Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com troca de propriedade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema com troca de propriedade

    Algures em 2011 vendi um carro velho por cerca de 250€ com um problema de motor a um senhor que nunca fez a troca de propriedade, mas no entanto foi fazendo inspecções (penso eu) e pago o selo do carro.
    Durante estes anos fui recebendo, por vezes, portagens de SCUT, mas sempre valores baixos (no total cerca de 15€) que paguei para não ter chatices, já que não tinha o contacto do sr.
    Em 2015 fui alertado para o facto de poder vir a ter problemas por ter essa viatura ainda em meu nome, se fosse, por exemplo, utilizado para algo ilícito, e pedi a apreenção administrativa dos documentos no IMTT.
    Recentemente fui contactado pelo comprador por carta para a minha nova morada a "reclamar" que não não conseguiu realizar a inspecção e enviou uma declaração de venda para eu assinar para passar o carro para nome da esposa (declaração datada deste ano).
    O comprador diz que enviou várias cartas durante o último ano para a minha morada antiga, inclusive com aviso de recepção.


    Como pedi a apreenção dos documentos, tenho possibilidade de assinar a declaração de venda sem resolver essa situação primeiro?
    Se eu assinar agora a declaração de venda não estou a admitir que a viatura sempre estevem em minha posse durante estes anos e eu sou "responsável" por ela e por eventuais danos que ela tenha provocado?
    Poderá haver aqui alguma jogada que não esteja a compreender?
    Acho muito estranho tanto trabalho por uma viatura deste valor comprada à 5 anos atrás.


    Tendo em conta o valor do carro, e o facto de o comprador não ter alterado a propriedade durante 3/4 anos, estou tentado a cancelar os documentos e não me preocupar mais com isso.

    #2
    Originalmente Colocado por dsilva Ver Post
    Tendo em conta o valor do carro, e o facto de o comprador não ter alterado a propriedade durante 3/4 anos, estou tentado a cancelar os documentos e não me preocupar mais com isso.

    No seu caso era o que eu faria.

    Comentário


      #3
      o maior erro foi logo teu, vendes-te a viatura devias ter logo tratado da transferência de propriedade com quem vendeste o carro e agora não estavas com essas chatices, no entanto nem tanto ao mar nem tanto há terra, anulas o pedido de anulação de matricula, e vais ter com o homem e tratam de mudar a propriedade para o nome dele, e pedes para ele te pagar as viagens nas scud's...

      mudaste de casa, não ficaste com contactos, ou seja foi uma venda feita um pouco há balda, agora imagina, se ele este tempo todo, não tivesse pago os impostos ou feito para ai umas trafulhices, estava tudo em teu nome...

      resolves isso a bem e ficas com isso resolvido...

      Comentário


        #4
        Não me parece de todo que o homem esteja de má fé.
        Isso foi em 2011 e ele sempre fez tudo direitinho, provavelmente o carro até é para um filho ou assim.
        Apenas falou contigo agora porque não consegue fazer a inspeção, e não vai andar com o carro ilegal não é?
        Eu resolvia isso a bem. Podes é mostrar-lhe as faturas das portagens pagas e pedir o pagamento.

        Comentário


          #5
          Pera aí, andavas a pagar portagens alheias porque não querias ter chatices?, e agora que o tal senhor quer regularizar a situação, estás de pé atrás?
          Há aqui qualquer coisa nesta história que não bate muito certo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
            Pera aí, andavas a pagar portagens alheias porque não querias ter chatices?, e agora que o tal senhor quer regularizar a situação, estás de pé atrás?
            Há aqui qualquer coisa nesta história que não bate muito certo.

            Andei a pagar portagens pois tinha um valor relativamente baixo e não tinha como contactar o comprador.
            O comprador apenas me contactou passado 4/5 anos de lhe ter vendido a viatura.
            Estou de pé atrás pois não sei que consequências pode ter eu fazer agora a transferência de propriedade.
            Penso não ser infundada a minha desconfiança, tendo em conta os valores envolvidos para resolver o assunto.
            Não tem que fazer inspecção B?

            Não entendo o que não bate certo.
            Editado pela última vez por dsilva; 13 October 2016, 15:44. Razão: Ortografia

            Comentário


              #7
              Eu não assinava nada, sem primeiro me informar bem das possíveis consequências.

              Comentário


                #8
                Uma questão um bocado off-topic, pode-se fazer transferência de propriedade online?
                Ou é sempre preciso ir a uma conservatória?

                Comentário


                  #9
                  Posso responder-te o que faria eu no teu caso pois já estive com uma situação gémea à tua e foi o que fiz.

                  Em 2008 vendi o meu carro, e verifiquei passado algum tempo que o sujeito não transferiu a propriedade, isto por consulta no Portal das Finanças. Liguei-lhe passado um ano e ele dizia que sim, e depois não fazia nada. Continuava a pagar o IUC, já não era muito mau. Voltei a ligar-lhe ao 2º ano com a mesma conversa. Aí pediu-me para lhe substituir a declaração de venda por causa da data, que iria pagar multa e coisa e tal. Disse-lhe que não era problema meu pois sabia lá eu o que se tinha passado entretanto. Voltou a não transferir o registo e disse-lhe que iria cancelar-lhe os documentos e o tipo começou a ameaçar-me. Foi aí que deixei de ter dúvidas e pedi apreensão da viatura.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                    Eu não assinava nada, sem primeiro me informar bem das possíveis consequências.
                    seria o que eu faria em primeiro lugar. se desse stresses, cancelava e pronto. ou mehor, abatia a matrícula mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      se assinares nova declaraçãode venda mete a data em que vendeste efectivamente o carro

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                        Posso responder-te o que faria eu no teu caso pois já estive com uma situação gémea à tua e foi o que fiz.

                        Em 2008 vendi o meu carro, e verifiquei passado algum tempo que o sujeito não transferiu a propriedade, isto por consulta no Portal das Finanças. Liguei-lhe passado um ano e ele dizia que sim, e depois não fazia nada. Continuava a pagar o IUC, já não era muito mau. Voltei a ligar-lhe ao 2º ano com a mesma conversa. Aí pediu-me para lhe substituir a declaração de venda por causa da data, que iria pagar multa e coisa e tal. Disse-lhe que não era problema meu pois sabia lá eu o que se tinha passado entretanto. Voltou a não transferir o registo e disse-lhe que iria cancelar-lhe os documentos e o tipo começou a ameaçar-me. Foi aí que deixei de ter dúvidas e pedi apreensão da viatura.
                        Já aconteceu igualzinho com 2 familiares diferentes.

                        Os compradores nunca quiseram saber, respondiam sempre "iam tratar" mas nada.

                        Até ao dia em que foi pedida a apreensão dos veículos (isto já alguns anos depois) e pouco depois foram mandados parar pela polícia, lá ligavam todos chateados que pagaram multa e tal como se tivessem toda a razão do mundo.

                        Infelizmente há muita gente com muita má vontade e má fé por este mundo fora.

                        Por isso é que no dia em que se compra/vende um carro, deve-se tratar logo de tudo no próprio dia (pagamento e registo de propriedade), sem qualquer desculpa.

                        Comentário


                          #13
                          Nunca entendi isto de vender um carro a um estranho sem mudar de nome, mas se calhar sou eu que sou demasiado desconfiado!

                          Eu não lhe vendia o carro de novo sem ter a certeza que ele pagou o IUC por ti, nem sem receber o dinheiro das portagens.
                          Por isso, para minimizar os riscos, ele devolve-te o carro e está a andar. Como não precisas dele, não tem IPO em dia e até já mandaste apreender os documentos, é só entregar num centro de abate.

                          E continuas sem saber se ele fez alguma asneira grave com o teu carro!!

                          Comentário


                            #14
                            Se assinares a declaração de venda não metas a data de hoje, pois assim quer dizer que legalmente estás a assinar um documento em que assumes responsabilidade por tudo o que o carro fez durante os últimos 5 anos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              se assinares nova declaraçãode venda mete a data em que vendeste efectivamente o carro
                              Era isto que eu faria, além de pedir para ser ressarcido das portagens pagas. Assim fica um documento em que vendeste o carro em 2011.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho ideia que o IMTT não aceita documentos datados com mais de dois anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Dar baixa e seguir com a vida. Não tens obrigação nenhuma de andar a resolver o que o comprador nunca se preocupou. Ele que o venda às peças

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                    Nunca entendi isto de vender um carro a um estranho sem mudar de nome, mas se calhar sou eu que sou demasiado desconfiado!

                                    Eu não lhe vendia o carro de novo sem ter a certeza que ele pagou o IUC por ti, nem sem receber o dinheiro das portagens.
                                    Por isso, para minimizar os riscos, ele devolve-te o carro e está a andar. Como não precisas dele, não tem IPO em dia e até já mandaste apreender os documentos, é só entregar num centro de abate.

                                    E continuas sem saber se ele fez alguma asneira grave com o teu carro!!
                                    Para estarmos a falarmos de moralismos também convêm não esquecer que o carro foi vendido, a pessoa que abriu o tópico recebeu o dinheiro...
                                    O user tem todo o direito de ver este assunto resolvido nem que seja com o cancelamento da matricula ou algo do género e até mesmo ser indemnizado por algum prejuízo, agora no meu ver não pode (não deve) exigir o carro de volta seria faltar à palavra dada até porque pelo que parece assinou um documento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      se assinares nova declaraçãode venda mete a data em que vendeste efectivamente o carro
                                      nessa situação, o registo é feito com multa na mesma

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                        Se assinares a declaração de venda não metas a data de hoje, pois assim quer dizer que legalmente estás a assinar um documento em que assumes responsabilidade por tudo o que o carro fez durante os últimos 5 anos.
                                        Se tiver a declaração de venda original, não há problema. Pode salvaguardar-se ainda mais pedindo que o comprador assine documento escrito (para facilidade de prova) assuma a propriedade e posse do veículo durante os últimos cinco anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                          nessa situação, o registo é feito com multa na mesma
                                          sim, em vez de 65, paga 130€, e daí? se não queria pagar multa tinha 60 dias depois da data da compra para regularizar

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X