Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico BMW M47 120d, 320d e 520d

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico BMW M47 120d, 320d e 520d

    Em Março de 1998 surge o "massificador" de vendas da BMW, o "320d".

    Foi com este motor que a BMW juntamente com o projecto E46 superou os requisitos no seu segmento. Excelente comportamento aliado a boas performances vs consumos contidos foram o apanágio desta popular versão pela Europa e não só!

    M47 foi o sucessor do M41 (318tds). 1951cc, 136cv e 280nm eram os dados técnicos deste novo motor alimentado por uma bomba de alta pressão Bosch VP44 além do turbo Garrett 1549v.



    Aplicado em:

    * 318d/td E46 115cv (2001-2003)
    * 320d E46 136cv (1998-2001)
    * 520d E39 136cv (2000-2003)

    M47TU 150cv (2001-2007)

    Em Sembro de 2001 surge uma actualização profunda, designada de "Technical Update". Subiu a cilindrada para os 1995cc, foi adoptado o sistema de injecção common-rail de 2ª geração a 1600bar, turbo Garrett 1749v, além de herdar do motor M57 as famosas borboletas de admissão desenvolvidas pela Pierburg e BMW-Styer. A potencia subiu para os 150cv e 330nm superando os "poderosos" 320nm do motor ARL 1.9 TDi do Grupo Volkswagen.
    Em meados de 2003 é substituída a caixa de 5 velocidades, por uma mais actual de 6 relações (ZF S6-37), além de aumento do veio das borboletas de admissão.
    Devido as restritas normas Anti-Poluição em Julho(?) de 2004 o motor foi alvo de melhorias técnicas. Injectores mais eficientes Euro4, Turbo de accionamento electrónico, EGR com controlo mais eficiente além de sensores de monitorização.
    Este motor foi também o primeiro diesel BMW num Cabrio na marca de Munique, nomeadamente o 320Cd Cabrio (2004-2007)



    Aplicado em:

    * 318d E46 115cv
    * 320d; 320td; 320Cd E46 150cv
    * X3 E83 150cv

    M47TU2 163cv (2004-2007)

    Estreado numa nova numeração da gama na BMW, o Serie 1 E87 estreou a ultima evolução deste motor. 163cv e 340nm. Foi o primeiro motor diesel presente no simulador de video-jogos da saga Gran Turismo, o PS4 da PlayStation.
    As inovações face à ultima versão do M47TU 150cv são escassas, resumindo apenas a alteração para um turbo Mitsubishi (TF035) e pouco mais a destacar...!
    As ultimas unidades foram melhoradas com um turbo Garrett 1752v.



    Aplicado em:

    * 118d E87 122cv
    * 120d E87 163cv
    * 318d E90/91 122cv
    * 320d E90/91 163cv
    * 520d E60/61 163cv


    Problemas conhecidos:

    * Bomba VP44 com duração precoce. (M47)
    * Quebra do veio das Borboletas de admissão (M47TU e M47TU2). Há Kit de remoção, resolvendo definitivamente o problema.
    * Desvulcanização da Poly da cambota.
    * Termostatos com duração precoce.

    Editado pela última vez por Ribsan; 29 September 2016, 01:35.

    #2
    Boa iniciativa!

    Comentário


      #3
      Ainda na "família" existiu na extinta Rover/Land Rover a derivação M47R proveniente do primeiro M47 . O Grupo Rover e Styer reformularam o motor para aplicação transversal. Ao contrario da versão aplicada pela BMW pela bomba de alta pressão Bosch VP44, o M47R fez estreia do sistema common-rail em 1999.


      Comentário


        #4
        Um obrigado à maior poluição desnecessária que trouxeram com a massificação do diesel...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ConeDeAr Ver Post
          Um obrigado à maior poluição desnecessária que trouxeram com a massificação do diesel...
          LOOOL. Boa tentativa.

          Btw, ribsan, bom tópico! Como M47tista que sou, tenho de deixar as minhas marcas.

          Ainda acrescentava o problema dos turbos nos primeiros 150cv e nos primeiros 163cv.

          Atenção também aos proprietários deste motor para além de atenção às borboletas e aos termostátos numa primeira análise, convem apurarem a questão do filtro breather (aka filtro de respiro de óleo, ou separador de óleo), que contribui e muito para a saúde dos turbos. E o breather penso que não está no plano de manutenção "base" dos carros.

          Este motor tem alguns defeitos que não deviam existir, a polie da cambota é algo que dura há anos, desde o 320d 136cv em 1998, até no N47 de 184cv há casos de polie da cambota desvulcanizada.

          Comentário


            #6
            É a verdade Gmigas.

            Os pulmões de todos agradeciam se fosse tudo a gasolina, idealmente a GPL.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ConeDeAr Ver Post
              É a verdade Gmigas.

              Os pulmões de todos agradeciam se fosse tudo a gasolina, idealmente a GPL.
              Não.

              Os pulmões agradeciam se andasse tudo de bicicleta e veículos elétricos.

              Comentário


                #8
                Entao presumo que nao seja este que dá problemas da corrente? (o que dá problemas é o N47?)
                É que eu sempre gostava de ter um E46 320 CD (ou 330 mas isso já é pedir muito )

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                  Entao presumo que nao seja este que dá problemas da corrente? (o que dá problemas é o N47?)
                  É que eu sempre gostava de ter um E46 320 CD (ou 330 mas isso já é pedir muito )

                  Sim, é o N47.

                  Comentário


                    #10
                    Bom tópico Ribsan.
                    Tive um durante quase um ano, do ano 2000 que acabei por vender ao meu cunhado. Vai com 500.000kms.
                    No geral é um produto excelente.
                    Acho das melhores coisas que se podem comprar em usados para quem não tem possibilidades de gastar muito dinheiro.
                    Não sei mesmo se não voltarei a ter um novamente para o dia a dia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                      Não.

                      Os pulmões agradeciam se andasse tudo de bicicleta e veículos elétricos.
                      Sabes bem que isso não é possivel e já foi provado que os carros eléctricos de ecológicos têm pouco devido à reciclagem das baterias.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ConeDeAr Ver Post
                        Sabes bem que isso não é possivel e já foi provado que os carros eléctricos de ecológicos têm pouco devido à reciclagem das baterias.
                        Ah queres entrar por aí?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                          Ah queres entrar por aí?
                          Eu só falo do que leio.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                            LOOOL. Ainda acrescentava o problema dos turbos nos primeiros 150cv e nos primeiros 163cv.
                            E as MAF no modelo de 136 CV.
                            Se bem que em 2002 saiu um novo part-number que resolveu definitivamente o problemas das MAF dos modelos de 136 CV.

                            Já agora atenção aos injectores do modelo de 150 CV.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                              E as MAF no modelo de 136 CV.
                              Se bem que em 2002 saiu um novo part-number que resolveu definitivamente o problemas das MAF dos modelos de 136 CV.

                              Já agora atenção aos injectores do modelo de 150 CV.
                              Por acaso se há coisa que raramente ouço falar mal num 20d são os injectores.

                              Já noutros motores é o Deus ma libre.

                              Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                              Entao presumo que nao seja este que dá problemas da corrente? (o que dá problemas é o N47?)
                              É que eu sempre gostava de ter um E46 320 CD (ou 330 mas isso já é pedir muito )
                              O motor que vem montado nos CD para mim é a melhor versão deste bloco.

                              M47TU2 150cv Cx. 6 de 2003 a 2005. Borboletas off, termostátos revistos com frequência e meter gasóleo. Tive para comprar um 320d 150cv há 2 anos, nacional, edição 20 anos Baviera, na altura se calhar devia ter comprado, passado 1 ano comprei um 320d mas já é o de 163cv geração E90, ainda assim, lembro-me que gostei muito do E46.

                              Já o 150cv Cx. de 5 de 2001 a 2002 chegou-se a ouvir falar de um ou outro turbo.

                              Se apanhasse um 330CD Pack M, nacional, bem equipado, bem estimado e sem muitos kms era gajo para recuar uma geração sem grandes problemas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                Se apanhasse um 330CD Pack M, nacional, bem equipado, bem estimado e sem muitos kms era gajo para recuar uma geração sem grandes problemas.
                                Ja agora, com bom preço, avisa quando encontrares. Ah, e de preferencia sem azeite. E com interior creme

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post

                                  Btw, ribsan, bom tópico! Como M47tista que sou, tenho de deixar as minhas marcas.

                                  Ainda acrescentava o problema dos turbos nos primeiros 150cv e nos primeiros 163cv.

                                  Atenção também aos proprietários deste motor para além de atenção às borboletas e aos termostátos numa primeira análise, convem apurarem a questão do filtro breather (aka filtro de respiro de óleo, ou separador de óleo), que contribui e muito para a saúde dos turbos. E o breather penso que não está no plano de manutenção "base" dos carros.

                                  Este motor tem alguns defeitos que não deviam existir, a polie da cambota é algo que dura há anos, desde o 320d 136cv em 1998, até no N47 de 184cv há casos de polie da cambota desvulcanizada.
                                  Tinha que deixar algum "trabalho de casa" para ti!

                                  Tudo que descreves é real!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                                    Entao presumo que nao seja este que dá problemas da corrente? (o que dá problemas é o N47?)
                                    É que eu sempre gostava de ter um E46 320 CD (ou 330 mas isso já é pedir muito )
                                    Como o nto referiu esse é o outro! N47

                                    Para mim o 320Cd é o ideal, contudo o 330Cd eleva o ideal ao extremo!

                                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                    Bom tópico Ribsan.
                                    Tive um durante quase um ano, do ano 2000 que acabei por vender ao meu cunhado. Vai com 500.000kms.
                                    No geral é um produto excelente.
                                    Acho das melhores coisas que se podem comprar em usados para quem não tem possibilidades de gastar muito dinheiro.
                                    Não sei mesmo se não voltarei a ter um novamente para o dia a dia.
                                    Sem duvida que o conjunto E46/M47 é bom, embora algumas unidades do M47 conheceram alguns dissabores, mas no seu global é um excelente motor. Não serias o primeiro (nem o ultimo ) a cometer tal decisão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                      E as MAF no modelo de 136 CV.
                                      Se bem que em 2002 saiu um novo part-number que resolveu definitivamente o problemas das MAF dos modelos de 136 CV.

                                      Já agora atenção aos injectores do modelo de 150 CV.
                                      Sim as MAF`s foram corrigidas, e duvido que circule alguns com esta de origem.

                                      Os injectores no 150cv?! Desconheço problemas crónicos e contrariamente revelam bastante fiabilidade e bom compromisso de "carga" se aplicável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                        Sim as MAF`s foram corrigidas, e duvido que circule alguns com esta de origem.

                                        Os injectores no 150cv?! Desconheço problemas crónicos e contrariamente revelam bastante fiabilidade e bom compromisso de "carga" se aplicável.
                                        Lá por desconheceres, não significa que não hajam problemas.

                                        Apenas referi para ter atenção aos injectores do 150CV.
                                        Não falei em problemas crónicos nos injectores.


                                        Ainda no mês Agosto foram 2 (dois) 320d de 150CV de uns conhecidos meus que tiveram dissabores (pistão rachadado/furado) devido ao injector não "mijar" correctamente para o "penico".

                                        E pelo que sei dos carros em questão sempre foram bem tratados, um é de 2003 e o outro de 2004 e ambos na casa dos 250k quilómetros.
                                        Para mim não é surpresa nenhuma porque tenho familiares que trabalham com estes tipo de motores e já me tinham relatado alguns casos destes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                          Lá por desconheceres, não significa que não hajam problemas.

                                          Apenas referi para ter atenção aos injectores do 150CV.
                                          Não falei em problemas crónicos nos injectores.


                                          Ainda no mês Agosto foram 2 (dois) 320d de 150CV de uns conhecidos meus que tiveram dissabores (pistão rachadado/furado) devido ao injector não "mijar" correctamente para o "penico".

                                          E pelo que sei dos carros em questão sempre foram bem tratados, um é de 2003 e o outro de 2004 e ambos na casa dos 250k quilómetros.
                                          Para mim não é surpresa nenhuma porque tenho familiares que trabalham com estes tipo de motores e já me tinham relatado alguns casos destes.
                                          Isso é azar!

                                          Quase de certeza que são os Euro3

                                          Eu também trabalho com esses motores
                                          Editado pela última vez por Ribsan; 02 October 2016, 23:57.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X