Pessoal vou abrir um tópico sobre este tema básico mas que me têm levantado muitas duvidas, principalmente desde que faço em casa as mudanças de óleo.
Acontece que na sua maioria os manuais do carros indicam para ver o óleo a quente após 5 minutos parado.
Esta teoria não me parece a mais correta porque já deu para repara que após 15 minutos o óleo na vareta sobe bastante e passado 12 horas aumenta astronomicamente comparados com a medição dos 5 minutos.
Ou seja a leitura após 5 minutos e após 12 horas dá com facilidade diferenças de 0.5 litro ou mais de óleo no carter.
Depois ainda existe as diferenças das graduações do óleo que alteram bastante o tempo de descida dentro do motor, a descida de óleo nos 5 minutos são diferentes no caso de um 5w30 ou 10w40.
Quanto ao problema de expansão do óleo a quente que muitos falam nunca se verifica na leitura da vareta, porque nessa situação o óleo está muito espalhado pelo bloco acusando sempre um nível baixo comparativamente com o motor parado à bastante tempo.
Chego à conclusão que a forma indicada no manual foi feito para facilitar o utilizador numa consulta rápida, dado que não era aceitável em muitas condições indicar uma prazo de 3 horas por exemplo ou mesmo ver o nível a frio, para quem ia numa viagem com o carro e fosse preciso consultar o nível de óleo.
Também é verdade que muito manuais que têm essa indicação apenas avisam que o nível deve estar entre o mínimo e o máximo, e não indicam expressamente que será a hora ideal para colocar no máximo.
Já à bastante tempo que faço da seguinte forma, ando com o carro até aquecer à temperatura de funcionamento e depois vejo/acerto o nível na manha seguinte pela marcação do "máximo".
Desta forma nunca fico com óleo a mais no motor, ou pelo menos nas leituras da vareta.
Também já deu para repara que quando mudo óleo e coloco a trabalhar por 3 minutos e vou consultando o nível mesmo após um bom período (já cheguei a esperar 6 horas) o óleo ainda está a escorrer para o carter, porque além de ter sido todo espalhado está frio e não escorre com facilidade, já conclui que está é a pior forma de ver o óleo e provavelmente a mais usada nas oficinas, fica sempre o nível muito alto.
Ainda à tempos no TDI aqui de casa acertei o nível a quente após +- 1hora de ter parado o carro, no dia seguinte estava bem acima 4 ou 5mm do máximo.
Chego à conclusão que a melhor forma é ver de um dia para o outro, tal como acontece no anticongelante.
Digam de vossa justiça, o que acham mais correcto?
E como fazem?
Acontece que na sua maioria os manuais do carros indicam para ver o óleo a quente após 5 minutos parado.
Esta teoria não me parece a mais correta porque já deu para repara que após 15 minutos o óleo na vareta sobe bastante e passado 12 horas aumenta astronomicamente comparados com a medição dos 5 minutos.
Ou seja a leitura após 5 minutos e após 12 horas dá com facilidade diferenças de 0.5 litro ou mais de óleo no carter.
Depois ainda existe as diferenças das graduações do óleo que alteram bastante o tempo de descida dentro do motor, a descida de óleo nos 5 minutos são diferentes no caso de um 5w30 ou 10w40.
Quanto ao problema de expansão do óleo a quente que muitos falam nunca se verifica na leitura da vareta, porque nessa situação o óleo está muito espalhado pelo bloco acusando sempre um nível baixo comparativamente com o motor parado à bastante tempo.
Chego à conclusão que a forma indicada no manual foi feito para facilitar o utilizador numa consulta rápida, dado que não era aceitável em muitas condições indicar uma prazo de 3 horas por exemplo ou mesmo ver o nível a frio, para quem ia numa viagem com o carro e fosse preciso consultar o nível de óleo.
Também é verdade que muito manuais que têm essa indicação apenas avisam que o nível deve estar entre o mínimo e o máximo, e não indicam expressamente que será a hora ideal para colocar no máximo.
Já à bastante tempo que faço da seguinte forma, ando com o carro até aquecer à temperatura de funcionamento e depois vejo/acerto o nível na manha seguinte pela marcação do "máximo".
Desta forma nunca fico com óleo a mais no motor, ou pelo menos nas leituras da vareta.
Também já deu para repara que quando mudo óleo e coloco a trabalhar por 3 minutos e vou consultando o nível mesmo após um bom período (já cheguei a esperar 6 horas) o óleo ainda está a escorrer para o carter, porque além de ter sido todo espalhado está frio e não escorre com facilidade, já conclui que está é a pior forma de ver o óleo e provavelmente a mais usada nas oficinas, fica sempre o nível muito alto.
Ainda à tempos no TDI aqui de casa acertei o nível a quente após +- 1hora de ter parado o carro, no dia seguinte estava bem acima 4 ou 5mm do máximo.
Chego à conclusão que a melhor forma é ver de um dia para o outro, tal como acontece no anticongelante.
Digam de vossa justiça, o que acham mais correcto?
E como fazem?
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