Anúncio

Collapse
No announcement yet.

problema venda de carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    problema venda de carro

    Boa tarde amigos, há duas semanas vendi (a um particular) o meu bolinhas um saxo 1.0 de 2000, e eis que hoje me liga o comprador a dizer que o carro tinha a junta da cabeça queimada ou uma rutura na mesma, e que ontem tinha circulado com o carro e hoje estava "morto" sendo que quando ele estava nas minhas mãos não dei por nada fora do normal, a minha duvida e se me devo responsabilizar pela a avaria ou deixar tudo ao custo do comprador.

    #2
    Boa tarde,

    Posso não ser o mais entendido na matéria, mas se a venda foi feita sem nenhum tipo de garantia adicional todas as ocorrências após a compra são da responsabilidade do comprador. Se fosse eu não me responsabilizava pelo trato que o carro possa ter tido nessas duas semanas que podem ter levado a que a junta da cabeça esteja queimada ou partida.

    Comentário


      #3
      Partindo do principio que entregaste o carro em boas condições quando a venda foi concluida eu nem me chateava com o assunto. É da responsabilidade de quem compra precaver-se na compra de um carro particular. N

      Ninguem te garante que nestas semanas que esteve nas mãos dele ele não tenha andado pela autoestrada a rasgar pano e tenha queimado a junta. Problema dele.

      Comentário


        #4
        Eu não me sentia bem se não tentasse chegar a um acordo que de algum modo compensasse a outra pessoa.
        É certo que não é um carro novo, mas convenhamos que vender um carro a alguém e a junta estar queimada passadas 2 semanas é um pouco desagradável no minimo...

        Comentário


          #5
          se o carro no acto da venda ia em plenas condições e agora do nada foi-se a junta, o que é um bocado estranho, eu mandava o gajo passear, pois ele melhor que ninguém devia saber que não há garantias entre particulares, e o negocio não foi feito as cegas...

          portanto manda-o dar uma volta...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            se o carro no acto da venda ia em plenas condições e agora do nada foi-se a junta, o que é um bocado estranho, eu mandava o gajo passear, pois ele melhor que ninguém devia saber que não há garantias entre particulares, e o negocio não foi feito as cegas...

            portanto manda-o dar uma volta...
            Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.
            É normal que o antigo dono não soubesse.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
              Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.
              É normal que o antigo dono não soubesse.
              e então, 15 dias depois quer batatinhas, andou a apertar com ele, ficou a pé agora está há espera que o vendedor se chegue a frente??? ele que ganhe é juizo...

              Comentário


                #8
                Eu pagava metade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  e então, 15 dias depois quer batatinhas, andou a apertar com ele, ficou a pé agora está há espera que o vendedor se chegue a frente??? ele que ganhe é juizo...
                  Qual foi a parte de "Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.", que não percebeste?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                    Qual foi a parte de "Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.", que não percebeste?
                    e a parte de pensares um pouco, sabes lá se a junta ia ou não com problemas, e não se deu tudo por pura negligência do novo dono, bastou mudar de mãos e pronto já está...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                      Eu pagava metade.
                      Se calhar o valor dessa metade até ultrapassa o valor que ele recebeu da venda

                      Comentário


                        #12
                        E quem nos diz que nessas duas semanas o comprador não andou a esticar o carro ao máximo?

                        Manda-o passear, temos pena. Era só o que faltava uma pessoa comprar um carro a outro particular e depois vem pedir justificações. Se não há nenhum acordo de garantia de espécie alguma não tens nada com que te chegar à frente. Se queria garantias ia ao stand.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                          e a parte de pensares um pouco, sabes lá se a junta ia ou não com problemas, e não se deu tudo por pura negligência do novo dono, bastou mudar de mãos e pronto já está...
                          Pode ter sido. É o tal 1% que eu refiro.

                          Comentário


                            #14
                            tenta arranjar alguma forma de compensação. nem que seja passares a mão de obra.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                              Qual foi a parte de "Se o novo dono teve problemas na junta duas semanas depois de ter ficado com o carro, é 99% certo que já foi vendido com problemas.", que não percebeste?
                              Já pode ter sido vendido com algum problema, problema esse que era desconhecido do anterior proprietário.
                              O actual deve ter apertado bem com o carro, porque uma junta queimada não queima de um dia para o outro, mas quando apertas com o motor, normalmente aparecem os sintomas.

                              Eu não me preocupava com isso, não existem garantias em vendas particulares.

                              Comentário


                                #16
                                mas sendo comigo tambem deveria de ter dado sinais e nada, nem água, nem oleo sumiam...

                                Comentário


                                  #17
                                  à partida quem vende sabe se o carro tinha algum (grande) problema... Mas no caso de uma junta queimada, se se andar com o carro em percursos pequenos em que mal chega a aquecer, mesmo com uma junta queimada, o carro cumpre... e nunca dá sinal de problemas.

                                  Agora se tu tens plena noção que fazias viagens grandes (basta andar meia hora seguida) e que ele nunca te deu problemas... é porque o gajo andou mesmo a apertar com ele...

                                  Comentário


                                    #18
                                    o carro era utilizado para fazer cerca de 10km por dia, de ai o meu ligeiro peso na consciência, o unico dia que apertei com ele, foi no dia que fui a inspecção que foi duas semanas antes de vender e tambem não dei por nada... mas duas semanas depois?!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por inigma Ver Post
                                      mas sendo comigo tambem deveria de ter dado sinais e nada, nem água, nem oleo sumiam...
                                      Isso nao quer dizer nada.


                                      Agora, ele nao vai conseguir provar, ou sera imensamente dificil, provar que o carro ja tinha o problema quando estava contigo e tu sabias. Pode tentar uma anulaçao de contrato compra e venda, mas sendo particular duvido que isso seja facil ou possivel, ainda mais entregar o bem ''morto'' quando tu o vendeste a funcionar.

                                      Legalmente, tirando a anulaçao de contrato que duvido que seja possivel mas é ver melhor isso, nao tens nada de pagar ou comparticipar seja o que for, somente por uma questao moral ou etica se assim o entenderes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        sendo que o caso aqui era só de consciência, por ter vendido algo que pensava estar bom e depois nao estar, opto por não fazer nada e pronto, se não sabia não tenho razão para me responsabilizar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vamos ver a coisa de dois lados:

                                          Do lado legal é super simples. Apenas há responsabilidade se o vendedor soubesse na altura da venda que o carro tinha um problema e o tenha omitido. Vou dar como bom que o vendedor não o sabia. Mesmo que o problema de facto existisse, é possível que o vendedor não se tenha apercebido dele, e logo não há qualquer responsabilidade. Já agora, mesmo que o vendedor saiba do problema é muitíssimo difícil provar isso. É por isso que há riscos em comprar carros a particulares e é necessário fazer todo o trabalho de verificação do carro antes de comprar.

                                          Do lado moral pode ser um bocadinho mais cinzento. Aqui, se fosse eu, depende muito da forma como o comprador tenha colocado a questão. P.ex. teve o comprador oportunidade para levar um carro a uma oficina mas escolheu não o fazer ou foi o vendedor que fez pressão para que isso não acontecesse? O comprador partiu logo para uma acusação que o vendedor o enganou ou foi humilde e razoável na forma como colocou o problema? No final, acho que a tendência é que não assumiria qualquer responsabilidade porque das vezes que vendi carros a particulares dei todas as oportunidades para verificarem o carro como queriam. No entanto em situações em que isso possa não ter acontecido acho que não seria totalmente impensável poder de alguma forma partilhar o custo da reparação. Nunca consideraria pagar a reparação por inteiro.

                                          Em suma, comprar a particulares tem riscos e é o comprador que tem responsabilidade por se acautelar. Não se pode esperar ter todas as vantagens... comprar mais barato (porque compras a particulares são mais baratas que a stands) e depois querer a mesma protecção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                                            Eu pagava metade.
                                            Temos uma oferta.

                                            Mais alguém se oferece para pagar a outra metade e resolver o assunto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              É por isso que negócios entre particulares... Nos meus casos, em que pensei mudar de carro coloquei os mesmos à venda mas no fim acabei por dar sempre à troca, mesmo "perdendo" entre 500€ a 1000€.
                                              Pelo menos fico sossegado.
                                              Tal como no caso da aquisição, este ano comprei os meus primeiros 2 carros usados, e mesmo procurando de particulares, acabei por comprar sempre a stand (por acaso foram os dois no mesmo stand) com garantia.

                                              Não há nada que pague o sossego...

                                              Quanto ao caso em questão eu se tivesse de consciência tranquila, não me responsabilizava. Claro que podes apanhar do outro lado um gajo atravessado que te comece a fazer a vida negra. É o problema das vendas particulares...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aposto que ele vai dizer que o carro não sobreaqueceu

                                                é um carro usado, ganha fugas de água, etc etc ele não reparou, aqueceu e queimou a junta. Simples.

                                                Um carro com junta a apodrecer, por exemplo, não passa de "está impecável" para um "está morto" do nada. Começa por ter excesso de pressão nos tubos, mandar agua fora, etc etc e só muito mais tarde é que perde força e "morre".

                                                Seja como fôr, não tens que pagar 1 tostão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É por isso que dispenso a venda a particulares ... prefiro perder um bocado do que depois andar a levar com eles como já me aconteceu ... ainda por cima um PSP.

                                                  Mas se tiver que vender ... o discurso é sempre o mesmo ... a garantia acaba quando você chegar ao fim da rua.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pior que isto é vender um carro impecável, com 80.000km em 16 anos e depois ter o "deficiente" do comprador que devia sofrer de TOC (transtorno obsessivo compulsivo) a enviar mails, sms e chamadas diárias isto durante semanas, a inventar tudo que eram problemas ridículos no carro, ele fotografava micro riscos nos plásticos, ele dizia que os cintos estavam torcidos, que lhe faltava um parafuso na forra inferior do motor, inclusive sonhou que o carro já tinha sido cortado... Enfim, o carro tinha uma mão de livrete e conhecendo razoavelmente bem o historial do carro sei as condições do mesmo.
                                                    Isto não é só os compradores que são vitimas, ás vezes o vendedor também é vitima de gente menos séria...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por inigma Ver Post
                                                      sendo que o caso aqui era só de consciência, por ter vendido algo que pensava estar bom e depois nao estar, opto por não fazer nada e pronto, se não sabia não tenho razão para me responsabilizar
                                                      isso mesmo é o que fazes melhor, ele que se desenrasque...

                                                      Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                      É por isso que negócios entre particulares... Nos meus casos, em que pensei mudar de carro coloquei os mesmos à venda mas no fim acabei por dar sempre à troca, mesmo "perdendo" entre 500€ a 1000€.
                                                      Pelo menos fico sossegado.

                                                      Tal como no caso da aquisição, este ano comprei os meus primeiros 2 carros usados, e mesmo procurando de particulares, acabei por comprar sempre a stand (por acaso foram os dois no mesmo stand) com garantia.

                                                      Não há nada que pague o sossego...

                                                      Quanto ao caso em questão eu se tivesse de consciência tranquila, não me responsabilizava. Claro que podes apanhar do outro lado um gajo atravessado que te comece a fazer a vida negra. É o problema das vendas particulares...
                                                      eu faço mesmo já a pensar nisso prefiro dar de retoma e perder um pouco, do que mais tarde andar metido com trafulhas e dores de cabeça, e na compra a mesma coisa, sempre em stand...


                                                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                      Pior que isto é vender um carro impecável, com 80.000km em 16 anos e depois ter o "deficiente" do comprador que devia sofrer de TOC (transtorno obsessivo compulsivo) a enviar mails, sms e chamadas diárias isto durante semanas, a inventar tudo que eram problemas ridículos no carro, ele fotografava micro riscos nos plásticos, ele dizia que os cintos estavam torcidos, que lhe faltava um parafuso na forra inferior do motor, inclusive sonhou que o carro já tinha sido cortado... Enfim, o carro tinha uma mão de livrete e conhecendo razoavelmente bem o historial do carro sei as condições do mesmo.
                                                      Isto não é só os compradores que são vitimas, ás vezes o vendedor também é vitima de gente menos séria...
                                                      o que se deve fazer para evitar essas situações, é usar um nº de telemóvel alternativo e um email só para o feito, assim que o negócio estiver concretizado, desactivas o nº e eliminas a conta de email e acabou-se que é o que muita gente faz, para evitar essas tretas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                        isso mesmo é o que fazes melhor, ele que se desenrasque...



                                                        eu faço mesmo já a pensar nisso prefiro dar de retoma e perder um pouco, do que mais tarde andar metido com trafulhas e dores de cabeça, e na compra a mesma coisa, sempre em stand...




                                                        o que se deve fazer para evitar essas situações, é usar um nº de telemóvel alternativo e um email só para o feito, assim que o negócio estiver concretizado, desactivas o nº e eliminas a conta de email e acabou-se que é o que muita gente faz, para evitar essas tretas...
                                                        Essa última hipótese é muito engraçada, mas se o carro estiver em teu nome, e com a tua morada, vale o que vale.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tive um problema do género... o comprador alegava que o teto de abrir deixava entrar água, ofereci-me para o arranjar num estofador da Mercedes que eu conhecia. Passado uma semana telefonou-me a dizer que ele é que o tinha fechado mal e por isso é que meteu água

                                                          Na altura informei-me com 2 advogados, que me disseram o seguinte:

                                                          Um deles disse-me; A lei diz que quando se vende um carro usado (ou outro bem), todos os componentes tem que estar em perfeito estado de funcionamento, salvo informação prévia. A justificação "não sabia que estava assim" não cola...

                                                          Já o outro advogado disse; Será dificil ao comprador provar que o carro já ia assim e não foi ele que o estragou.

                                                          Outro exemplo:
                                                          O ultimo carro que comprei usado, no dia seguinte ao compra-lo verifiquei que o A/C não funcionava, a reparação foram 120 euros.
                                                          O vendedor (particular) pagou o arranjo Ainda existe gente honesta...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                            Já tive um problema do género... o comprador alegava que o teto de abrir deixava entrar água, ofereci-me para o arranjar num estofador da Mercedes que eu conhecia. Passado uma semana telefonou-me a dizer que ele é que o tinha fechado mal e por isso é que meteu água

                                                            Na altura informei-me com 2 advogados, que me disseram o seguinte:

                                                            Um deles disse-me; A lei diz que quando se vende um carro usado (ou outro bem), todos os componentes tem que estar em perfeito estado de funcionamento, salvo informação prévia. A justificação "não sabia que estava assim" não cola...

                                                            Já o outro advogado disse; Será dificil ao comprador provar que o carro já ia assim e não foi ele que o estragou.

                                                            Outro exemplo:
                                                            O ultimo carro que comprei usado, no dia seguinte ao compra-lo verifiquei que o A/C não funcionava, a reparação foram 120 euros.
                                                            O vendedor (particular) pagou o arranjo Ainda existe gente honesta...
                                                            Exatamente, é preciso é bom senso e honestidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X