Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dístico Verde - Veículo novo bi-fuel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dístico Verde - Veículo novo bi-fuel

    Bom dia,


    Adquiri uma viatura nova bi-fuel em Junho (Dacia Logan MCV).


    Agora surgiu uma dúvida... quando me entregaram a viatura disseram que não era preciso o autocolante Azul a dizer GPL nem que haviam restrições a nível de estacionamento e parece que as informações estão corretas.


    Mas e o dístico verde? Já li que as viaturas que vêm de fábrica a GPL que já deviam sair do stand com o dístico verde... é verdade?


    Como funciona isso, quais os passos para ter o distico verde ?


    Já agora, quanto tempo demora o DUC (Doumento Único Automóvel) a chegar ? Já lá vão uns meses e ainda não chegou nada...


    Obrigada desde já pelas respostas.


    Cumprimentos a todos.

    #2
    Originalmente Colocado por campa13 Ver Post
    Bom dia,


    Adquiri uma viatura nova bi-fuel em Junho (Dacia Logan MCV).


    Agora surgiu uma dúvida... quando me entregaram a viatura disseram que não era preciso o autocolante Azul a dizer GPL nem que haviam restrições a nível de estacionamento e parece que as informações estão corretas.


    Mas e o dístico verde? Já li que as viaturas que vêm de fábrica a GPL que já deviam sair do stand com o dístico verde... é verdade?


    Como funciona isso, quais os passos para ter o distico verde ?


    Já agora, quanto tempo demora o DUC (Doumento Único Automóvel) a chegar ? Já lá vão uns meses e ainda não chegou nada...


    Obrigada desde já pelas respostas.


    Cumprimentos a todos.
    Se calhar enganaram-te.

    Comentário


      #3
      o dístico deve vir juntamente com o DUA, é o mais certo, visto que o carro é novo, e quanto a demora em receberes é normal leva sempre bastante tempo até vir principalmente se compraste a viatura a crédito...

      Comentário


        #4
        http://autocolante.gpl.pt/

        +info: http://www.apetro.pt/documentos/lei_13_2013.pdf

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
          Se calhar enganaram-te.
          Pois...

          Artigo 4.º
          Estacionamento em locais fechados de veículos que utilizem GPL

          1 — Os veículos abastecidos com GPL cujos componentestenham sido aprovados e instalados de acordo como regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar emparques de estacionamento fechados e abaixo do níveldo solo.
          2 — Os parques de estacionamento referidos no númeroanterior devem ser ventilados e cumprir as disposições doregime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 denovembro, e demais legislação aplicável ao estacionamentode veículos.

          Comentário


            #6
            Mas isso é um requisito dos parques de estacionamento... se não cumprirem a legislação têm problemas e falo especialmente dos parques dos shoppings cujas regras são muito apertdas em termos de legislação e de cumprimento da mesma.

            Agora relativamente à minha viatura, veio a gpl de fábrica e é de 2016 e segundo a legislação, não me parece que esteja impedido de estacionar em parques abaixo do solo.

            Salvo melhor entendimento como é obvio!

            Comentário


              #7
              o teu carro já vem de fabrica com o sistema GPL até ai tudo bem logo é como te disse é eles que tem de te fornecer o selo e restante documentação, visto que é algo já homologado de origem, e cabe-lhes a eles tratar disso...

              quanto a entrada de parques subterrâneos a lei mudou, permitindo acesso dos carros GPL aos mesmos que até então estava proibida, mas naturalmente para que isso seja possível, também os parques tem de sofrer alterações de modo a permitir a entrada deste tipo de viaturas, o que como não foi tornado obrigatório aos parques terem de fazer remodelação, logo os que fizeram podes entrar, os que não ficas há porta, é aqui neste aspecto que reside o problema, a lei em parques subterrâneos fechados para receber este tipo de viaturas requer melhores condições de ventilação e outros aspectos de segurança, mas ficou ao critério dos donos dos parques implementar ou não as alterações, o que devia ter sido obrigatório, logo como é natural , nada foi feito, logo apesar da lei autorizar, muitos parques não reúnem as condições necessárias para lá entrar uma viatura a gpl...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por campa13 Ver Post
                Mas isso é um requisito dos parques de estacionamento... se não cumprirem a legislação têm problemas e falo especialmente dos parques dos shoppings cujas regras são muito apertdas em termos de legislação e de cumprimento da mesma.

                Agora relativamente à minha viatura, veio a gpl de fábrica e é de 2016 e segundo a legislação, não me parece que esteja impedido de estacionar em parques abaixo do solo.

                Salvo melhor entendimento como é obvio!
                É requisito dos parques que foram construídos depois da legislação. Os que já existiam (que são quase todos) não têm de cumprir.
                Conjugando os dois nºs do artigo 4º fica assim:

                Os veículos abastecidos com GPL cujos componentes tenham sido aprovados e instalados de acordo como regime a que se refere o artigo 3.º podem estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo que sejam ventilados e cumpram as disposições do regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 220/2008, de 12 denovembro, e demais legislação aplicável ao estacionamentode veículos.

                Esta é a interpretação que me parece de acordo com a lei, mas... estás sempre à vontade para fazer a tua interpretação.

                Comentário


                  #9
                  Que grande embrulhada!!!!! eu percebi tudo, e com uma pesquisa mais aprofundada consigo chegar às mesmas conclusões que vocês a nível de interpretação da lei.

                  No entanto, não posso deixar de considerar uma grande contradição incentivarem a compra de veículos gpl pela poupança, segurança e serem amigos do ambiente e depois continuar a haver restrições no mais básico que é o estacioanemento...

                  Por acaso nunca reparei em sinalizações de proibição nos parques que costumo usar, parecendo-me que uma vez que não vou contactar todos os parques que uso para saber se posso ou não estacionar lá, fica um bocado à consciência do condutor deixar o veículo a gpl num parque fechado e abaixo do nível do solo...

                  Comentário


                    #10
                    http://www.apetro.pt/index.php?optio...d=266&Itemid=2

                    Eu ponho o carro em todo o lado, nunca me chateei (nem me chatearam) com isso. Dístico verde no para brisas

                    Comentário


                      #11
                      Frequentemente ponho o carro num parque "Silo" em Lisboa, que só tem estacionamento a partir do solo, e é todo aberto até ao 4º e último piso, mas o sinal de proibição a GPL continua lá, ou seja, a palhaçada mantém-se.

                      Comentário


                        #12
                        Gpl vinheta

                        Originalmente Colocado por campa13 Ver Post
                        Que grande embrulhada!!!!! eu percebi tudo, e com uma pesquisa mais aprofundada consigo chegar às mesmas conclusões que vocês a nível de interpretação da lei.

                        No entanto, não posso deixar de considerar uma grande contradição incentivarem a compra de veículos gpl pela poupança, segurança e serem amigos do ambiente e depois continuar a haver restrições no mais básico que é o estacioanemento...

                        Por acaso nunca reparei em sinalizações de proibição nos parques que costumo usar, parecendo-me que uma vez que não vou contactar todos os parques que uso para saber se posso ou não estacionar lá, fica um bocado à consciência do condutor deixar o veículo a gpl num parque fechado e abaixo do nível do solo...

                        Bom dia,

                        Comprei o mês passado um Fiat Panda Bi-Fuel, gasolina e GPL, mas o carro não veio com nenhuma vinheta verde com o sinal GPL. Alguém me consegue informar, por favor, se esta vinheta ainda é obrigatória e se sim como faço para a adquirir.

                        Obrigada desde já,

                        Alcino Barros

                        Comentário


                          #13
                          Estava a pensar meter-me num carro a gás, já tinha lido noutros lados que a proibição de estacionar tinha acabado. Afinal como é, continua a ser proibido?

                          Comentário


                            #14
                            Quanto ao dístico, é o concessionário que te tinha que o dar - é o dístico verde para colocar no pára-brisas.

                            Se não te deram tens de ir lá pedir. A mim deram-me no dia que fui buscar o carro.

                            Quanto ao DUA , se ainda não o tens, pede uma guia nova ao concessionário, para não andares com essa guia expirada. A mim demorou uns 2 ou 3 meses mas há casos que demora vários meses.

                            Quanto ao estacionar em parques subterrâneos, epá, eu estaciono seja em que parque for, porque para alem de todos ou quase todos cumprirem as regras de ventilação e afins, nunca na vida vi nenhuma fiscalização em parques para ver quem é a GPL...parece-me um não assunto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              Frequentemente ponho o carro num parque "Silo" em Lisboa, que só tem estacionamento a partir do solo, e é todo aberto até ao 4º e último piso, mas o sinal de proibição a GPL continua lá, ou seja, a palhaçada mantém-se.
                              Sinal esse que nem consta no código da estrada.

                              Ah e já agora duvido que algum segurança ande lá a reportar carros a gás

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Sinal esse que nem consta no código da estrada.

                                Ah e já agora duvido que algum segurança ande lá a reportar carros a gás
                                Locais privados têm de cumprir o código da estrada?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  Locais privados têm de cumprir o código da estrada?
                                  Locais privados de acesso público acho que sim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exactamente. Mas pronto podem sempre ter um sinal próprio em vez de ir buscar o típico que não existe :

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ou então se calhar é melhor não comprar nada a GPL


                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Sinal esse que nem consta no código da estrada.

                                        Ah e já agora duvido que algum segurança ande lá a reportar carros a gás
                                        Claro que ninguém anda a controlar se está algum carro movido a GPL num parque que mantém um sinal de proibição, mas imagina que estacionas ao lado de um daqueles Mercedes que entram em auto-combustão, é melhor preparares a carteira, porque és tu que estás à pega e a ter que pagar tudo o que for prejuízo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                          Claro que ninguém anda a controlar se está algum carro movido a GPL num parque que mantém um sinal de proibição, mas imagina que estacionas ao lado de um daqueles Mercedes que entram em auto-combustão, é melhor preparares a carteira, porque és tu que estás à pega e a ter que pagar tudo o que for prejuízo.
                                          Só se se provar que o carro a GPL provocou o incêndio no mercedes!!

                                          Na pior das hipoteses, o dano no carro a GPL não está coberto pelo seguro do mercedes devido à infracção, mas tudo o resto está. Danos noutros carros, no edificio, no planeta, etc é tudo da responsabilidade do seguro do mercedes até ao limite da apólice.
                                          Isto partindo do principio que o dono não tinha conhecimento de problemas no carro.

                                          Para ser diferente, terias que provar que os danos maiores foram provocados pelo GPL, o que não é fácil num sistema razoavelmente moderno e bem mantido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas salvo erro a maioria dos parques subterrâneos já retirou essa proibição.

                                            Sou sincero, nem reparo.

                                            Qualquer dia proibem é os carros diesel porque a atmosfera nos parques é muito toxica para as pessoas hahahahaha

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Mas salvo erro a maioria dos parques subterrâneos já retirou essa proibição.

                                              Sou sincero, nem reparo.

                                              Qualquer dia proibem é os carros diesel porque a atmosfera nos parques é muito toxica para as pessoas hahahahaha
                                              Curiosamente não conheço nenhum que não tenha essa proibição. Até o Évora plaza, que foi recentemente construído (já com a nova legislação), proíbe o GPL.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mas essa proibição só se aplica aos de dístico azul acho eu.

                                                No colombo esse sinal de proibido GPL já não existe.

                                                De qualquer forma essa coisa de proibir GPL é do mais estúpido que pode haver Deixam entrar carros a gasolina mas não os Gasolina + GPL sendo que o sistema GPL é muito mais seguro que o de gasolina.......é só inteligentes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qual é a multa por estacionar um carro a GPL num parque privado com proibição de veículos a GPL?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Segundo a DECO, neste artigo que conclui assim:
                                                    «Na dúvida, para distinguir os parques que permitem o estacionamento de veículos a GPL, veja se não há avisos de proibição à entrada.»

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Mas essa proibição só se aplica aos de dístico azul acho eu.

                                                      No colombo esse sinal de proibido GPL já não existe.

                                                      De qualquer forma essa coisa de proibir GPL é do mais estúpido que pode haver Deixam entrar carros a gasolina mas não os Gasolina + GPL sendo que o sistema GPL é muito mais seguro que o de gasolina.......é só inteligentes
                                                      Acho que o problema é que quase todos os parques têm a ventilação no teto e o GPL acumula-se junto ao chão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Qual é a multa por estacionar um carro a GPL num parque privado com proibição de veículos a GPL?
                                                        O problema maior pode nem ser a multa. imagina que um carro a gpl tem um curto circuito e se incendeia e arde mais um carro ou dois. Duvido muito que o seguro não ponha o rabinho de fora.
                                                        Inicialmente até irá pagar, mas, depois vai buscar a despesa ao dono do carro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                          O problema maior pode nem ser a multa. imagina que um carro a gpl tem um curto circuito e se incendeia e arde mais um carro ou dois. Duvido muito que o seguro não ponha o rabinho de fora.
                                                          Inicialmente até irá pagar, mas, depois vai buscar a despesa ao dono do carro.
                                                          E qual pensas ser mais frequente? Carros GPL a estacionar em parques ou acidentes em parques provocados por carros GPL?

                                                          Se a multa não é problema, desde que o dono do carro esteja ciente que é sempre responsável pelos danos causados a terceiros (Desde que comprovados), pode sempre estacionar?

                                                          Isso significa que é tranquilo estacionar em parques?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Caríssimos das 2 uma : ou os parques têm um sinal a dizer que não podem entrar veículos a GPL ( tal como pode dizer não podem entrar veículos azuis ou veículos descapotáveis ) com qualquer placa de sinalização " inventada " fazendo jus a uma regra deles mesmos, ou então os carros podem entrar.

                                                            Agora, aquele simbolo de proibido GPL que não existe em CE é que não pode ser, porque são parques privados mas com regras de via pública. No qual um gajo tambem pode ser multado por não obedecer ao CE por ex.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X