Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Matriculação e impostos de veículo novo chegado a Portugal no fim do ano

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Matriculação e impostos de veículo novo chegado a Portugal no fim do ano

    Alguém me sabe esclarecer se um carro novo chegar a portugal, vindo da fábrica, na última semana do ano, é possível pagar o ISV de 2016 e ter matrícula de 2017? Ou seja, o processo de desalfandegamento é independente do pedido de matricula? É o concessionário ou o importador (marca) que paga os impostos decorrentes da importação?

    #2
    é a alfândega que te passa a matrícula.. portanto, não dá. sorry

    Comentário


      #3
      Obrigado whereagles. Os carros que estão nos concessionários à venda sem matrícula só são desalfandegados quando são vendidos?

      Comentário


        #4
        só o stand te pode dizer..
        mas provavelmente é isso, sim

        se bem que podem ter a matrícula pronta e só a colocarem no momento da entrega ao comprador

        Comentário


          #5
          sendo na ultima semana e o tempo que a papelada leva a ser tratada, isso vai tudo transitar para Janeiro de 2017, não tens como te safar disso...

          Comentário


            #6
            O meu carro chegou a Portugal a meados / finais de dezembro de 2015. A matricula é dos primeiros dias de 2016. O stand assumiu os novos impostos de 2016 já que não ia entregar o carro antes de 2016. Recebi o carro na primeira semana de 2016.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
              Obrigado whereagles. Os carros que estão nos concessionários à venda sem matrícula só são desalfandegados quando são vendidos?
              Sim. E também só aí é emitida a DAV (declaração aduaneira de veículo).

              Comentário


                #8
                Pagas ISV em 2017 e tens matricula de 2017. Se pagas ISV em 2016 tens matricula de 2016 parece-me.

                Comentário


                  #9
                  Comprei uma carrinha Megane que, se não está já em Portugal deverá chegar durante esta semana.
                  Mesmo assim pedi para a rceber apenas em 2017,para não ter matricula de 2016 apenas por uns dias.
                  O vendedor disse que não havia problema, mas que isso implicaria um ligeiro aumento do preço do carro, unicamente devido ao aumento do ISV a partir de jan/2017

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                    Comprei uma carrinha Megane que, se não está já em Portugal deverá chegar durante esta semana.
                    Mesmo assim pedi para a rceber apenas em 2017,para não ter matricula de 2016 apenas por uns dias.
                    O vendedor disse que não havia problema, mas que isso implicaria um ligeiro aumento do preço do carro, unicamente devido ao aumento do ISV a partir de jan/2017
                    Obrigado Corsa. Se não é indiscrição, de que ordem de valores é o aumento no teu caso?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                      Comprei uma carrinha Megane que, se não está já em Portugal deverá chegar durante esta semana.
                      Mesmo assim pedi para a rceber apenas em 2017,para não ter matricula de 2016 apenas por uns dias.
                      O vendedor disse que não havia problema, mas que isso implicaria um ligeiro aumento do preço do carro, unicamente devido ao aumento do ISV a partir de jan/2017
                      O que ganhas em ter matrícula de 2017?!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                        O que ganhas em ter matrícula de 2017?!
                        será mais fácil de revender, por estúpido que possa parecer

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
                          Obrigado Corsa. Se não é indiscrição, de que ordem de valores é o aumento no teu caso?
                          Num 1.6 diesel normal o aumento será de 100€ + iva ou seja 123€
                          Num 2.0 diesel normal o aumento é de 186€ + iva ou seja 230€

                          Os valores estão todos já apresentados, é uma questão de calculares o ISV do carro com base na cilindrada e nas emissões.
                          Se me disseres os dados do carro eu digo-te o aumento.

                          Mas há muitos stands que assumem a diferença.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
                            Obrigado Corsa. Se não é indiscrição, de que ordem de valores é o aumento no teu caso?
                            No meu caso, e segundo o vendedor, deverá rondar os 150€ a mais.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                              O que ganhas em ter matrícula de 2017?!
                              Ganho o facto de não ter uma matricula de 2016 e, passado uma semana, o carro ter "mais 1 ano", porque entrou o ano de 2017 (na altura de o vender isso conta).
                              São opções, que ficaram devidamente esclarecidas pelo vendedor.

                              Comentário


                                #16
                                Ao pesquisarem carros daqui a 1 ano, se o teu for de 2016 não aparece se puserem a partir de 2017, o teu não aparece. é simples.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Num 1.6 diesel normal o aumento será de 100€ + iva ou seja 123€
                                  Num 2.0 diesel normal o aumento é de 186€ + iva ou seja 230€

                                  Os valores estão todos já apresentados, é uma questão de calculares o ISV do carro com base na cilindrada e nas emissões.
                                  Se me disseres os dados do carro eu digo-te o aumento.

                                  Mas há muitos stands que assumem a diferença.
                                  Atenção que a partir de 1/jan/2017 as emissões nos importados são pagas como se fosse um carro novo (deixa de haver abatimentos por anos de uso).

                                  (Lei do orçamento de estado 2017, pendente de promulgação pelo presidente de república, que deve ser uma mera formalidade)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Foi-me explicado pelo concessionário que a matriculação em 2017 implica para além do aumento de impostos um aumento do preço base, que é cobrado pela marca ao concessionário.
                                    Foi-me também dito que os carros com cliente final são imediatamente facturados e que apenas os de exposição têm um prazo mais alargado (1 mês) para facturação.
                                    Aparentemente, pelas explicações que me deram, a facturação do carro entre o importador e o concessionário está de alguma forma ligada ao processo de matriculação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
                                      Foi-me explicado pelo concessionário que a matriculação em 2017 implica para além do aumento de impostos um aumento do preço base, que é cobrado pela marca ao concessionário.
                                      Foi-me também dito que os carros com cliente final são imediatamente facturados e que apenas os de exposição têm um prazo mais alargado (1 mês) para facturação.
                                      Aparentemente, pelas explicações que me deram, a facturação do carro entre o importador e o concessionário está de alguma forma ligada ao processo de matriculação.

                                      Não sei
                                      Pode não ser igual em todas as marcas, mas o que te posso dizer é que a partir do momento que o carro chega a Portugal e tem cliente a BMW factura às concessões, que por sua vez terão de faturar o mais rapidamente possível ao cliente, não só por causa dos aumentos dos impostos mas também porque estão a pagar juros por terem o valor das viaturas a descoberto. Além disso se o carro chegar por exemplo nesta semana e por alguma razão não for matrículado este ano, para o ano o valor base aumenta e portanto o valor final aumenta.

                                      Impostos nunca são suportados pelos concessionários, se os vossos concessionários suportam é porque não vos fizeram grande desconto e a margem é tão grande que não faz mossa!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obrigado Tassilgo pela explicação, No entanto continuo com a seguinte dúvida: Se o carro quando chega a Portugal é facturado, o mesmo pode ser pago pelo concessionário antes do pedido de matrícula. Nesse caso o valor base já não deveria alterar pelo facto do ano mudar, pois o carro já foi pago ao importador.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Milhouse Ver Post
                                          Obrigado Tassilgo pela explicação, No entanto continuo com a seguinte dúvida: Se o carro quando chega a Portugal é facturado, o mesmo pode ser pago pelo concessionário antes do pedido de matrícula. Nesse caso o valor base já não deveria alterar pelo facto do ano mudar, pois o carro já foi pago ao importador.
                                          Uma coisa é faturar, outra é pagar. Não devem existir muitos concessionários no país que se possam dar ao luxo de pagar os carro mal eles sejam faturados pelo importador. É uma carga demasiado grande, falamos logo em milhões de euros.

                                          E por ser faturado não quer dizer que depois não exista acerto de contas caso seja pago depois do valor aumentar. Os fabricantes têm a faca e o queijo na mão.

                                          O concessionário só te pode faturar o carro a ti depois de ter matrícula, daí não se poder faturar o carro em 2016 e pedir matrícula em 2017. Se assim fosse os concessionários compravam em força no final do ano para ficarem com stock mais barato e poder cobrar mais caro no ano seguinte!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                            Uma coisa é faturar, outra é pagar. Não devem existir muitos concessionários no país que se possam dar ao luxo de pagar os carro mal eles sejam faturados pelo importador. É uma carga demasiado grande, falamos logo em milhões de euros.

                                            E por ser faturado não quer dizer que depois não exista acerto de contas caso seja pago depois do valor aumentar. Os fabricantes têm a faca e o queijo na mão.

                                            O concessionário só te pode faturar o carro a ti depois de ter matrícula, daí não se poder faturar o carro em 2016 e pedir matrícula em 2017. Se assim fosse os concessionários compravam em força no final do ano para ficarem com stock mais barato e poder cobrar mais caro no ano seguinte!
                                            Viva,

                                            Não sei se atualmente funciona de forma diferente, mas em fevereiro de 2001 comprei um jipe novo com impostos de 2000 - matrícula de 08-01-2001. Na altura houve muitas marcas a fazer isso - o ISV passou de 20% para 100% salvo erro.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X