Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na escolha de carro: Mercedes C 2005 vs Skoda Octavia 2010

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda na escolha de carro: Mercedes C 2005 vs Skoda Octavia 2010

    Boas,

    Encontro-me na Alemanha a trabalhar, e preciso de um carro para quando for de férias. Quero deixá-lo em Portugal e legalizá-lo (eu sei que vai custar um balúrdio).

    Quero a vossa opinião entre 2 modelos, que neste momento estão praticamente ao mesmo preço por cá. O Skoda Octavia 1.6 TDI 105cv de 2009 ou 2010, e o Mercedes C220 150cv 2004 a 2006 (pós facelift). Tinha preferência pela versão station wagon (pelo espaço da bagageira), mas se não houver vai a berlina.

    Será para fazer cerca de 5000km/ano, e quero que me dure pelo menos uns 15 a 20 anos (não tenho paciência para andar sempre a trocar de carro).

    Cá estes 2 modelos, entre 90kkm e 150kkm andam à volta dos 8k€ a 10k€, em bom estado e sem estarem martelados. Para legalizar o Mercedes irei pagar (com as novas regras de ISV para 2017) 5k€ para o Mercedes, e cerca de 2k€ para o Skoda. O IUC do Mercedes será de cerca de 300€ e qualquer coisa, e do Skoda deve ficar uns 100€ mais barato. O Skoda também consome menos, mas arrasta-se um bocado.

    Qual o carro que durará mais tempo, e ficará mais económico ao fim de 10 anos? Apesar do Mercedes ficar mais caro inicialmente, não compensará após uns anos? Já ouvi por aí falar dos injectores e EGR do Skoda.

    Obrigado desde já!

    #2
    Se calhar é mais prático e até barato alugar um carro quando vier a Portugal... faça as contas...

    Comentário


      #3
      E o Superb? Parece-me a melhor solução

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Se calhar é mais prático e até barato alugar um carro quando vier a Portugal... faça as contas...
        Alugar um carro é o que tenho feito até agora, mas fica demasiado caro para este segmento (tendo em conta que tenho 2 filhos, torna-se difícil escolher o segmento abaixo para viagens mais longas). Ao final de 7 anos o que gasto em aluguer dá para pagar o carro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
          E o Superb? Parece-me a melhor solução
          Sim o Superb agrada-me mais até que o Octavia. Mas é um carro maior, terá de tem outra motorização, e a nível de ISV e IUC ficará bastante mais caro.

          Comentário


            #6
            Compra a gasolina. Para o que vais andar e para estar parado, é preferivel.

            Comentário


              #7
              5000kms ano?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                Compra a gasolina. Para o que vais andar e para estar parado, é preferivel.
                Obrigado pela sugestão, vou ver o que há no mercado e fazer as contas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  5000kms ano?
                  Férias (5 semanas x 1000km/semana)

                  Comentário


                    #10
                    Um Octavia ou um Superb com o motor 1.4 TSI paga menos de imposto e de seguro. E chega para o pretendido.

                    Comentário


                      #11
                      Carro a Diesel para fazer 5000 km/ano e esperar que dure 15 a 20 anos é obra

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jcab Ver Post
                        Carro a Diesel para fazer 5000 km/ano e esperar que dure 15 a 20 anos é obra
                        Até pode não ser, visto o user o usar durante 5 semana para fazer esses 5.000 e durante o resto do ano fica parado...

                        Mas penso que um carro a gasolina será melhor opção, talvez o Skoda Octavia ou Superb, 1.4, como já foi referido.

                        Comentário


                          #13
                          A minha opinião é que deveria refazer as contas... porque o carro irá precisar de seguro, revisões, inspecções, etc... A menos que tenha alguém por ca que vá tratando dessas coisas, arrisca-se a perder uns dias de férias à custa do carro!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jcab Ver Post
                            Carro a Diesel para fazer 5000 km/ano e esperar que dure 15 a 20 anos é obra
                            Não quero entrar em discussões, até porque vim aqui pedir ajuda e agradeço a todos os users. Mas um carro que seja minimamente fiável e bem estimado aguenta sem problema de maior.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                              Um Octavia ou um Superb com o motor 1.4 TSI paga menos de imposto e de seguro. E chega para o pretendido.
                              O user asjesus também sugeriu o mesmo. Mas cá é mais comum a diesel que a gasolina. Como há mais oferta, o preço dos diesel são menores também.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ronin1 Ver Post
                                A minha opinião é que deveria refazer as contas... porque o carro irá precisar de seguro, revisões, inspecções, etc... A menos que tenha alguém por ca que vá tratando dessas coisas, arrisca-se a perder uns dias de férias à custa do carro!
                                Sim, tenho um familiar que o leva à inspeção e à revisão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nunca compensa ter um carro parado em portugal, para quando se vai la de ferias. Hoje em dia com as rent a car low cost, menos ainda compensa.
                                  Por ser um carro de ferias nao quer dizer que nao tenha seguro e manutencao.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Claramente isso pede gasolina e nunca gasoleo...

                                    Contudo, face à evolução da industria automobilística, dúvido que existam carros que sejam para durar tanto como os velhinhos carros tipo 190d, etc... cada vez mais um carro se torna descartável

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                                      Nunca compensa ter um carro parado em portugal, para quando se vai la de ferias. Hoje em dia com as rent a car low cost, menos ainda compensa.
                                      Por ser um carro de ferias nao quer dizer que nao tenha seguro e manutencao.
                                      Tens que explicar melhor, talvez com as contas feitas, pois o user diz que o que tem feito é alugar e refere que ao fim de cerca de 7 anos a alugar carros, já gastou o valor equivalente à compra de um carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nipkit Ver Post
                                        Sim, tenho um familiar que o leva à inspeção e à revisão.
                                        Repara as seguintes contas e baseado em números da Net numacompanhia de aluguer de referência sem ser low cost: uma Focus para todo o mês de dezembro fica em aproximadamente em 360 euros.
                                        Comprando um carro e fazendo contas por alto terias aproximadamente uma despesa de 250 euros de seguro + 200 de IUC... e isto sem ele sair da garagem, ao que terias que somar a manutenção.
                                        Não deves esquecer nessas contas o custo de aquisição + a desvalorização que o carro terá mesmo parado na garagem...

                                        Face à facilidade de aterrares e teres sempre um carro em perfeitas condições à tua espera, não me parece haver espaço a grandes duvidas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                          Claramente isso pede gasolina e nunca gasoleo...

                                          Contudo, face à evolução da industria automobilística, dúvido que existam carros que sejam para durar tanto como os velhinhos carros tipo 190d, etc... cada vez mais um carro se torna descartável
                                          Verdade, no entanto tenho um conhecido que tem um C220 de 2004 com 350kkm e pelo que ele diz, nunca teve problemas de maior (à excepção do EGR). Para além disso, de interiores o carro está praticamente novo. Daí a minha inclinação quase irracional para o Mercedes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ronin1 Ver Post
                                            Repara as seguintes contas e baseado em números da Net numacompanhia de aluguer de referência sem ser low cost: uma Focus para todo o mês de dezembro fica em aproximadamente em 360 euros.
                                            Comprando um carro e fazendo contas por alto terias aproximadamente uma despesa de 250 euros de seguro + 200 de IUC... e isto sem ele sair da garagem, ao que terias que somar a manutenção.
                                            Não deves esquecer nessas contas o custo de aquisição + a desvalorização que o carro terá mesmo parado na garagem...


                                            Face à facilidade de aterrares e teres sempre um carro em perfeitas condições à tua espera, não me parece haver espaço a grandes duvidas...
                                            Sim, possivelmente serão 360€ em época baixa. No entanto, só posso tirar férias em Agosto e fim de Dezembro. Costumo alugar na Budget, e mesmo reservando com antecedência de vários meses, o valor supera sempre os 1000€ para 3 semanas. Mais 2 semanas em Dezembro (~400€).


                                            É claro que se tiver um carro existe o seguro (~250€), IUC (~150), inspecção (~30€) e revisões (média anual - 150€?). Se contarmos com tudo isto, ficam a sobrar cerca de 800€/ano, relativamente a alugar um carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nipkit Ver Post
                                              Sim, possivelmente serão 360€ em época baixa. No entanto, só posso tirar férias em Agosto e fim de Dezembro. Costumo alugar na Budget, e mesmo reservando com antecedência de vários meses, o valor supera sempre os 1000€ para 3 semanas. Mais 2 semanas em Dezembro (~400€).


                                              É claro que se tiver um carro existe o seguro (~250€), IUC (~150), inspecção (~30€) e revisões (média anual - 150€?). Se contarmos com tudo isto, ficam a sobrar cerca de 800€/ano, relativamente a alugar um carro.
                                              E o valor do carro que vais ter que dar não conta?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                E o valor do carro que vais ter que dar não conta?
                                                Se o carro custar 10.000 e durar 20 anos, serão mais 500 euros por ano.
                                                E claro que em 20 anos, não vamos esperar que a manutenção do carro se fiquem pelas revisões previstas

                                                Aluguer - 1400 Ano

                                                Compra de carro - 250 seguro + 150 IUC + 30 Inspeção + 150 revisões (valor otimista) + 500 (amortização do custo do carro em 20 anos) = 1080 euros

                                                Existe uma diferença de 320 euros ano. Com a compra do carro, este valor pode chegar a ser inferior, tudo depende do custo dos arranjos ao longo de 20 anos.
                                                Com o aluguer, temos sempre um carro novo e sem preocupações... dá que pensar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  importar um carro a gasóleo com 7 ou 8 anos, se calhar até com 9 ou 10 anos num negócio de ocasião (vá, façamos as contas ao merc) com imposto de 250€ e esperar que dure mais 15 a 20 anos, andando 5 mil por ano e ficando parado o resto do ano encostado a um canto, com pneus sem ar, peças sem rodagem nem oleadas, componentes que secam e gretam um bocadinho mais todos os anos, é um bocado arriscar na sorte.

                                                  mais valia comprares algo a gasolina e andares mais devagar (por vezes 20km/h fazem toda a diferença) e se realmente seguires esta lógica, és capaz de ter um carro sem grandes maleitas durante 10 anos. só isso já é uma ajuda. nada de FAPs a entupir nem problemas de gases acumulados nem filtros sujos nem nada disso. assim poderias comprar um carro mais recente 3 ou 4 anos, algo de 2010, por exemplo, importado até 6 anos.

                                                  seria importante fazeres seguros semestrais, do género iniciar em julho ou agosto e ir até dezembro e deitar abaixo, recuperando um pouco do investimento a cada ano durante os meses em que estiver parado, tirar a bateria mas pô-lo a trabalhar uns 10min a cada 3 semanas, por exemplo, os pneus serem rodados manualmente também todos os meses em que o carro não estiver a ser usado, já que por cavaletes é um bocado mais complicado e demorado, dar uma limpadela ao interior e exterior de vez em quando e lubrificar as peças a cada meio ano antes de se utilizar o carro, principalmente a parte do motor e componentes que ligam ao mesmo e discos e braços da suspensão também com spray. aí dura-te uns 10 anos sem cuidados de maior a não ser estes. parece muita coisa, mas numa tarde faz-se isto e se calhar quem to guarda também terá gosto.

                                                  depois seria importante, caso tires o seguro, de arranjares um carro de junho/julho/agosto/setembro/outubro/dezembro/janeiro/fevereiro para efeitos de inspeção, já que pode ser inspecionado até 3 meses antes da datta de emissão do livrete. assim tu ou algum familiar iria à inspeção com o carro durante os meses de agosto ou dezembro.

                                                  são só mais umas achegas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    E o valor do carro que vais ter que dar não conta?
                                                    Sim esses 800€ são para a amortização. Contando com tudo fica pago em 10 a 12 anos. Sem contar com imprevistos que possa haver.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                      Se o carro custar 10.000 e durar 20 anos, serão mais 500 euros por ano.
                                                      E claro que em 20 anos, não vamos esperar que a manutenção do carro se fiquem pelas revisões previstas

                                                      Aluguer - 1400 Ano

                                                      Compra de carro - 250 seguro + 150 IUC + 30 Inspeção + 150 revisões (valor otimista) + 500 (amortização do custo do carro em 20 anos) = 1080 euros

                                                      Existe uma diferença de 320 euros ano. Com a compra do carro, este valor pode chegar a ser inferior, tudo depende do custo dos arranjos ao longo de 20 anos.
                                                      Com o aluguer, temos sempre um carro novo e sem preocupações... dá que pensar...
                                                      Sim, as contas são feitas para os custos previstos. Por mais fiável que o carro seja, dará sempre azo a imprevistos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        importar um carro a gasóleo com 7 ou 8 anos, se calhar até com 9 ou 10 anos num negócio de ocasião (vá, façamos as contas ao merc) com imposto de 250€ e esperar que dure mais 15 a 20 anos, andando 5 mil por ano e ficando parado o resto do ano encostado a um canto, com pneus sem ar, peças sem rodagem nem oleadas, componentes que secam e gretam um bocadinho mais todos os anos, é um bocado arriscar na sorte.

                                                        mais valia comprares algo a gasolina e andares mais devagar (por vezes 20km/h fazem toda a diferença) e se realmente seguires esta lógica, és capaz de ter um carro sem grandes maleitas durante 10 anos. só isso já é uma ajuda. nada de FAPs a entupir nem problemas de gases acumulados nem filtros sujos nem nada disso. assim poderias comprar um carro mais recente 3 ou 4 anos, algo de 2010, por exemplo, importado até 6 anos.

                                                        seria importante fazeres seguros semestrais, do género iniciar em julho ou agosto e ir até dezembro e deitar abaixo, recuperando um pouco do investimento a cada ano durante os meses em que estiver parado, tirar a bateria mas pô-lo a trabalhar uns 10min a cada 3 semanas, por exemplo, os pneus serem rodados manualmente também todos os meses em que o carro não estiver a ser usado, já que por cavaletes é um bocado mais complicado e demorado, dar uma limpadela ao interior e exterior de vez em quando e lubrificar as peças a cada meio ano antes de se utilizar o carro, principalmente a parte do motor e componentes que ligam ao mesmo e discos e braços da suspensão também com spray. aí dura-te uns 10 anos sem cuidados de maior a não ser estes. parece muita coisa, mas numa tarde faz-se isto e se calhar quem to guarda também terá gosto.

                                                        depois seria importante, caso tires o seguro, de arranjares um carro de junho/julho/agosto/setembro/outubro/dezembro/janeiro/fevereiro para efeitos de inspeção, já que pode ser inspecionado até 3 meses antes da datta de emissão do livrete. assim tu ou algum familiar iria à inspeção com o carro durante os meses de agosto ou dezembro.

                                                        são só mais umas achegas.
                                                        O imposto não será de 250€ para o C220, andará mais pelos 380€. Quanto ao Skoda ficará pelos 150€.

                                                        Quanto ao seguro é uma boa ideia, e ainda não me tinha ocorrido fazer seguros mensais ou semestrais.

                                                        Amanhã devo ir dar uma olhadela num Skoda de um stand aqui perto.
                                                        A poupança de comprar relativamente a alugar pode não ser significativa, mas se gostar mesmo do carro pode ser que compre.

                                                        Obrigado a todos por ajudarem!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já está tudo dito não faz sentido... mas entre os 2 o skoda é claramente um negocio menos mau..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            fiei-me nos 250€ que tinhas dito, mas como é um 2143cc já deve estar no escalão acima. se calhar um skoda terá alguns problemas de FAP ou então mais valia apostares num europeu a gasolina recente. de certeza que terás também imensa oferta aí na alemanha no segmento C.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X