em alguns países, nomeadamente da américa do sul, como o Brasil por exemplo, os argumentos de marketing ma publicidade automóvel falam muito em TORQUE e em números com ele relacionados.... agora outra coisa é alguém perceber e conseguir explicar corretamente a um potencial comprador interessado o que isso seja!!!!! KKKKKKKKKK Intrigou-me muito esse tipo de argumento de publicidade e quando andei comprador de carro no Brasil perguntava em todos os concessionários e vendedores o que era aquilo de TORQUE e o que os números queriam dizer...., NÃO ENCONTREI UMA ÚNICA RESPOSTA SATISFATÓRIA !!!!! KKKKK; já agora e, sem ser diretamente relacionado com o binário, também perguntava sempre quantos litros o carro gastava aos 100 kms percorridos...., outra pergunta deveras difícil, onde as respostas certas foram quase sempre nulas !!!!!!! AI SE AS LEIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR EUROPEIAS SE APLICASSEM LÁ.... era uma razia !!!!! OUTRO MUNDO, OUTROS MERCADOS e outra mentalidade com atrasos relativos importantes....



                                          .

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por prius Ver Post
                                            Aprendi nas aulas de física que binário é o tempo necessário para vencer forças contrárias, era uma definição obrigatória, mas pronto, era na altura em que a escola era á séria... e tinha-se mesmo que saber!!!!!! Agora há tanto "fait divers" que conhecimentos que ficam para a vida são bem menores!!!
                                            Binário é tempo?

                                            Sim... a escola era mesmo séria...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Numa linguagem mais leiga, diria que:

                                              Binário é o quanto a potência está concentrada.

                                              Quanto mais binário, mais a potência está concentrada... isto é, numa faixa menor de rotações.

                                              No entanto, isso na prática nem sempre é uma mais valia, pois de pouco vale ter a potência toda concentrada em pouca rotação, se essa potência não for relativamente alta.

                                              Depois também entram outros factores em jogo como por exemplo as relações da caixa. É por isso que por exemplo os carros a Diesel apesar de terem mais binário máximo para a mesma potência (porque fazem menos rotação), na prática as relações de caixa muito mais longas, anulam essa suposta vantagem.
                                              Editado pela última vez por DoubleM101; 19 September 2016, 13:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O binário é a força de rotacional de um eixo. Daí por exemplo quando queres apertar um parafuso com um determinada força se expressa em binário (força rotacional).

                                                Exemplo apenas para fins de perceber o conceito:

                                                2 motores de mota com a mesma cilindrada, 2 cilindros, imaginemos 1000cc. Cada cilindro tem 500cm3 de capacidade. No entanto num dos motores tens um diametro pequeno e um curso longo e no outro tens um diâmetro maior e um curso pequeno.

                                                No caso do curso pequeno, temos um motor com muita rotação mas um binário mais baixo (moto desportiva, carro de formula 1).
                                                No caso do curso longo temos um motor com menos rotação e um binário maior (uma harley por exemplo).

                                                Isto porque o pistão ao descer mais, produz uma força rotacional maior na cambota e consequentemente no eixo de ligação às rodas.

                                                Exemplo: 1 Autocarro faz 2500rpm de regime máximo, pois precisa de muito binário para conseguir mexer aquele peso todo.
                                                1 Mota tem um peso muito baixo, pelo que não precisa de muito binário e como é capaz de 15-16mil rpm acaba por se traduzir em muita potência.

                                                Nos automoveis do dia-a-dia os construtores têm de chegar a um compromisso de rotações vs binário. Queremos muito binário, mas não queremos andar a trocar de mudança a cada 1000 rpm se queremos ter uma condução mais empenhada.

                                                Corrigam se cometi algum erro nesta descrição. Não sou nenhum especialista.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Binário é tempo?

                                                  Sim... a escola era mesmo séria...
                                                  Força para ultrapassar uma inércia ao avanço que em Torque de motor na prática se traduz em tempo. E SIM A ESCOLA ERA À SÉRIA SIM !!!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por prius Ver Post
                                                    Força para ultrapassar uma inércia ao avanço que em Torque de motor na prática se traduz em tempo. E SIM A ESCOLA ERA À SÉRIA SIM !!!!!
                                                    Isso foi na escola do José Socrates?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      agora o binário é aquilo que te permite mover o peso do carro quando calcas no acelerador, muito resumidamente
                                                      Errado, não te adianta de nada teres binário se não tiveres potência.

                                                      Por exemplo um motor com 1000 Nm de binário às 500 rpm e a partir daí decresce mais depressa do que as rpm sobem, esse motor não iria puxar nada de jeito.

                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Potência é o binário multiplicado pelas rpm... portanto não existe potência sem binário (e rpm).

                                                      Os valores máximos de potência ou binário também pouco dizem... o que realmente interessa é a curva de binário (ou potência).
                                                      Precisamente, a curva de potência já nos dá directamente o que precisamos saber, inclusive permite-nos deduzir a curva de binário.

                                                      Por isso é que não percebo a relevância de se falar em binário para o comum dos mortais. A potência é que nos dá directamente o que necessitamos saber.

                                                      Por exemplo se eu quero maximizar a aceleração, subir mais facilmente uma subida, ou transportar facilmente uma carga, eu vou querer manter-me nas faixas de rpm em que a potência é maior.

                                                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                      E preciso a informacao toda repara:

                                                      Corsa Gsi 1.8 125

                                                      Ou corsa 1.0 turbo 115

                                                      Pela potencia o primeiro ganha numa conducao racibg.

                                                      No dia a dia o 1.0 turbo ganha pq tem forca/binario as 1800..2000.

                                                      Mete nuna subida 8% e notas qual o pontudo...a potencia do 1 8 so vem em altas rotacoes...desconforto de utilizacao
                                                      Mas repara que para uma dada rpm a potência e binário são directamente proporcionais.

                                                      Dizeres que um carro tem binário disponível a baixas rpm é literalmente dizeres que tem potência disponível a baixas rpm.

                                                      Isto é, teres 250 Nm a 2000 rpm significa teres 70 hp; a estas rpm, teres o dobro do binário (500 Nm) significa teres o dobro da potência (140 hp).

                                                      Portanto todas estas conclusões são dedutíveis a partir da curva de potência, e a potência é o que precisamos para vencer a inércia, a gravidade, a resistência do ar, etc.

                                                      A potência é o que nos dá acelerações "rápidas", altas velocidades de ponta e facilidade em fazer subidas e transportar cargas.

                                                      Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                                      De uma forma muito leiga, o binário máximo é o momento/rotação a que o motor é mais eficiente, ou seja, para o combustível/rotação/consumo instantâneo a que se encontra, está a produzir uma maior força/rendimento. A potência máxima é, esquecendo qualquer tipo de eficiência, o máximo absoluto que consegues expremer de um motor.

                                                      Passando a efeitos práticos, como já falaram no caso dos Corsas: o motor da Honda B16, conhecido pela sua potência, tinha 150/160cv acima das 7000rpm...mas o binário máximo era "apenas" 150Nm e algo tardio também (se me recordo bem, pelas 4000rpm). Ou seja, comparando com um motor turbo diesel, por exemplo um mero 1.4hdi (apenas com 75cv mas 200Nm), a curva de binário neste chega mais cedo (daí importantes os gráficos), mostrando que terás um conforto/disponibilidade de utilização superiores em condição urbana, conseguindo também melhor consumos (isto menosprezando as diferenças entre tipos de motor). Claro que se levares o Hdi para uma pista, vale zero.

                                                      Se quiseres analisar um motor/carro apenas pela parte performante, sim, a potência chega. Agora nem todos procuram carros para pista ou para os andar a expremer
                                                      Quanto à questão da eficiência penso que nem sempre coincide com a curva de binário (mas não tenho a certeza), de qualquer das formas seria mais interessante e fiável ver uma curva de eficiência.

                                                      De resto seria repetir o que já respondi para as citações anteriores. O binário está relacionado com a potência, mas a potência dá-nos mais directamente aquilo que interessa ao comum dos mortais.

                                                      Isto é, dares-me uma curva de binário ou ao invés dares-me a curva de potência é irrelevante, ambas possuem a mesma informação, a curva de binário é dedutível a partir da curva de potência e vice-versa. A única questão é que a curva de potência dá-nos mais directamente a informação mais relevante para o comum dos mortais. Para quê falar-se em binários?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É assim há mais de 30 anos que tive essa disciplina de física no antigo 9º anos, e, como sou de letras foi coisa com que nunca mais lidei, mas o conceito e mecanismos foram aprendidos e mantêm-se até hoje, era o que queria dizer, quando a escola ser à séria, é que os conceitos e competências fundamentais mantêm-se no tempo! HOJE, não é nada assim, estou ligado ao ensino e é o que se constata, há enorme dispersão de interesses e conteúdos curriculares e perguntar hoje a um aluno do 9º ano o que é binário ou torque duvido que saiba explicar! Só isso, não estudei na Escola do Sócrates, nem Relvas nem doutro "farçola" qualquer, estudei em Coimbra. ;)


                                                        .

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                                                          #29
                                                          é isso mesmo!

                                                          E o binario, que não interessa a ninguém, mede-se em tempo, portanto, N.m!

                                                          Adoro a capacidade da malta pegar em batatas, uma panela e agua quente e fazer um belo arroz de marisco!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post

                                                            Isto é, dares-me uma curva de binário ou ao invés dares-me a curva de potência é irrelevante, ambas possuem a mesma informação, a curva de binário é dedutível a partir da curva de potência e vice-versa. A única questão é que a curva de potência dá-nos mais directamente a informação mais relevante para o comum dos mortais. Para quê falar-se em binários?
                                                            Eu sou comum mortal e acho que prefiro olhar para a curva de binário. O único interesse da curva de potência é saber a potência máxima dum carro mas saber a potencia máxima dum carro é mais uma forma de medir pi las do que outra coisa pois qd o peso do carro é diferente, de nada serve esse indicador. Só para conversa de café: "yá o meu carro tem 150cv" não sabendo o peso do carro nem o tipo de motor o que é que isso interessa?

                                                            Comentário

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