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[Informação] 1 cv não é exactamente 1 hp

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    [Informação] 1 cv não é exactamente 1 hp

    É só para informar que 1 cv (cavalo-vapor) não é a mesma coisa que 1 hp (horse-power), a tabela de conversão é:

    1 hp = 1,0138697 cv = 745,6999 W
    1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W

    Portanto um carro com 190 hp tem na realidade 193 cv.

    Se quisermos ser rigorosos e evitar confusões convém usarmos hp e não cv.


    Já agora aproveito o tópico para dizer que os símbolos das unidades não têm plural.

    200 kms está errado, deverá ser 200 km.

    #2
    Talvez sirva para esclarecer 2% dos utilizadores do forum. Os outros 98% já sabiam, aprenderam na escola.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
      É só para informar que 1 cv (cavalo-vapor) não é a mesma coisa que 1 hp (horse-power), a tabela de conversão é:

      1 hp = 1,0138697 cv = 745,6999 W
      1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W

      Portanto um carro com 190 hp tem na realidade 193 cv.

      Se quisermos ser rigorosos e evitar confusões convém usarmos hp e não cv.


      Já agora aproveito o tópico para dizer que os símbolos das unidades não têm plural.

      200 kms está errado, deverá ser 200 km.



      Para evitar mesmo confusões, é usar os Kilowatt (KW)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Para evitar mesmo confusões, é usar os Kilowatt (KW)

        E para sermos mesmo corretos é usar kW e não KW

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LRR Ver Post
          E para sermos mesmo corretos é usar kW e não KW

          Sim, verdade.

          Comentário


            #6
            E bhp?

            Comentário


              #7
              E o que é PS DIN? E o que é HP SAE?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post

                Se quisermos ser rigorosos e evitar confusões convém usarmos hp e não cv.

                Mas a confusão não acaba aqui:

                Potência ao freio ou à roda?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  E o que é PS DIN? E o que é HP SAE?
                  PS=DIN=CV > HP

                  Medidas métricas:

                  PS - Pferdestarke
                  CV - Chevaux vapeur /cavalo vapor
                  DIN - Deutsches institut fur Normung

                  Medida Imperial (British Standards)
                  HP - Horse Power

                  No fundo os únicos cavalos diferentes são os britânicos.

                  BHP significa Brake Horse Power que é a potência ao freio. Ou seja, a potência no volante do motor (não bi-massa... ). Esta não é a potência à roda porque existem perdas na caixa, embraiagem, transmissão, etc, etc.

                  Se existir algum lapso corrijam-me.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Para evitar mesmo confusões, é usar os Kilowatt (KW)
                    Também já tinha pensado nisso. Deveria haver um esforço para adoptar o sistema métrico, que é muito mais elegante e facilita os cálculos.

                    Nas televisões também! Qual televisões de 55" qual quê, 140 cm!

                    Comentário


                      #11
                      já agora, aproveito para esclarecer que 0.9999999999...=1

                      Comentário


                        #12
                        Isso é 0,999(9) grande verdade.

                        Comentário


                          #13
                          Realmente o Tópico faz sentido para esclarecer pequenas diferenças utilizando unidades de medida diferentes, mas como normalmente as Potências dos veículos mais falados no Fórum nem chegam aos 200CV, diria que é apenas um preciosismo.

                          Um veiculo com o seu desgaste natural também perde alguma Potência, mas se levar uma linha de escape melhor pode ganhar um pouquinho de Potência, ...

                          Comentário


                            #14
                            Que Informação Dramática...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                              Realmente o Tópico faz sentido para esclarecer pequenas diferenças utilizando unidades de medida diferentes, mas como normalmente as Potências dos veículos mais falados no Fórum nem chegam aos 200CV, diria que é apenas um preciosismo.

                              Um veiculo com o seu desgaste natural também perde alguma Potência, mas se levar uma linha de escape melhor pode ganhar um pouquinho de Potência, ...
                              É verdade.

                              E será que existe variabilidade entre dois carros iguais vindos da mesma fábrica?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                É só para informar que 1 cv (cavalo-vapor) não é a mesma coisa que 1 hp (horse-power), a tabela de conversão é:

                                1 hp = 1,0138697 cv = 745,6999 W
                                1 cv = 0,98632 hp = 735,4987 W

                                Portanto um carro com 190 hp tem na realidade 193 cv.

                                Se quisermos ser rigorosos e evitar confusões convém usarmos hp e não cv.


                                Já agora aproveito o tópico para dizer que os símbolos das unidades não têm plural.

                                200 kms está errado, deverá ser 200 km.
                                Já conseguiste perceber a diferença entre potência e energia?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                  É verdade.

                                  E será que existe variabilidade entre dois carros iguais vindos da mesma fábrica?

                                  No passado Sim. Hoje o fabrico de motores está tão robotizado que diferenças é quase impossível!

                                  As viaturas antigas de origem Alemã normalmente tinham ligeiramente mais CV que o declarado, como os impostos eram em função da Potência, a homologação era feita com o pior valor de potência, da 1ª serie de motores fabricados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho cá em casa uma impressora HP, e agora fiquei confuso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      PS=DIN=CV > HP

                                      Medidas métricas:

                                      PS - Pferdestarke
                                      CV - Chevaux vapeur /cavalo vapor
                                      DIN - Deutsches institut fur Normung

                                      Medida Imperial (British Standards)
                                      HP - Horse Power

                                      No fundo os únicos cavalos diferentes são os britânicos.

                                      BHP significa Brake Horse Power que é a potência ao freio. Ou seja, a potência no volante do motor (não bi-massa... ). Esta não é a potência à roda porque existem perdas na caixa, embraiagem, transmissão, etc, etc.

                                      Se existir algum lapso corrijam-me.
                                      Os fabricantes quando divulgam as specs referem-se sempre a bhp, ou seja potência no motor, certo?

                                      Quando no top gear faziam lá uns testes para saber quantos cavalos tinham escapado com o passar dos anos, faziam o teste à potência às rodas, certo?

                                      Então não era uma comparação justa [emoji14]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Potência do motor e potência nas rodas têm valores diferentes.

                                        Aparte os valores de fábrica, a quilometragem, manutenção e o combustível podem causar variações consideráveis.

                                        Mas tudo isto vale 0 quando os fabricantes dizem que têm x cavalos e na realidade têm alguns mais

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                          No passado Sim. Hoje o fabrico de motores está tão robotizado que diferenças é quase impossível!

                                          As viaturas antigas de origem Alemã normalmente tinham ligeiramente mais CV que o declarado, como os impostos eram em função da Potência, a homologação era feita com o pior valor de potência, da 1ª serie de motores fabricados.
                                          É prática comum terem mais cavalos do que o declarado.

                                          Os japoneses nos anos 80 tinham uma lei dos 285cv (penso eu) que tinham que cumprir, o resto da história já nós sabemos
                                          Nas motas também é muito comum, por exemplo, as ktm 950 adventure acho que vinham averbadas com 25kw, salvo erro

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                            Que Informação Dramática...
                                            Isto merece um...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              É prática comum terem mais cavalos do que o declarado.

                                              Os japoneses nos anos 80 tinham uma lei dos 285cv (penso eu) que tinham que cumprir, o resto da história já nós sabemos
                                              Nas motas também é muito comum, por exemplo, as ktm 950 adventure acho que vinham averbadas com 25kw, salvo erro
                                              E penso que na Alemanha o equivalente ao imposto automóvel tem como base a potência, daí que eles gostem de ter alguns bichos escondidos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                E penso que na Alemanha o equivalente ao imposto automóvel tem como base a potência, daí que eles gostem de ter alguns bichos escondidos.
                                                O imposto automovel na Alemanha (IUC) é feito em relacao à cilindrada e às emissoes. No PVP só ha IVA

                                                Por cada 100cm3 sao 2 euros.
                                                Por cada grama de CO2 acima de 95 g/km CO2 pagas 2 euros.

                                                O meu carro, p.e.:

                                                2.000 cm3 - 40 €
                                                162 g/km CO2 - 67g x 2 = 134 €

                                                Total 40 + 134 = 174 €/ano

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  xii começaram as férias escolares

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    acabaste de virar o meu mundo de pernas para o ar com essa informação dramática

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                      Tenho cá em casa uma impressora HP, e agora fiquei confuso.
                                                      Se for a HP 2540, tens a CV 2561,451129556

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        uma vez tentei explicar que HP era diferente de cavalos a um amigo meu e ele não acreditou.

                                                        Comentário


                                                          #29

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E CV = Cavalos Vapor

                                                            Comentário

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