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Carro ideal para percursos com muitas subidas

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    Carro ideal para percursos com muitas subidas

    Boa noite a todos,

    Vivo na Madeira, possuo um clio 1.2 de 1991 e queria trocar de carro, pois para além do meu clio já ser bem velhinho, consome cerca de 10,3lt/100 e o desempenho na maior parte das subidas deixa a desejar.

    Tendo em conta que faço apenas cerca de 5000 - 6000 km/ano e vivo numa região com um revelo muito acidentado, que carro na vossa opinião deveria comprar?

    (Pensei comprar a diesel, pois a cilindrada ajudar-me-ia nas subidas, mas tendo em conta os míseros km que faço anualmente, não me compensa...)

    Grata por toda a ajuda/sugestões que me puderem dar.

    Patrícia

    #2
    Um carro a gasolina recente com turbo dependendo do orçamento.
    Tens de ajudar mais, há algures um questionário de compra de carro, copias para aqui e colas, preenches o que souberes, o resto deixas...
    Sem saber por exemplo quanto queres gastar e o espaço que precisas, podemos dizer aqui que o ideal seria um BMW M5

    Comentário


      #3
      Turbo é fundamental (alto binário a baixas rotações) mas para além disso equacionaria uma caixa automática.

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        #4
        O ideal seria mesmo um carro do segmento C com um motor turbo diesel de alta cilindrada.

        Por exemplo, um Golf 2.0 TDI

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Turbo é fundamental (alto binário a baixas rotações) mas para além disso equacionaria uma caixa automática.
          O turbo, pelo contrário, é dispensavel.

          Na Madeira, num arranque inclinado, ou se queima imensa embraiagem para o turbo acordar (1700rpm para cima), ou simplesmente o carro morre.

          Comentário


            #6
            Um hibrido a gasolina. Ou elétrico puro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
              O turbo, pelo contrário, é dispensavel.

              Na Madeira, num arranque inclinado, ou se queima imensa embraiagem para o turbo acordar (1700rpm para cima), ou simplesmente o carro morre.
              Isso é irrelevante se estiver combinado com uma caixa automática (tradicional) uma vez que aí não há uma embraiagem para queimar, pelo menos não existe no mesmo sentido que existe numa caixa manual

              Comentário


                #8
                Eu na Madeira aluguei um Smart Fortwo a gasolina automático e aquilo ainda bebeu uns 6/8 litros de média mas não me deixou mal em nenhuma subida.

                No meu caso até achei as descidas mais perigosas pois mesmo indo devagar, o gasto que aquilo dá aos travões é imenso (fiquei com os calços a fumegar na descida do pico Areeiro tudo até cá abaixo).

                Também tens que ver se, apesar do elevado consumo, tendo em conta que fazes poucos quilómetros se calhar a diferença para um carro novo não compensa a eventual poupança que vais ter no combustível.

                Comentário


                  #9
                  Sem valores e se queres novo ou usado é dificil ajudar-te...

                  Quanto a consumo, penso que mesmo num pequeno carro a gasolina recente, dificilmente irás baixar dos 9l/100, com otimismo 8,5....

                  Comentário


                    #10
                    Vais querer um carro com uma boa relação de potência/peso para não te morrer nas subidas.

                    Já pensaste num eléctrico? Além de teres logo mais binário disponível a baixas rotações, o que é útil para arranques em subidas, a travagem regenerativa permite-te recuperar alguma energia nas descidas. Também suponho que não vás fazer viagens muito longas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Turbo é fundamental (alto binário a baixas rotações) mas para além disso equacionaria uma caixa automática.
                      Sem perceber muito de motores discordo do que disseste. Um atmosférico de grande cilindrada é bem mais adequado que um turbo. Ou aceleras sempre bastante um motor com turbo ou parece uma arrastadeira no arranque.

                      Para poucos kms, trajetos pequenos, um elétrico seria o ideal. Binário sempre disponível, e penso que a Madeira seria o ideal para usar um veículo destes.

                      Comentário


                        #12
                        eletrico será o melhor: muito binário a partir de 0rpm para as subidas e regeneração nas descidas.

                        Comentário


                          #13
                          As condições não são assim tão extremas, um citadino a rondar os 100 cv e 200 Nm gasolina faz isso tranquilamente.

                          Comentário


                            #14
                            eu se fosse a ti comprava um toyota hibrido ou um elétrico. Quanto é o teu orçamento?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                              Ou aceleras sempre bastante um motor com turbo ou parece uma arrastadeira no arranque.
                              Depende dos motores. Eu tenho um carro com o motor 2.0 TDI CR 143 cv e ele aguenta-se bem em baixos regimes. A partir das 1200 rpm tem logo força...

                              Comentário


                                #16
                                Mais um voto para elétrico!

                                Comentário


                                  #17
                                  http://www.standvirtual.com/carros/a.../iOn/P8896327/

                                  Comentário


                                    #18
                                    Dependerá sempre do orçamento, mas o que interessa nesse caso é binário em baixas rotações. Qualquer turbodiesel permite isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                      Dependerá sempre do orçamento, mas o que interessa nesse caso é binário em baixas rotações. Qualquer turbodiesel permite isso.
                                      Das duas uma, ou tens um turbodiesel com grande cilindrada ou nunca andaste com um turbodiesel de baixa cilindrada.

                                      Têm melhor arranque os Toyota Yaris 1.0 ou o Smart que tenha na empresa do que o meu Auris turbodiesel de serviço. O Auris para arrancar precisa de pedir licença à tartaruga. Se quiser arrancar mais em força já tenho de arrancar sempre em aceleração, mais de 1800 rpm. Senão tenho sempre ali um lag.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                                        Das duas uma, ou tens um turbodiesel com grande cilindrada ou nunca andaste com um turbodiesel de baixa cilindrada.

                                        Têm melhor arranque os Toyota Yaris 1.0 ou o Smart que tenha na empresa do que o meu Auris turbodiesel de serviço. O Auris para arrancar precisa de pedir licença à tartaruga. Se quiser arrancar mais em força já tenho de arrancar sempre em aceleração, mais de 1800 rpm. Senão tenho sempre ali um lag.
                                        Obviamente, o Yaris e o Smart são carros mais leves, não precisam de tanto binário para mover o seu peso. Mas duvido que nas subidas se aguentem bem devido ao binário baixo que produzem. Um motor de ciclo diesel produz por natureza mais binário que um otto, por exemplo.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                          Obviamente, o Yaris e o Smart são carros mais leves, não precisam de tanto binário para mover o seu peso. Mas duvido que nas subidas se aguentem bem devido ao binário baixo que produzem. Um motor de ciclo diesel produz por natureza mais binário que um otto, por exemplo.
                                          Estou simplesmente a falar do arranque. É claro que o Auris depois começa a desenvolver, mas no arranque, lolol... Na Madeira coitadinha da embraiagem.... Mais vale o GT350

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Turbo é fundamental (alto binário a baixas rotações) mas para além disso equacionaria uma caixa automática.
                                            Caixa automática? Só podes esta a brincar... Terrenos com inclinação elevada é absolutamente fundamental ter o controlo total da transmissão.

                                            Um conselho? Arranjar um carro com caixa reduzida. Carros com relações longas são de fugir.
                                            E um carro a diesel. Mais vale ter um dci/tdi de 65 cavalos que um atmosférico a gasolina 1.6.
                                            O turbo é fundamental.

                                            O elétrico tem também a vantagem de não perder potência com a altitude. Já andei num Nissan Leaf com 4/5 pessoas em subidas inclinadas e aquilo até nem se desenrasca mal.
                                            Editado pela última vez por Azathoth; 14 October 2016, 17:46.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Azathoth Ver Post
                                              Caixa automática? Só podes esta a brincar... Terrenos com inclinação elevada é absolutamente fundamental ter o controlo total da transmissão.

                                              Um conselho? Arranjar um carro com caixa reduzida. Carros com relações longas são de fugir.
                                              E um carro a diesel. Mais vale ter um dci/tdi de 65 cavalos que um atmosférico a gasolina 1.6.
                                              O turbo é fundamental.

                                              O elétrico tem também a vantagem de não perder potência com a altitude. Já andei num Nissan Leaf com 4/5 pessoas em subidas inclinadas e aquilo até nem se desenrasca mal.
                                              Exacto, basicamente é isto. O eléctrico tem a vantagem de ter bastante binário para a potência que o motor eléctrico produz, e de o ter todo disponível desde as 0 "rpm".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Azathoth Ver Post
                                                Caixa automática? Só podes esta a brincar... Terrenos com inclinação elevada é absolutamente fundamental ter o controlo total da transmissão.

                                                Um conselho? Arranjar um carro com caixa reduzida. Carros com relações longas são de fugir.
                                                E um carro a diesel. Mais vale ter um dci/tdi de 65 cavalos que um atmosférico a gasolina 1.6.
                                                O turbo é fundamental.

                                                O elétrico tem também a vantagem de não perder potência com a altitude. Já andei num Nissan Leaf com 4/5 pessoas em subidas inclinadas e aquilo até nem se desenrasca mal.
                                                Hoje em dia com uma boa caixa auto tens controlo total, e travam com o motor a descer melhor que muitos condutores com uma caixa manual.

                                                No âmbito deste tópico estão-se a confundir duas coisas.
                                                1. Circular em nacionais/AE com declives acentuados
                                                2. Manobras e condução citadina em ruas inclinadas

                                                Dado que o autor/a do tópico faz poucos kms julgo que serão importantes as 2 situações.

                                                Sim um diesel tem facilidade no ponto n1, mas para tão pouca kilometragem, não é usualmente recomendado.
                                                Para o ponto 2, alguns pequenos diesel podem até ter mais dificuldade que atmosféricos a gasolina pois são turbo dependentes.
                                                (Já me aconteceu no meu)

                                                Sem ter indicação de orçamento/segmento é difícil dar resposta concreta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                  Dependerá sempre do orçamento, mas o que interessa nesse caso é binário em baixas rotações. Qualquer turbodiesel permite isso.
                                                  Interessa o binário... e a potência. Sem potência vê-se à rasca para fazer as subidas visto que o binário só lhe serve para subir devagarinho a baixas rpm.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                    O turbo, pelo contrário, é dispensavel.

                                                    Na Madeira, num arranque inclinado, ou se queima imensa embraiagem para o turbo acordar (1700rpm para cima), ou simplesmente o carro morre.
                                                    Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                                                    Sem perceber muito de motores discordo do que disseste. Um atmosférico de grande cilindrada é bem mais adequado que um turbo. Ou aceleras sempre bastante um motor com turbo ou parece uma arrastadeira no arranque.

                                                    Para poucos kms, trajetos pequenos, um elétrico seria o ideal. Binário sempre disponível, e penso que a Madeira seria o ideal para usar um veículo destes.
                                                    Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                                                    Das duas uma, ou tens um turbodiesel com grande cilindrada ou nunca andaste com um turbodiesel de baixa cilindrada.

                                                    Têm melhor arranque os Toyota Yaris 1.0 ou o Smart que tenha na empresa do que o meu Auris turbodiesel de serviço. O Auris para arrancar precisa de pedir licença à tartaruga. Se quiser arrancar mais em força já tenho de arrancar sempre em aceleração, mais de 1800 rpm. Senão tenho sempre ali um lag.
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Depende dos motores. Eu tenho um carro com o motor 2.0 TDI CR 143 cv e ele aguenta-se bem em baixos regimes. A partir das 1200 rpm tem logo força...
                                                    É isto. Nem todos os turbodiesel (ou a gasolina) sofrem de turbo lag, ou pelo menos assim pronunciado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para todos os que estão a sugerir elétricos para andar na Madeira, gostava que falassem da autonomia nessas condições.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                        Para todos os que estão a sugerir elétricos para andar na Madeira, gostava que falassem da autonomia nessas condições.
                                                        E se for a pensar na pegada ambiental também não vale muito a pena pois mais de 50% da energia elétrica produzida no arquipélago resulta da queima de fuelóleo e gasóleo.

                                                        E a gasolina com Kit GPL ninguém recomenda?
                                                        E um turbo a gasolina? Algo tipo Opel Mokka 1.4T ou algo assim? Na ilha não há classe 2 nas portagens...e é um carrinho popular entre o sexo feminino...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                                          que roubo fdx

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                            Obviamente, o Yaris e o Smart são carros mais leves, não precisam de tanto binário para mover o seu peso. Mas duvido que nas subidas se aguentem bem devido ao binário baixo que produzem. Um motor de ciclo diesel produz por natureza mais binário que um otto, por exemplo.
                                                            Errado , um motor de igual cilindrada a versao a gasolina origina maior binario e mais potencia que um diesel e está mais que debatido isso , por isso deixemos de mitos !

                                                            Neste caso um motor ecoboost com binario maximo logo em baixas rotaçoes ( mais baixo que o diesel ) é o ideal e os 125cvs chegam e sobram para locomover o fiesta

                                                            Comentário

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