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Audi A3 limousine. 1.6TDI vs 1.0 TSI

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    Audi A3 limousine. 1.6TDI vs 1.0 TSI

    Olá a todos

    Estou a pensar adquirir um novo automóvel e o novo Audi A3 é uma forte hipótese.
    Faço entre 10000 a 15000Km anuais, pelo que estava a ponderar motor a gasolina.
    Já alguem experimentou o Audi com o novo motor 1.0? Como se compara com o 1.6TDI?
    Em cidade comporta-se bem?
    E em auto-estrada será que vou achar curto? Não faço ideia se a diferença de binário (200nm VS 250nm) é perceptível no dia a dia.

    Obrigado pela ajuda

    #2
    Há uns meses atrás, também estive de olho no Audi A3 1.0 TFSI, contudo não havia nenhuma viatura 1.0 TFSI em nenhuma parte de Portugal para fazer o testdrive.
    De qualquer forma, fiz testdrive no VW Golf 1.0 TSI, portanto motor idêntico ao da Audi, e realmente gostei da performance.
    Esse triciclo é ideal para andar dentro da cidade.

    Contudo, acabei por comprar um Mercedes A180 Dynamic Edition, a gasolina.
    Editado pela última vez por jcab; 13 November 2016, 19:54.

    Comentário


      #3
      AE é onde de certeza não vai ser curto... ai é quase tudo o mesmo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jcab Ver Post
        Há uns meses atrás, também estive de olho no Audi A3 1.0 TFSI, contudo não havia nenhuma viatura 1.0 TFSI em nenhuma parte de Portugal para fazer o testdrive.
        De qualquer forma, fiz testdrive no VW Golf 1.0 TSI, portanto motor idêntico ao da Audi, e realmente gostei da performance.
        Esse triciclo é ideal para andar dentro da cidade.

        Contudo, acabei por comprar um Audi A180 Dynamic Edition, a gasolina.
        Um audi A180 ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jcab Ver Post
          Há uns meses atrás, também estive de olho no Audi A3 1.0 TFSI, contudo não havia nenhuma viatura 1.0 TFSI em nenhuma parte de Portugal para fazer o testdrive.
          De qualquer forma, fiz testdrive no VW Golf 1.0 TSI, portanto motor idêntico ao da Audi, e realmente gostei da performance.
          Esse triciclo é ideal para andar dentro da cidade.

          Contudo, acabei por comprar um Audi A180 Dynamic Edition, a gasolina.
          Citroen A180? [:P]

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            #6
            Não, Alfa Murreu

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              #7
              Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
              AE é onde de certeza não vai ser curto... ai é quase tudo o mesmo.
              Discordo.
              Menos binário, maior necessidade de elevar a rotação (potência) para aguentar certas velocidades. O que poderá fazer com que tenha de reduzir a relação da caixa em certas subidas.
              Aumentando o consumo.
              Contudo depende desde quando a quando o binário máximo está disponível.

              Comentário


                #8
                Segundo as specs, entram 200nm às 2000rpm. O 1.6tdi tem 250 às 1500.. acham que se nota diferença?
                Não sei bem o que esperar em termos de diferenças entre estes dois motores.. já alguém experimentou?

                Comentário


                  #9
                  200nm as 2000rpm durante provavelmente o dobro de rotações do Diesel... Acho que a escolha é obvia.

                  99% dos Diesel tem uma faixa de utilização de 1000rpm, ja a gasolina facilmente passa das 3000rpm.

                  Com caixas mais curtas, não é de admirar que estes 1.0 sejam mais rápidos que 1.6 Diesel.

                  Comentário


                    #10
                    A questão será aguentar grandes subidas em AE com consumos aceitáveis. O 1.6 consegue ir em 6a o caminho todo, em qualquer AE (deduzo eu).. o 1.0 pode começar a morrer, na mesma velocidade, em certas subidas.. ou reduz a mudança, ou mantém e gasta mais.

                    Estou a falar pelo meu motor, 0.9 tce em comparação ao 1.5 dci (ambos 90cv).

                    Comentário


                      #11
                      Eu com esse tipo de quilometragem anual ia para o 1.0TSI apesar de ter tido um 1.6TDI durante 6 anos e nada a apontar

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho os 2 ou melhor conduzo os 2

                        O 1 0 TFSI e superior. Primeiro e mais leve depois tem mais potencia.

                        1.0 e muito melhor em situacoes tipo:

                        Arrancar num semaforo ou entrar numa rotunda em segunda.

                        Em subidas os 116 e menos peso faz um o gasolina um carro muito mais agil.

                        Comentário


                          #13
                          Audi A3 limousine. 1.6TDI vs 1.0 TSI

                          Boas

                          A1 Lisboa - Porto num Golf 1.0 tsi, mantém 140 (ou até mais), incluindo subida mais difícil da serra d aire antes de Fátima sem necessidade de reduzir na caixa.
                          Quatro pessoas e alguma bagagem, AC ligado.

                          Conheço bem esse 1.0 tsi num Golf
                          Anda bem e gasta pouco.
                          Alguma questão mais sobre o motor é só perguntar, tem mais de um ano de utilização ;)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Escapius Ver Post
                            Segundo as specs, entram 200nm às 2000rpm. O 1.6tdi tem 250 às 1500.. acham que se nota diferença?
                            Não sei bem o que esperar em termos de diferenças entre estes dois motores.. já alguém experimentou?
                            Binario e diferente de potencia.
                            200 vs 250. Nao

                            Agora diesel e gasolina? Sim. O diesel tem muito mais dificuldade em subir de regime e isso nota.se.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                              A questão será aguentar grandes subidas em AE com consumos aceitáveis. O 1.6 consegue ir em 6a o caminho todo, em qualquer AE (deduzo eu).. o 1.0 pode começar a morrer, na mesma velocidade, em certas subidas.. ou reduz a mudança, ou mantém e gasta mais.

                              Estou a falar pelo meu motor, 0.9 tce em comparação ao 1.5 dci (ambos 90cv).
                              Havia um tópico onde dizia, que para fazeres uma subida precisas de potência, sendo que o 1.0 é mais potente, terá mais facilidade nessas subidas.


                              Agora a sério, não vejo que isso seja problema em nenhum dos 2. Os consumos, bem o gasolina vai sempre gastar mais, neste caso não será imensamente mais... E ainda bem. Diria que não haver uma diferença de mais de 1L entre eles, assim em modo olhometro.

                              A questão aqui até mais relevante, é que para os km, o Diesel não vai durar muitos anos até começar a se queixar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                Discordo.
                                Menos binário, maior necessidade de elevar a rotação (potência) para aguentar certas velocidades. O que poderá fazer com que tenha de reduzir a relação da caixa em certas subidas.
                                Aumentando o consumo.
                                Contudo depende desde quando a quando o binário máximo está disponível.
                                Com a potencia que o tsi tem, fazes facilmente AE em PT sem ter que reduzir... e mesmo que tenhas qual é o stress? não é como se viesse um carro de frente...

                                E possivelmente tens a mesma potencia disponivel em ambos em velocidades de cruzeiro em AE porque naturalmente terão relações de caixa diferentes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Este tsi é fiável, ao contrário do 1.4?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Agradeço muito a contribuição de todos.
                                    Pelo que me apercebo, o 1.0 TSI acaba por ser superior ao 1.6 TDI em quase tudo.
                                    Na verdade a utilização até será 80% em regime urbano ou estrada nacional. Aí também se comporta bem então? Pára/arranca no transito; ultrapassagem em nacional, etc...
                                    Fazer o test drive a esta versão do Audi é que se calhar vai ser complicado.
                                    Tivesse o dinheiro para isso e ia era para o 2.0 TDI (na falta do 1.4TFSI em Portugal)...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Olha que o 2.0 TDI 150 nao e muito superior ao 1.0 TFSi.

                                      Repara nos numeros: 9.7 vs 8 6 segundos dos 0 aos 100.

                                      No dia a dia nao e 1 diferenca brutal. Se tivesses dinheiro ias para o S3. Esse sim ja se nota uma diferençazita.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Escapius Ver Post
                                        Agradeço muito a contribuição de todos.
                                        Pelo que me apercebo, o 1.0 TSI acaba por ser superior ao 1.6 TDI em quase tudo.
                                        Na verdade a utilização até será 80% em regime urbano ou estrada nacional. Aí também se comporta bem então? Pára/arranca no transito; ultrapassagem em nacional, etc...
                                        Fazer o test drive a esta versão do Audi é que se calhar vai ser complicado.
                                        Tivesse o dinheiro para isso e ia era para o 2.0 TDI (na falta do 1.4TFSI em Portugal)...
                                        Para esse percurso é melhor gasolina. Eu diria que gasolina é melhor para todos os percursos.
                                        Se fosse para fazeres auto estrada, 80% por exemplo, recomendava o tdi.
                                        O tsi será fiável, duvido que falhem outra vez.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                          Olha que o 2.0 TDI 150 nao e muito superior ao 1.0 TFSi.

                                          Repara nos numeros: 9.7 vs 8 6 segundos dos 0 aos 100.

                                          No dia a dia nao e 1 diferenca brutal. Se tivesses dinheiro ias para o S3. Esse sim ja se nota uma diferençazita.
                                          Mais uns trocos e seria melhor um rs3...😂

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Mais uns trocos e seria melhor um rs3...
                                            Por mais um bocado mais valia ir para um 911.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Mais uns trocos e seria melhor um rs3...
                                              Off topic mas a brincar este fds foi o Zurich Auto Show e tinha o Audi A3 2.0 tdi 150 e o Golf GTI 220.

                                              O GOLF actual ja nao compete mas o novo com 230 cvs. so pena nao ter MMI

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Escapius Ver Post
                                                Agradeço muito a contribuição de todos.
                                                Pelo que me apercebo, o 1.0 TSI acaba por ser superior ao 1.6 TDI em quase tudo.
                                                Na verdade a utilização até será 80% em regime urbano ou estrada nacional. Aí também se comporta bem então? Pára/arranca no transito; ultrapassagem em nacional, etc...
                                                Fazer o test drive a esta versão do Audi é que se calhar vai ser complicado.
                                                Tivesse o dinheiro para isso e ia era para o 2.0 TDI (na falta do 1.4TFSI em Portugal)...
                                                Em relação a testdrive, a única solução que tens será fazer o testdrive no irmão gêmeo VW Golf 1.0 TSI.
                                                Já agora, espero que tenhas a noção do ridículo do preço elevado que se paga por um Audi com 3 cilindros, com o mínimo de extras, certo? 30.000 euros na minha opinião é completamente surreal. O Golf será com certeza uma melhor escolha a ter em conta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A vantagem da Audi é a quantidade de personalização que nao se adequa ao mercado Portugues.

                                                  Um Audi A3 base é bom para frotas mas nunca para 1 particular.

                                                  Provavelmente um Sport ou Design, depois vidros laterais laminados mais upgrades no interior: pele nos instrumentos, pele nas portas.

                                                  Provavelmente um A3 base perde para o Golf highline.
                                                  Editado pela última vez por Superfast; 14 November 2016, 07:12.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Is it fun to drive?
                                                    It’s the best A3. Cliché alert: less truly is more. The fact there’s around half the weight lurking behind the wider, more angular front grille than the best-selling diesel versions means the A3 turns in sweetly and then, unlike its TDI sisters, continues to hang on in there rather than shrugging in despair and juddering its brakes to trim your line.
                                                    Is it ultimately as sweet as a Ford Focus or Mazda 3? Frankly, no. But in the cheapest, greenest, quietest A3, Audi’s got a lot closer than ever before. However, the A3 trumps them all in overall quality that puts it a division above in the premium ‘ooo, I want one of them!’ stakes. Which, to some people, is enough to justify the extra cost this car carries.
                                                    And when I’ve calmed down and just want to lope around?
                                                    Settle into a more relaxed pace and it’s an exceedingly quiet motor too. That fits rather nicely with the general Audi-ness of super-tight panel fit and pleasingly knurled edges to all the bits you click and twist in the cabin.
                                                    It’s an immaculately put together bit of kit, which must be a major factor in people shunning the cheaper stuff to get a slice of this designer label action.
                                                    Unless your company beholds you to a diesel one – hardly flavour of the month right now as politicians sharpen their NOx-tax pencils – this new 1.0 TFSI is a very complete family hatch that works in every situation most UK drivers will subject it to. Not that anyone will spot it’s a new one, mind.

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                                                      #27
                                                      Se gostas, ou estás habituado, ao "kick" típico dos diesel vais ficar um pouco desiludido.
                                                      O tsi é muito suave, sobe de relação muito progressivamente.
                                                      Em cidade e em estrada, pessoalmente, adoro esse tipo de condução, mas eu conduzo hondas atmosféricos desde 97, ehehe
                                                      De qualquer forma, o motor é muito disponível, parece ter muito mais potência do que estamos à espera, lança-se aos 100/120kms/h com uma rapidez que ainda me surpreende, especialmente nos primeiros momentos em passo do meu civic 1.4 ;) mas lá está, sobe sem brusquidão, tudo muito sereno.

                                                      Em cidade, para arranca, não vais sentir falta de potência, os consumos sobem como em qualquer carro.
                                                      Em nacional 90/100 km/h, já fiz médias abaixo de 5, nada de muito extraordinário em qualquer motor recente, mas nunca o consegui com o meu civic de 2008

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                        (...)

                                                        99% dos Diesel tem uma faixa de utilização de 1000rpm, ja a gasolina facilmente passa das 3000rpm.

                                                        (...)
                                                        Sem contestar a segunda parte da afirmação, tenho 99% de certeza que tu estás a falar completamente à borla acerca da faixa de utilização dos motores diesel modernos. Se não sabes do que falas, por favor não digas disparates.

                                                        Cumpts

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dvmarques Ver Post
                                                          Sem contestar a segunda parte da afirmação, tenho 99% de certeza que tu estás a falar completamente à borla acerca da faixa de utilização dos motores diesel modernos. Se não sabes do que falas, por favor não digas disparates.

                                                          Cumpts

                                                          Compara as curvas de binário e potência de qualquer diesel vs. qualquer gasolina e logo verás do que se fala. 99% dos diesel têm um pico de binário entre as 1500 e 2000rpm que depois decresce. Motores gasolina modernos (mais ainda os turbinados) têm um "planalto" de binário máximo que dura por normalmente 2000 a 3000 rpm.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post

                                                            Compara as curvas de binário e potência de qualquer diesel vs. qualquer gasolina e logo verás do que se fala. 99% dos diesel têm um pico de binário entre as 1500 e 2000rpm que depois decresce. Motores gasolina modernos (mais ainda os turbinados) têm um "planalto" de binário máximo que dura por normalmente 2000 a 3000 rpm.
                                                            Não preciso de ir mais longe do que o exemplo diesel deste tópico! motor 1.6tdi 110cv, binário máximo de 250nm, entre as 1500 e 3000rpm!

                                                            E agora? Vejo ali 1500rpm de faixa de binário máximo. Tendo em conta que as faixas de regime onde o binário é igual ou superior a 80% do máximo é considerado "utilizável", onde é que ficamos?? Vai lá olhar tu para as curvas de binário e potência de motores diesel modernos e depois vem cá ler novamente a afirmação que eu disse que era disparate.
                                                            Eu não fiz nenhuma comparação entre diesel e gasolina, não tenho pachorra para essas guerrinhas infantis! Disse e mantenho que a afirmação "99% dos Diesel tem uma faixa de utilização de 1000rpm" é um completo disparate e demonstra que quem a escreveu não tem conhecimento prático do que está a falar.

                                                            Cumps

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