Originalmente Colocado por
leitorah2017
Bom dia
Depois de insistir com a oficina, disseram-me que a seat, casa mãe, indicou fazer uma reprogramação da injeção? naquelas carros que não faziam de forma autónoma!!!, o certo é que o carro melhorou muito, o consumo baixou 1l, agora gasta 7l aos 100km (Ibiza 1.6 tdi 105cv). Quando em frio o ralenti vai às 1000 rpm, depois vai baixando até às 750 rpm mas ainda demora, ora isto ele nunca fez desde os 0 km, agora tem 115k km, só passou a fazer depois desta última intervenção. Não sei se será normal????
Outra coisa que gostava de partilhar, é que quando reclamei telefonicamente para a seat Portugal, depois de muito insistir, foi-me dito que reclamasse com o IMT, porque foram eles que obrigaram a seat a retirar o tal software quando na Europa não está definido limite para o NO2, apenas para o CO2. Deram-me a entender , tal como a oficina, que essa eliminação não teria nenhuma influência na emissão de NO2, até porque cá em Portugal os centros de inspeção não têm maneira de medir o NO2.!!! Deram- me um certificado para que o carro possa ser aprovado na inspeção.
Os problemas que vários motores têm tido de injeção e não só, poderão ser fruto da existência do dito software malicioso?! Cada injetor custa 650€ mais IVA !!! Há pessoas que gastaram vários milhares de €s na reparação. Por outro lado também sei da existência de 3 ibizas com este motor que já têm quase 500k km (empresa de distribuição) e apenas levaram a válvula EGR.
Algo que aconselho vivamente é que desde os 50k km que pus 1 filtro de ar KN (+-60€); o carro naquela altura ficou a gastar menos 0,8l aos 100km, muito mais solto, onde usava 4ª passei a usar 5ª, daí a baixa de consumo, e ia frequentemente a baixo de manhã, deixou de ir. Ainda mantenho o filtro, apenas é preciso fazer manutenção com o respetivo kit de limpeza.
Espero ter ajudado
Cumprimentos