Boa tarde, gostava de saber a vossa opinião em relação aos motores com bloco e alumínio ou ferro, qual é a vossa preferência e se um é melhor que o outro ou não.
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Bloco de alumínio ou ferro ?
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Motores de alumínio vs motores de ferro fundido
Os motores de alumínio ganham espaço na indústria automobilística, praticamente todas as marcas optam por blocos em alumínio, as vantagens são:
- Redução de peso, num motor PSA 1.6 por exemplo existe uma redução na ordem dos 20kg
- Proporciona também melhor controle de temperatura do motor e menor tempo para aquecimento, com benefício directo ao consumo.
- Redução de necessidade de compra de componentes e, consequentemente, custo logístico e operações de montagem
- Os blocos de alumínio tendem a ter menos juntas.
Desvantagens em comparação com o motor de ferro fundido
- A tendência do alumínio a distorcer sobre pressão pode danificar os furos do cilindro e alargar folgas, o que pode prejudicar a potência do motor. Apesar de isso ser difícil acontecer devido ao facto de o alumínio dificilmente sobreaquecer demasiado.
Puxar pelo motor a frio
Com a vinda dos motores construídos em alumínio criou-se o mito de que os motores já vêm preparados para levar com as rotações máximas em frio.
È verdade sim que o alumínio permite que os carros aqueçam mais rápido, os oleos hoje em dia são projectados para percorrer rapidamente o motor e atingirem todas as partes, existe o chamado "corte" em alguns veículos, que enquanto estes estão com o motor frio, não permite que ultrapassem umas determinadas rotações.
Apesar de tudo isto, nunca se deve puxar pelo motor a frio, pode danificar o motor.
Ao contrário do que dizem alguns "mitos urbanos" o aquecimento da mecânica deve ser feita em movimento e não com o carro parado ao ralentim.
Outra coisa muito importante; é que a temperatura da agua que vocês vêm nos vocês manómetros, a temperatura da agua chega aos 90º em 8 quilómetros enquanto que a do óleo demora uns 14, ou seja quando a da agua estiver ideal, não significa que já podem puxar pelo regime máximo de rotações do automóvel, convém andar mais uns quilómetros até tudo estar OK.
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Pastis
Acho que não é relevante para o comprador dum automóvel... ng compra carro a pensar nisso.
Sem ser rigoroso, admito qu o ferro fundido seja mais tolerante a uma utilização mais negligente... Tolera melhor altas temps e é mais duro a alta temperatura.
Comentário
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostAcho que não é relevante para o comprador dum automóvel... ng compra carro a pensar nisso.
Sem ser rigoroso, admito qu o ferro fundido seja mais tolerante a uma utilização mais negligente... Tolera melhor altas temps e é mais duro a alta temperatura.
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