Alguém me sabe esclarecer se um carro novo chegar a portugal, vindo da fábrica, na última semana do ano, é possível pagar o ISV de 2016 e ter matrícula de 2017? Ou seja, o processo de desalfandegamento é independente do pedido de matricula? É o concessionário ou o importador (marca) que paga os impostos decorrentes da importação?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Matriculação e impostos de veículo novo chegado a Portugal no fim do ano
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Comprei uma carrinha Megane que, se não está já em Portugal deverá chegar durante esta semana.
Mesmo assim pedi para a rceber apenas em 2017,para não ter matricula de 2016 apenas por uns dias.
O vendedor disse que não havia problema, mas que isso implicaria um ligeiro aumento do preço do carro, unicamente devido ao aumento do ISV a partir de jan/2017
Comentário
-
Originalmente Colocado por corsa Ver PostComprei uma carrinha Megane que, se não está já em Portugal deverá chegar durante esta semana.
Mesmo assim pedi para a rceber apenas em 2017,para não ter matricula de 2016 apenas por uns dias.
O vendedor disse que não havia problema, mas que isso implicaria um ligeiro aumento do preço do carro, unicamente devido ao aumento do ISV a partir de jan/2017
Comentário
-
Originalmente Colocado por corsa Ver PostComprei uma carrinha Megane que, se não está já em Portugal deverá chegar durante esta semana.
Mesmo assim pedi para a rceber apenas em 2017,para não ter matricula de 2016 apenas por uns dias.
O vendedor disse que não havia problema, mas que isso implicaria um ligeiro aumento do preço do carro, unicamente devido ao aumento do ISV a partir de jan/2017
Comentário
-
Originalmente Colocado por Milhouse Ver PostObrigado Corsa. Se não é indiscrição, de que ordem de valores é o aumento no teu caso?
Num 2.0 diesel normal o aumento é de 186€ + iva ou seja 230€
Os valores estão todos já apresentados, é uma questão de calculares o ISV do carro com base na cilindrada e nas emissões.
Se me disseres os dados do carro eu digo-te o aumento.
Mas há muitos stands que assumem a diferença.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Tictac Ver PostO que ganhas em ter matrícula de 2017?!
São opções, que ficaram devidamente esclarecidas pelo vendedor.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostNum 1.6 diesel normal o aumento será de 100€ + iva ou seja 123€
Num 2.0 diesel normal o aumento é de 186€ + iva ou seja 230€
Os valores estão todos já apresentados, é uma questão de calculares o ISV do carro com base na cilindrada e nas emissões.
Se me disseres os dados do carro eu digo-te o aumento.
Mas há muitos stands que assumem a diferença.
(Lei do orçamento de estado 2017, pendente de promulgação pelo presidente de república, que deve ser uma mera formalidade)
Comentário
-
Foi-me explicado pelo concessionário que a matriculação em 2017 implica para além do aumento de impostos um aumento do preço base, que é cobrado pela marca ao concessionário.
Foi-me também dito que os carros com cliente final são imediatamente facturados e que apenas os de exposição têm um prazo mais alargado (1 mês) para facturação.
Aparentemente, pelas explicações que me deram, a facturação do carro entre o importador e o concessionário está de alguma forma ligada ao processo de matriculação.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Milhouse Ver PostFoi-me explicado pelo concessionário que a matriculação em 2017 implica para além do aumento de impostos um aumento do preço base, que é cobrado pela marca ao concessionário.
Foi-me também dito que os carros com cliente final são imediatamente facturados e que apenas os de exposição têm um prazo mais alargado (1 mês) para facturação.
Aparentemente, pelas explicações que me deram, a facturação do carro entre o importador e o concessionário está de alguma forma ligada ao processo de matriculação.
Não sei
Pode não ser igual em todas as marcas, mas o que te posso dizer é que a partir do momento que o carro chega a Portugal e tem cliente a BMW factura às concessões, que por sua vez terão de faturar o mais rapidamente possível ao cliente, não só por causa dos aumentos dos impostos mas também porque estão a pagar juros por terem o valor das viaturas a descoberto. Além disso se o carro chegar por exemplo nesta semana e por alguma razão não for matrículado este ano, para o ano o valor base aumenta e portanto o valor final aumenta.
Impostos nunca são suportados pelos concessionários, se os vossos concessionários suportam é porque não vos fizeram grande desconto e a margem é tão grande que não faz mossa!
Comentário
-
Obrigado Tassilgo pela explicação, No entanto continuo com a seguinte dúvida: Se o carro quando chega a Portugal é facturado, o mesmo pode ser pago pelo concessionário antes do pedido de matrícula. Nesse caso o valor base já não deveria alterar pelo facto do ano mudar, pois o carro já foi pago ao importador.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Milhouse Ver PostObrigado Tassilgo pela explicação, No entanto continuo com a seguinte dúvida: Se o carro quando chega a Portugal é facturado, o mesmo pode ser pago pelo concessionário antes do pedido de matrícula. Nesse caso o valor base já não deveria alterar pelo facto do ano mudar, pois o carro já foi pago ao importador.
E por ser faturado não quer dizer que depois não exista acerto de contas caso seja pago depois do valor aumentar. Os fabricantes têm a faca e o queijo na mão.
O concessionário só te pode faturar o carro a ti depois de ter matrícula, daí não se poder faturar o carro em 2016 e pedir matrícula em 2017. Se assim fosse os concessionários compravam em força no final do ano para ficarem com stock mais barato e poder cobrar mais caro no ano seguinte!
Comentário
-
Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostUma coisa é faturar, outra é pagar. Não devem existir muitos concessionários no país que se possam dar ao luxo de pagar os carro mal eles sejam faturados pelo importador. É uma carga demasiado grande, falamos logo em milhões de euros.
E por ser faturado não quer dizer que depois não exista acerto de contas caso seja pago depois do valor aumentar. Os fabricantes têm a faca e o queijo na mão.
O concessionário só te pode faturar o carro a ti depois de ter matrícula, daí não se poder faturar o carro em 2016 e pedir matrícula em 2017. Se assim fosse os concessionários compravam em força no final do ano para ficarem com stock mais barato e poder cobrar mais caro no ano seguinte!
Não sei se atualmente funciona de forma diferente, mas em fevereiro de 2001 comprei um jipe novo com impostos de 2000 - matrícula de 08-01-2001. Na altura houve muitas marcas a fazer isso - o ISV passou de 20% para 100% salvo erro.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário