Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa Automática - Que cuidados ter?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa Automática - Que cuidados ter?

    Estou a pensar adquirir uma viatura com caixa auto (DSG) e apesar de já ter alguma experiência achei por bem criar-se um tópico onde colocamos as mais diversas dúvidas/boas práticas ao manusear veículos com este tipo de caixa.

    Neste sentido que cuidados ter com a caixa? O que se deve ou não fazer? Num veículo novo há alguma indicação/limitação? Posso parar num semáforo e ficar a travar ou tenho de por em N ou P? Basta a revisão típica a cada 60.000 (mudança do óleo)? Ou será que se deve fazer algo mais preventivamente? Ainda dão muitos problemas e caros como no passado?

    Todos os comentários são bem-vindos.

    #2
    Acima de tudo manutenções a tempo e horas, acho que as caixas automáticas não lidam nada nada bem com falhas na manutenção. E as reparações costumam deixar um amargo na boca ao olhar para a fatura.

    De resto a situação do semáforo eu quando ando com caixa automática (muito muito raro) deixo normalmente em D, N ou P só paragens mais longas.
    Também acho que não convém brincar muito ao sequencial com reduções bruscas, não me agrada nada essa ideia.

    Comentário


      #3
      Quando estaciono coloco em N, puxo o travão de mão, largo o travão de pé e só depois coloco em P, para que a caixa não fique sob pressão.
      De resto em semáforos podes manter o D que ela gere tudo, e fazer a manutenção programada.
      As DSG são umas caixas fantásticas. Não são das mais fiáveis, mas em termos de funcionamento são espectaculares.

      Comentário


        #4
        O ponto chave é manutenção.

        Comentário


          #5

          Comentário


            #6
            Atenção que as caixas dsg dão alguns problemas. Desde vibrações, principalmente no arranque, desgaste prematuro, neste caso o desgaste é maior nas caixas secas, as de 7.
            Há caixas de 7 secas e lubrificadas. Depois há de 6 e 10 lubrificadas.
            Em termos de utilização são boas, muito rápidas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por orion Ver Post
              Quando estaciono coloco em N, puxo o travão de mão, largo o travão de pé e só depois coloco em P, para que a caixa não fique sob pressão.
              De resto em semáforos podes manter o D que ela gere tudo, e fazer a manutenção programada.
              As DSG são umas caixas fantásticas. Não são das mais fiáveis, mas em termos de funcionamento são espectaculares.
              Eu comprei um Mini automático há cerca de mês e meio e uma das coisas que me disseram na entrega do carro é que o N não se usa e na verdade até tem lógica, se necessário põe-se logo em P e ao menos o carro fica travado.

              Eu no trânsito também mantenho sempre em D, porque se fosse para andar a colocar em P ou N no meio do trânsito, qual era a vantagem mesmo de ter a caixa automática?
              Pelo que li a melhor coisa que se pode fazer para poupar a caixa é mudar o óleo de X em X tempo, ou seja fazer a manutenção, mesmo em caixas que supostamente não seria necessário porque não vem no plano de manutenção. Por acaso ainda não vi no manual qual a periodicidade de fazer a manutenção na caixa do meu, mas a próxima revisão que tenho é aos 60.000km e provavelmente irei mudar o óleo da caixa nessa altura.

              Eu percebo pouco de mecânica e há duas coisas que gostava de saber:
              - Os carros com caixa auto também têm volante bi-massa?
              - Os carros com caixa auto também gastam discos de embraiagem como os carros manuais?

              Eu estava na dúvida de comprar o carro com caixa auto precisamente por causa dos custos devido a avarias, mas depois de ter testado foi difícil de resistir e resolvi arriscar pois gosto imenso e penso que a caixa DSG ainda será melhor do que a caixa que o Mini tem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por msantos Ver Post

                Eu percebo pouco de mecânica e há duas coisas que gostava de saber:
                - Os carros com caixa auto também têm volante bi-massa?
                - Os carros com caixa auto também gastam discos de embraiagem como os carros manuais?
                O problema é que há várias coisas mecânicamente distintas que são, para efeitos práticos, caixas automáticas:

                - O conversor de binário, eventualmente a forma pura, original, do que se chama caixa auto. Não tem embraiagem, usa acoplamento hidráulico, uma pesquisa por "torque converter" dá artigos e imagens em catadupa.

                - As caixas robotizadas, que metem mudanças com embraiagem sem fazer o condutor carregar no pedal. Penso que as DSG/TCT/etc são um forma destas, com duas embraiagens para ficar mais catita ...

                - As caixas de variação continua, CVT.

                - Os mecanismos com engrenagens planetárias que a Toyota, por exemplo, usa para combinar motores de combustão e eléctricos.

                E outras coisas que me escapam, porque isto não é a minha praia, mas ainda ninguém se tinha chegado à frente aqui. Decerto haverá correcções

                Se tudo falhar, é ir puxando artigos da Wikipédia até chegar ao artigo sobre filosofia

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                  Atenção que as caixas dsg dão alguns problemas. Desde vibrações, principalmente no arranque, desgaste prematuro, neste caso o desgaste é maior nas caixas secas, as de 7.
                  Há caixas de 7 secas e lubrificadas. Depois há de 6 e 10 lubrificadas.
                  Em termos de utilização são boas, muito rápidas.

                  Dão assim tantos problemas? É que é precisamente uma DSG seca de 7v que devo optar.

                  Comentário


                    #10
                    Já eu nos semáforos e no trânsito coloco sempre em N, não gosto de sentir o carro a querer andar e contrariar isso com o travao. Ja tive e já conduzi vários automáticos de várias marcas e sempre fiz isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                      Já eu nos semáforos e no trânsito coloco sempre em N, não gosto de sentir o carro a querer andar e contrariar isso com o travao. Ja tive e já conduzi vários automáticos de várias marcas e sempre fiz isso.
                      Eu se calcar completamente o travão não sinto o carro a "querer" andar e quando levanto o pé do travão ele não começa a andar imediatamente, só quando está o travão quase todo liberto é que sinto que o carro vai arrancar, nestas caixas modernas penso que a electrónica toma conta destas situações.

                      Não estarás tu a estragar/desgastar mais a caixa ao estar sempre a tirar e a por em Neutro?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                        Dão assim tantos problemas? É que é precisamente uma DSG seca de 7v que devo optar.
                        Em termos de fiabilidade, desconheço as diferenças entre as caixas DSG. Em relação à utilização, conheço e o que te posso dizer é que há algumas diferenças consideráveis. A DSG de cárter seco é uma boa caixa de dupla embraiagem, mas bastante inferior à que tem embraiagens banhadas em óleo. A que referes é bem mais brusca, principalmente no arranque, menos suave nas passagens e mais lenta em tudo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                          Eu se calcar completamente o travão não sinto o carro a "querer" andar e quando levanto o pé do travão ele não começa a andar imediatamente, só quando está o travão quase todo liberto é que sinto que o carro vai arrancar, nestas caixas modernas penso que a electrónica toma conta destas situações.

                          Não estarás tu a estragar/desgastar mais a caixa ao estar sempre a tirar e a por em Neutro?
                          Nao creio. Afinal de contas na pratica será o mesmo de por uma caixa manual em ponto morto com o carro a trabalhar. Vai estragar o quê?

                          A experiência que tenho é com caixas com conversor de binário, a dsg provavelmente será um pouco diferente.

                          A minha experiência com caixas auto é mais com Mercedes. Clk 2006, e250cdi de 2009 e c220 cdi de 2012 7gtronic. Acho que não se podem considerar caixas antigas ou más.

                          Tambem andei muitas vezes no touareg do meu pai e esse ainda se sentia mais a querer andar.

                          Comentário


                            #14
                            Tal como chamaram à atenção tem que se dividir as acções de preservação de acordo com o tipo de caixa.

                            Se procurares em sites americanos vais encontrar muita informação. Há caixas com meio milhão de kms que apenas mudaram o óleo nos períodos recomendados, basta pensar que todos os autocarros urbanos de transporte de passageiros as usam.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X