Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Atraso do DUA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Atraso do DUA

    Alguém me sabe dizer em quanto tempo (+/-) é que o DUA é entregue ao proprietário?

    Comprei um carro novo a 24 de agosto e até agora nada de DUA...e mais dia menos dia termina a declaração de circulação passada pelo concessionário ...
    Editado pela última vez por dmabm; 14 October 2016, 11:13.

    #2
    Não existe uma data fixa para que o documento venha... O que tens a fazer é contactar com o vendedor que te vendeu o carro e ir pedindo a declaração até o DUA chegar o que podes.fazer é passar num centro immt e perguntar se o DUA do teu veículo já foi emitido ou para quando está previsto eles podem te responder

    PS: não tem data de entrega média porque a minha mãe comprou um carro novo a cerca de dois anos e o DUA demorou cerca de 6 meses a chegar também conheço outra pessoa que comprou o carro e veio relativamente rápido...
    Editado pela última vez por plintin; 14 October 2016, 02:18.

    Comentário


      #3
      troquei de carro em maio e o demorou pa i uma semana... o mais demorado qeu tive ate hoje foi um mes....

      eu se fosse a ti ia ao stand dar um aperto a eles pois se for preciso ainda nem trataram de nada e os teus papeis andam la perdidos numa gaveta qualquer...

      ja agora agora vai ao portal das finanças e tens la uma zona de consulta e podes ver os carros que tao em teu nome e vez se ja deu entrada no sistema ou nao pois passados uns dias de dar entrada no sistema actualiza a lista la e assim sabes logo se ja deu entrada e ainda nao chegou a casa ou se ainda nem sequer deu entrada no sistema....

      é que se nao deu entrada de nada podes ter problemas se tiveres alguma azar o seguro salta fora pois o carro nao é teu... o carro so é legalmente teu a partir da data que vem no dua data de venda ou se nao se efectuar a mudança de nome o carro é teu durante os 30 dias de validade da declaraçao de venda e que no teu caso ja passou de prazo, ou seja ate dar entrada no sistema o carro nao é teu.... tas a ver o filme nao tas....

      a declaração do stand de pouco ou nada serve pois tanto quanto sei so ha 2 coisas validas perante a lei no que a propriedade do carro DUA ou declaraçao de venda durante 30 dias....

      Comentário


        #4
        O veículo por esta altura já deve aparecer no Portal das Finanças. Se não aparecer é sinal que algo se passou no registo (ou não foi feito) e é apertar rapidamente com o concessionário.

        Se aparece, pode simplesmente ter-se extraviado e pede-se uma segunda via.

        Eu quando comprei um carro em Maio, o DUA só apareceu 1 mês e meio depois mas já chegou a aparecer noutros casos em semana e meia.

        Comentário


          #5
          O carro foi comprado a credito? Quando o carro é comprado a credito os tempos são mais alargados.

          Os 3 carros que comprei a pronto o DU demorou menos de 2 semanas. Um foi à 5 anos outro à 2 anos e outro em setembro.

          Sei que pago a credito demora perto dos 2 meses, mas nao sei o motivo.

          Comentário


            #6
            Os prazos começam a contar após o pedido feito, por isso tens apenas de saber quando o concessionário fez o pedido. Para isso questiona-os diretamente.

            Comentário


              #7
              Respondendo de modo geral...


              Tenho verificado no site da finanças com alguma regularidade e ainda não figura lá.

              O stand emitiu-me logo 2 declarações..uma válida até setembro e outra até outubro (carro comprado em agosto).

              O pagamento foi feito a pronto.

              Acho estranho esta demora, pois há 2 anos comprei um carro também ele a pronto (neste caso, usado) e o DUA levou cerca de 2-3 semanas a chegar
              Editado pela última vez por dmabm; 14 October 2016, 11:14.

              Comentário


                #8
                Eu comprei o meu no final de Maio e ainda não tenho o DUA.
                Mas sei que eles só fizeram o pedido o mês passado, de modo a eu puder colocar a minha nova morada.
                Questiona o concessionário que eles dizem te logo quando fizeram o pedido.

                Comentário


                  #9
                  Tenho de falar com o gajo tenho..

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado pelas respostas pessoal! ;)

                    Comentário


                      #11
                      No entanto a minha declaração de compra e venda não tem qualquer validade, nem refere isso.

                      Comentário


                        #12
                        Estás pior que eu então ahah. Isso perante as autoridades até te pode levantar problemas..mas esperemos que não.

                        Comentário


                          #13
                          Vai ao site das finanças e vês logo se o carro está em teu nome. Se não estiver, eu preocupava-me. Se estiver, pode-se ter extraviado a carta nos correios. Podes sempre ligar para o IMT e perguntar. De qualquer das formas, primeiro passo é site das finanças.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Vai ao site das finanças e vês logo se o carro está em teu nome. Se não estiver, eu preocupava-me. Se estiver, pode-se ter extraviado a carta nos correios. Podes sempre ligar para o IMT e perguntar. De qualquer das formas, primeiro passo é site das finanças.
                            Já fui e não está registado ainda..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Vai ao site das finanças e vês logo se o carro está em teu nome. Se não estiver, eu preocupava-me. Se estiver, pode-se ter extraviado a carta nos correios. Podes sempre ligar para o IMT e perguntar. De qualquer das formas, primeiro passo é site das finanças.
                              Não é para o IMT, mas para o IRN - http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_...to-de-veiculos

                              Comentário


                                #16
                                Contactado o IRN foi-me dito que o concessionário ainda não procedeu ao pedido de emissão e que devo fazer alguma pressão...E a pressão já seguiu por email...

                                Comentário


                                  #17
                                  A mim também só pediram depois de eu os "relembrar".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parece que comigo foi igual. Já tenho uma nova declaração de circulação com a justificação de que a documentação está atrasada. Vamos ver durante quantos mais tempo..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu comprei um carro usado num concessionário no fim de Julho e demorou 3-4 semanas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eles nos novos tendem a engonhar porque envolve mais partes ( importadores).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Apre, carro entregue novo em Novembro e vamos a mais de meio de janeiro e ainda não recebi nenhum DUA, mas já me aparece o carro no site das finanças.

                                          o DUA chega por carta normal ou carta registada?

                                          Raios pa isto, agora a declaração já passou do prazo e se for mandado parar posso ter problemas


                                          Entretanto estou a tentar entrar em contacto com o concessionário pa ver se me passam novos papeis .....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Apre, carro entregue novo em Novembro e vamos a mais de meio de janeiro e ainda não recebi nenhum DUA, mas já me aparece o carro no site das finanças.

                                            o DUA chega por carta normal ou carta registada?

                                            Raios pa isto, agora a declaração já passou do prazo e se for mandado parar posso ter problemas


                                            Entretanto estou a tentar entrar em contacto com o concessionário pa ver se me passam novos papeis .....
                                            Eu estou na mesma situação: carro levantado dia 21 de novembro e nada de DUA! Em relação à guia de circulação tens de passar no concessionário e pedir nova guia, caso contrário arrisca multa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O DUA vem com registo simples. Liguem para o IRN, que eles dizem-vos como está o processo e, caso tenha sido enviado por correio, podem-vos dar o tracking number do registo, para confirmarem se a carta está a caminho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                Eu comprei um carro usado num concessionário no fim de Julho e demorou 3-4 semanas
                                                E demorou muito. Comprei uma mota na última semana de julho e demorou duas semanas certas. O problema é que muitos stands também demoram a entregar as papeladas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ok thanks, entretanto vou ver se o concessionário me consegue mandar isso por e-mail mas era bom demais para ser verdade.

                                                  Para já só o facto de conseguir falar com o departamento em questão ja ajudava

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Entretanto já consegui : enviaram via mail um novo documento provisório por mais 2 meses , vamos lá ver se entretanto chega o DUA.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X