Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ABS nas motos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ABS nas motos

    Boas;

    Tendo já conduzido algumas motos com ABS há um ano que tenho uma forza 300 com ABS e realmente especialmente no molhado só tenho a dizer que é outro nível. Adeus quedas de travagens parvas feitas à bruta. No geral muito se diz em estudos nos states que diminui a probabilidade de acidente em 37 %. Como ainda há poucas motos com ABS por cá digam de sua justiça as vossas opiniões pois algumas seguradoras já vêm isso como um factor de baixa de preço de seguros especialmente nos danos próprios e já me questionaram a mim e outros experts na matéria.

    Abraços e boas curvas

    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

    #2
    Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
    Boas;

    Tendo já conduzido algumas motos com ABS há um ano que tenho uma forza 300 com ABS e realmente especialmente no molhado só tenho a dizer que é outro nível. Adeus quedas de travagens parvas feitas à bruta. No geral muito se diz em estudos nos states que diminui a probabilidade de acidente em 37 %. Como ainda há poucas motos com ABS por cá digam de sua justiça as vossas opiniões pois algumas seguradoras já vêm isso como um factor de baixa de preço de seguros especialmente nos danos próprios e já me questionaram a mim e outros experts na matéria.

    Abraços e boas curvas

    Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
    Pode lançar o repto no tópico já existente sobre tudo o que diz respeito a motas.

    http://forum.autohoje.com/off-topic/...motos-704.html

    Poucas motos com ABS por cá?? Está a generalizar-se pois:
    http://www.andardemoto.pt/moto-news/...125cc-em-2016/

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
      ...a mim e outros experts na matéria.

      ...
      modéstia à parte

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
        Boas;

        Tendo já conduzido algumas motos com ABS há um ano que tenho uma forza 300 com ABS e realmente especialmente no molhado só tenho a dizer que é outro nível. Adeus quedas de travagens parvas feitas à bruta. No geral muito se diz em estudos nos states que diminui a probabilidade de acidente em 37 %. Como ainda há poucas motos com ABS por cá digam de sua justiça as vossas opiniões pois algumas seguradoras já vêm isso como um factor de baixa de preço de seguros especialmente nos danos próprios e já me questionaram a mim e outros experts na matéria.

        Abraços e boas curvas

        Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
        Tendo em conta que todas as motos acima de 125cc vendidas hoje em Portugal vêm com ABS, não sei se isso faz muito sentido.
        A minha mota tem 10 anos e ABS...

        Não há muito para discutir, é muito bom ter ABS, só não é bom em TT, mas nessas motas dá para desligar.
        O facto de se ter tornado obrigatório diz muito sobre isso.

        Comentário


          #5
          Tenho pela 1ª vez moto com abs. Espero não vir a notar

          A partir de 1 Janeiro, mais de 125 terá obrigatoriamente abs.


          Cump.

          Comentário


            #6
            Já tive moto sem ABS e actualmente tenho com ABS e é uma diferença grande!
            Com piso seco.. quem sabe travar pouco influencia, no entanto quando chove aí sim... o ABS pode fazer a diferença entre ir ao chão e sair ileso!
            Portanto... ABS para mim é compra obrigatória!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
              Já tive moto sem ABS e actualmente tenho com ABS e é uma diferença grande!
              Com piso seco.. quem sabe travar pouco influencia, no entanto quando chove aí sim... o ABS pode fazer a diferença entre ir ao chão e sair ileso!
              Portanto... ABS para mim é compra obrigatória!
              A União Europeia concorda contigo, daí ser obrigatório para todos os motoclclos com cilindrada superior a 125cc.

              Comentário


                #8
                Não ando de mota e as poucas vezes que andei foram em 125cc e não preciso de 50 anos de experiência em motas para saber que o ABS é uma mais valia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  A União Europeia concorda contigo, daí ser obrigatório para todos os motoclclos com cilindrada superior a 125cc.
                  Eu até acho que devia ser obrigatório mesmo nas 125cc... até porque a maioria da malta que conduz 125cc só tem a carta de carro, e pode (não estou a dizer que são todos), não ter noção de que conduzir uma moto é totalmente diferente de um carro, e que se tem que ter outro tipo de cuidados! Basta o simples facto de se travar em cima de óleo, de uma areia, de um traço branco e... o resultado pode ser chão!

                  Comentário


                    #10
                    O ABS foi originalmente desenvolvido precisamente para motas! Só mais tarde adaptaram o conceito aos automóveis.

                    Comentário


                      #11
                      Eu sei que é obrigatório acima de 125 o que se passa é que a maioria são 125 por cá e muitas ainda n têm por isso é que quis pedir opiniões a pessoas que não conheço para confirmar aquilo que acho e que muitos me confirmam para poder dar uma opinião um pouco mais fundamentada nada como ouvir o máximo de opiniões possível.

                      Obrigado e boas curvas

                      Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                        O ABS foi originalmente desenvolvido precisamente para motas! Só mais tarde adaptaram o conceito aos automóveis.
                        Na verdade, foi originalmente desenvolvido para aviões!

                        Comentário


                          #13
                          Foi sim senhor. Agora não tenho a certeza mas corrijam-me se estiver errado, foi nos anos 60

                          Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por domingues8 Ver Post
                            Eu sei que é obrigatório acima de 125 o que se passa é que a maioria são 125 por cá e muitas ainda n têm por isso é que quis pedir opiniões a pessoas que não conheço para confirmar aquilo que acho e que muitos me confirmam para poder dar uma opinião um pouco mais fundamentada nada como ouvir o máximo de opiniões possível.

                            Obrigado e boas curvas

                            Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
                            Se resulta em motas de maior cilindrada, obviamente também resultará em motas de 125cc, ainda mais porque é um mercado aptecível para malta dos 16 anos ou mesmo para quem não tenha carta de mota, logo é um fator que acrescenta segurança, porém acrescenta também custo na fatura final de aquisição.

                            Comentário


                              #15
                              Motas com ABS é o que não falta por ai

                              No dia a dia é uma mais valia, principalmente em chuva.
                              No entanto na motas de top existe muita gente que não gosta do ABS, porque aumenta a distancia de travagem , mas para isso é preciso ter uma mauzinhas para a coisa.
                              Ou seja para 95% dos motociclistas o ABS é uma mais valia, pode de se travar a fundo que não se vai ao chão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpinestar Ver Post
                                M
                                No entanto na motas de top existe muita gente que não gosta do ABS, porque aumenta a distancia de travagem , mas para isso é preciso ter uma mauzinhas para a coisa.
                                Tens alguns dados que mostrem que o ABS (pelo menos os modelos recentes) aumentem a distância de travagem? Tenho sérias dúvidas que isso seja assim nos sistemas modernos. Aliás basta fazer o paralelismo com carros. Esse também era um "mito" no início do ABS que foi gradualmente abandonado.

                                A justificação é simples:
                                - Imagina que és um óptimo condutor e consegues travar sem ABS mesmo no limite do bloqueio da roda, ou seja fazes a travagem ideal. Nessa situação, um sistema de ABS moderno e bem calibrado não atua e por isso tens a mesma distância de travagem com e sem ABS
                                - Imagina a situação em que vais para além dos limites de aderência e bloqueias uma roda. Caso tenhas ABS o sistema vai intervir e é verdade que irá alongar a travagem. Mas se não tiveres ABS a situação não é muito melhor. Antes de mais, em especial se for a roda da frente, há o risco sério de queda pelo que a distância de travagem é irrelevante. Mesmo que consigas evitar a queda então com uma roda bloqueada a tua distância de travagem alonga-se pelo que não é claro que isso seja uma melhoria face ao sistema com ABS
                                - Finalmente há todas aquelas situações em que travas um bocado abaixo do limite de aderência. O ABS dá muito maior confiança para poder fazer travagens fortes sabendo que não vais bloquear a roda. Sem ABS vais certamente errar por segurança e aplicar menos pressão no travão do que o que seria possível e isso alonga a travagem também.

                                Podem haver justificações para preferir motas sem ABS... mais diversão a conduzir por haver menos sistemas pelo meio, maior desafio, possibilidade de fazer algumas brincadeiras com a roda traseira e gerir por aí o equilíbrio da mota, etc. Mas duvido que a redução de distância de travagem seja um fator para 99,9% dos condutores. Pelo contrário, acho que em motas com ABS vai haver uma tendência de diminuição de distância em situações normais porque há mais confiança para travar com força.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                  Tens alguns dados que mostrem que o ABS (pelo menos os modelos recentes) aumentem a distância de travagem? Tenho sérias dúvidas que isso seja assim nos sistemas modernos. Aliás basta fazer o paralelismo com carros. Esse também era um "mito" no início do ABS que foi gradualmente abandonado.

                                  A justificação é simples:
                                  - Imagina que és um óptimo condutor e consegues travar sem ABS mesmo no limite do bloqueio da roda, ou seja fazes a travagem ideal. Nessa situação, um sistema de ABS moderno e bem calibrado não atua e por isso tens a mesma distância de travagem com e sem ABS
                                  - Imagina a situação em que vais para além dos limites de aderência e bloqueias uma roda. Caso tenhas ABS o sistema vai intervir e é verdade que irá alongar a travagem. Mas se não tiveres ABS a situação não é muito melhor. Antes de mais, em especial se for a roda da frente, há o risco sério de queda pelo que a distância de travagem é irrelevante. Mesmo que consigas evitar a queda então com uma roda bloqueada a tua distância de travagem alonga-se pelo que não é claro que isso seja uma melhoria face ao sistema com ABS
                                  - Finalmente há todas aquelas situações em que travas um bocado abaixo do limite de aderência. O ABS dá muito maior confiança para poder fazer travagens fortes sabendo que não vais bloquear a roda. Sem ABS vais certamente errar por segurança e aplicar menos pressão no travão do que o que seria possível e isso alonga a travagem também.

                                  Podem haver justificações para preferir motas sem ABS... mais diversão a conduzir por haver menos sistemas pelo meio, maior desafio, possibilidade de fazer algumas brincadeiras com a roda traseira e gerir por aí o equilíbrio da mota, etc. Mas duvido que a redução de distância de travagem seja um fator para 99,9% dos condutores. Pelo contrário, acho que em motas com ABS vai haver uma tendência de diminuição de distância em situações normais porque há mais confiança para travar com força.
                                  Já tive o mesmo modelo de mota com e sem ABS, e pela minha expreicncia no limite o ABS intevervem cedo e aumenta a distancia de travaguem.
                                  Onde se nota mais é nos ultimos 2 metros antes de parar.

                                  É certo que cada vez mais o ABS estão a evoluir, nas novas "R" até dá para controlar o nivel de sensibilidade, mas pilotos bem experientes não o querem activo.

                                  No entanto pessoalmente prefiro ter o ABS, estou completamente à vontade de atacar o travão da frente sem medo, além disso não sou piloto para ficar prejudicado com a presença do mesmo.

                                  Nos carros já é diferente, como têm mais pneus em contacto com o chão, a presença do ABS só em chuva é mais notória e muitas vezes em situação limite.
                                  Editado pela última vez por Alpinestar; 08 November 2016, 10:55.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho uma Forza 125 ABS e no manual da moto indica que o ABS pode aumentar a distância de travagem. No caso das motos, a principal vantagem do ABS é diminuir o risco de queda em caso de bloqueio de rodas durante a travagem, especialmente em piso molhado.


                                    Já nos automóveis, a principal vantagem é mesmo permitir que o condutor mude de direção do automóvel enquanto trava. Se as rodas bloquearem, vão a direito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dialmedia Ver Post
                                      Tenho uma Forza 125 ABS e no manual da moto indica que o ABS pode aumentar a distância de travagem. No caso das motos, a principal vantagem do ABS é diminuir o risco de queda em caso de bloqueio de rodas durante a travagem, especialmente em piso molhado.


                                      Já nos automóveis, a principal vantagem é mesmo permitir que o condutor mude de direção do automóvel enquanto trava. Se as rodas bloquearem, vão a direito.
                                      É mesmo isso,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpinestar Ver Post
                                        estou completamte à vontade de atacar o travão da frente sem medo
                                        Acho que esta tua frase é a chave no meu raciocínio. Mesmo um bom condutor de motas, vai sempre tomar algumas cautelas para não bloquear os travões e, no mundo real, isso significa com frequência travar abaixo do limite porque a consequência de ir além do limite e bloquear a roda da frente é muito frequentemente ir ao chão. Daí eu dizer que, em média, o ABS até pode ter um efeito benéfico nas distâncias de travagem. Não é fácil testar isto porque em geral os testes que se encontram são em condições controladas onde o condutor sabe que está a ser testado e está mais disposto em arriscar ir ao limite da aderência já que em geral não há consequências graves se perder o controlo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                          Acho que esta tua frase é a chave no meu raciocínio. Mesmo um bom condutor de motas, vai sempre tomar algumas cautelas para não bloquear os travões e, no mundo real, isso significa com frequência travar abaixo do limite porque a consequência de ir além do limite e bloquear a roda da frente é muito frequentemente ir ao chão. Daí eu dizer que, em média, o ABS até pode ter um efeito benéfico nas distâncias de travagem. Não é fácil testar isto porque em geral os testes que se encontram são em condições controladas onde o condutor sabe que está a ser testado e está mais disposto em arriscar ir ao limite da aderência já que em geral não há consequências graves se perder o controlo.
                                          É outra segurança e principalmente descanso...

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X