Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque motivo há estradas «onduladas» na Escócia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque motivo há estradas «onduladas» na Escócia?

    E se, de repente, existisse uma solução alternativa para obrigar os condutores a reduzirem a velocidade?



    As imagens que podem ver são da Vila de Arnprior, na Escócia, e contrário do que parece, as marcas na estrada têm uma razão de ser: tudo em prol da segurança.
    Na Escócia, como em muitos outros países, o excesso de velocidade nas localidades é um problema bastante presente, e para o combater, a freguesia de Arnprior optou por uma solução diferente. Em vez de colocar radares escondidos ou lombas a cada 50 metros, a solução encontrada foram as marcações “onduladas” (em zig-zag) mesmo em estradas completamente retas.
    Em teoria, estas marcações rodoviárias – em conjunto com um destacado exterior em cor de tijolo – obrigam o condutor a reduzir a velocidade, mesmo que inconscientemente. Na prática, desde que foi reasfaltada, esta estrada com um limite de velocidade de 30 mph (48 km/h) tem tido cada vez menos condutores em excesso de velocidade, principalmente durante a noite.

    #2
    Boa alternativa, principalmente à porcaria das lombas. Mas caramba, um gajo sente que está bêbado só a olhar para a foto, imagino a conduzir aí

    Comentário


      #3
      Por cá dantes isso era feito de raiz nas nacionais, curva e contra-curva, seguido de curva e contra-curva.

      Por acaso acho isso um bocado parvo, é preferivel os semáforos de limite de velocidade, aqueles irritantes que ligam o vermelho mal passamos 1 km acima do limite.

      Comentário


        #4
        Criativo.

        Originalmente Colocado por Edge Ver Post
        Boa alternativa, principalmente à porcaria das lombas. Mas caramba, um gajo sente que está bêbado só a olhar para a foto, imagino a conduzir aí
        Continua a haver espaço para guiar em linha recta. Mas há menos margem para erro as pessoas tenderão a abrandar. Pelo menos parece ser essa a ideia.

        Comentário


          #5
          Será que os condutores não se habituam a isso passado algum tempo, e depois vão para estradas realmente onduladas acelerar?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Por cá dantes isso era feito de raiz nas nacionais, curva e contra-curva, seguido de curva e contra-curva.

            Por acaso acho isso um bocado parvo, é preferivel os semáforos de limite de velocidade, aqueles irritantes que ligam o vermelho mal passamos 1 km acima do limite.
            O problema são aqueles que acendem o vermelho quando circulamos 10km/h abaixo da velocidade permitida.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
              O problema são aqueles que acendem o vermelho quando circulamos 10km/h abaixo da velocidade permitida.
              Nem por isso. O problema são aqueles condutores que vão à nossa frente a acelerar e quando o vermelho cai ele ainda consegue passar e nós, burros, a cumprir os limites de velocidade ficamos presos no vermelho...

              Comentário


                #8
                Que ideia mais estapafúrdia. Não devem muito à inteligência, os dirigentes desta freguesia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  Por cá dantes isso era feito de raiz nas nacionais, curva e contra-curva, seguido de curva e contra-curva.

                  Por acaso acho isso um bocado parvo, é preferivel os semáforos de limite de velocidade, aqueles irritantes que ligam o vermelho mal passamos 1 km acima do limite.
                  A VCI foi feita assim... e mesmo assim há malta em excesso de velocidade.

                  Comentário


                    #10
                    um gajo até com a cabeça há roda só de olhar para a foto, é só ideias maravilha, se fosse cá os tugas era sempre a andar...

                    Comentário


                      #11
                      Muito bom. Solução barata e não danifica os veículos (e as costas da malta) tanto como as lombas. E até funciona!

                      Comentário


                        #12
                        aqui era tudo a aviar, quais marcações qual carapuça!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          A VCI foi feita assim... e mesmo assim há malta em excesso de velocidade.
                          A VCI parece uma enorme recta quando comparada com uma boa parte das nossas nacionais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                            O problema são aqueles que acendem o vermelho quando circulamos 10km/h abaixo da velocidade permitida.
                            Nem a propósito. Passo na estrada na nacional que vai de Pegões para o Montijo há já largos anos e o semáforo do Passil, em direcção ao Montijo (https://www.google.pt/maps/@38.70871...7i13312!8i6656) ultimamente tem fechado a velocidades inferiores ao limite. Ali as placas indicam 50 Kms/h e aos 45 o semáforo já passa a vermelho. No sentido oposto, pode-se ir a 60 (ou mais) que não se passa nada. O curioso é que só desde às uns tempos para cá é que noto isto e na realidade fazia muito mais sentido ser ao contrário, já que de um lado há uma saída da rotunda (impossível vir depressa) e do outro temos uma recta a descer.

                            Mais alguém que passe por lá deu conta disto?

                            Comentário


                              #15
                              Estes sinais deveriam funcionar como em Espanha, onde estão sempre vermelhos e so passam para amarelo intermitente caso se circule abaixo da velocidade permita. Desta forma, evita-se aqueles chicos-espertos que aceleram uns metros antes do sinal e os outros que vêm atrás levam com o sinal vermelho

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                Por cá dantes isso era feito de raiz nas nacionais, curva e contra-curva, seguido de curva e contra-curva.

                                Por acaso acho isso um bocado parvo, é preferivel os semáforos de limite de velocidade, aqueles irritantes que ligam o vermelho mal passamos 1 km acima do limite.
                                Concordo que este exemplo seja um bocado parvo mas a eficiência das soluções de acalmia de tráfego obtidas a partir da alteração do perfil da via é muito superior a semáforos desses ou sinais com limites de velocidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quanto à questão inicial do tópico, o que é que nos impede de ir a direito, sem entrar sequer na via contrária, se a estrada não tem curvas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Porque motivo há estradas «onduladas» na Escócia?

                                    Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                    Quanto à questão inicial do tópico, o que é que nos impede de ir a direito, sem entrar sequer na via contrária, se a estrada não tem curvas?
                                    Nada. Mas subconsciente vais abrandar, pelo que percebi

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                      Quanto à questão inicial do tópico, o que é que nos impede de ir a direito, sem entrar sequer na via contrária, se a estrada não tem curvas?
                                      A percepção/ilusão de óptica.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X