Pelo que já li algures aqui no FAHO, está relacionado com o custo das plataformas. Por isso é que as marcas estão a abandonar as carroçarias de 3 portas em detrimento das de 5.
O facto de o mercado estar virado para a Ásia e em segubdo plano para os USA faz com que muitas coisas do passado sejam hoje não viáveis.
Estamos ainda em recessão na maioria da Europa, e quando assim é as apostas em nichos especializados tendem a ser mais difíceis de aprovar, isto é verdade para todos os produtos.
A verdade é que esse tipo de carros tem pouca procura, e não compensa economicamente. Quem quer um pequeno descapotável, procura algo mais desportivo (MX5, SLK,...).
Penso que tem muito a ver com a mudança de mentalidade, hoje em geral os clientes procuram outras coisas num carro, dando primazia aos gadgets, ao diesel, aos suv, e por fim aos "premium".
Hoje em dia as pessoas gastam mais facilmente 40 mil € num suv 1.6 diesel para fazer 10.000 km por ano, do que num seg. C a gasolina e desportivo, com dinheiro de sobra para muita gota!
Cada vez mais se está a tornar mais raro o sonho de ter um descapotável um cabrio ou um desportivo na garagem, e quando acontece só pode ser "à grande".
Recentemente comprei um carro de 3p (espécie em vias de extinção ) e quase toda a gente acha estúpido não ter optado pela versão de 5p!
Pelo que já li algures aqui no FAHO, está relacionado com o custo das plataformas. Por isso é que as marcas estão a abandonar as carroçarias de 3 portas em detrimento das de 5.
Na questão das 3 portas, por norma até são mais baratos que as de 5, a questão é que vendem-se muito menos!
Pessoalmente acho as versões de 3p sempre bem mais bonitas e equilibradas em termos de perfil, para quem como eu usa o carro 90% das vezes sozinho e praí umas 95% das vezes sem passageiros atrás, porque não escolher uma versão deste tipo?
Relativamente aos cabrios, aí sim precisam realmente de reforço estrutural, e por isso são muitas vezes mais caros e pesados.
A verdade é que esse tipo de carros tem pouca procura, e não compensa economicamente. Quem quer um pequeno descapotável, procura algo mais desportivo (MX5, SLK,...).
Vejo bastantes descapotaveis aqui na Holanda. Varios Opel Cascada. E carros leves e velhos entao (devido aos impostos)...205 cabrio, 206cc, até 2cv cabrios....
A verdade é que Portugal é um mercado anormal pois as pessoas insistem que nao dá para andar de descapotavel porque nunca está bom tempo, e acabam por ser países como Holanda e UK que possuem dos maiores racios de cabrio por carro vendido..
Em pista nem por isso... O comportamento do SLK em curva não é grande espingarda... É um bom carro pra uns passeios pela marginal...
Quando se fala em desportivo, tem que se ver que é um desportivo para andar na estrada, se for para andar em pista, compra-se um carro de competição
Realmente às vezes existe um pouco de top Gear a mais na cabeça das pessoas.
Um SLK, será um desportivo, dentro do universo Mercedes. Claro que perante os concorrentes, haverá uns que terão um comportamento mais desportivo e outros com um menos comportamento desportivo...
Sim, porque é que as marcas deixaram de apostar nestas viaturas ?
Por exemplo:
Porque não há procura suficiente deste género de carroçarias, a questão é esta. Eu pessoalmente gosto de cabrios e roadsters, mas não investiria em algo que dificilmente traria retorno financeiro.
Porque não há procura suficiente deste género de carroçarias, a questão é esta. Eu pessoalmente gosto de cabrios e roadsters, mas não investiria em algo que dificilmente traria retorno financeiro.
Com a crise, o mercado para coupés e cabrios, na Europa, viu-se reduzido a metade. E ainda não recuperou.
Teve alguns picos que coincidem com a introdução de alguns modelos, mas mesmo assim, os volumes simplesmente não recuperaram.
Exceptuando os exemplares estratosféricos, que vêm o seu mercado crescer, as propostas mais acessíveis simplesmente não vingam no mercado.
É difícil justificar o investimento.
Por isso vemos estas parcerias entre Mazda e Fiat, Toyota e Subaru e um pouco mais acima, Toyota e BMW.
E convém que se possa vender em todo o planeta. Mesmo assim são volumes reduzidos e dado as especificidades destes modelos, que muitas vezes requerem hardware próprio, não sendo nada amigos das economias de escala, é natural que os construtores se afastem deste tipo de criaturas.
Mesmo cabrios derivados de hatchs ou sedans que vendem em números massivos, acaba por não compensar.
Se estão a desistir das carroçarias de 3p ou pseudo-coupes, um cabrio ainda faz menos sentido, dado a complexidade extra da criatura.
A crise só veio ajudar, mas o que mudou foi sobretudo a mentalidade e a visão das pessoas do automóvel.
O fenómeno dos suv's veio para ficar, neste momento já é o segmento que mais vende, e que por norma até serão mais caros que qualquer coupé ou cabrio do mesmo segmento e da mesma marca. Certamente que as marcas não estão nada preocupadas, antes pelo contrário!, assim deixam de produzir variantes menos vendidas, e passam a investir numa que deverá ter um custo final/produção bem mais atractivo.
Cada vez mais será mais complicado vender desportivos, descapotáveis ou coupés, cada vez as pessoas olham mais para o automóvel como um electrodoméstico. Com pinta e detalhes de última geração, mas "electrodoméstico"!
para verem onde isto já chega, já qualquer 4p é "coupé" ou qualquer SW "sport" qualquer coisa
Já há mais suv´s "coupé" do que nos segmentos c e D juntos!
a Porsche já praticamente só vende carros a diesel e de 4/5 portas...
Qualquer dias qualqu€r um é o maior piloto a pilotar um superdesportivo autónomo num circuito
Recentemente comprei um carro de 3p (espécie em vias de extinção ) e quase toda a gente acha estúpido não ter optado pela versão de 5p!
Por regra as pessoas têm razão.
Uma cosia é a forma como idealizas o uso do carro. Outra coisa é a realidade que não controlas...
Realidade normalmente é:
1) filhos/ sobrinhos ou enteados que aparecem.
2) pais, avós , sogros e outros passageiros com problemas de mobilidade no geral ( alguém com problema de costas etc etc)
3) transporte dum volume que não cabe na mala
4) dificuldade de saira dum carro de 3P em estacionamento apertado ( pois a porta comprida cria alguns problemas,
5) peso elevado da porta no estacionamento em subida.
etc
Efectivamente os carros de 3 portas são muito mais giros mas não dão jeito nenhum...
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