Boas,
Em 1º lugar gostaria de felicitar todos pelo excelente fórum que aqui têm. Venho aqui com alguma frequência e hoje venho pedir a opinião dos experts relativamente à compra de um automóvel.
Tenho um Honda Civic LSI de 1993 em óptimo estado mas, em virtude de o querer “poupar” pois dentro de um ano e meio poderei coloca-lo como histórico, estou a pensar adquirir um carro novo. Foco agora os aspectos referidos no formulário “Que carro comprar”:
- Preciso de um carro para andar um pouco na cidade (sempre ao contrário do trânsito e raramente à hora de ponta), estrada e AE.
- Japonês ou alemão mas tenho uma mente aberta
- Raramente ando com passageiros atrás mas, quando isso acontece, é em viagens longas.
- Alguma/pouca carga com pouca frequência.
- Cerca de 12.000 Km por ano onde está incluída uma viagenzita +/- longa uma vez por ano, ou seja, 3000/4000 Km de passeata em estrada e AE.
- O consumo não é relevante pois guio muito em ponto morto, ou seja, nunca gasto muita gasolina!
- A potência tem alguma importância pois, embora não ande em grandes velocidades, quero que o carro me responda se preciso de fazer uma ultrapassagem, por ex.
- Não vou andar a explorar caminhos desconhecidos, lol.
- O orçamento é de €25.000 mas dá para esticar até aos €30.000 se for mesmo caso disso.
- Pelo seguro talvez um carrinho novo seja melhor.
Coisas que me agradam muito no meu Honda e que acho importantes no novo carro (bem, agrada-me tudo, mas aqui vão as principais):
- Nestes quase 24 anos nunca me deu problemas, tem sido só ir às revisões, meter gasolina e andar (a fiabilidade é muito importante)
- é baixo e largo, o que dá uma sensação de segurança pois agarra-se muito bem à estrada (aspecto também importante na escolha do novo carro)
- a posição de condução é bastante horizontal, ou seja, não ficamos com as pernas penduradas, (também muito importante pois não me canso em viagens longas),
- é grande por dentro e pequeno por fora (para quem tem 1,85m é um aspecto a considerar, já que preciso de espaço para meter as pernas!),
- gosto do tecto de abrir e uso bastante pois, embora tenha AC, às vezes o calor que está não justifica andar com o ar condicionado ligado e como o calor sobe, mesmo que o tecto não esteja 100% aberto e apenas em posição de arejamento faz toda a diferença.
- o facto de os bancos rebaterem a 2/3 também tem dado um jeitão, embora não seja tão importante como os outros aspectos focados.
Tenho estado a considerar o novo Civic (hatchback) e não percebo muito bem a cena de se meter um motor de 1.0 litros num carro daquele tamanho, mas pronto, não percebo nada de automóveis. Para mim, um carro é o motor do carro e o resto são extras!
Já houve quem me dissesse que um 1.0 VTEC TURBO equivale a um 1.5 “não turbo”, lol, mas não fiquei muito convencido e, em relação a este aspecto, também gostaria de saber se alguém me pode esclarecer. Hummm... o actual Civic também podia ser uma opção, já que o aspecto de 3 portas (pois na realidade são 5) vai desaparecer... definitivamente?!
Em termos de timing não é uma cena urgente. Pode ser agora ou daqui a um par de meses. Na altura em que comprei o LSI esperei quase 6 meses por ele, por isso, se valer muito a pena, também espero.
Agradeço desde já todas as opiniões que possam ajudar este “newbie” a tomar uma decisão.
Em 1º lugar gostaria de felicitar todos pelo excelente fórum que aqui têm. Venho aqui com alguma frequência e hoje venho pedir a opinião dos experts relativamente à compra de um automóvel.
Tenho um Honda Civic LSI de 1993 em óptimo estado mas, em virtude de o querer “poupar” pois dentro de um ano e meio poderei coloca-lo como histórico, estou a pensar adquirir um carro novo. Foco agora os aspectos referidos no formulário “Que carro comprar”:
- Preciso de um carro para andar um pouco na cidade (sempre ao contrário do trânsito e raramente à hora de ponta), estrada e AE.
- Japonês ou alemão mas tenho uma mente aberta
- Raramente ando com passageiros atrás mas, quando isso acontece, é em viagens longas.
- Alguma/pouca carga com pouca frequência.
- Cerca de 12.000 Km por ano onde está incluída uma viagenzita +/- longa uma vez por ano, ou seja, 3000/4000 Km de passeata em estrada e AE.
- O consumo não é relevante pois guio muito em ponto morto, ou seja, nunca gasto muita gasolina!
- A potência tem alguma importância pois, embora não ande em grandes velocidades, quero que o carro me responda se preciso de fazer uma ultrapassagem, por ex.
- Não vou andar a explorar caminhos desconhecidos, lol.
- O orçamento é de €25.000 mas dá para esticar até aos €30.000 se for mesmo caso disso.
- Pelo seguro talvez um carrinho novo seja melhor.
Coisas que me agradam muito no meu Honda e que acho importantes no novo carro (bem, agrada-me tudo, mas aqui vão as principais):
- Nestes quase 24 anos nunca me deu problemas, tem sido só ir às revisões, meter gasolina e andar (a fiabilidade é muito importante)
- é baixo e largo, o que dá uma sensação de segurança pois agarra-se muito bem à estrada (aspecto também importante na escolha do novo carro)
- a posição de condução é bastante horizontal, ou seja, não ficamos com as pernas penduradas, (também muito importante pois não me canso em viagens longas),
- é grande por dentro e pequeno por fora (para quem tem 1,85m é um aspecto a considerar, já que preciso de espaço para meter as pernas!),
- gosto do tecto de abrir e uso bastante pois, embora tenha AC, às vezes o calor que está não justifica andar com o ar condicionado ligado e como o calor sobe, mesmo que o tecto não esteja 100% aberto e apenas em posição de arejamento faz toda a diferença.
- o facto de os bancos rebaterem a 2/3 também tem dado um jeitão, embora não seja tão importante como os outros aspectos focados.
Tenho estado a considerar o novo Civic (hatchback) e não percebo muito bem a cena de se meter um motor de 1.0 litros num carro daquele tamanho, mas pronto, não percebo nada de automóveis. Para mim, um carro é o motor do carro e o resto são extras!
Já houve quem me dissesse que um 1.0 VTEC TURBO equivale a um 1.5 “não turbo”, lol, mas não fiquei muito convencido e, em relação a este aspecto, também gostaria de saber se alguém me pode esclarecer. Hummm... o actual Civic também podia ser uma opção, já que o aspecto de 3 portas (pois na realidade são 5) vai desaparecer... definitivamente?!
Em termos de timing não é uma cena urgente. Pode ser agora ou daqui a um par de meses. Na altura em que comprei o LSI esperei quase 6 meses por ele, por isso, se valer muito a pena, também espero.
Agradeço desde já todas as opiniões que possam ajudar este “newbie” a tomar uma decisão.
Comentário