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Vale a pena manter um FIAT Cinquecento Sport de 1996?

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    Vale a pena manter um FIAT Cinquecento Sport de 1996?

    Viva,

    Vale a pena manter um FIAT Cinquecento Sport de 1996?

    Há uns meses coloquei-o à venda e tive ofertas (não sei até que ponto concretizáveis) entre 300 e 400 EUR. Tinha definido um preço mínimo de 500 EUR, mas só poderia vender a quem soubesse o que estava a comprar, pois o carro é já bastante antigo.

    Depois disso, já gastei:

    1. substituição de bateria, 57,38 EUR
    2. substituição do radiador da chofagem, 128,90 EUR
    3. substituição de tubo (de metal) do circuito de refrigeração, 100,17 EUR
    4. IPO, 30,54 EUR
    5. seguro, 145,09 EUR
    6. IUC, 35,59 EUR


    Ou seja, depois de o anúncio ter expirado, e de não o ter vendido ao preço que queria, 500 EUR, já gastei nele praticamente 500 EUR.

    O carro não é meu, mas é de meu usufruto, embora não o costume usar, pois uso um Renault Clio de 1998 (meu e em bastante melhor estado) e uma carrinha Renault Mégane (da empresa onde trabalho, para meu usufruto).

    Ontem ficou-me a meio de uma subida no Bairro Alto em Lisboa. Graças a uns voluntários (à força) lá o empurrámos para o topo. Tentei pôr o motor a trabalhar, engatado, numa descida a seguir e nada. Dá ideia de ser ou cabos da bateria mal apertados (as braçadeiras rodam em torno dos bornes da bateria) ou a bomba de injeção de combustível. Irá de reboque para a oficina. Se não for um simples aperto das ligações da bateria deve ser coisa para cerca de 200 EUR.

    Sei que um carro não se pode medir apenas pelo valor comercial. Obviamente vale para mim bem mais de 500 EUR. Mas até que ponto será compensatório mantê-lo?

    Antecipadamente grato pelas vossas opiniões,
    João M. S. Silva

    #2
    Se o valor sentimental lhe dá vontade de o manter a única questão aqui é se o esforço financeiro para tal lhe faz ou não muita comichão na carteira. Eu tenho mantido um jazz de 2002 que leva quase 320.000km em cima sempre a ouvir os meus familiares a dizer "vende isso que vai ser só despesa a partir de agora", e oiço isto á anos.

    Nos ultimos 2 anos partiu a caixa e precisou á pouco tempo de bobines de ignição o que ficou pela módica quantia de 1700 euros num carro que tem um valor comercial de 1050 euros aqui em frança. Agora a questão era: Com 1700 euros comprava um carro em melhor estado? Resposta: Não!

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      #3
      Se tens um clio e um carro de empresa e não, o unico uso do Fiat é levar-te dinheiro por isso...

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        #4
        Já não devias era ter gasto esses 500 euros que gastaste. O problema foi esse. Agora ficas sem saber o que fazer.

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          #5
          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Já não devias era ter gasto esses 500 euros que gastaste. O problema foi esse. Agora ficas sem saber o que fazer.
          Partilho a opinião e tendo outras viaturas de Apoio e um gasto escusado. Mas ve o tema de outra forma, gastaste esse dinheiro e se o venderes recebes esse dinheiro portanto o saldo é zero, contudo mantendo o carro qual será avavaria que vem a seguir? aí começa a ficar saldo negativo

          Comentário


            #6
            tens garagem com espaço? sem sim, guarda-o que daqui a 15 anos é um clássico

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
              tens garagem com espaço? sem sim, guarda-o que daqui a 15 anos é um clássico
              Essa opção tb é válida, no entanto entendi q n estaria assim em tão bom tratado.

              Comentário


                #8
                Se estivesse em bom estado, era de manter se houvesse valor sentimental . Sendo uma fonte de problemas é de vender à melhor oferta (nem que seja 100€) ou abater para acabar com as despesas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                  Se o valor sentimental lhe dá vontade de o manter a única questão aqui é se o esforço financeiro para tal lhe faz ou não muita comichão na carteira. Eu tenho mantido um jazz de 2002 que leva quase 320.000km em cima sempre a ouvir os meus familiares a dizer "vende isso que vai ser só despesa a partir de agora", e oiço isto á anos.

                  Nos ultimos 2 anos partiu a caixa e precisou á pouco tempo de bobines de ignição o que ficou pela módica quantia de 1700 euros num carro que tem um valor comercial de 1050 euros aqui em frança. Agora a questão era: Com 1700 euros comprava um carro em melhor estado? Resposta: Não!
                  Os teus familiares tinham razão!

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                    #10
                    Há um certo pânico de se gastar numa reparação mais do que o valor do carro, mas não é a reparação que é cara, o carro é que tem pouco valor de mercado.

                    Esse cinquecento é divertido de conduzir, muito fiável ( se partir a correia de distribuição o motor não sofre muito ) , pneus baratos, manutenção acessível, ideal se se quiser, para andar em cidade de forma divertida, económica, e cabe em todo o lado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                      Os teus familiares tinham razão!

                      Achas? Depois da reparação da caixa já tive carro para mais 3 anos.
                      Achas que se tivesse comprado um carro novo só tinha perdido em desvalorização os 1400 euros do valor da caixa?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Esse cinquecento é divertido de conduzir, muito fiável ( se partir a correia de distribuição o motor não sofre muito ) , pneus baratos, manutenção acessível, ideal se se quiser, para andar em cidade de forma divertida, económica, e cabe em todo o lado
                        Tens razão naquilo que dizes... mas apenas para quem percebe um pouco de mecânica, que em casa resolve esses problemas as peças são baratas se formos nós a comprar.
                        Para quem leva sempre o carro à oficina pequenas avarias tornam-se grandes despesas assim um carro deste ( qualquer carro "velho" ) é uma fonte de despesa.

                        Neste sentido cabe ao user saber até onde poder ir o sentido de valor sentimental .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                          Achas? Depois da reparação da caixa já tive carro para mais 3 anos.
                          Achas que se tivesse comprado um carro novo só tinha perdido em desvalorização os 1400 euros do valor da caixa?
                          Exactamente a minha maneira de pensar... O meu carro pouco mais vale que 1000eur... Eu nos últimos 3 anos fiz a revisão de correia e bomba de água, amortecedores, molas, travões, pneus, ou seja, gastei bem mais do que ele vale... Se valeu a pena? Pra mim sim, com este dinheiro não comprava nada, o carro é económico (GPL) e de motor continua saudável. Além disto, gosto do carro, nunca me deixou apeado e tudo correndo bem, há-de morrer nas minhas mãos com muitos kms e boa idade, já leva 18 anos, 217.000kms.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                            Exactamente a minha maneira de pensar... O meu carro pouco mais vale que 1000eur... Eu nos últimos 3 anos fiz a revisão de correia e bomba de água, amortecedores, molas, travões, pneus, ou seja, gastei bem mais do que ele vale... Se valeu a pena? Pra mim sim, com este dinheiro não comprava nada, o carro é económico (GPL) e de motor continua saudável. Além disto, gosto do carro, nunca me deixou apeado e tudo correndo bem, há-de morrer nas minhas mãos com muitos kms e boa idade, já leva 18 anos, 217.000kms.
                            O jazz aqui leva 14 anos e está a chegar aos 320. Enquanto o custo mensal de reparações for menor que a prestação de um carro novo não me importo de o manter, até porque em 14 anos a unica avaria foi mesmo a caixa e as bobines, que eram só 3 mas optei por trocar as 8. Vendo bem, fora a despesa normal de um carro seja ele novo ou velho estes 1700 euros em reparações não programadas a dividir pelos 14 anos de uso que dei ao carro fica por uma quantia de 121€/ano, ou seja, 10 euros por mês em reparações. E pelo estado em que se encontra acredito que ainda terei carro para mais um par de anos, provavelmente ainda me desfaço dele por querer comprar outro do que por ter avariado.

                            Acima de tudo o jazz está pago á quase 10 anos e é meu. Daí para cá o custo de o manter tem sido minimo em comparação a um crédito novo e a meu ver só há que aproveitar.
                            Editado pela última vez por blakke; 16 October 2016, 15:44.

                            Comentário


                              #15
                              É correcto, tal como o meu... Além de carro pago, o equipamento GPL foi à muito amortizado também. Ou seja, meto 10eur e sem preocupações de acelerador faço mais de 200kms (não sei ao certo a média pois é coisa que não ligo muito), além disto, o uso que dou ao carro é só pra passeios... No dia a dia não uso, vou comprar um carro novo para quê? O que pagaria por um novo dá muito combustível, portagens e estadias pros passeios em família, e o carro não se nega a nada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jmss Ver Post
                                Viva,

                                Vale a pena manter um FIAT Cinquecento Sport de 1996?

                                Há uns meses coloquei-o à venda e tive ofertas (não sei até que ponto concretizáveis) entre 300 e 400 EUR. Tinha definido um preço mínimo de 500 EUR, mas só poderia vender a quem soubesse o que estava a comprar, pois o carro é já bastante antigo.

                                Depois disso, já gastei:

                                1. substituição de bateria, 57,38 EUR
                                2. substituição do radiador da chofagem, 128,90 EUR
                                3. substituição de tubo (de metal) do circuito de refrigeração, 100,17 EUR
                                4. IPO, 30,54 EUR
                                5. seguro, 145,09 EUR
                                6. IUC, 35,59 EUR


                                Ou seja, depois de o anúncio ter expirado, e de não o ter vendido ao preço que queria, 500 EUR, já gastei nele praticamente 500 EUR.

                                O carro não é meu, mas é de meu usufruto, embora não o costume usar, pois uso um Renault Clio de 1998 (meu e em bastante melhor estado) e uma carrinha Renault Mégane (da empresa onde trabalho, para meu usufruto).

                                Ontem ficou-me a meio de uma subida no Bairro Alto em Lisboa. Graças a uns voluntários (à força) lá o empurrámos para o topo. Tentei pôr o motor a trabalhar, engatado, numa descida a seguir e nada. Dá ideia de ser ou cabos da bateria mal apertados (as braçadeiras rodam em torno dos bornes da bateria) ou a bomba de injeção de combustível. Irá de reboque para a oficina. Se não for um simples aperto das ligações da bateria deve ser coisa para cerca de 200 EUR.

                                Sei que um carro não se pode medir apenas pelo valor comercial. Obviamente vale para mim bem mais de 500 EUR. Mas até que ponto será compensatório mantê-lo?

                                Antecipadamente grato pelas vossas opiniões,
                                João M. S. Silva
                                despacha isso, com essa idade já empatas-te dinheiro desnecessariamente nele, e por experiência esse modelo da Fiat é bastante problemático a nível eléctrico, e com essa idade ainda pior, logo quando te ofereceram 300\400€ por ele é o valor dele, devias ter despachado logo o dito e não estar a espera que te dessem 500€ como querias, pois uma coisa é o carro valer x no mercado e tu queres Y mais, e depois é o que se vê...

                                simplesmente despacha isso há melhor oferta e acabou-se e já sais prejudicado com o dinheiro que já lá empatas-te, que já não vais recuperar...

                                infelizmente é assim as coisas num mundo automóvel... há muito tempo que já devias ter questionado se valia apena gastar dinheiro nele, a resposta garantidamente seria não...

                                Comentário


                                  #17
                                  Ouve-se com cada coisa por aqui... Então mas o estado geral de um automóvel avalia-se pela idade???

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dynaudio Ver Post
                                    Ouve-se com cada coisa por aqui... Então mas o estado geral de um automóvel avalia-se pela idade???
                                    também, e é aqui o problema do user ter um carro que valia x, com n problemas e tentou vende-lo e ao invés de o despachar logo há melhor oferta, o ego falou mais alto e acabou por enterrar mais n em reparações num carro que nem é dele e se pouco ou nada serve, e já está novamente com problemas, logo mais despesas...

                                    agora o factor idade se estivesse estado quieto não tinha gasto dinheiro desnecessariamente que o carro comercialmente não vale, e já não vai recuperar, pois já investiu mais que o seu valor comercial, num carro que nem se serve...

                                    percebido...

                                    o outro caso é teres um carro velho em que pouca despesa dá e vais mantendo até lhe caírem as rodas, o que já foi falado mais atrás, ai a história é outra, agora estar a gastar dinheiro em algo que não se serve e problemático, é mandar dinheiro fora...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Devo ter um pensamento muito antigo então, pois acho que é sempre preferível investir em peças, do que uma batelada de dinheiro num novo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        "O carro não é meu, mas é de meu usufruto, embora não o costume usar, pois uso um Renault Clio de 1998 (meu e em bastante melhor estado) e uma carrinha Renault Mégane (da empresa onde trabalho, para meu usufruto)."

                                        Se tem mais dois carros e nem o costuma utilizar qual é mesmo a ideia de o manter? Enterrar dinheiro a fundo perdido?

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Dynaudio Ver Post
                                          Devo ter um pensamento muito antigo então, pois acho que é sempre preferível investir em peças, do que uma batelada de dinheiro num novo.
                                          O utilizador já tem dois carros em bom estado, esse pensamento não se aplica neste caso

                                          Comentário


                                            #22
                                            é enfardar! sei que por 500 ou 1000 não compras nada, mas se calhar nem precisas assim tanto dele e em 2 anos juntas para algo minimamente em condições. agora gastaste 500, estão gastos, quando der uma problema mais caro, se calhar mais valerá mandá-lo para o abate.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jmss Ver Post
                                              Viva,

                                              Vale a pena manter um FIAT Cinquecento Sport de 1996?

                                              Há uns meses coloquei-o à venda e tive ofertas (não sei até que ponto concretizáveis) entre 300 e 400 EUR. Tinha definido um preço mínimo de 500 EUR, mas só poderia vender a quem soubesse o que estava a comprar, pois o carro é já bastante antigo.

                                              Depois disso, já gastei:

                                              1. substituição de bateria, 57,38 EUR
                                              2. substituição do radiador da chofagem, 128,90 EUR
                                              3. substituição de tubo (de metal) do circuito de refrigeração, 100,17 EUR
                                              4. IPO, 30,54 EUR
                                              5. seguro, 145,09 EUR
                                              6. IUC, 35,59 EUR


                                              Ou seja, depois de o anúncio ter expirado, e de não o ter vendido ao preço que queria, 500 EUR, já gastei nele praticamente 500 EUR.

                                              O carro não é meu, mas é de meu usufruto, embora não o costume usar, pois uso um Renault Clio de 1998 (meu e em bastante melhor estado) e uma carrinha Renault Mégane (da empresa onde trabalho, para meu usufruto).

                                              Ontem ficou-me a meio de uma subida no Bairro Alto em Lisboa. Graças a uns voluntários (à força) lá o empurrámos para o topo. Tentei pôr o motor a trabalhar, engatado, numa descida a seguir e nada. Dá ideia de ser ou cabos da bateria mal apertados (as braçadeiras rodam em torno dos bornes da bateria) ou a bomba de injeção de combustível. Irá de reboque para a oficina. Se não for um simples aperto das ligações da bateria deve ser coisa para cerca de 200 EUR.

                                              Sei que um carro não se pode medir apenas pelo valor comercial. Obviamente vale para mim bem mais de 500 EUR. Mas até que ponto será compensatório mantê-lo?

                                              Antecipadamente grato pelas vossas opiniões,
                                              João M. S. Silva
                                              Racionalmente não faz grande sentido manter. Emocionalmente, que é o que acaba por interessar, apenas você poderá responder.

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                                                #24
                                                Tenho um de 1996 guardado, está avariado mas como tenho espaço fica por cá, acho um carrito bastante engraçado e já se vêm poucos na rua.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jmss Ver Post
                                                  Viva,

                                                  Vale a pena manter um FIAT Cinquecento Sport de 1996?

                                                  Há uns meses coloquei-o à venda e tive ofertas (não sei até que ponto concretizáveis) entre 300 e 400 EUR. Tinha definido um preço mínimo de 500 EUR, mas só poderia vender a quem soubesse o que estava a comprar, pois o carro é já bastante antigo.

                                                  Depois disso, já gastei:

                                                  1. substituição de bateria, 57,38 EUR
                                                  2. substituição do radiador da chofagem, 128,90 EUR
                                                  3. substituição de tubo (de metal) do circuito de refrigeração, 100,17 EUR
                                                  4. IPO, 30,54 EUR
                                                  5. seguro, 145,09 EUR
                                                  6. IUC, 35,59 EUR


                                                  Ou seja, depois de o anúncio ter expirado, e de não o ter vendido ao preço que queria, 500 EUR, já gastei nele praticamente 500 EUR.

                                                  O carro não é meu, mas é de meu usufruto, embora não o costume usar, pois uso um Renault Clio de 1998 (meu e em bastante melhor estado) e uma carrinha Renault Mégane (da empresa onde trabalho, para meu usufruto).

                                                  Ontem ficou-me a meio de uma subida no Bairro Alto em Lisboa. Graças a uns voluntários (à força) lá o empurrámos para o topo. Tentei pôr o motor a trabalhar, engatado, numa descida a seguir e nada. Dá ideia de ser ou cabos da bateria mal apertados (as braçadeiras rodam em torno dos bornes da bateria) ou a bomba de injeção de combustível. Irá de reboque para a oficina. Se não for um simples aperto das ligações da bateria deve ser coisa para cerca de 200 EUR.

                                                  Sei que um carro não se pode medir apenas pelo valor comercial. Obviamente vale para mim bem mais de 500 EUR. Mas até que ponto será compensatório mantê-lo?

                                                  Antecipadamente grato pelas vossas opiniões,
                                                  João M. S. Silva

                                                  Eu reparava.

                                                  Só acho é que compraste peças e pagáste a montagem com valor inflacionado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o preço do tubo até assusta! um pouco diferente, mas no geral igual, um colega meu tinha um problema de refrigeração no saxo. queriam 250€. foi a outro lado, identificaram o problema e levaram... 6€ por um pedaço de tubo de "plástico duro".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                      Eu reparava.

                                                      Só acho é que compraste peças e pagáste a montagem com valor inflacionado.
                                                      Atrás como já referi, quem recorre sempre a uma oficina para resolver seja qual for o problema, a manutenção acaba por ser sempre cara, assim fica carro manter um carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                        Atrás como já referi, quem recorre sempre a uma oficina para resolver seja qual for o problema, a manutenção acaba por ser sempre cara, assim fica carro manter um carro.
                                                        infelizmente nem todos nascem com aptidão para mexer em certas e determinadas coisas, logo é mais que natural que recorram a quem sabe...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                          Tens razão naquilo que dizes... mas apenas para quem percebe um pouco de mecânica, que em casa resolve esses problemas as peças são baratas se formos nós a comprar.
                                                          Para quem leva sempre o carro à oficina pequenas avarias tornam-se grandes despesas assim um carro deste ( qualquer carro "velho" ) é uma fonte de despesa.

                                                          Neste sentido cabe ao user saber até onde poder ir o sentido de valor sentimental .
                                                          Ah, claro, mas eu referia-me principalmente ao preço das peças em si, que nestes motores é de valores bem aceitáveis.

                                                          Quanto à mão de obra, sim, sai caro claro, mas quanto mais simples for o motor, menos hora são precisas para arranjar seja o que for.

                                                          De qualquer forma, barato barato sim, só para quem compra as peças e faz manutenção em casa, que não é o meu caso infelizmente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Depois de avaliar todas as respostas, retiro algumas conclusões.

                                                            Não se pode comparar o valor de mercado de um automóvel com o custo das suas reparações. Temos sim que compará-los com o custo de aquisição de um outro carro, pois vender um carro só por si não resolve nenhum problema.

                                                            Neste momento estou a usar o carro, pois o Clio chumbou na IPO (o Cinquecento passou sem qualquer anotação) e está impedido de levar carga e passageiros. Está então agora o Clio na oficina e entretanto a minha mulher anda com o Cinquecento que acabou de vir da oficina (quando o Cinquecento estava da oficina tive que recorrer ao Megane para transportar o meu filho). O custo de substituição do relé da bomba de combustível e do captor de impulsos foi de quase 170 EUR. A maior parte foi mão-de-obra, 4 h, mas alguém tinha que depurar o problema.

                                                            Portanto, neste momento o Cinquecento, por mais 170 EUR, dá para andar todos os dias. Claro que não é um carro moderno, confortável, mas isso paga-se. E há quem dê valor a isso e quem não dê.

                                                            Para já não sei se o vou vender, mas nunca por menos de 500 EUR (ninguém é obrigado a comprar). Mesmo assim, 500 EUR dá apenas para 2 meses de prestação de um carro novo. Ou 10 meses de passe para os transportes públicos. Mas os transportes públicos não são viáveis para todas as deslocações.

                                                            Talvez mais tarde entregue os dois, Clio e Cinquecento, para abate em troca de um carro elétrico usado ("nunca" comprarei um carro novo).

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