Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar viatura com empréstimo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comprar viatura com empréstimo

    Bom dia, tenho em vista uma viatura que pretendo adquirir, no entanto possui um empréstimo por liquidar (faltam cerca de 3000€).

    O problema é que o dono do carro faleceu e quem ficou com a viatura foi um familiar. Ele diz que já tem todos os documentos e autorização para venda do carro, no entanto deixa-me um bocado de pé atrás. Como posso saber se realmente está tudo OK?

    Não queria ir liquidar o empréstimo do Sr. e depois ao passar o carro para meu nome ter problemas. Como proceder nestes casos?

    #2
    pedes ao vendedor os dados a da viatura e da credora, e entras em contacto com a dita e questionas a situação, se já está regularizada ou não, se as coisas estiverem todas como deve de ser o vendedor não te vai negar isso para confirmares, caso contrario recuse , já sabes que algo não está bem, deixas e segues para outra...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      pedes ao vendedor os dados a da viatura e da credora, e entras em contacto com a dita e questionas a situação, se já está regularizada ou não, se as coisas estiverem todas como deve de ser o vendedor não te vai negar isso para confirmares, caso contrario recuse , já sabes que algo não está bem, deixas e segues para outra...
      obrigado,
      Na seguradora não terei problemas porque qualquer pessoa pode liquidar o empréstimo. O problema é como saber se o carro (que está em nome da pessoa que faleceu) pode realmente ser transferido de nome. Que entidade deva contactar para saber isto?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
        obrigado,
        Na seguradora não terei problemas porque qualquer pessoa pode liquidar o empréstimo. O problema é como saber se o carro (que está em nome da pessoa que faleceu) pode realmente ser transferido de nome. Que entidade deva contactar para saber isto?
        isso não há problema, o herdeiro tem de ter uma declaração do óbito do dono e de como a divida está regularizada, para que depois possam transferir a propriedade para teu nome, isso é no IMTT ou numa loja do cidadão...

        Comentário


          #5
          Atenção que se a situação estiver por regularizar, e se a família não colaborar, em último caso o banco pode ficar com o carro. Nesse caso acho que podes negociar com eles a compra do carro. É uma questão de te informares com o banco em questão...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            isso não há problema, o herdeiro tem de ter uma declaração do óbito do dono e de como a divida está regularizada, para que depois possam transferir a propriedade para teu nome, isso é no IMTT ou numa loja do cidadão...
            A declaração de óbito não serve a nada, só serve para confirmar que a pessoa está morta.

            O que é necessário sim, é uma habilitação de herdeiros, que lista os bens que o falecido deixou e identifica quem são os herdeiros. Neste documento deverá aparecer o carro e será fácil saber quais as pessoas envolvidas (herdeiros) para efectuar a transacção. Será uma situação pacífica desde que acautelada neste documento, que seguramente a conservatória também irá pedir, pois terá de confirmar quem são os legítimos herdeiros que possam autorizar a transacção.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              A declaração de óbito não serve a nada, só serve para confirmar que a pessoa está morta.

              O que é necessário sim, é uma habilitação de herdeiros, que lista os bens que o falecido deixou e identifica quem são os herdeiros. Neste documento deverá aparecer o carro e será fácil saber quais as pessoas envolvidas (herdeiros) para efectuar a transacção. Será uma situação pacífica desde que acautelada neste documento, que seguramente a conservatória também irá pedir, pois terá de confirmar quem são os legítimos herdeiros que possam autorizar a transacção.
              Obrigado obtuso. Então que documentos devo pedir ao vendedor para descartar a hipótese de ter algum problema? Declaração de herdeiros, NIF e deslocar à conservatória? O que me preocupa é ir ao banco liquidar a dívida...imaginemos que líquido a dívida e depois o gajo desaparece? Fica ele con o carro pago e eu sem OS 3000€ [emoji16]

              Como me posso segurar?

              Comentário


                #8
                Neste tipo de negócios existem sempre tantos "se..." que só se fosse um negócio da china é eu me metia nisso...ou então se fossem pessoas das minhas relações próximas......e mesmo assim......

                Comentário


                  #9
                  O meu irmao recentemente compro um carro em moldes parecidos.

                  No caso dele, o carro tinha uma reserva de propriedade, mas o actual ''proprietario'' do carro, tinha a extinçao da reserva. O problema, é que a pessoa que tinha o carro, tinha comprado ao individuo que fez o credito e extingui, mas o carro continuava no nome do primeiro individuo e nao da pessoa que o estava a vender. O homem tinha a extinçao da reserva de propriedade, os documentos do antigo proprietario para a mudança de nome etc.

                  Contactei a credora, que a custa la me confirmou que a reserva estava extinta, tudo pago e em condiçoes. Disse que podia fazer a mudança de nome, avisou-me que a mudança por causa da reserva era mais cara (90€ em vez dos 65€ habituais) e mais demorada mas que nao havia problema da parte deles.

                  Foi entao feito o negocio, loja do cidadao, tudo trato em conformidade, em menos de 3 semanas estava o DUA em casa do meu irmao, em nome dele, sem reserva, sem problemas nenhuns.

                  No teu caso, pagas a reserva se assim negociares, tens o papel, e com isso vais logo fazer a mudança de nome. Agora, nao sei se o papel com a extinçao da reserva de propriedade e liquidaçao do credito, é passado na hora, se nao for... o actual proprietario que pague o credito e depois pagas tu a ele, e passas de nome o carro, quando tiveres o papel ate la nao vê nenhum dinheiro teu.

                  Como foi dito, sao muitos ''ses'', se nao ha confiança, nao te metas nisso, se é desconhecido e tens reservas em relaçao a sua honestidade, esquece o negocio. Mais vale gastares mais, ou esperares mais uns tempos, mas fazeres um negocio que te mantenha tranquilo.

                  Comentário


                    #10
                    Não te metas nisso...

                    Pelo que entendi... vais pagar o restante de um empréstimo de uma pessoa falecida sem que saibas se a habilitação de herdeiros está feita... sem garantires se só há 1 único herdeiro!!!! Se a pessoa diz que tem tudo tratado pq não líquida ele o empréstimo muda de nome e só depois vende?

                    Se alguma coisa correr mal vais pedir satisfação a quem, ao falecido? Ao banco não pq para eles o crédito está saldado e não precisam de ficar à espera da partilha da herança para reaverem o dinheiro.


                    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas respostas.ele diz que não tem 3000€ para líquidar o empréstimo...o negócio efectivamente não é negócio da China, é apenas um negócio normal/bom mas nada de extraordinário. O valor do carro é 5500€.

                      Vou lhe ligar e dizer que só avanço com o negócio caso liquide ele o empréstimo e só lhe pago o carro quando tiver a confirmação na conservatória que o carro pode ser passado para meu nome na hora. Caso contrário não vale a pena meter em trabalhos.

                      Não estou a ver mais nenhuma hipótese para me proteger...

                      Comentário


                        #12
                        o problema do crédito é o menor, o maior é saber de quem é o carro para que essa pessoa (ou pessoas) to possam vender

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                          o problema do crédito é o menor, o maior é saber de quem é o carro para que essa pessoa (ou pessoas) to possam vender
                          Imagina que pago o crédito ao vendedor...Depois há uma declaração que demora cerca de 3 dias ou lá o que é a ser emitida...e se ele desaparecer/morrer ou whatever entretanto? Fiz uma obra de caridade?

                          Comentário


                            #14
                            como te digo e te disseram acima: de quem é o carro, sabes?

                            não é quem tem as chaves dele, é de quem ele é legalmente, sabes?

                            o sr falecido tem só um herdeiro ou tem mais que um?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                              como te digo e te disseram acima: de quem é o carro, sabes?

                              não é quem tem as chaves dele, é de quem ele é legalmente, sabes?

                              o sr falecido tem só um herdeiro ou tem mais que um?
                              O carro segundo o dono teve algum tempo sem autorização para ser vendido...só agora tem tudo ok. O carro está no nome do morto mas quem o possui é um familiar (por acordo dos famíliares). Até porque quando e se for comprar o carro esse familiar vai com o vendedor..esse familiar esta semana não pôde, só tem disponibilidade para a semana...se fosse para burlar talvez quisessem rápido ou então pode fazer parte do esquema...

                              Herdeiros tem os filhos menores,.mas já tudo resolvido segundo ele.

                              Talvez tenha de pedir uma cópia do livrete?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
                                O carro segundo o dono teve algum tempo sem autorização para ser vendido...só agora tem tudo ok. O carro está no nome do morto mas quem o possui é um familiar (por acordo dos famíliares). Até porque quando e se for comprar o carro esse familiar vai com o vendedor..esse familiar esta semana não pôde, só tem disponibilidade para a semana...se fosse para burlar talvez quisessem rápido ou então pode fazer parte do esquema...

                                Herdeiros tem os filhos menores,.mas já tudo resolvido segundo ele.

                                Talvez tenha de pedir uma cópia do livrete?
                                Como te explicaram antes quem possui o carro não é com certeza um familiar. Essa é apenas a pessoa que o guarda fisicamente. O(s) proprietário(s) são os herdeiros. Como tal para o venderem é necessária uma habilitação de herdeiros, para provar que são eles efectivamente os sucessores e herdeiros do falecido. Imagino que dado que o tema é recente não houve nenhuma partilha de herança logo não há um proprietário único.

                                Neste caso, com herdeiros menores creio que não é possível fazer a venda. Ou se for, tem de haver um procurador ou tutor a assinar em nome dos menores. TODOS os herdeiros têm de assinar a venda e creio que em casos de menores isso é uma chatice. Solução 1: fazer a divisão da herança e depois é uma venda simples de quem ficar com o carro. Solução 2: ir à conservatória perguntar o que sucede nestes casos quando um dos herdeiros é menor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                  Como te explicaram antes quem possui o carro não é com certeza um familiar. Essa é apenas a pessoa que o guarda fisicamente. O(s) proprietário(s) são os herdeiros. Como tal para o venderem é necessária uma habilitação de herdeiros, para provar que são eles efectivamente os sucessores e herdeiros do falecido. Imagino que dado que o tema é recente não houve nenhuma partilha de herança logo não há um proprietário único.

                                  Neste caso, com herdeiros menores creio que não é possível fazer a venda. Ou se for, tem de haver um procurador ou tutor a assinar em nome dos menores. TODOS os herdeiros têm de assinar a venda e creio que em casos de menores isso é uma chatice. Solução 1: fazer a divisão da herança e depois é uma venda simples de quem ficar com o carro. Solução 2: ir à conservatória perguntar o que sucede nestes casos quando um dos herdeiros é menor.

                                  Obrigado,
                                  O tal familiar que vai com ele é o tutor das crianças...daí só ele poder vender o carro com a presença dele...
                                  parece-me muita confusão para um carro que é normalíssimo. Apenas compensava porque tem poucos kms e está realmente em excelente estado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acredito que sim, mas nunca me meteria nisso sem a mediação de um advogado.

                                    Claro que eles também querem despachar o carro para não terem de pagar o crédito e não se desvalorizar mais, mas penso que o melhor mesmo é contratarem um advogado para fazer as partilhas o mais rápido possível.

                                    Novamente contrata um advogado para fazer a mediação do negócio, o barato pode sair caro. E existem muitas coisas aí que podem não correr bem, um contrato promessa compra e venda pode ajudar-te a dormir mais descansado.


                                    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado a todos,
                                      liguei ao vendedor que só avanço com o negócio caso ele liquide a divida total ao banco e so apenas quando o carro estiver em meu nome.

                                      Ele claro ficou logo todo chateado porque não tem como liquidar o empréstimo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pode haver outra solução.

                                        Cópia de habilitação de herdeiros na mão e contrato de compra e venda assinado por todos os herdeiros (ou representantes). Nesta situação, já ficas com a declaração de venda para meter em teu nome e não o consegues fazer porque fica a faltar só a reserva de propriedade. E nesta situação, mesmo que a reserva demore a emitir, tendo já a venda assinada, o risco é muito menor.

                                        Por um lado quem compra, fica com a venda segura com a declaração de venda assinada, por outro lado quem vende sabe que o negócio só se concretiza quando o comprador for liquidar a dívida toda.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X