Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caravanismo - Quero meter a minha classe E W210 220CDi a puxar uma Roulotte

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caravanismo - Quero meter a minha classe E W210 220CDi a puxar uma Roulotte

    Este ano aluguei uma autocarava durante uma semana , em italia (Sardenha) , adorei e recomendo vivamente a experiencia

    Como não tenho vida nem posses para uma autocaravana, reacendeuse-me a vontade de comprar uma Roulotte para acolopar a minha carrinha mercedes W210 220cdi de 143CV , apesar de nao ser tão fixe como uma autocaravana, mas já é bastante fixe.

    A minha carrinha mercedes ainda nao tem engate de reboque.
    Alguem sabe onde posso colocar e quando gastarei +/- ?

    Tenho conhecimentos de electricade / electronica, por isso à partida nao terei dificuldade na parte das ligações , mas para a parte de serralheria preisarei de ajuda .

    A carrinha W210 Classe E já traz algum tipo de pre instalação para a tomada do engate do reboque ?

    E que tipos de engate existem ?



    Sera seguro comprar um usado no OLX ?
    É importante ser o original da mercedes ?
    E tem que estar homologado ?







    ===============================================


    A caravana que aluguei estas ferias foi esta:













    Editado pela última vez por Civismo; 23 September 2016, 12:35.

    #2
    Atenção que se o reboque tiver uma tara ou peso bruto superior a 750 Kg, tens de ter a categoria B+E na carta.

    Comentário


      #3
      O engate de reboque tens vários modelos e consequentemente vários preços.
      Se queres fixo, mais fácil de retirar, mais ou menos escondido na viatura, tanto podes gastar 200€ (num novo) como o triplo.
      Tens que ter atenção na ligação, acho que tens dois tipos de terminais.

      Uma questão que ainda não consegui perceber é se há ou não problemas com as autoridades por manter a bola de reboque sempre colocada.

      Comentário


        #4
        segundo consta, não se pode andar com a bola de engate metida quando não estamos a rebocar algo, logo a mesma tem de ser removida, só voltar a montar quando houver necessidade de rebocar algo...

        agora não sei se isto se aplica só cá em Portugal, se nos outros países também...

        Comentário


          #5
          Atenção que rebocar uma Roulotte não tem nada a ver com o conduzir uma autocaravana! Principalmente as manobras..
          Para alem do engate de reboque, tens que comprar uns adaptadores/extensores para os espelhos do carro.. para conseguires ver alguma coisa para trás, e depois dependendo do carro, actualizar o sistema de refrigeração.. já que irá estar a puxar uma Roulotte!

          E sim.. não se pode andar com a bola de engate metida quando não se está a rebocar.. o Sr. Agente da Autoridade pode ficar aborrecido e autuar, ou no caso de te baterem por trás... vais ter que pagar a reparação do estrago que a tua bola de engate fez no carro que te bateu! Por isso convem o engate ser daqueles que sai e não dos fixos!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
            ...

            E sim.. não se pode andar com a bola de engate metida quando não se está a rebocar.. o Sr. Agente da Autoridade pode ficar aborrecido e autuar, ou no caso de te baterem por trás... vais ter que pagar a reparação do estrago que a tua bola de engate fez no carro que te bateu! Por isso convem o engate ser daqueles que sai e não dos fixos!
            Com que base é autuado, sabes?

            Quanto à parte dos estragos que possa causar, não é assim tão linear (sendo a responsabilidade do outro, como é óbvio).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Atenção que se o reboque tiver uma tara ou peso bruto superior a 750 Kg, tens de ter a categoria B+E na carta.
              E isto tem alguma implicacao nas portagens, ou um carro classe 1 com uma roulotte é sempre classe 1 ?

              E o que é necessario para modificar a carta , bem como respectivos custos ?
              Editado pela última vez por Civismo; 23 September 2016, 15:12.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                Atenção que rebocar uma Roulotte não tem nada a ver com o conduzir uma autocaravana! Principalmente as manobras..
                Para alem do engate de reboque, tens que comprar uns adaptadores/extensores para os espelhos do carro.. para conseguires ver alguma coisa para trás, e depois dependendo do carro, actualizar o sistema de refrigeração.. já que irá estar a puxar uma Roulotte!

                E sim.. não se pode andar com a bola de engate metida quando não se está a rebocar.. o Sr. Agente da Autoridade pode ficar aborrecido e autuar, ou no caso de te baterem por trás... vais ter que pagar a reparação do estrago que a tua bola de engate fez no carro que te bateu! Por isso convem o engate ser daqueles que sai e não dos fixos!
                Isso dos extensores dos espelhos é sempre preciso ? No meu caso tenho uma carrinha mercedes Classe E (ano 2000), a qual é bastante larga, sera que precisa dos referidos extensores ?

                Quanto a bola de reboque, é preciso estar sempre a meter e tirar ? Por ex chego ao parque de campismo, deixo a caravana. Para ir as compras com o carro deverei retira-la ??

                Quanto ao sistema de refrigeracao, penso que numa E220Cdi de 14e a puxar uma pequena caravana nao sera preciso grande coisa ... até digo mais,é muito raro a carrinha ligar a ventoinha, so nos dias de calor extremo

                Comentário


                  #9
                  A roulotte acaba por ser a melhor opção ... os meus pais eram verdadeiros adeptos do caravanismo , talves pela influencia holandesa do lado da minha avo

                  Tiveram Roulotte muitos anos ... depois investiram numa boa autocaravana que acabaram por vender ao final de poucos anos e voltar a roulotte .

                  Isto porque apesar de gostarem de caravanismo , gostam de explorar os locais onde ficam, passeiam muito de carro , e com a autocaravana ficavam limitados ao parque onde a estacionam.

                  Um engate de reboque com mao de obra e tudo pode ir dos 250€ aos 1000€ ... dependo da marca , modelo, se é original ou nao etc... terás de pedir orçamentos ... há empresas de metalo mecanica que fazem esses serviços .
                  Sinceramente nao sei se é pedida alguma homologação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                    E isto tem alguma implicacao nas portagens, ou um carro classe 1 com uma roulotte é sempre classe 1 ?

                    E o que é necessario para modificar a carta , bem como respectivos custos ?
                    Classe 1 será sempre classe 1, com ou sem reboque. Se fosse uma MB Vito (classe 2), com reboque passa a classe 3.

                    Ou seja, no teu caso não terás problemas de maior. Consulta o link abaixo.

                    http://www.brisaconcessao.pt/content...nuid=35&eid=74


                    Para averbares a categoria na carta, terás de ir para a escola de condução. A oferta para obter a categoria B+E é rara e creio que na grande Lisboa podes obtê-la na EC Radical. Se há mais, desconheço, é uma questão de procurar. Ou seja, isto vai implicar aulas de condução (de código também deverás frequentar, não sei em concreto) e ir a exame prático de condução.

                    Comentário


                      #11
                      A tua companhia de seguros também vai gostar de saber que vais rebocar uma caravana.

                      Comentário


                        #12
                        o civismo já deves estar a pensar... - no que eu me fui meter??? tantos gastos, mais vale uma estadia num hotel...

                        se pensavas que era só comprar o engate para a roloute, ora ai tens mais uma serie coisas que és obrigado a ter que já estão mencionadas ao longo do tópico...

                        tens repensar bem o assunto...

                        tens aqui um site porreiro para tirar umas duvidas --> http://www.towcar.info/
                        Editado pela última vez por carbookk; 23 September 2016, 17:23.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                          o civismo já deves estar a pensar... - no que eu me fui meter??? tantos gastos, mais vale uma estadia num hotel...

                          se pensavas que era só comprar o engate para a roloute, ora ai tens mais uma serie coisas que és obrigado a ter que já estão mencionadas ao longo do tópico...

                          tens repensar bem o assunto...

                          tens aqui um site porreiro para tirar umas duvidas --> http://www.towcar.info/
                          Tenho a noção que nestas coisas ha sempre alguma burocracia, mas nao desanimo com facilidade

                          Tambem nao tenho pressa, só deverei conseguir comprar para o ano, na melhor das hipoteses

                          Comentário


                            #14
                            O original da mercedes é soldado ou aparafusado à carroceria ?

                            Quanto a instalacao electrica, a carrinha nunca teve gancho de reboque, assim sendo onde vou ligar os fios da tomada ?

                            Quantos amperes no maximo conseguirei extrair da tomada ?

                            E ja agora quantos amperes precisarei +/- para carregar a bateria da caravana + alimentar o frigorifico ?

                            Obrigado

                            Comentário


                              #15
                              civismo, percebo que queiras reunir o máximo de informação sobre o assunto, mas aqui vai ser complicado alguém dar-te o que procuras, tens de procurar em fóruns da especialidade tipo caravanismo e afins entrar em contacto com alguém ou alguma empresa do ramo e pedir informações da instalação do sistema de reboque no carro que tens, de outra maneira não te safas....

                              já encontrei um tópico teu de há 6 anos que abriste com a mesma intenção e morreu sem alguém te esclarecer sobre o assunto...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                O original da mercedes é soldado ou aparafusado à carroceria ?

                                Quanto a instalacao electrica, a carrinha nunca teve gancho de reboque, assim sendo onde vou ligar os fios da tomada ?

                                Quantos amperes no maximo conseguirei extrair da tomada ?

                                E ja agora quantos amperes precisarei +/- para carregar a bateria da caravana + alimentar o frigorifico ?

                                Obrigado
                                Penso que a caravana tem bateria própria e não usa a do carro, do carro penso que é só mesmo as luzes visto que as luzes de travagem e piscas têm de coincidir.

                                Quanto ao engate, acho que é aparafusado

                                Precisas de extensores de espelhos? Talvez sim talvez não, ninguém sabe o tamanho da caravana

                                Para colocar o engate recomendo te falares com pessoal que tenha barcos, há uns tempos soube de um sitio onde punham relativamente barato mas já me esqueci

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                  o civismo já deves estar a pensar... - no que eu me fui meter??? tantos gastos, mais vale uma estadia num hotel...
                                  Vocês fazem logo um alarido...

                                  Obrigatório
                                  Engate de reboque.
                                  Pequeno acréscimo no seguro.

                                  Eventualmente necessário
                                  Extensores de espelhos

                                  Realmente, deve ter que vender a Mercedes para conseguir fazer isto...

                                  EDIT: Além disso, há muita gente que tem dinheiro para estadias em hoteis de 5***** e prefere uma caravana! Porquê? Por uma questão de gosto pessoal.

                                  No meu caso, desde há dois anos que faço férias em hotel e cada vez mais tenho saudades de as passar numa caravana. Com dois miúdos pequenos então é uma maravilha. Sem duvida que o hotel é mais cómodo, mas ao mesmo tempo é mais fechado, mais (quase) igual ao dia a dia.

                                  Também ando a ver se aparece um bom negócio para uma caravana!!
                                  Editado pela última vez por Vanquish; 23 September 2016, 23:19.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O ano passado fiz o averbamento B+E na carta. Fiz na Escola Segurança Máxima. Sai tudo há volta de 500 paus: inscrição, atestado médico, fotos, lições, exame (não há minimo, mas convêm pelo menos uma lição para conhecer o carro e o reboque). Demora algum tempo. O exame é uma cagada, dás uma volta andas para a frente e para trás e tá a andar.

                                    Também te podes auto propor no imtt. Sai muito mais barato, mas tens de arranjar o carro e o reboque para fazer o exame, o que pode não ser fácil.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Falei hoje com 2 pessoas, e em ambos os casos disseram-me que só é necessaria a carta B+E se o conjunto do carro + Roulotte ultrapassar os 3500KG ... alguem confirma ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                        Falei hoje com 2 pessoas, e em ambos os casos disseram-me que só é necessaria a carta B+E se o conjunto do carro + Roulotte ultrapassar os 3500KG ... alguem confirma ?
                                        Sim e não.

                                        O conjunto não pode ultrapassar os 3500kg MAS o atrelado não pode ter massa máxima autorizada superior a 750kg.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aproveito a boleia e pergunto: quanto custa uma caravana que dê para 4 pessoas se instalarem com algum conforto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que manda é o peso bruto e/ou tara do reboque. Acima de 750 Kg tens de ter a B+E.

                                            Há uma excepção, caso de te encontrares a conduzir um tractor agrícola e reboque cujo conjunto pode chegar aos 6.000 Kg de peso bruto.


                                            Consultando, por exemplo, o site da Knaus, facilmente verificas que uma caravana para 4 pessoas começa nos 880 Kg.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                              Aproveito a boleia e pergunto: quanto custa uma caravana que dê para 4 pessoas se instalarem com algum conforto?
                                              As que ando a ver, com relativamente poucos anos, para 4 pessoas e com wc, diria que com 5 a 6k já compras uma coisa jeitosinha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Vanquish já te fez um bom resumo.

                                                Os pormenores da instalação, talvez te safes melhor em fóruns da especialidade, seja da Mercedes ou de caravanismo.

                                                Originalmente Colocado por cct Ver Post
                                                O ano passado fiz o averbamento B+E na carta. Fiz na Escola Segurança Máxima. Sai tudo há volta de 500 paus: inscrição, atestado médico, fotos, lições, exame (não há minimo, mas convêm pelo menos uma lição para conhecer o carro e o reboque). Demora algum tempo. O exame é uma cagada, dás uma volta andas para a frente e para trás e tá a andar.

                                                Também te podes auto propor no imtt. Sai muito mais barato, mas tens de arranjar o carro e o reboque para fazer o exame, o que pode não ser fácil.
                                                Vou fazer um misto. Tenho um amigo que é dono de uma escola de condução, na realidade são 3 mas pronto, e trata-me da burocracia toda. Preço chave na mão? 150€

                                                Tenho a viatura com bola de reboque e ele empresta-me o reboque.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  As que ando a ver, com relativamente poucos anos, para 4 pessoas e com wc, diria que com 5 a 6k já compras uma coisa jeitosinha.
                                                  Pensei que fosse bem mais caro.

                                                  Tenho de averiguar isso...

                                                  O fórum que aí referiram parece-me que está abandonado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                                    Pensei que fosse bem mais caro.

                                                    Tenho de averiguar isso...

                                                    O fórum que aí referiram parece-me que está abandonado.
                                                    http://campingcarportugal.com/forum/index.php

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      As que ando a ver, com relativamente poucos anos, para 4 pessoas e com wc, diria que com 5 a 6k já compras uma coisa jeitosinha.
                                                      é para esses valores que tambem ando a ver

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        tenho duvidas ainda


                                                        O conjunto não pode ultrapassar os 3500kg MAS o atrelado não pode ter massa máxima autorizada superior a 750kg.

                                                        O que manda é o peso bruto e/ou tara do reboque. Acima de 750 Kg tens de ter a B+E.

                                                        Consultando, por exemplo, o site da Knaus, facilmente verificas que uma caravana para 4 pessoas começa nos 880 Kg.



                                                        mas depois noutro forum alguem citou:

                                                        REGULAMENTO DA HABILITAÇÃO LEGAL PARA CONDUZIR
                                                        ( DL n.º 138/2012, de 05 de Julho actualizado pelo DL n.º 40/2016, de 29/07)

                                                        TÍTULO I
                                                        Títulos de condução
                                                        CAPÍTULO I
                                                        Cartas e licenças de condução


                                                        Artigo 3.º
                                                        Cartas de condução


                                                        f) B - veículos a motor com massa máxima autorizada não superior a 3 500 kg, concebidos e construídos para transportar um número de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3 500 kg;
                                                        g) BE - conjuntos de veículos acoplados compostos por um veículo trator da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3 500 kg;


                                                        Pelo que percebi entao , se o meu carro tiver 2000 de peso bruto, poderei com uma carta B ter um atrelado ate 1500kg, certo ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                          mas depois noutro forum alguem citou:

                                                          REGULAMENTO DA HABILITAÇÃO LEGAL PARA CONDUZIR
                                                          ( DL n.º 138/2012, de 05 de Julho actualizado pelo DL n.º 40/2016, de 29/07)

                                                          TÍTULO I
                                                          Títulos de condução
                                                          CAPÍTULO I
                                                          Cartas e licenças de condução


                                                          Artigo 3.º
                                                          Cartas de condução


                                                          f) B - veículos a motor com massa máxima autorizada não superior a 3 500 kg, concebidos e construídos para transportar um número de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3 500 kg;
                                                          g) BE - conjuntos de veículos acoplados compostos por um veículo trator da categoria B e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada não superior a 3 500 kg;


                                                          Pelo que percebi entao , se o meu carro tiver 2000 de peso bruto, poderei com uma carta B ter um atrelado ate 1500kg, certo ?
                                                          Interpretando essa Lei, diria que sim!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            entretanto um proprietario de uma caravana disse-me:

                                                            "Isso (o limite de peso dos 750KG) era antes de o governo ter que adaptar a nossa lei à lei europeia. Como está agora, desde que o peso combinado do veículo e da caravana não exceda 3500kg não precisa da subcategoria E"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X