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Quando meter diesel? - Citroen C3

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    Quando meter diesel? - Citroen C3

    Viva, comprei à pouco tempo um C3 1.4 diesel de 2002, e no stand o vendedor disse para não deixar menos de 2 luzes acesas no contador de combustível no painel (max são 6).
    No manual não tem informação sobre isso.
    Afinal posso deixar chegar à reserva (suponho que acende uma luz) ou devo fazer como o vendedor disse?

    Ficheiros anexados

    #2
    olha esquece o que o teu vendedor te disse. metes os combustível que bem entenderes, naturalmente que dois traços será pouco, assim por alto 30€ deverá ser pouco mais de meio deposito, depende do tamanho do teu o que deve corresponder a cerca de 4 traços, depois sim não convém andar com o carro na reserva nem com pouco combustível, logo é assim que acender a reserva ir a bomba, portanto para não andares sempre na bomba pelo menos meio deposito de cada vez...

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      #3
      Boas,

      Sou da opinião do vendedor, o carro já tem 14 anos, o que não deve faltar são impurezas no fundo do depósito, se não queres ter problemas com injectores segue o conselho...

      Comentário


        #4
        Quando chegares à reserva, acende a luz (que é aquela bomba com mangueira) e deverá ainda fazer um sinal sonoro... um "bip".

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
          Boas,

          Sou da opinião do vendedor, o carro já tem 14 anos, o que não deve faltar são impurezas no fundo do depósito, se não queres ter problemas com injectores segue o conselho...
          Só por curiosidade, o filtro de gasóleo não serve para isso mesmo?

          Comentário


            #6
            Concordo com o vendedor. Há cerca a de 3 anos atrás tinha problemas frequentes com injectores, tendo que fazer limpezas várias por falta de potência, cheguei mesmo a mudar um, devo ter gasto mais de 1000 eur nesta brincadeira. Na oficina diziam que era por causa do gasóleo, mas como só uso gasóleo aditivado não poderia ser disso. Até que fiz a experiência de nunca deixar chegar o combustível abaixo de 1\4 do depósito. Depois disso nunca mais tive problemas de injectores.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por taunus Ver Post
              Só por curiosidade, o filtro de gasóleo não serve para isso mesmo?
              Julgo que tem a ver com condensações no interior do depósito também.

              Ou seja, além de impurezas ainda tens a água.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                Só por curiosidade, o filtro de gasóleo não serve para isso mesmo?
                O filtro serve para enfeitar..

                Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                Julgo que tem a ver com condensações no interior do depósito também.

                Ou seja, além de impurezas ainda tens a água.
                E se eu te disser que o filtro é um decantador de água com função de filtragem? E que deve ser purgado em cada revisão precisamente para retirar a água do filtro?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                  Só por curiosidade, o filtro de gasóleo não serve para isso mesmo?
                  serve, mas lá está o filtro não filtra tudo, dai que não convêm andar na reserva constantemente, é assim que estiver prestes ou acender ir logo a bomba abastecer, 2 traços ainda é muito gasóleo para muitos km's, embora pareça pouco no depósito...


                  dado a idade do carro se não quer andar com preocupações, manda fazer uma limpeza ao deposito e problema resolvido, depois já anda descansado, não é nenhuma fortuna...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                    Só por curiosidade, o filtro de gasóleo não serve para isso mesmo?
                    Não filtra 100% das impurezas. Se forem injectores modernos são extremamente sensíveis, fazem injeções mais frequentes, com menor volume de combustível e com pressões elevadíssimas, o que qualquer impureza por mais pequena que seja afecta os injectores.

                    Comentário


                      #11
                      Descobre a capacidade do depósito e depois enche-o quando estiveres com dois traços de forma a ficares a saber quantos litros ainda tinhas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        O filtro serve para enfeitar..



                        E se eu te disser que o filtro é um decantador de água com função de filtragem? E que deve ser purgado em cada revisão precisamente para retirar a água do filtro?
                        Bem, nesse caso estás a contribuir para o meu conhecimento, porque ignorava isso.

                        Já agora, pode haver alguns modelos em que o filtro não tenha o efeito pretendido? Isto é, mais sujeitos a não cumprir a função?

                        Já ouvi malta a queixar-se precisamente de ter passado água aos injectores, daí a questão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                          Bem, nesse caso estás a contribuir para o meu conhecimento, porque ignorava isso.

                          Já agora, pode haver alguns modelos em que o filtro não tenha o efeito pretendido? Isto é, mais sujeitos a não cumprir a função?

                          Já ouvi malta a queixar-se precisamente de ter passado água aos injectores, daí a questão.
                          Revisões fora de horas e manutenções low-cost.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Revisões fora de horas e manutenções low-cost.
                            Thanks.

                            Acho que foi para isto que o fórum foi criado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              O filtro serve para enfeitar..



                              E se eu te disser que o filtro é um decantador de água com função de filtragem? E que deve ser purgado em cada revisão precisamente para retirar a água do filtro?
                              Em doses maiores de impurezas, como acontece com o combustível existente no fundo do depósito, o filtro deixa passar algumas delas, não há filtros infalíveis.

                              Nem todos os filtros tem na sua parte inferior a separação para água, e os que têm a sua capacidade e muito baixa. Isso é algo que é mais comum em pesados e tractores agrícolas devido a maior possibilidade de condensação, principalmente nos tractores agrícolas. Mesmo assim há a possibilidade de passar água para o sistema de injeção se a quantidade de água no fundo do depósito for maior que o normal ou se o filtro separador estiver cheio de água.


                              Não se deve deixar chegar o combustível ao fim do depósito.

                              Comentário


                                #16
                                Mas o combustível é sempre "puxado" pela bomba no fundo do depósito de combustível, logo não devia haver diferença em ter o tanque cheio, semi-cheio ou na reserva ...

                                Comentário


                                  #17
                                  O lixo no deposito foi um mito que se criou, mas sem duvida que é preferível andar com o deposito cheio do que com ele vazio mas não por essas razoes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois realmente basta pensar que mesmo que o tubo de saída não fosse no fundo do depósito isso significaria que nunca iria sugar o lixo do fundo.

                                    Além disso com o chocalhar não acredito que fosse haver lixo no fundo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Anda com o depósito vazio. Se te roubarem o carro, não vão longe...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Anda com o depósito vazio. Se te roubarem o carro, não vão longe...
                                        Hãããããã? O que isso tem a haver com o tópico em questão?!?!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                          O lixo no deposito foi um mito que se criou, mas sem duvida que é preferível andar com o deposito cheio do que com ele vazio mas não por essas razoes.
                                          Não sou mecânico. Nem engenheiro mecânico. Nem especialista em combustíveis e armazenamento, nomeadamente depósitos de viaturas... Disclaimer feito, se disser alguma asneira corrijam.

                                          Com o depósito cheio a pressão à cota da tomada de combustível é mais alta.

                                          Logo, se no depósito houver uns meros uns meros litros, com o agitar de combustível é mais fácil serem arrastados possíveis detritos depositados na base.

                                          Será isto?

                                          Comentário

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