Em 2032?
Eu tenho painéis desde 2021
Sou "obrigado" a ligar o carro à tomada todos os dias para não desperdiçar energia solar. É um sistema pequeno, mas tem produzido diariamente mais de 14kwh.
Concordo com parte da tua visão do futuro, excepto na parte dos líquidos. Quanto mais evoluídas for a acumulação química, menos sentido faz investir milhões em infraestruturas de elevadíssimas pressões.
Os alemães têm uma imagem de superioridade mas a nível de hardware e software nao têm qualquer hipótese hoje em dia contra os asiáticos ou os americanos. Se vão chegar lá algum dia veremos nas começam muito atrás.
Nem vou falar nos outros construtores europeus porque nos próximos anos vai ser uma razia ou vai tudo desaparecer ou passar a ser chinês como a Volvo ou a Jaguar.
Temos de reconhecer que nem toda a gente tem o mesmo tipo de utilização.
No meu caso, são cerca de 2000 kms mensais mas raramente passo dos 150 kms diários. O normal são 80-100 kms, o que permite carregar quase sempre em casa e usufruir da maior poupança que isso trás.
Começo a recear da tua fixação por mim...
Sinto-me lisonjeado mas cabe-me o dever de te informar que não estou disponível, e mesmo que não estivesse, não tenho (pelo menos para já) qualquer interesse ou curiosidade.
Em relação ao conteúdo do fórum (automóveis), não dizes pão... E até já cansei de andar constantemente a corrigir tanta baboseira que escreves.
Última edição por LuisPedro : 14-05-22 às 10:15:42
Confesso que nunca tinha visto um Spring ao vivo e num stand aqui perto estava um com um Duster ao lado e não fazia ideia do tamanho do Spring. Ainda para mais colado ao Duster. Os dois a custarem os mesmos vinte mil euros.
Consumo a 130km/h no percurso Guimarães-Povoa de Varzim.
817BB8CB-6006-471E-A9A7-78B642CBC483.jpeg
O spring é uma lata sem isolamento nem segurança, é um ami grande, 20 mil euros por isso só mesmo fanáticos das pilhas podem achar bom negócio
Eu hoje fiz Guarda Gaia por A25/A1, quase sempre nos 140, e consumiu 21,3 kWH/100.
E um terreno favorável, mas com AC ligado, 3 pessoas a bordo ate nao achei muito mau.
Saí com 85% da bateria e cheguei com 32/33%.
Desde o ponto de carregamento na Guarda ate ao destino em Gaia, depois de carregar ainda fui buscar a familia a casa e carregar o carro.
![]()
Última edição por PerfectCrime : 14-05-22 às 15:39:49
Viagem de regresso (Póvoa-Guimaraes) com consumo medido em AE com CC a 140km/h de 234wh/km.
No final do dia estava mais um bocado de vento e temperatura mais baixa, mas nada que tivesse muita influência no consumo.
Por aqui foi dia de dar um salto à Figueira da Foz.
Lisboa - Figueira, 198km. Saí cedo de Lisboa e A8 quase deserta, aproveitei para esticar as pernas do tijolo pois vinha atrasado para um evento.
Ritmo médio de uns 145/150 em AE. Longas tiradas a 150/160 e duas ou três visitas ao limitador. Acabou com 26.1Kwh/100km.
Saída com 100% e chegada com 35%.
O consumo a mim diz me pouco, o que me interessa saber é quantos km consigo fazer a 140/150 km/h.
Cumps
Mas com o incentivo do Estado deve ficar por 15000€ em muitos países.
Os carros pequenos elétricos só são viáveis com subsídios, o Ceo da Opel já veio chorar porque o governo alemão vai diminuir os subsídios, ninguém dá 35 mil euros por um segmento b elétrico, as marcas que sobrevivem a vender carros pequenos como a Opel, Fiat as francesas etc. só vão sobreviver se forem subsidiadas eternamemente e a invasão dos chineses ainda nem começou, se os carros elétricos chineses forem tão bons como os smartphones então o futuro é negro para a indústria automóvel europeia.
Sem dúvida. E da Guarda ainda pior, q passas de 850m de altitude para o nivel do mar ou perto disso
Nos tradicionais motores a diesel/ gasolina em andamentos semelhantes ha uma diferença de 1,5l/100, mais ou menos, conforme o sentido.
Mas o carro apesar de ser gastador tem algumas características que o ajudam a minimizar. Por ex se nao houver movimento a frente ele tem uma capacidade de rolar perdendo velocidade muito lentamente que me parece muito interessante. Nao e preciso descidas pronunciadas ( onde ganha velocidade ). Basta nao ser a subir.
por acaso fiz reset a um dos consumos mesmo antes de Viseu e registei este parcial ate ao destino em Gaia. So que so me lembrei de o captar depois de estacionar e perdeu muita vel media. Mas ficou 21,2 em 140 kms.
Última edição por PerfectCrime : 15-05-22 às 09:47:46
O Moka elétrico nunca na vida custa 25k. Se um corsa-e custa a partir de 30k€.
O Spring com a ajuda estatal e como segundo carro pode fazer sentido. Ele concorre com segmentos A não com Fiestas.
Concorre com o Smart elétrico, Twingo, Up, Citigo, etc
Última edição por Fabulous : 15-05-22 às 18:11:41