Em Março de 1998 surge o "massificador" de vendas da BMW, o "320d".
Foi com este motor que a BMW juntamente com o projecto E46 superou os requisitos no seu segmento. Excelente comportamento aliado a boas performances vs consumos contidos foram o apanágio desta popular versão pela Europa e não só!
M47 foi o sucessor do M41 (318tds). 1951cc, 136cv e 280nm eram os dados técnicos deste novo motor alimentado por uma bomba de alta pressão Bosch VP44 além do turbo Garrett 1549v.

Aplicado em:
* 318d/td E46 115cv (2001-2003)
* 320d E46 136cv (1998-2001)
* 520d E39 136cv (2000-2003)
M47TU 150cv (2001-2007)
Em Sembro de 2001 surge uma actualização profunda, designada de "Technical Update". Subiu a cilindrada para os 1995cc, foi adoptado o sistema de injecção common-rail de 2ª geração a 1600bar, turbo Garrett 1749v, além de herdar do motor M57 as famosas borboletas de admissão desenvolvidas pela Pierburg e BMW-Styer. A potencia subiu para os 150cv e 330nm superando os "poderosos" 320nm do motor ARL 1.9 TDi do Grupo Volkswagen.
Em meados de 2003 é substituída a caixa de 5 velocidades, por uma mais actual de 6 relações (ZF S6-37), além de aumento do veio das borboletas de admissão.
Devido as restritas normas Anti-Poluição em Julho(?) de 2004 o motor foi alvo de melhorias técnicas. Injectores mais eficientes Euro4, Turbo de accionamento electrónico, EGR com controlo mais eficiente além de sensores de monitorização.
Este motor foi também o primeiro diesel BMW num Cabrio na marca de Munique, nomeadamente o 320Cd Cabrio (2004-2007)

Aplicado em:
* 318d E46 115cv
* 320d; 320td; 320Cd E46 150cv
* X3 E83 150cv
M47TU2 163cv (2004-2007)
Estreado numa nova numeração da gama na BMW, o Serie 1 E87 estreou a ultima evolução deste motor. 163cv e 340nm. Foi o primeiro motor diesel presente no simulador de video-jogos da saga Gran Turismo, o PS4 da PlayStation.
As inovações face à ultima versão do M47TU 150cv são escassas, resumindo apenas a alteração para um turbo Mitsubishi (TF035) e pouco mais a destacar...!
As ultimas unidades foram melhoradas com um turbo Garrett 1752v.

Aplicado em:
* 118d E87 122cv
* 120d E87 163cv
* 318d E90/91 122cv
* 320d E90/91 163cv
* 520d E60/61 163cv
Problemas conhecidos:
* Bomba VP44 com duração precoce. (M47)
* Quebra do veio das Borboletas de admissão (M47TU e M47TU2). Há Kit de remoção, resolvendo definitivamente o problema.
* Desvulcanização da Poly da cambota.
* Termostatos com duração precoce.
Foi com este motor que a BMW juntamente com o projecto E46 superou os requisitos no seu segmento. Excelente comportamento aliado a boas performances vs consumos contidos foram o apanágio desta popular versão pela Europa e não só!
M47 foi o sucessor do M41 (318tds). 1951cc, 136cv e 280nm eram os dados técnicos deste novo motor alimentado por uma bomba de alta pressão Bosch VP44 além do turbo Garrett 1549v.

Aplicado em:
* 318d/td E46 115cv (2001-2003)
* 320d E46 136cv (1998-2001)
* 520d E39 136cv (2000-2003)
M47TU 150cv (2001-2007)
Em Sembro de 2001 surge uma actualização profunda, designada de "Technical Update". Subiu a cilindrada para os 1995cc, foi adoptado o sistema de injecção common-rail de 2ª geração a 1600bar, turbo Garrett 1749v, além de herdar do motor M57 as famosas borboletas de admissão desenvolvidas pela Pierburg e BMW-Styer. A potencia subiu para os 150cv e 330nm superando os "poderosos" 320nm do motor ARL 1.9 TDi do Grupo Volkswagen.
Em meados de 2003 é substituída a caixa de 5 velocidades, por uma mais actual de 6 relações (ZF S6-37), além de aumento do veio das borboletas de admissão.
Devido as restritas normas Anti-Poluição em Julho(?) de 2004 o motor foi alvo de melhorias técnicas. Injectores mais eficientes Euro4, Turbo de accionamento electrónico, EGR com controlo mais eficiente além de sensores de monitorização.
Este motor foi também o primeiro diesel BMW num Cabrio na marca de Munique, nomeadamente o 320Cd Cabrio (2004-2007)

Aplicado em:
* 318d E46 115cv
* 320d; 320td; 320Cd E46 150cv
* X3 E83 150cv
M47TU2 163cv (2004-2007)
Estreado numa nova numeração da gama na BMW, o Serie 1 E87 estreou a ultima evolução deste motor. 163cv e 340nm. Foi o primeiro motor diesel presente no simulador de video-jogos da saga Gran Turismo, o PS4 da PlayStation.
As inovações face à ultima versão do M47TU 150cv são escassas, resumindo apenas a alteração para um turbo Mitsubishi (TF035) e pouco mais a destacar...!
As ultimas unidades foram melhoradas com um turbo Garrett 1752v.

Aplicado em:
* 118d E87 122cv
* 120d E87 163cv
* 318d E90/91 122cv
* 320d E90/91 163cv
* 520d E60/61 163cv
Problemas conhecidos:
* Bomba VP44 com duração precoce. (M47)
* Quebra do veio das Borboletas de admissão (M47TU e M47TU2). Há Kit de remoção, resolvendo definitivamente o problema.
* Desvulcanização da Poly da cambota.
* Termostatos com duração precoce.

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