Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda (urgente) nível de óleo, certo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda (urgente) nível de óleo, certo?

    Boa noite,

    Tenho um punto 1.2 de 2010 com 77 mil kms.

    Há três meses e meio foi à revisão e desde então fiz cerca de 6 mil kms.

    Na altura, foram colocados 2,7 litros de óleo. No manual do carro, diz que o óleo deve ser visto a cada 3 mil e que poderá ser eventualmente restabelecido.

    Hoje, fui verificar e parecia que não tinha óleo ou pelo menos parecia (a vareta está suja e essa sujidade dificulta ver com precisão o nível). Achei estranho, pois vi há umas três semanas e tudo okay. Abro a tampa de onde se coloca o óleo e vejo que existe óleo lá dento. Achei estranho, mas como nunca acendeu nenhuma luz indicadora de pouca pressão de óleo, deixei estar.

    Agora à noite, ando uns 10 kms com o carro e verifiquei novamente. Já conseguia ver claramente que a vareta tinha óleo (até além do maximo), e que um tubo que vai "buscar" o óleo, estava meio babado. Ah, e na tampa a mesma coisa. Continua com óleo lá dentro.

    Não noto consumos elevado, não noto nenhum barulho estranho.

    É normal haver óleo dentro dessa tampa? Ou o óleo só tem que estar no carter e no filtro? Será que tenho óleo a mais e daí ter os tais tubos um pouco babados?

    Obrigado

    #2
    Para tirares as teimas, primeiro de tudo, faz isso com o motor frio e há algum tempo parado e numa superfície plana, assim tiras todas as dúvidas de uma vez.
    Caso o óleo ainda esteja muito transparente utiliza uma lanterna para te ajudar a verificar o brilho do óleo.

    Comentário


      #3
      Acabei mesmo agora de fazer isso. A vareta tem óleo e no reservatório da tampa também tem.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
        Para tirares as teimas, primeiro de tudo, faz isso com o motor frio e há algum tempo parado e numa superfície plana, assim tiras todas as dúvidas de uma vez.
        Caso o óleo ainda esteja muito transparente utiliza uma lanterna para te ajudar a verificar o brilho do óleo.
        Nem todos os carros se deve ver o óleo com o motor completamente frio. Em alguns deve ver-se Ainda quente 5 ou 10 min depois de parar. Numa superfície plana.

        Comentário


          #5
          Tens de limpar a vareta antes de a voltares a enfiar lá dentro para ver o óleo.
          A tampa por onde se mete o óleo é a tampa das válvulas. É normal ter óleo lá dentro. Os canais por onde circula o óleo têm de irrigar o motor todo senão as peças em metal com o atrito colavam rapidamente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
            Nem todos os carros se deve ver o óleo com o motor completamente frio. Em alguns deve ver-se Ainda quente 5 ou 10 min depois de parar. Numa superfície plana.
            No manual diz que devo verificar o óleo, 5 minutos depois de parar o carro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
              Tens de limpar a vareta antes de a voltares a enfiar lá dentro para ver o óleo.
              A tampa por onde se mete o óleo é a tampa das válvulas. É normal ter óleo lá dentro. Os canais por onde circula o óleo têm de irrigar o motor todo senão as peças em metal com o atrito colavam rapidamente.
              Pensei que não era normal ter óleo nessa tampa. Sendo assim, já estou mais descansado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                Tens de limpar a vareta antes de a voltares a enfiar lá dentro para ver o óleo.
                A tampa por onde se mete o óleo é a tampa das válvulas. É normal ter óleo lá dentro. Os canais por onde circula o óleo têm de irrigar o motor todo senão as peças em metal com o atrito colavam rapidamente.


                Ora nem mais, quando pretendes verificar o nível de oleo na vareta, tens de a tirar primeiro e limpar a dita, voltando a colocar e retirar de seguida.

                Sendo que aí, é que verás mesmo nível.

                Comentário


                  #9
                  mas esse motor só leva 2.7 litros?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                    mas esse motor só leva 2.7 litros?
                    Esse era o meu sonho, o meu pesadelo é ter um motor que emborca 8 litros

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Ora nem mais, quando pretendes verificar o nível de oleo na vareta, tens de a tirar primeiro e limpar a dita, voltando a colocar e retirar de seguida.

                      Sendo que aí, é que verás mesmo nível.

                      Claro. Retiro a vareta, limpo-a, e depois volto a colocar no reservatório. Espero uns segundos e repito o processo.. o papel fica sujo, mas nada de muito. Não sei se terá a ver com a viscosidade do óleo ou se já está a terminar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Ora nem mais, quando pretendes verificar o nível de oleo na vareta, tens de a tirar primeiro e limpar a dita, voltando a colocar e retirar de seguida.

                        Sendo que aí, é que verás mesmo nível.

                        Claro. Retiro a vareta, limpo-a, e depois volto a colocar no reservatório. Espero uns segundos e repito o processo.. o papel fica sujo, mas nada de muito. Não sei se terá a ver com a viscosidade do óleo ou se já está a terminar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                          mas esse motor só leva 2.7 litros?
                          Sim, só leva 2.7 litros.

                          Comentário


                            #14
                            tenho tambem uma duvida
                            quando tiro a vareta a marca do oleo esta uns centimetros acima do maximo
                            depois limpo e volto a colocar e retiro novamente
                            e depois ja esta um pouco abaixo do maximo.

                            o motor é um izuso de2.5 diesel de uma carrinha opel campo
                            o oleo é novo mudei ha pouco tempo BP VISCO 15W40.
                            Levou quase 4.5l com filtro.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X