Boa noite,
Antes de mais agradeço desde já pela atenção que estão a ter por estar a ler este meu tópico. É o 1º de muitos, espero eu
Então é o seguinte, em Março deste ano, comprei um carro em 2º mão, que supostamente estaria impecável, pelo que dizia a senhora.
O carro é um Seat Ibiza 1.6 TDi 5p, versão 25 anos, de Janeiro de 2010. Comprei-o na altura com 62mil km, aproximadamente.
Pensava eu que o carro estaria realmente impecável, até ter tido o primeiro problema (+/- 1 semana depois de o ter comprado): luz do FAP acesa, e carro a deitar fumo, e a ir abaixo constantemente. A mulher andou durante 6 anos quase sempre com o carro em cidade.
Após terem diagnosticado o problema, deram-me 3 soluções: ou tirar o FAP, ou meter FAP novo, ou limpá-lo. Como utilizo mais o carro em cidade, resolvi cortar o mal pela raíz e tirar o FAP, garantindo que nunca mais teria problemas para o resto da vida (pensava eu...).
Mas aqui começaram os problemas, e é aqui que entra o título deste tópico.
Sinceramente não sei se quando comprei o carro e antes de tirar o FAP se o carro já tinha barulho de injecção ou não, se calhar até tinha e eu é que não tinha reparado visto ter o carro à pouco tempo, não sei, mas assim que retirei o filtro de partículas, começei a notar 2 coisas no meu carro possivelmente relacionadas com injectores: a frio (normalmente de manhã), o carro começa a deitar fumo branco com cheiro, as rotações começam a subir e a descer ligeiramente entre as 800 rpm e as 1000 rpm e o carro fica a trabalhar ao ralentim de uma maneira mt estranha, faz uma espécie de "brum brum brum", como se estivesse aos soluços. Todos estes sintomas (fumo, rotações e soluços) ocorrem todos simultaneamente, durante +/- 10~30 segundos, assim que ligo o carro pela 1ª vez ao dia, a partir daí não faz mais isto.
O pior, é que quando ele estabiliza, anda tudo ok, sem barulhos de injeção acentuados nem nada, mas assim que começa a aquecer, começo a notar um barulho de injecção tremendo, parece que o motor vai partir, principalmente ao arrancar. Parece que a injeção "arranha". Às vezes até tenho vergonha de arrancar com o carro com as pessoas todas na rua, fica tudo a olhar...
Resumindo:
- A frio: Sintomas estranhos assim que dou à chave durante 10~30 seg, mas sem barulho de injecção
- A quente: Sem sintomas estranhos se voltar a desligar e ligar o carro, mas muito barulho de injecção por daí em diante até ao dia seguinte
É importante salientar agora que o carro já levou um injector (no 3º cilindro), mas continua tudo na mesma.
Falaram-me que a marca fazia uma actualização de software que corrigia problemas de injecção nestes motores, mas tendo em conta que não tenho o filtro de partículas no meu carro, a marca recusa-se a fazê-la, a não ser que eu escreva um papel em como assumo a responsabilidade caso a actualização falhe e a centralina vá para as couves...
Portanto malta, gostaria IMENSO de ter a vossa ajuda. Já ando nisto há meses, atrás do meu mecânico que me despacha e diz que vai ver e vai ver e nunca faz nada, e eu aqui entalado sem saber o que fazer...
Já equacionei a possibilidade de: por novo filtro de particulas, fazer a actualizacao de software. se corrigir tudo ok, se nao corrigir, levar os 4 injectores novos, mas para isso queria fazer a actualização primeiro, e enquanto tiver com o FAP OFF acho que não me vou safar...
Acho que não é preciso referir que o carro já não tem garantia.
Alguma dica pessoal?
Agradeço mais uma vez, conto com a vossa ajuda
Cumprimentos,
Bruno Costa
Antes de mais agradeço desde já pela atenção que estão a ter por estar a ler este meu tópico. É o 1º de muitos, espero eu
Então é o seguinte, em Março deste ano, comprei um carro em 2º mão, que supostamente estaria impecável, pelo que dizia a senhora.
O carro é um Seat Ibiza 1.6 TDi 5p, versão 25 anos, de Janeiro de 2010. Comprei-o na altura com 62mil km, aproximadamente.
Pensava eu que o carro estaria realmente impecável, até ter tido o primeiro problema (+/- 1 semana depois de o ter comprado): luz do FAP acesa, e carro a deitar fumo, e a ir abaixo constantemente. A mulher andou durante 6 anos quase sempre com o carro em cidade.
Após terem diagnosticado o problema, deram-me 3 soluções: ou tirar o FAP, ou meter FAP novo, ou limpá-lo. Como utilizo mais o carro em cidade, resolvi cortar o mal pela raíz e tirar o FAP, garantindo que nunca mais teria problemas para o resto da vida (pensava eu...).
Mas aqui começaram os problemas, e é aqui que entra o título deste tópico.
Sinceramente não sei se quando comprei o carro e antes de tirar o FAP se o carro já tinha barulho de injecção ou não, se calhar até tinha e eu é que não tinha reparado visto ter o carro à pouco tempo, não sei, mas assim que retirei o filtro de partículas, começei a notar 2 coisas no meu carro possivelmente relacionadas com injectores: a frio (normalmente de manhã), o carro começa a deitar fumo branco com cheiro, as rotações começam a subir e a descer ligeiramente entre as 800 rpm e as 1000 rpm e o carro fica a trabalhar ao ralentim de uma maneira mt estranha, faz uma espécie de "brum brum brum", como se estivesse aos soluços. Todos estes sintomas (fumo, rotações e soluços) ocorrem todos simultaneamente, durante +/- 10~30 segundos, assim que ligo o carro pela 1ª vez ao dia, a partir daí não faz mais isto.
O pior, é que quando ele estabiliza, anda tudo ok, sem barulhos de injeção acentuados nem nada, mas assim que começa a aquecer, começo a notar um barulho de injecção tremendo, parece que o motor vai partir, principalmente ao arrancar. Parece que a injeção "arranha". Às vezes até tenho vergonha de arrancar com o carro com as pessoas todas na rua, fica tudo a olhar...
Resumindo:
- A frio: Sintomas estranhos assim que dou à chave durante 10~30 seg, mas sem barulho de injecção
- A quente: Sem sintomas estranhos se voltar a desligar e ligar o carro, mas muito barulho de injecção por daí em diante até ao dia seguinte
É importante salientar agora que o carro já levou um injector (no 3º cilindro), mas continua tudo na mesma.
Falaram-me que a marca fazia uma actualização de software que corrigia problemas de injecção nestes motores, mas tendo em conta que não tenho o filtro de partículas no meu carro, a marca recusa-se a fazê-la, a não ser que eu escreva um papel em como assumo a responsabilidade caso a actualização falhe e a centralina vá para as couves...
Portanto malta, gostaria IMENSO de ter a vossa ajuda. Já ando nisto há meses, atrás do meu mecânico que me despacha e diz que vai ver e vai ver e nunca faz nada, e eu aqui entalado sem saber o que fazer...
Já equacionei a possibilidade de: por novo filtro de particulas, fazer a actualizacao de software. se corrigir tudo ok, se nao corrigir, levar os 4 injectores novos, mas para isso queria fazer a actualização primeiro, e enquanto tiver com o FAP OFF acho que não me vou safar...
Acho que não é preciso referir que o carro já não tem garantia.
Alguma dica pessoal?
Agradeço mais uma vez, conto com a vossa ajuda
Cumprimentos,
Bruno Costa
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