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Carros elétricos - quanto duram?

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    Carros elétricos - quanto duram?

    Olá a todos,

    Tenho uma questão que ainda não consegui resolver.

    Como sabem, a média de KM feita por um motor a diesel sem dar grandes chatisses, por norma, dependendo da marca, é de cerca de 300.000km.

    Gostava de saber se alguém sabe de algum carro elétrico que tenha chegado já a tal kilometragem. Qual a esperança média de vida de um elétrico? Tive a ver no OLX e Custo Justo e não achei nada com mais de 80.000km, para venda em 2ª mão.

    Já alguém viu um elétrico a circular com pelo menos uns 200.000 ou algo assim? Costumam dar chatisses estes motores?

    #2
    os motores são a menor das tuas preocupações, diz antes as baterias.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JonhyFull Ver Post
      Como sabem, a média de KM feita por um motor a diesel sem dar grandes chatisses, por norma, dependendo da marca, é de cerca de 300.000km.
      É? Onde te baseias nessa estatística?!

      Edit: Os elétricos são maioritariamente utilizados em cidade e em percursos não muito longos. Como tal, é normal que o valor de km's percorridos não seja muito grande nas viaturas usadas à venda.


      BTW: todos os 5 veículos a diesel que tive foram despachados com menos de 200k km e todos eles com problemas sérios de motor e periféricos...
      Editado pela última vez por TSport; 10 October 2016, 15:08.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zebster Ver Post
        os motores são a menor das tuas preocupações, diz antes as baterias.
        Ok, seja como for, falando de motores, já há algum registo de carros com mais de 200.000km?

        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
        É? Onde te baseias nessa estatística?!

        Edit: Os elétricos são maioritariamente utilizados em cidade e em percursos não muito longos. Como tal, é normal que o valor de km's percorridos não seja muito grande nas viaturas usadas à venda.


        BTW: todos os 5 veículos a diesel que tive foram despachados com menos de 200k km e todos eles com problemas sérios de motor e periféricos...
        Pois quanto a isso não sei, mas todos os carros diesel que tive, um deles chegou mesmo aos 500.000km com o motor de origem e com internos de origem... (Corsa B 1.7D)

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          #5
          Os motores elétricos têm pouco desgaste, e podem durar centenas de milhares de Kms praticamente sem manutenção.

          Com disseram e bem, o problema são as baterias. São bem mais caras que os motores e ainda não se sabe bem qual é a duração esperada destas novas baterias de lítio...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Os motores elétricos têm pouco desgaste, e podem durar centenas de milhares de Kms praticamente sem manutenção.

            Com disseram e bem, o problema são as baterias. São bem mais caras que os motores e ainda não se sabe bem qual é a duração esperada destas novas baterias de lítio...
            Obrigado pela resposta. Fiquei esclarecido.

            Comentário


              #7
              Um exemplo
              Depois de 320.000 kilómetros, a batería do Model S só perdeu uns 6% de capacidade.


              http://forococheselectricos.com/2016...capacidad.html

              Comentário


                #8
                E o motor deve fazer uns milhões de km antes e precisar de mudar o óleo...não admira que os fabricantes prefiram impingir TDIs ao pessoal.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ricomini Ver Post
                  Um exemplo
                  Depois de 320.000 kilómetros, a batería do Model S só perdeu uns 6% de capacidade.


                  http://forococheselectricos.com/2016...capacidad.html
                  também só tem 1 ano... pode ter muitas cargas mas é pouco tempo para falar sobre a bateria.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zebster Ver Post
                    também só tem 1 ano... pode ter muitas cargas mas é pouco tempo para falar sobre a bateria.
                    Nas baterias de lítio o principal factor de perda de capacidade é o número de ciclos de carga. Tanto quanto sei o tempo não é um factor muito significativo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                      Nas baterias de lítio o principal factor de perda de capacidade é o número de ciclos de carga. Tanto quanto sei o tempo não é um factor muito significativo
                      A temperatura também é um fator a ter em conta... bem como as correntes máximas de carga e descarga... e por vezes bastam pequenas impurezas nalguns módulos para provocar um efeito em cadeia catastrófico...

                      A duração das baterias ainda é uma grande incógnita...

                      ...mas eu diria que é uma questão de tempo até elas serem fiáveis e duráveis.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                        Nas baterias de lítio o principal factor de perda de capacidade é o número de ciclos de carga. Tanto quanto sei o tempo não é um factor muito significativo
                        Exacto. A ideia de carregar em casa e no trabalho (2 cargas por dia) matam a bateria bem depressa...

                        Mas quanto mais vazias as baterias, menos peso

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                          Exacto. A ideia de carregar em casa e no trabalho (2 cargas por dia) matam a bateria bem depressa...
                          O que é bem depressa? Quais os dados que tens para afirmar que as baterias têm "morrido" depressa?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JonhyFull Ver Post

                            Como sabem, a média de KM feita por um motor a diesel sem dar grandes chatisses, por norma, dependendo da marca, é de cerca de 300.000km.
                            Médias... lol
                            Há premiuns com surpresa... nem um terço fazem.


                            Quanto aos electricos, o problema são as baterias, não o(s) motor(es).

                            O problema das baterias é o mesmo de qualquer aparelho que use a mesma tecnologia litium.
                            Os ciclos de carga, má gestão dos modos de carga e a exposição a fontes de calor que as vai matando.
                            Quanto melhor fôr o sistema de carga e mais modos de gestão de carga tiver, melhor será a durabilidade das baterias.
                            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 10 October 2016, 19:08.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              E o motor deve fazer uns milhões de km antes e precisar de mudar o óleo...não admira que os fabricantes prefiram impingir TDIs ao pessoal.
                              Como se o sonho do pessoal fosse ter um carro que faça 1M de km, quando muita gente faz 10-15 kkm lol

                              Comentário


                                #16
                                Eu diria que num eléctrico pouco tens de te preocupar comparado com um motor de combustão.

                                O motor de combustão tem carradas de peças móveis e sistemas acessórios. O motor eléctrico é bem mais simples.

                                Há só a questão das baterias, mas aí nem é uma questão de durarem, é uma questão de ires perdendo alguma autonomia com o passar do tempo.

                                De qualquer das formas é um problema que tenderá a deixar de ser relevante à medida que as autonomias vão aumentando.

                                Comentário


                                  #17
                                  Com as temperaturas tipicas dos verões portugueses, principalmente alentejo e algarve as baterias devem perder um pulmão a cada ano.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso não é bem assim.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há os que vão fazer a escolha e depois há os que vão ser obrigados a fazer a escolha, a tendência é para proibir os carros de combustão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                        Exacto. A ideia de carregar em casa e no trabalho (2 cargas por dia) matam a bateria bem depressa...

                                        Mas quanto mais vazias as baterias, menos peso
                                        Não percebi se estavas no gozo ou a falar a sério, de todas as formas isso não podia estar mais errado.

                                        Para uma bateria de Lítio é bem melhor muitas cargas parciais do que cargas totais.

                                        As baterias de lítio não viciam com cargas parciais, no entanto à duas coisas que não lhe fazem muito bem, o aquecimento e as descargas totais.

                                        No caso das viaturas eléctricas a descarga total nunca acontece, os próprios carros estão preparados para não deixar consumir uma parte considerável da carga. Já a temperatura não é tão fácil de controlar, no caso da BMW (que é obviamente o que conheço melhor) esta questão foi pensada e se o carro estiver à carga ao sol e a temperatura da bateria subir o carro liga automaticamente a refrigeração da bateria.

                                        Ainda bem que o público ainda não percebeu que os eléctricos são muito mais fáceis de manter que os motores de combustão, se não as oficinas estavam paradas sem trocas de óleos e filtros!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                          Exacto. A ideia de carregar em casa e no trabalho (2 cargas por dia) matam a bateria bem depressa...

                                          Mas quanto mais vazias as baterias, menos peso
                                          O que dizes é totalmente incorrecto!!!

                                          Um ciclo de carga de carga não tem nada a ver com carregares um pouco em casa e um pouco no trabalho. Um ciclo de carga corresponde a carregares uma bateria no valor total da sua capacidade seja isso em várias cargas parciais seja numa carga longa. Ou seja na prática quando se fala em ciclos de carga fala-se equivalentemente em quantidade de energia que se consumiu das baterias.


                                          De resto tal como o eu diz a temperatura, correntes máximas e claro a qualidade de construção têm impacto na vida útil das baterias.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                            O que dizes é totalmente incorrecto!!!

                                            Um ciclo de carga de carga não tem nada a ver com carregares um pouco em casa e um pouco no trabalho. Um ciclo de carga corresponde a carregares uma bateria no valor total da sua capacidade seja isso em várias cargas parciais seja numa carga longa. Ou seja na prática quando se fala em ciclos de carga fala-se equivalentemente em quantidade de energia que se consumiu das baterias.


                                            De resto tal como o eu diz a temperatura, correntes máximas e claro a qualidade de construção têm impacto na vida útil das baterias.
                                            É me claro que carregar 80% ou duas vezes 40% é igual; aplica-se o mesmo para 2 vezes 50% ou uma descarga e recarga completa?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                              Nas baterias de lítio o principal factor de perda de capacidade é o número de ciclos de carga. Tanto quanto sei o tempo não é um factor muito significativo
                                              O tempo é um dos maiores factores.
                                              A bateria de lítio, quando não é utilizada, só vê a performance a degradar-se e a resistência interna das mesma a aumentar, o que limita a capacidade de carga e de descarga.
                                              Ao contrário do que muitos pensam, quanto mais a voltagem desce mais aquecem ao serem utilizadas, por isso o ideal é que tenham sempre carga longe da mínima.
                                              Editado pela última vez por Whisperdancer; 11 October 2016, 08:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                É me claro que carregar 80% ou duas vezes 40% é igual; aplica-se o mesmo para 2 vezes 50% ou uma descarga e recarga completa?
                                                Não é.
                                                Quando a bateria tem 20% de carga e é solicitada, degrada-se mais depressa do que se tiver 60% quando solicitada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                  As baterias de lítio não viciam com cargas parciais, no entanto à duas coisas que não lhe fazem muito bem, o aquecimento e as descargas totais.
                                                  Nem imaginas a quantidade de gente que ainda acha que deve descarregar as baterias dos telemóveis até ao fim para não viciarem.

                                                  Eu tento explicar que a melhor forma de pouparem a bateria do telemóvel é terem-no sempre ligado à carga e que fazerem grandes descargas só prejudica, mas não acreditam.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Veja-se pelos comboios.

                                                    Os diesel ( e se fossem a gasolina seria pior ) ao fim de 20 anos ou 30 estão mais do que gastos.

                                                    Já os comboios eléctricos estão plenos de saude mesmo ao fim de 30 anos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                      Nem imaginas a quantidade de gente que ainda acha que deve descarregar as baterias dos telemóveis até ao fim para não viciarem.

                                                      Eu tento explicar que a melhor forma de pouparem a bateria do telemóvel é terem-no sempre ligado à carga e que fazerem grandes descargas só prejudica, mas não acreditam.
                                                      O ideal é não exceder os 80% da capacidade, carregar a 100% também encurta a vida das baterias.
                                                      A faixa ideal é dos 40 aos 80%.

                                                      Para paragem prolongada devem ser armazenadas com 60% da carga. (quando comprarem um telefone novo vejam qual é o nível da carga que eles trazem)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zebster Ver Post
                                                        O ideal é não exceder os 80% da capacidade, carregar a 100% também encurta a vida das baterias.
                                                        A faixa ideal é dos 40 aos 80%.

                                                        Para paragem prolongada devem ser armazenadas com 60% da carga. (quando comprarem um telefone novo vejam qual é o nível da carga que eles trazem)
                                                        É isso. Embora os 80% podem eventualmente ser um pouco mais. P.ex. alguns laptops têm gestão automática da carga para maximizar a vida da bateria e dependendo do grau de agressividade da gestão podem funcionar com carga máxima a 80% ou podem chegar a 95% caso se queira um melhor equilíbrio entre autonomia sem carga e vida útil da bateria.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Veja-se pelos comboios.

                                                          Os diesel ( e se fossem a gasolina seria pior ) ao fim de 20 anos ou 30 estão mais do que gastos.

                                                          Já os comboios eléctricos estão plenos de saude mesmo ao fim de 30 anos.
                                                          Ou os troleicarros como este que circula em Coimbra à 32 anos e continua cheio de força para subir a íngreme colina rumo a Celas pela Conchada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zebster Ver Post
                                                            O ideal é não exceder os 80% da capacidade, carregar a 100% também encurta a vida das baterias.
                                                            A faixa ideal é dos 40 aos 80%.

                                                            Para paragem prolongada devem ser armazenadas com 60% da carga. (quando comprarem um telefone novo vejam qual é o nível da carga que eles trazem)
                                                            O ideal seria dar para definir um modo de poupança de vida útil de bateria em que não ultrapassasse os 80% de carga e fizesse cargas lentas.

                                                            No caso geral é preferível ter o telemóvel o dia todo ligado ao carregador do que deixá-lo descarregar e carregar de seguida.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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