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Título: Tópico dos carros eléctricos

  1. #151
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Se vives em casa arrendada é mais complicado. Por lei existe o direito de fazer uma ligação desde o apartamento até ao lugar de garagem para carregar carros elétricos. Mas como isso implica investir dinheiro numa coisa que não é tua, acho que é melhor explorares a possibilidade de usares a eletricidade do condomio, colocando um contador e pagando a eletricidade ao condominio.
    Parece-me de facto a solução mais certa


  2. #152
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    Ainda bem que falam nas bateriads li algures que a troca das bateria ao fim 7 ou 8 anos por ~ 6000€ é necessária.
    A garantia da Nissan são 8 anos, salvo erro.
    Isso confirma-se
    É necessária? Como podes dizer isso? Neste caso o uso deve ter sido muito intensivo, duvido que num LEAf que tenha um uso de um particular, ida e volta para o trabalho e de vez em quando uma viagem maior que tenham uma degradação tão grande. Ou seja, um eléctrico é tal como um CI e a duração dos seus componentes tem a ver com a utilização dada, cada caso é um caso.

  3. #153
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    Citação Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    É necessária? Como podes dizer isso? Neste caso o uso deve ter sido muito intensivo, duvido que num LEAf que tenha um uso de um particular, ida e volta para o trabalho e de vez em quando uma viagem maior que tenham uma degradação tão grande. Ou seja, um eléctrico é tal como um CI e a duração dos seus componentes tem a ver com a utilização dada, cada caso é um caso.
    Seria interessante saber a degradação da bateria anualmente e/ou a cada 10k km... no meu caso, chegaria aos 300k ao final de 30 anos, mais ano menos ano

  4. #154
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    Também depende bastante da capacidade inicial da bateria. Quanto maior, menor a degradação.

    Por exemplos os Tesla Model S têm muito menos degradação:



    Os primeiros carros elétricos tinham muito pouca autonomia inicial, pelo que a degradação era bastante, o que conjugado com a baixa autonomia inicial significava ter de trocar de baterias ao fim de alguns anos.

    Nos modelos mais recentes, e nos que estão para vir, a autonomia é muito maior e as baterias vão durar a vida útil toda do carro sem ser necessário trocá-las.

  5. #155
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    Ainda bem que falam nas bateriads li algures que a troca das bateria ao fim 7 ou 8 anos por ~ 6000€ é necessária.
    A garantia da Nissan são 8 anos, salvo erro.
    Isso confirma-se
    A garantia das baterias de 30kw são 8 anos ou 160.000km (ou 180.000 não me lembro) em que garantem 75% da capacidade.

    Apenas é necessário trocar as baterias quem fizer mais km que a autonomia na altura, por exemplo um leaf de 30kw, faz perto dos 200km, se perder metade da capacidade fica com 100km, uma pessoa que por norma faz apenas 50km por dia, não tem necessidade de trocar de baterias.

  6. #156
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    Citação Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    É necessária? Como podes dizer isso?
    Não sou eu que o digo. Acho que li algures.
    Mas se calhar estou a fazer confusão ou era outra marca.

  7. #157
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    Citação Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
    A garantia das baterias de 30kw são 8 anos ou 160.000km (ou 180.000 não me lembro) em que garantem 75% da capacidade.
    Sim foi isso que eu li.
    Eu pensei que no fim da garantia fosse necessário troca-las. Já percebi que não é obrigatório.

  8. #158
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    Recentemente escutei a conversa de 2 proprietário Leaf.
    Um deles tinha passado os 100.000km e dizia ao outro que a bateria ainda só tinha X de degradação.


    Numa estadia minha em Barcelona, viajei num Leaf Taxi com 152000km. Segundo o motorista já tinha trocado de bateria 3 vezes pois quando a bateria atinge os 60% de degradação (só capaz de carregar no máximo 40%) aparece no painel o aviso para trocar bateria.


    Qual a justificação para tal diferença de tempo de vida da bateria nestas 2 situações?

  9. #159
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    Citação Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
    Recentemente escutei a conversa de 2 proprietário Leaf.
    Um deles tinha passado os 100.000km e dizia ao outro que a bateria ainda só tinha X de degradação.


    Numa estadia minha em Barcelona, viajei num Leaf Taxi com 152000km. Segundo o motorista já tinha trocado de bateria 3 vezes pois quando a bateria atinge os 60% de degradação (só capaz de carregar no máximo 40%) aparece no painel o aviso para trocar bateria.


    Qual a justificação para tal diferença de tempo de vida da bateria nestas 2 situações?
    Ciclos de carga e descarga e cargas completas Vs parciais?

  10. #160
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    O relato do taxista não corresponde à verdade. O carro não dá qualquer aviso que necessita de troca de bateria.

    3 baterias em 150 000km, também duvido que seja verdade.
    Tudo muito confuso e mal contado. Por isso não vale a pena tentar justificar.

    Há alguns locais onde os Nissan Leaf mk1 de primeira geração tinham uma degradação muito acelerada devido ao calor. Eram locais como o Arizona onde, nem de noite os termômetros baixam dos 30°.
    Última edição por marcopns : 06-10-17 às 16:25:15

  11. #161
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    A taxa de avarias nas baterias do Leaf é inferior a 0.01%.
    Na Europa já foram vendidos 68.000 Leaf, portanto houve 6 carros que tiveram problemas registados e aceites pela Nissan.


    Com o passar do tempo já é conhecido o problema do 'Módulo 26' na bateria. ( http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=23265 )


    Para os modelos 2011 (bateria 24kwh) a Nissan recomenda (entre outras coisas)
    - Evitar exceder 70% a 80% da carga em situação de uso frequente (mais de uma vez por semana) da carga rápida.


    Deve ter sido esta a causa? Mudar a bateria no Leaf em Espanha são 7000€.


    Em Valladolid há um taxista que atingiu os 300.000km com zero problemas e a bateria 24kwh ainda está a 60%.
    (procurar no facebook por Roberto San José Mendiluce)






    Já agora
    Toshiba cria bateria que faz 320km com carga de 6 minutos - https://urbantecno.com/motor/toshiba...-minutos-carga
    Última edição por LuckyPixie : 06-10-17 às 23:26:04 Razão: corrigir bateria 24kwh e não 30kwh

  12. #162
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    As imagens que colocaste são de um Leaf 24kWh

  13. #163
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    Citação Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
    A taxa de avarias nas baterias do Leaf é inferior a 0.01%.
    Na Europa já foram vendidos 68.000 Leaf, portanto houve 6 carros que tiveram problemas registados e aceites pela Nissan.


    Com o passar do tempo já é conhecido o problema do 'Módulo 26' na bateria. ( http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=23265 )


    Para os modelos 2011 (bateria 24kwh) a Nissan recomenda (entre outras coisas)
    - Evitar exceder 70% a 80% da carga em situação de uso frequente (mais de uma vez por semana) da carga rápida.


    Deve ter sido esta a causa? Mudar a bateria no Leaf em Espanha são 7000€.


    Em Valladolid há um taxista que atingiu os 300.000km com zero problemas e a bateria 30kwh ainda está a 60%.
    (procurar no facebook por Roberto San José Mendiluce)






    Já agora
    Toshiba cria bateria que faz 320km com carga de 6 minutos - https://urbantecno.com/motor/toshiba...-minutos-carga
    Esse evitar exceder os 70 a 80% da carga, é apenas para esses 6 carros, para os restantes, ou para todos?

  14. #164
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    Citação Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
    As imagens que colocaste são de um Leaf 24kWh
    tens razão! O dele é de outubro de 2011. (já corrigi)

  15. #165
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Esse evitar exceder os 70 a 80% da carga, é apenas para esses 6 carros, para os restantes, ou para todos?
    É para os MK1, as primeiras baterias não resistiam bem ao calor nas novas com química diferente já foi resolvido o problema.

  16. #166
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    Carregadores de carros eléctricos vão ser obrigatórios nas casas novas

    Nas grandes opções do plano (GOP) para 2018, o Governo inscreveu pontos de carregamento obrigatórios nas novas habitações e mais incentivos aos veículos eléctricos.

    Todas as novas habitações ou garagens vão passar a ter obrigatoriamente um ponto de carregamento para veículos eléctricos a partir de 2019. A meta foi inscrita pelo Governo no projecto de grandes opções do plano (GOP) para o próximo ano, que foi entregue aos parceiros sociais.

    O actual regime jurídico para a mobilidade eléctrica já prevê que as novas construções de habitação (ou de outros imóveis) que disponham de locais de estacionamento tenham uma instalação eléctrica adequada para o carregamento de veículos eléctricos, em função do número de lugares existentes. O que não estava ainda contemplado era o ponto de carga em si. É isso que se pretende agora assegurar.

    Sem detalharem as medidas, as GOP também determinam para 2018 “incentivos ao aumento do parque nacional de veículos eléctricos, ao nível de particulares, empresas e Administração Pública”. Além disso, referem o desenvolvimento (que já estava previsto) da rede de carregamento de acesso público em todo o território nacional, a rede piloto, gerida pela Mobi.e.

    Sobre o desenvolvimento desta rede, fonte do Ministério do Ambiente disse ao PÚBLICO que “neste momento estão instalados 31 postos de carregamento rápido” da primeira fase da rede piloto, que previa a ligação de um total de 50 destes equipamentos até ao final do ano.

    Sem detalhar datas, a mesma fonte acrescentou que está “prevista a instalação de 280 novas localizações com postos de carregamento semi-rápidos [carregamentos em cerca de duas horas] e o upgrade de 100 postos de carregamento normais [que demoram cerca de seis horas] da rede actual para postos semi-rápidos”. A rede pública contempla cerca de 1250 pontos de carregamento.

    Estas iniciativas (financiadas com fundos comunitários) estão enquadradas na “finalização da primeira fase da rede piloto Mobi.e”, no desenvolvimento da segunda fase de extensão da rede a todo o território nacional e no protocolo de promoção da mobilidade eléctrica e do turismo sustentável no Algarve, precisou o Ministério do Ambiente.

    Quando chegar ao fim o projecto de modernização e expansão da rede pública a todo o país (previsivelmente em 2018), o Governo irá avançar para a concessão a privados da exploração da rede, o que significa que os carregamentos nesses pontos passarão também a ser pagos.


  17. #167
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    Mas isso vai implicar a instalação de contadores separados na garagem, presumo.

    Senão a malta começa a carregar á conta do condominio

  18. #168
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    Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Mas isso vai implicar a instalação de contadores separados na garagem, presumo.

    Senão a malta começa a carregar á conta do condominio
    EDP a faturar nos contadores dedicados e nos futuros tarifários (electricidade para automóveis será mais cara que electricidade doméstica)

  19. #169
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    Tantos utilizadores do forum ninguem tem carro electrico para se pronunciar e partilhar experiencias em vez de se andar aqui com supocisoes

  20. #170
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    Uma coisa é certa, o governo não consegue passar sem os impostos dos produtos petroliferos, portanto quando houver muitos carros eléctricos têm que ir buscar esse dinheiro a algum lado.

  21. #171
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    Não necessariamente.. Pode ser um contador global do condomínio e depois cada ponto terá um contador próprio (sem ser daqueles da EDP) que se monta num quadro vulgar, estilo isto: https://www.aliexpress.com/item/Smal...a-d92c01f61425


  22. #172
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    Acho que deviam fazer carros electricos a funcionar com energia nuclear como acontece com os submarinos e porta avioes

  23. #173
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    Citação Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
    EDP a faturar nos contadores dedicados e nos futuros tarifários (electricidade para automóveis será mais cara que electricidade doméstica)
    Nunca na vida conseguiriam controlar se a eletricidade é para carregar um automóvel ou para "o ar condicionado".

  24. #174
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    Esperemos que não se acabe a pagar 2 alugueres de contadores, efectivamente.

  25. #175
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    Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Mas isso vai implicar a instalação de contadores separados na garagem, presumo.

    Senão a malta começa a carregar á conta do condominio
    A instalação electrica dos lugares lugares de estacionamento vem directamente dos apartamentos, como acontece nas box.

  26. #176
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    A instalação electrica dos lugares lugares de estacionamento vem directamente dos apartamentos, como acontece nas box.
    Obviamente há carregadores destinados a locais de garagem partilhados que funcionam apenas com chave ou cartão. Não é possível ligar nenhum aspirador ou outro tipo de aparelho porque as tomadas dos carros são completamente diferentes.

  27. #177
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    Citação Originalmente Colocado por LuckyPixie Ver Post
    EDP a faturar nos contadores dedicados e nos futuros tarifários (electricidade para automóveis será mais cara que electricidade doméstica)
    Isso é somente pessimismo sem fundamento.
    Citação Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
    A instalação electrica dos lugares lugares de estacionamento vem directamente dos apartamentos, como acontece nas box.
    Como?
    No meu caso os lugares de garagem não têm tomadas. Existe apenas uma tomada para todo o piso da garagem.
    Moro no 5° andar. Como fazer chegar a minha eletricidade ao meu lugar de garagem?

  28. #178
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    Até posso dizer mais:

    O actual regime jurídico para a mobilidade eléctrica já prevê que as novas construções de habitação (ou de outros imóveis) que disponham de locais de estacionamento tenham uma instalação eléctrica adequada para o carregamento de veículos eléctricos, em função do número de lugares existentes. O que não estava ainda contemplado era o ponto de carga em si. É isso que se pretende agora assegurar.


    Isto ainda não é feito em 100% das novas construções, e estou a falar de construções com projecto eléctrico aprovado na Certiel, e com inspecção da mesma entidade á instalação, é uma lei que apenas existe no papel.

  29. #179
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    No meu caso os lugares de garagem não têm tomadas. Existe apenas uma tomada para todo o piso da garagem.
    Moro no 5° andar. Como fazer chegar a minha eletricidade ao meu lugar de garagem?
    Passas um cabo desde o teu apartamento até ao teu lugar de garagem. Existem bem mais compridos.

  30. #180
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    Isso é somente pessimismo sem fundamento.Como?
    No meu caso os lugares de garagem não têm tomadas. Existe apenas uma tomada para todo o piso da garagem.
    Moro no 5° andar. Como fazer chegar a minha eletricidade ao meu lugar de garagem?
    Estava a referir á construção nova, em construção existente vai ser mais complicado, apesar da lei te permitir fazer as obras necessárias para trazeres a electricidade do teu apartamento, para a garagem o custo acaba por ser um pouco elevado.

    A utilização da rede eléctrica do condomínio, pode ser complicado a médio prazo, é possivel chegar a um consenso e adaptar a instalação para um ou dois carros, mas é para 10?? as instalações dos condomínios não estão, na sua maioria, preparadas para isso.

    A solução mais viável, a meu ver, é a criação em espaços comuns de uma calha técnica que passe nas escadas com ligação a todos os apartamentos, e com distribuição para a garagem, um pouco como e feito em prédios mais antigos para a instalação do Gaz natural, sendo feito para todos os apartamentos o custo poderá ser mais interessante.

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