Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sistema S/S improvisado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sistema S/S improvisado

    Boas,

    Na revista da Deco deste mês, há um artigo que fala sobre um curso para tornar a condução mais eficaz e ecológica. Ora nesse artigo é dito que sempre que se prevê que o carro pare por mais de 30 segundos (num semáforo por ex.) deve-se desligar o motor a fim de se poupar combustível.
    Nos carros mais recentes esse sistema de Start/Stop já está bem implementado (e de facto há estudos que comprovam a sua eficácia) mas pergunto: e nos carros em que esse sistema nao existe, é seguro desligar e ligar o motor manualmente?

    Cumprimentos.

    #2
    Há vários anos, ainda o Start and Stop era relativamente novo, lembro-me de ver em alguns países europeus alguns semáforos com sinais a sugerir desligar o motor e um contador decrescente que indicava quando o semáforo ia ficar verde. Só alguns cruzamentos os tinham, provavelmente só eram colocados naqueles em que a duração do semáforo fazia prever que valia a pena desligar o motor.

    Eu próprio já fiz o mesmo durante algum tempo, nos semáforos do dia-a-dia em que já sabia que ia ficar lá muito tempo. Desisti por falta de paciência e porque quando desligo o carro, também se desligam o rádio, faróis e A/C. Se poupei combustível, nunca foi suficiente para conseguir medir.

    Teoricamente estás a reduzir a vida útil de alguns componentes que não foram pensados para S&S, como por exemplo o motor de arranque, mas isso também é difícil de medir.

    Edit: os sistemas S&S têm em conta múltiplos factores para decidir se desligam o carro, alguns para proteger o motor e outros para garantir o conforto e segurança dos passageiros - O motor está está frio? O filtro de partículas está a regenerar? O ar condicionado está no máximo? A resistência do óculo/retrovisores está ligada? E talvez mais uns quantos que não me recordo.
    Fazeres isto manualmente obriga-te a pensar nestas coisas ou a abdicar de algumas delas.
    Editado pela última vez por fsx; 27 October 2016, 21:40.

    Comentário


      #3
      A paranóia da poupança contínua, mesmo que isso leve a outras despesas.

      Comentário


        #4
        Existem tantos métodos de poupança de combustível, ele é X de percentagem disto, mais X de percentagem daquilo, e mais daqueloutro, que se a gente fosse a levar tudo na prática, o combustível acabava por jorrar fora do depósito.

        Comentário


          #5
          quando tiverem q mandar trocar o motor de arranque ou a bateria , vão ter saudades dos "velhos tempos"

          Comentário


            #6
            A melhor forma de poupar combustível é no próprio estilo de condução (condução económica), o S&S só se justifica em plena cidade e mesmo assim não se deve usar em percursos pequenos, nem em semáforos de curta duração.
            Eu pessoalmente só faço uso do mesmo, quando estou em situações de muito trânsito e em que o carro fica parado pelo menos no mínimo 5 minutos entre cada arranque.

            Comentário


              #7
              Gosto de ver malta que compra carros com S/S e mais não sei o quê..."é para poupar combustivel"...e depois andam a esgalhar de semáforo em semáforo como se não houvesse amanhã...o melhor aparelho de poupança que eu conheço está nos pedais do carro...chama-se pé...bem usado e combinado com uma utilização eficaz da caixa de velocidades, faz milagres.

              Comentário


                #8
                A melhor maneira de poupar combustível é não andar com o carro, o meu a diesel o ano passado fez 4k klm.

                Comentário


                  #9
                  Boas

                  Pessoal espera-se respostas e opiniões construtivas! [emoji6]
                  Não interessa se a pessoas escolhe ou não ter o sistema S/S. Aliás hoje em dia até alguns carros de entrada de gama têm, é quase de série.
                  A pergunta aqui é se para carros que não têm esse sistema de origem, fazê-lo manualmente é ou não prejudicial para, designadamente, o motor de arranque. A minha opinião atual é que poderá ser dado que não foi preparado para isso.
                  Até me lembro de ver taxistas nas praças a empurrarem os seus carros para frente só para não ligar o motor. [emoji6]

                  PS: sim assisto todos os dias a pessoas a acelerarem até ao próximo semáforo [emoji849] resultado gasto acrescido de combustível e gasto nos travões para compensar essa velocidade. Pessoalmente aproveito ao maximo o lanço do carro e as travagens com o motor.

                  Comentário


                    #10
                    O meu tem s&s e uso.
                    No meio de Lisboa consigo manter a média de combustível... Por vezes o carro desliga o s&s quando não deve, por exemplo sem o motor estar 100% quente, mas nunca o desliga após uma tirada de AE ou após uma forte aceleração.
                    Em todo o caso tenho o cuidado de nao o deixar desligar em certas situações, semáforos que ficam vermelhos pouco tempo e no trânsito.

                    Em relação ao tópico em si, não recomendo, tenho cá outro carro em casa e nunca o desliguei ou desligarei em qualquer situação das apresentadas. É claro que se o semáforo apresentasse o tempo em falta e aparecessem 2m pensaria no assunto...

                    Outra questão, sinceramente não imagino os componentes que são prejudicados pelo s&s a serem reforçados... Mas espero que sejam...

                    Comentário


                      #11
                      Mas afinal qual é a tua dúvida? até um cego vê que cada vez que dás à ignição todos os orgãos que estão directamente ligados a essa função sofrem desgaste, até o canhão da chave de ignição sofre desgaste, a partir daí a escolha é tua.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                        quando tiverem q mandar trocar o motor de arranque ou a bateria , vão ter saudades dos "velhos tempos"
                        De certeza que não estás a falar das viaturas que já têm o S&S implementado, pois não?

                        Comentário


                          #13
                          O sistema S&S implica uma série de alterações nos carros a nível de reforço e componentes.

                          Os mais visíveis são a bateria e o motor de arranque. A primeira é diferente e preparada para ter mais débito de potência e o segundo é reforçado para aguentar mais ciclos de arranque.

                          Resumindo: num carro sem esse sistema de origem vão condicionar o nível de duração desses componentes e por isso mesmo eu, pessoalmente, não desligava.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            A melhor maneira de poupar combustível é não andar com o carro, o meu a diesel o ano passado fez 4k klm.
                            Um bom exemplo de aproveitamento do diesel power

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              A melhor maneira de poupar combustível é não andar com o carro, o meu a diesel o ano passado fez 4k klm.
                              O melhor é nem comprar carro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                O meu tem s&s e uso.
                                No meio de Lisboa consigo manter a média de combustível... Por vezes o carro desliga o s&s quando não deve, por exemplo sem o motor estar 100% quente, mas nunca o desliga após uma tirada de AE ou após uma forte aceleração.
                                O meu enquanto o carro não atinge a temperatura normal de funcionamento, não desliga o motor através do S&S. E não desliga em muitas outras situações.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vendo te o meu s/s

                                  Comentário


                                    #18
                                    O S&S está presente em quase todas as viaturas actuais para ajudar a cumprir as normas antipoluição. Há muitos modelos em que o S&S funciona com a apoio de uma segunda bateria. Um motor de arranque tem uma durabilidade enorme. É um motor eléctrico e portanto aguenta muitos milhares de liga/desliga.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                      O meu enquanto o carro não atinge a temperatura normal de funcionamento, não desliga o motor através do S&S. E não desliga em muitas outras situações.
                                      O meu também não, mas mal aquece um pouco (imaginemos 2km) já está a funcionar... Só falha aí, até porque da minha casa até ao primeiro semáforo é sempre a descer.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                        O meu também não, mas mal aquece um pouco (imaginemos 2km) já está a funcionar... Só falha aí, até porque da minha casa até ao primeiro semáforo é sempre a descer.
                                        Mas o meu não... até porque 2 kms não chega para o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, o meu nem com 6 kms sem descidas atinge a temperatura normal de funcionamento. Só entre os 8/10 kms é que o S&S começa a funcionar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O teu é gasóleo... ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Detesto o S/S. No meu carro tenho de andar sempre a desligar pois não memoriza.
                                            Ng me convence que o sistema não desgasta mais os componentes eléctricos e mecânicos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ninguém te convencer só porque sim... Antigamente todos pensavam que os sensores de chuva, luz, dos pneus, de estacionamento, de colocar o cinto, etc iam avariar.
                                              Posso alargar a outros componentes...
                                              Só o tempo poderá dizer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                O teu é gasóleo... ?
                                                Sim a gasóleo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu a gasoleo entra em acção sem estar na temperatura ideal , com ac ligado , detesto aquilo .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não quero ser velho do restelo, mas em carros não híbridos, acho que o S&S não causa qualquer efeito de poupança, bem pelo contrário.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                      Não quero ser velho do restelo, mas em carros não híbridos, acho que o S&S não causa qualquer efeito de poupança, bem pelo contrário.
                                                      Dependo do tempo que ficas parado. Se ficas parado 5 minutos num engarrafamento é razoável supor que o combustível poupado chega e sobra para carregara a bateria ou condensador de arranque.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                        Sim a gasóleo.
                                                        O meu a gasolina, portanto mais rápido a aquecer.

                                                        Em relação ao outro comentário há poupança, a longo prazo caso algo avarie já não sei.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                                                          Um bom exemplo de aproveitamento do diesel power
                                                          Neste caso até foi, um carro comprado com 18 anos pelo mesmo preço de um equivalente em potência a um gasolina.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X