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Bloco de alumínio ou ferro ?

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    Bloco de alumínio ou ferro ?

    Boa tarde, gostava de saber a vossa opinião em relação aos motores com bloco e alumínio ou ferro, qual é a vossa preferência e se um é melhor que o outro ou não.

    #2
    Motores de alumínio vs motores de ferro fundido



    Os motores de alumínio ganham espaço na indústria automobilística, praticamente todas as marcas optam por blocos em alumínio, as vantagens são:

    - Redução de peso, num motor PSA 1.6 por exemplo existe uma redução na ordem dos 20kg
    - Proporciona também melhor controle de temperatura do motor e menor tempo para aquecimento, com benefício directo ao consumo.
    - Redução de necessidade de compra de componentes e, consequentemente, custo logístico e operações de montagem
    - Os blocos de alumínio tendem a ter menos juntas.

    Desvantagens em comparação com o motor de ferro fundido

    - A tendência do alumínio a distorcer sobre pressão pode danificar os furos do cilindro e alargar folgas, o que pode prejudicar a potência do motor. Apesar de isso ser difícil acontecer devido ao facto de o alumínio dificilmente sobreaquecer demasiado.

    Puxar pelo motor a frio

    Com a vinda dos motores construídos em alumínio criou-se o mito de que os motores já vêm preparados para levar com as rotações máximas em frio.
    È verdade sim que o alumínio permite que os carros aqueçam mais rápido, os oleos hoje em dia são projectados para percorrer rapidamente o motor e atingirem todas as partes, existe o chamado "corte" em alguns veículos, que enquanto estes estão com o motor frio, não permite que ultrapassem umas determinadas rotações.

    Apesar de tudo isto, nunca se deve puxar pelo motor a frio, pode danificar o motor.
    Ao contrário do que dizem alguns "mitos urbanos" o aquecimento da mecânica deve ser feita em movimento e não com o carro parado ao ralentim.

    Outra coisa muito importante; é que a temperatura da agua que vocês vêm nos vocês manómetros, a temperatura da agua chega aos 90º em 8 quilómetros enquanto que a do óleo demora uns 14, ou seja quando a da agua estiver ideal, não significa que já podem puxar pelo regime máximo de rotações do automóvel, convém andar mais uns quilómetros até tudo estar OK.

    Comentário


      #3
      E em termos de fiabilidade, são ambos iguais ?

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        #4
        Originalmente Colocado por Xerxes Ver Post
        E em termos de fiabilidade, são ambos iguais ?
        Não, os blocos de ferro são mais resistentes a picos de temperatura.

        Comentário


          #5
          Acho que não é relevante para o comprador dum automóvel... ng compra carro a pensar nisso.
          Sem ser rigoroso, admito qu o ferro fundido seja mais tolerante a uma utilização mais negligente... Tolera melhor altas temps e é mais duro a alta temperatura.

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            #6
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Acho que não é relevante para o comprador dum automóvel... ng compra carro a pensar nisso.
            Sem ser rigoroso, admito qu o ferro fundido seja mais tolerante a uma utilização mais negligente... Tolera melhor altas temps e é mais duro a alta temperatura.
            sim tens razão para um utilizador comum, esta situação é irrelevante pois em questões de fiabilidade não há qualquer problema, o factor do bloco entra é para quem leva os ditos a extremos ai é importante saber até onde pode ir, e claramente que num sobreaquecimento anormal, o bloco de alumínio sofre muito mais que um de ferro, mas em contrapartida os blocos em alumínio tem muito mais benefícios face aos em ferro, a sua durabilidade, vai sempre depender do uso e manutenção que o mesmo tiver ao logo da sua vida...

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              #7
              Eu diria que a durabilidade de qualquer um dos blocos (a não ser casos de problemas crónicos) é das ultimas coisas que tens de te preocupar num carro.

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