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Volkswagen Passat Variant 2.0 TDi (2011) - opiniões precisam-se

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    Volkswagen Passat Variant 2.0 TDi (2011) - opiniões precisam-se

    Caros colegas de fórum,

    Cá em casa tencionamos adquirir uma VW Passat Variant 2.0 TDi, do ano de 2011 (portanto, a nova geração lançada nesse ano).

    A opção recaiu neste veículo pelos seguintes motivos:
    - Espaço;
    - Conforto;
    - Consumos;
    - Preço.

    Digam-me qual a vossa opinião sobre este veículo.

    Gostaria também de saber informações sobre a fiabilidade do motor 2.0 TDi (common-rail), bem como sobre o filtro de partículas. Sobre este último, é vitalício ou tem de ser mudado como nos motores 1.6 TDCi da Focus de 2007 que ainda temos cá em casa?

    Desde já agradeço a vossa ajuda

    #2
    Esse carro é uma compra segura, não há nada de negativo a apontar, exceto talvez o volante bimassa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Esse carro é uma compra segura, não há nada de negativo a apontar, exceto talvez o volante bimassa.
      Compra segura é sempre muito subjectivo . O passat dessa geração sofreu de ruidos parasitas , o 1.6 tdi é fraco para um veiculo desses se for esta a motorizaçao a equacionar

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
        Compra segura é sempre muito subjectivo . O passat dessa geração sofreu de ruidos parasitas , o 1.6 tdi é fraco para um veiculo desses se for esta a motorizaçao a equacionar
        2.0 TDI, é mesmo só ler, nao é assim tao dificil

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Esse carro é uma compra segura, não há nada de negativo a apontar, exceto talvez o volante bimassa.
          Se for esse o problema crónico destes veículos, consigo lidar bem com ele

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            Compra segura é sempre muito subjectivo . O passat dessa geração sofreu de ruidos parasitas , o 1.6 tdi é fraco para um veiculo desses se for esta a motorizaçao a equacionar
            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
            2.0 TDI, é mesmo só ler, nao é assim tao dificil
            Efectivamente não equacionamos sequer o 1.6 TDi, em primeiro lugar porque entendo que é um pouco curto para o carro em questão; em segundo lugar porque a diferença de preços entre o 1.6 e o 2.0, em usado, não é significativa.

            Comentário


              #7
              Eu tenho uma superb de 2010 com o 2.0TDI de 170CV.

              Nada a apontar em relação ao motor nem tão pouco ao filtro de particulas. E não tenho muito cuidado com o desligar quando está a regenerar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Compra segura é sempre muito subjectivo . O passat dessa geração sofreu de ruidos parasitas , o 1.6 tdi é fraco para um veiculo desses se for esta a motorizaçao a equacionar
                Os materiais podem não ser tão nobres como uma A4 (aliás, não são mesmo), mas a montagem é à prova de erro.

                Os únicos barulhos que a da minha mãe faz (2008) é da tralha que lá anda solta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  Compra segura é sempre muito subjectivo . O passat dessa geração sofreu de ruidos parasitas , o 1.6 tdi é fraco para um veiculo desses se for esta a motorizaçao a equacionar
                  Qualquer carro tem ruidos parasitas mais tarde ou mais cedo, ha uns com montagens que nao se evidencia logo nos primeiros anos, mas acabam sempre por ter ruidos parasitas, é normal com calor, frio, dilatação dos plasticos, que haja folgas com o tempo e se tenha barulhos parasitas, seja na Passat seja nos concorrentes. Nao vejo como isso é relevante. E ja nao falamos do trato que os carro têm, se bater as portas como um animal e acelerar ao passar por buracos, nem um S Class fica a salvo de ruidos parasitas.

                  Quanto ao 1.6, é curto... como qualquer 1.6 nestes veiculos, motores que so servem para frotas ou pagar pouco impostos, ja que racionalmente, pouco sentido fazem. O 2.0 TDI nao sendo um carro de corrida nem é isso que é suposto ser tal motor, ja garante uma conduçao fluida e relaxada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                    Eu tenho uma superb de 2010 com o 2.0TDI de 170CV.

                    Nada a apontar em relação ao motor nem tão pouco ao filtro de particulas. E não tenho muito cuidado com o desligar quando está a regenerar.
                    Óptimo Sabes dizer-me se o filtro de partículas tem de ser substituído? Ou simplesmente tem de se fazer esse processo de regeneração em condução em auto-estrada?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                      Os materiais podem não ser tão nobres como uma A4 (aliás, não são mesmo), mas a montagem é à prova de erro.

                      Os únicos barulhos que a da minha mãe faz (2008) é da tralha que lá anda solta.
                      Há dois aspectos que me fizeram escolher a Passat em detrimento da A4: o primeiro é que a A4 é uma carrinha muito acanhada (equivalente, quiçá, a uma Focus); o segundo aspecto foi o facto de existirem imensas a rolar nas nossas estradas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                        Qualquer carro tem ruidos parasitas mais tarde ou mais cedo, ha uns com montagens que nao se evidencia logo nos primeiros anos, mas acabam sempre por ter ruidos parasitas, é normal com calor, frio, dilatação dos plasticos, que haja folgas com o tempo e se tenha barulhos parasitas, seja na Passat seja nos concorrentes. Nao vejo como isso é relevante. E ja nao falamos do trato que os carro têm, se bater as portas como um animal e acelerar ao passar por buracos, nem um S Class fica a salvo de ruidos parasitas.

                        Quanto ao 1.6, é curto... como qualquer 1.6 nestes veiculos, motores que so servem para frotas ou pagar pouco impostos, ja que racionalmente, pouco sentido fazem. O 2.0 TDI nao sendo um carro de corrida nem é isso que é suposto ser tal motor, ja garante uma conduçao fluida e relaxada.
                        Daquilo que consegui perceber, a Passat revela uma qualidade bastante apreciável, próxima já dos produtos premium.

                        Em relação à motorização, sendo uma carrinha um pouco pesada, penso que o 2.0 TDi se adequará melhor, proporcionando uma condução despachada.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                          Óptimo Sabes dizer-me se o filtro de partículas tem de ser substituído? Ou simplesmente tem de se fazer esse processo de regeneração em condução em auto-estrada?
                          Não conheço a necessidade de substituir o filtro. Basta com as regenerações.

                          Pelo que leio e vejo, os 1.6TDI são mais susceptiveis de serem afetados pela regeneração.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                            Não conheço a necessidade de substituir o filtro. Basta com as regenerações.

                            Pelo que leio e vejo, os 1.6TDI são mais susceptiveis de serem afetados pela regeneração.
                            Seria impecável não ter de substituir o filtro de partículas. Por exemplo, na Focus SW que temos cá em casa, foi só gastar dinheiro nisso, porque aqueles filtros têm de ser substituídos periodicamente. Há soluções alternativas, como o tratamento com um líquido próprio, mas mesmo assim não fica barata a despesa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                              Seria impecável não ter de substituir o filtro de partículas. Por exemplo, na Focus SW que temos cá em casa, foi só gastar dinheiro nisso, porque aqueles filtros têm de ser substituídos periodicamente. Há soluções alternativas, como o tratamento com um líquido próprio, mas mesmo assim não fica barata a despesa.
                              Supostamente têm uma duração prevista de 250.000km, mas conheço alguns que já passaram essa barreira, e continuam com os filtros originais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                Seria impecável não ter de substituir o filtro de partículas.
                                Por acaso não tenho lido nada sobre problemas de FAP nos 2.0 TDI... também devem ter problemas, mas se existirem, são raros...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Por acaso não tenho lido nada sobre problemas de FAP nos 2.0 TDI... também devem ter problemas, mas se existirem, são raros...
                                  É comum precisarem lá de uns sensores quaisquer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                    Supostamente têm uma duração prevista de 250.000km, mas conheço alguns que já passaram essa barreira, e continuam com os filtros originais.
                                    E depois dessa barreira, imaginando que teria de ser substituído, é susceptível de se fazer o tal tratamento com aquele líquido apropriado, por forma a prolongar a vida do filtro de partículas, tal como sucede nos motores 1.6 TDCi da Focus II?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Por acaso não tenho lido nada sobre problemas de FAP nos 2.0 TDI... também devem ter problemas, mas se existirem, são raros...
                                      Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                      É comum precisarem lá de uns sensores quaisquer.
                                      Se for substituir um componente ou outro, creio que não é por aí, o problema é quando se tem de substituir um filtro de partículas, que origina sempre uma despesa acima de mil euros...
                                      Mas folgo em saber que estes motores não se têm revelado muito problemáticos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em relação à questão da polémica com as emissões de co2, é necessário fazer alguma reparação nestes motores?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                          É comum precisarem lá de uns sensores quaisquer.
                                          Muito mais frequente nos PD, contudo é um sensor de 50e e que se muda em 10m.

                                          Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                          E depois dessa barreira, imaginando que teria de ser substituído, é susceptível de se fazer o tal tratamento com aquele líquido apropriado, por forma a prolongar a vida do filtro de partículas, tal como sucede nos motores 1.6 TDCi da Focus II?
                                          Estás a falar de que tipo de líquido?

                                          Sobre o tratamento do dieselgate, do que já ouvi falar, é que a saturação do filtro depois da intervenção é ainda menor do que nos carros com o mapeamento original.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            Muito mais frequente nos PD, contudo é um sensor de 50e e que se muda em 10m.



                                            Estás a falar de que tipo de líquido?

                                            Sobre o tratamento do dieselgate, do que já ouvi falar, é que a saturação do filtro depois da intervenção é ainda menor do que nos carros com o mapeamento original.
                                            Ena, isso é interessante.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              Muito mais frequente nos PD, contudo é um sensor de 50e e que se muda em 10m.



                                              Estás a falar de que tipo de líquido?

                                              Sobre o tratamento do dieselgate, do que já ouvi falar, é que a saturação do filtro depois da intervenção é ainda menor do que nos carros com o mapeamento original.
                                              Nas Focus II TDCi, muitas oficinas faziam um tratamento do filtro de partículas, imergindo-o num líquido qualquer durante umas horas, que lhe prolongava a vida útil por umas boas dezenas de milhar de quilómetros. Mas se calhar estes filtros de partículas do grupo VW funcionam de forma diferente.

                                              Em relação ao "dieselgate", a intervenção que está a ser feita pela marca prende-se apenas com a reprogramação da centralina do carro? Se é só isso, mais vale estar quieto e nem fazer nada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas pessoal!
                                                Tenho em vista um negócio com uma VW Passat Variant 2.0 TDi Sportline 140cv (ano 2005). Já conta com 220.000km, mas "kilometragem" à parte, a minha dúvida é com esta versão de motor.
                                                Segundo alguns tópicos que vi, este parece ser um motor que tende a apresentar alguns problemas.
                                                Preciso de alguém que me possa dar algumas informações, relativamente à fiabilidade deste motor.

                                                Cumps!

                                                Comentário

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