Motorguia: :
Página 1 de 65 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 1927

Título: Tópico dos carros eléctricos

  1. #1
    Piloto de Testes Rosmano's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2014
    Localização
    Lisboa
    Posts
    3,650

    Por Defeito Tópico dos carros eléctricos

    Fiz uma pesquisa Google e aqui pela ferramenta do fórum e não encontrei um tópico dedicado exclusivamente a carros eléctricos em geral.
    Achei que seria interessante criar um tópico para agregar a discussão sobre carros eléctricos em geral neste tópico em vez de andar a falar de Leafs, Zoes, Bolts e afins no tópico da Tesla.


  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2013
    Posts
    703

    Por Defeito

    Sem duvida que dentro de 5 anos vai haver muitos carros elétricos na estrada...
    Até o zoe vai ter 350 Km de autonomia.

  3. #3
    Piloto de Testes Rosmano's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2014
    Localização
    Lisboa
    Posts
    3,650

    Por Defeito

    Para começar gostava de colocar esta notícia sobre o Renault Zoe ganhar autonomia comparável á do Ampera-e.

    Renault may be set to join Mercedes and Volkswagen in announcing and unveiling a new electric model at next week's Paris Auto Show.
    Allegedly, the French automaker will unveil a new-and-improved version of the popular all-electric Zoe, now with a range of around 354 km (220 miles) or almost double that of the current car.

    French media outlet BFMTV says that the updated variant of the Zoe will be installed with a new and more efficient electric motor. Additionally, a larger battery pack will be fitted, potentially up to 60 kWh in capacity, significantly more than the hatchback's current 22 kWh battery pack and on par with the battery of the Chevrolet Bolt.

    If these reports prove accurate, there's a possibility that the current Zoe could be replaced entirely by this updated model. Alternatively, the larger battery pack and new electric motor could simply be offered as costly extras or within a dedicated high-mileage variant.

    Whatever the case may be, the launch of such a model will give the Renault-Nissan Alliance a rival to the impendingOpel Ampera-e throughout the European market where the current Zoe is one of the best-selling electric vehicles.
    Acho que o surgimento destes eléctricos de grande autonomia deve-se principalmente ao enorme incremento no fabrico de baterias por parte da LG Chem, que é o segundo maior fornecedor a seguir á Panasonic (que fornece a Tesla e com quem está a construir a Gigafactory).
    A LG Chem tem capacidade de produção anual de 50.000 baterias nos EUA (daí haver um limite de 50.000 Bolts/ano), outra na Polónia e vai fazer outra na China.

    Ou seja, no fundo a adopção de carros eléctricos está dependente destes fornecedores conseguirem aumentar a produção de baterias. A Panasonic fornece a Tesla, assim como a Samsung SGI (piadinhas sobre as baterias do Galaxy Note 7 explodirem). A LG Chem fornece práticamente todos os outros fabricantes.

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2013
    Posts
    703

    Por Defeito

    Até 2020 vou deixar de meter gasoleo e passar a meter na tomada de casa...
    Quando sair um carro com 400km reais de autonomia e um bom preço tipo dos diesel...muitos como eu vão comprar o primeiro carro eletrico.

  5. #5
    Piloto de Testes Rosmano's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2014
    Localização
    Lisboa
    Posts
    3,650

    Por Defeito

    Não sei como é que Portugal está em termos de benefícios fiscais... Mas o Ampera-e já cabe nessa equação.
    Ou um Tesla se tiveres mais dinheiro.

  6. #6
    Piloto de Troféu carbookk's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015
    Localização
    algures na lua
    Posts
    6,565

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
    Não sei como é que Portugal está em termos de benefícios fiscais... Mas o Ampera-e já cabe nessa equação.
    Ou um Tesla se tiveres mais dinheiro.
    benefícios fiscais, começaram por ser inicialmente cerca de 4500€ salvo erro, , neste momento já vão em 2200€+- e para o ano 2017 leva novo corte para cerca de 1100€+-, e com este andamento acabam com o incentivo, portanto os benefícios em Portugal pode-se dizer que são benéficos, na hora de comprar um carro eléctrico...

    isto já está mais que debatido, ainda não existem a curto prazo condições para uma utilização vasta de carros eléctricos por falta de condições e os mesmos serem dispendiosos para o que oferecem face a um carro normal de a combustível...

    portanto ainda vai levar muitos e bons anos até o mercado de carros eléctricos comece realmente a marcar forte presença, até lá é destinado apenas a um pequeno nicho de mercado...

  7. #7
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2013
    Posts
    703

    Por Defeito

    marca 2020 como o ano da mudança...se ´Portugal não falir antes...outra vez...

  8. #8
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    266

    Por Defeito

    Possuir um carro eléctrico parece muito interessante, mas depois a assistência das marcas é péssima.

    Um familiar próximo tem um Renault Zoe e é só complicações.

    Assistência e manutenção é só na Renault Chelas.

    Ainda no outro dia teve um acidente/ sinistro (toque por trás) e o carro vai ficar mais de um mês parado na Renault Chelas para reparação, pois há fila de espera.

    Imaginem que a Renault Chelas só tem UM técnico/ mecânico em chelas para mexer/reparar os Zoe acidentados.

    Francamente...

  9. #9
    Piloto de Provas de Perícia marcopns's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016
    Localização
    Aveiro
    Posts
    643

    Por Defeito

    No estado actual, isso é normal. O Renault Zoe também não é um bom exemplo de fiabilidade.

    A Nissan já tem a rede de assistência mais desenvolvida.

  10. #10
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    266

    Por Defeito

    Não sei se é normal, mas para quem utiliza o carro todos os dias não é aceitável ficar sem carro durante um mês.

    Só por essa razão eu nunca compraria um Zoe.

  11. #11
    Piloto de Provas de Perícia marcopns's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016
    Localização
    Aveiro
    Posts
    643

    Por Defeito

    Sim, claro que é incomodo, mas vendem poucos carros e não investem na formação e preparação de novas oficinas.
    Eu também nunca compraria o Zoe. Não é fiável, problemas de carregamento, baixa eficiência na carga lenta, a rede Renault, preço elevado.

  12. #12
    Piloto de Testes Rosmano's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2014
    Localização
    Lisboa
    Posts
    3,650

    Por Defeito

    De facto isso é indesculpável. E especialmente tendo em conta que tem que se pagar aluguer de baterias á Renault.

  13. #13
    Piloto de Testes ricomini's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010
    Localização
    Coimbra
    Posts
    1,819

  14. #14
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Somewhere inbetween
    Posts
    13,056

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    Sim, claro que é incomodo, mas vendem poucos carros e não investem na formação e preparação de novas oficinas.
    Eu também nunca compraria o Zoe. Não é fiável, problemas de carregamento, baixa eficiência na carga lenta, a rede Renault, preço elevado.
    Qual o nível de fiabilidade, quais os problemas crónicos e onde é que tens visto essa informação?!

    Por 23mil € que outras opções há no mercado (ou escapa-me o aluguer das baterias ou algo do género)?

  15. #15
    Piloto de Provas de Perícia marcopns's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016
    Localização
    Aveiro
    Posts
    643

    Por Defeito

    Não sei o preço actualizado do Zoe, sei que ha 3-4 meses um conhecido comprou um com bateria em propriedade por 26 000€ que é actualmente o preço promocional de um Nissan Leaf Visia de 30kwh. É como vender o Megane dci e o Clio tce ao mesmo preço.

    Os problemas crónicos são a dificuldade em carregar nos mais variados locais porque carregador é extremamente sensível. Há pessoas que não conseguem carregar em casa, por exemplo.. a nova versão r240 melhorou muito, mas não resolveu por completo.

    A baixa eficiência em cargas lentas faz elevar o consumo medio do carro bem como o tempo de carga. A 10a, o Zoe pode demorar 16 horas com um consumo superior a 30kwh, em que pelo menos 5kwh são desperdiçados, ou seja 0,60€.

    Há um relato na NET de um proprietário que afirma ter ficado sem travões ao estacionar acabando por embater numa árvore... logicamente a Renault não assume. Vamos ver no que vai dar...

  16. #16
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2016
    Posts
    152

    Por Defeito

    Mais uns, talvez 5 a 7 anos e os veículos elétricos deverão estar a preços mais competitivos e com autonomias bem razoáveis, que para mim um carro eléctrico deveria de ter uma autonomia de 700 km no minímo.

  17. #17
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Somewhere inbetween
    Posts
    13,056

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    Não sei o preço actualizado do Zoe, sei que ha 3-4 meses um conhecido comprou um com bateria em propriedade por 26 000€ que é actualmente o preço promocional de um Nissan Leaf Visia de 30kwh. É como vender o Megane dci e o Clio tce ao mesmo preço.

    Os problemas crónicos são a dificuldade em carregar nos mais variados locais porque carregador é extremamente sensível. Há pessoas que não conseguem carregar em casa, por exemplo.. a nova versão r240 melhorou muito, mas não resolveu por completo.

    A baixa eficiência em cargas lentas faz elevar o consumo medio do carro bem como o tempo de carga. A 10a, o Zoe pode demorar 16 horas com um consumo superior a 30kwh, em que pelo menos 5kwh são desperdiçados, ou seja 0,60€.

    Há um relato na NET de um proprietário que afirma ter ficado sem travões ao estacionar acabando por embater numa árvore... logicamente a Renault não assume. Vamos ver no que vai dar...
    Sem descontos e sem abates à mistura, o PVP anda entre os 21-24mil €.

    O Leaf não aparece no configurador Renault (e tenho ideia que havia lugar a aluguer mensal de baterias?!?) e já entra no patamar de bisonte para uso citadino...não deixando de ser mais interessante pelo acréscimo de autonomia, performance, tempo e unidades no mercado superiores.

    A questão de 30min ou 16h para carregar o carro já tinha visto numa análise....mas atribuiram o problema ao ponto de carga :/

  18. #18
    Piloto de Provas de Perícia marcopns's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016
    Localização
    Aveiro
    Posts
    643

    Por Defeito

    O Leaf não tem aluguer de baterias, os 26 000€ são o preço do carro inteiro com garantia de 8 anos ou 160 000km.

    O preço do Zoe deve ser com aluguer, certo?

    Geralmente põe a culpa no carregador, ou na rede eléctrica. No entanto um Nissan Leaf ou outros eléctricos carregam nos mesmos locais sem problemas.

    No entanto está para sair o novo Zoe R90 com 40kwh de baterias que dão para 300-400km de autonomia.
    Quero um destes :-)

  19. #19
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2005
    Localização
    Somewhere inbetween
    Posts
    13,056

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    O Leaf não tem aluguer de baterias, os 26 000€ são o preço do carro inteiro com garantia de 8 anos ou 160 000km.

    O preço do Zoe deve ser com aluguer, certo?

    Geralmente põe a culpa no carregador, ou na rede eléctrica. No entanto um Nissan Leaf ou outros eléctricos carregam nos mesmos locais sem problemas.

    No entanto está para sair o novo Zoe R90 com 40kwh de baterias que dão para 300-400km de autonomia.
    Quero um destes :-)
    Aqui a questão é que o mercado de GPL "de origem" está agarrado a motores do tempo da outra senhora, porque senão seria a escolha sem pensar 2x. Assim sendo uma pessoa vai olhando para os eléctricos....mas mais que 20 e poucos mil euros é entrar em valores que nunca serão colmatados pelo €/km que um eléctrico faz, daí olhar para o ZOE

  20. #20
    Piloto de Provas de Perícia marcopns's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016
    Localização
    Aveiro
    Posts
    643

    Por Defeito

    Nunca percebi porque não há mais propostas a gpl de origem, há uns Dacias e pouco mais. O custo do combustível por km fica muito próximo do diesel, o preço do carro é inferior como se pode ver no site da Dácia.

    Pode sempre olhar para o mercado dos usados... o meu Leaf de serviço com 3 meses ficou mais barato que um Golf diesel. O carro da esposa, um Peugeot Ion também ficou barato, porque o mercado esta cheio de carros importados de Espanha e França onde há grandes apoios na compra de eléctricos, o que faz desvalorizar o mercado dos usados. Com 2-3 anos pouquíssimos kms, ainda com garantia oficial da marca é possível comprar um carro destes abaixo dos 10 000€.

  21. #21
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,010

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    Nunca percebi porque não há mais propostas a gpl de origem, há uns Dacias e pouco mais. O custo do combustível por km fica muito próximo do diesel, o preço do carro é inferior como se pode ver no site da Dácia.

    Pode sempre olhar para o mercado dos usados... o meu Leaf de serviço com 3 meses ficou mais barato que um Golf diesel. O carro da esposa, um Peugeot Ion também ficou barato, porque o mercado esta cheio de carros importados de Espanha e França onde há grandes apoios na compra de eléctricos, o que faz desvalorizar o mercado dos usados. Com 2-3 anos pouquíssimos kms, ainda com garantia oficial da marca é possível comprar um carro destes abaixo dos 10 000€.
    Como se processa a legalização de eléctricos importados?

  22. #22
    Piloto de Testes Rosmano's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2014
    Localização
    Lisboa
    Posts
    3,650

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    Nunca percebi porque não há mais propostas a gpl de origem, há uns Dacias e pouco mais. O custo do combustível por km fica muito próximo do diesel, o preço do carro é inferior como se pode ver no site da Dácia.

    Pode sempre olhar para o mercado dos usados... o meu Leaf de serviço com 3 meses ficou mais barato que um Golf diesel. O carro da esposa, um Peugeot Ion também ficou barato, porque o mercado esta cheio de carros importados de Espanha e França onde há grandes apoios na compra de eléctricos, o que faz desvalorizar o mercado dos usados. Com 2-3 anos pouquíssimos kms, ainda com garantia oficial da marca é possível comprar um carro destes abaixo dos 10 000€.
    Isso é óptimo para quem precisa de um carro para o dia a dia na cidade.

  23. #23
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2016
    Posts
    4,839

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    O Leaf não tem aluguer de baterias, os 26 000€ são o preço do carro inteiro com garantia de 8 anos ou 160 000km.

    O preço do Zoe deve ser com aluguer, certo?

    Geralmente põe a culpa no carregador, ou na rede eléctrica. No entanto um Nissan Leaf ou outros eléctricos carregam nos mesmos locais sem problemas.

    No entanto está para sair o novo Zoe R90 com 40kwh de baterias que dão para 300-400km de autonomia.
    Quero um destes :-)

    Isso não é o preço do carro... é um valor que inclui retoma e não possui despesas associadas a compra..

  24. #24
    Piloto de Provas de Perícia marcopns's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2016
    Localização
    Aveiro
    Posts
    643

    Por Defeito

    São 26 300€, sem retoma e despesas incluídas. Basta ser associado da UVE, obtém desconto de 19%.

    A importação é igual a um veículo a combustão, excepto não paga isv. Há empresas que tratam de tudo e importam apenas veículos eléctricos.

  25. #25
    Piloto de Testes ricomini's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010
    Localização
    Coimbra
    Posts
    1,819

    Por Defeito

    Assim não vão a lado nenhum

    Preços novo Zoe na Holanda :

    -Preços com aluguer da bateria
    ZOE R90 Entrada: 21,490 Euro
    ZOE R90 vida: 23.990 Euro
    ZOE Intens R90: 25,990 euros
    ZOE R90 Bose: 28,790 euros
    ZOE Q90 Vida Quick Charge: 24,690 Euro
    ZOE Intens Q90 Quick Charge: 26.690 euros
    ZOE Q90 Bose Quick Charge: 29,490 euros

    -Os preços com a compra de bateria

    ZOE R90 Entrada: 29,390 euros
    ZOE R90 vida: 31,890 euros
    ZOE Intens R90: 33 890 EUR
    ZOE R90 Bose: 36 690 EUR
    ZOE Q90 Vida Quick Charge: 32 590 EUR
    ZOE Intens Q90 Quick Charge: 34.590 Euro
    ZOE Q90 Bose Quick Charge: 37 390 EUR

  26. #26
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,010

    Por Defeito

    Governo quer trazer rede de carregamento de veículos eléctricos Tesla para Portugal (fonte)

    A Tesla e o Governo português reuniram-se para discutir a instalação de uma rede de carregamento de veículos eléctricos em Portugal. O governo quer apostar nas soluções de mobilidade alternativa, e terá a ajuda da Tesla para impulsionar o mercado de veículos eléctricos no país.

    Em declarações ao Jornal de Negócios, José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, não revelou pormenores por não haver ainda decisões tomadas, mas garantiu que a marca americana deverá “estender a sua rede de super carregadores de carros eléctricos a Portugal”, somando-se assim à rede Mobi.E.

    Na Península Ibérica já existe uma rede de super carregadores da Tesla, mas apenas abrange a cidade espanhola de Valência, porém José Mendes acredita que há condições para que o investimento em Portugal aconteça. O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente está confiante “que as coisas avancem com brevidade”. A rede de carregamento seria apenas compatível com modelos Tesla, mas “a intenção é que os privados possam também instalar as suas redes de forma a ser possível massificar os veículos eléctricos”. Foi ainda discutida a possibilidade da marca vir a ter representação em Portugal.

  27. #27
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Apr 2016
    Posts
    4,839

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ricomini Ver Post
    Assim não vão a lado nenhum

    Preços novo Zoe na Holanda :

    -Preços com aluguer da bateria
    ZOE R90 Entrada: 21,490 Euro
    ZOE R90 vida: 23.990 Euro
    ZOE Intens R90: 25,990 euros
    ZOE R90 Bose: 28,790 euros
    ZOE Q90 Vida Quick Charge: 24,690 Euro
    ZOE Intens Q90 Quick Charge: 26.690 euros
    ZOE Q90 Bose Quick Charge: 29,490 euros

    -Os preços com a compra de bateria

    ZOE R90 Entrada: 29,390 euros
    ZOE R90 vida: 31,890 euros
    ZOE Intens R90: 33 890 EUR
    ZOE R90 Bose: 36 690 EUR
    ZOE Q90 Vida Quick Charge: 32 590 EUR
    ZOE Intens Q90 Quick Charge: 34.590 Euro
    ZOE Q90 Bose Quick Charge: 37 390 EUR
    fazia mais sentido colocarem o sistema no Megane, sempre parecia menos caro..

  28. #28
    fsx
    fsx está offline
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2007
    Posts
    1,037

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
    fazia mais sentido colocarem o sistema no Megane, sempre parecia menos caro..
    De certa forma colocaram. Chamava-se Fluence ZE e vendeu que nem pãezinhos quentes. Pãezinhos podres quentes.

  29. #29
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    266

  30. #30
    Piloto de Testes ricomini's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010
    Localização
    Coimbra
    Posts
    1,819

    Por Defeito

    Dizem que os preços vão rondar entre os 30 e 40 mil €



Página 1 de 65 1211 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.