Não tenho conhecimento de a marca fazer reprogramacoes (positivas) oficiais. Foi uma reprogramação numa oficina conhecida mas nada de oficial. O objectivo foi só melhorar as baixas e não aumentar muito a potência como muitas repros.
O 1.6tdi é uma audi a3, não sei o ano.
Enviado do meu MHA-L29 através de Tapatalk
E do pessoal afectado já alguém fez a inspecção sem ter feito a actualização, tiveram algum problema?
É porque leio muitos relatos de DPF's e injectores a rebentar depois da actualização e claro depois para responsabilizar as marcas já sabemos como é o cargo dos trabalhos, daí estar a ponderar se vale a pena fazer ou eventualmente estar quieto.![]()
Estive na IPO em Agosto e ainda não fui chamado para a reprogramação. Perguntei sobre a tal lista negra e a resposta foi que não sabem nada disso.
Uma coisa deverá estar relacionada com a outra. O 2.0 tdi também tem esse feedback.
Última edição por Ecoflex : 08-10-17 às 17:50:27
Tenho um VW Golf 1.6 TDI, já fui chamado para a reprogramação mas não penso ir depois do que ando a ler aqui. O meu carro é de 2010 e tem poucos km, estou feliz com ele, se a porcaria fizeram eles não me vou eu chatear depois com eventuais perdas de rendimento e problemas.
Ainda por cima se dizem que na inspecção não chateiam optimas noticias
Recebi a seguinte carta em correio registado:
![]()
Tinha sido eu que tinha entrado em contacto inicialmente com eles e tinha recebido uma carta deles posteriormente, infelizmente ainda não tive oportunidade de o levar à VW. De repente fazem um ultimato...lol
O mal é que não dizem quem é a autoridade nacional competente!
Nos IPO's não existe lista nenhuma (ainda hoje confirmei)
Quer dizer, a VW agora vem meter medo com a Autoridade nacional competente, quando andou a vender estes anos todos carros não cumpridores da legislação em vigor!
Palhaços!
Para que não haja qualquer dúvida, eu disse (e o LuckyPixie confirmou) que nesta fase não têm a tal "lista negra" que já foi falada na comunicação social. Não quer dizer que não possam vir a ter no futuro...
Eu ainda não fui chamado, e não serei eu a pedir para fazer a intervenção, certamente.
é preciso ter muita lata para fazerem ultimatos.... ainda não saiu a resolução final para o caso na europa até lá espero.
Neste momento sugiro uma de duas soluções:
- ir ao recall e depois fazer uma reprogramação por fora. Envolve gastos e tecnicamente é ilegal. Mas fica com o carimbo e o motor até fica "melhor" se não quiserem um carro de corridas.
-não ir ao recall e arriscar um chumbo no ipo. Não me parece grande risco, já que na pior das hipóteses tem umas semanas para lá voltar.
Existe a hipótese de ir ao recall e aceitar o que fazem aos carros, mas fica sempre pior do que o que foi adquirido inicialmente.
Enviado do meu MHA-L29 através de Tapatalk
Os carros com repro não emitem mais gases? Mais potência... Não chumbam na IPO?
Sim, e estão ilegais, mas na IPO não tem maneira de saber
Ao passo que se a SIVA informar os centros de inspeção que os carros com matricula x não foram ao recall, estes estão automaticamente chumbados. Basta no centro de inspeção introduzir a matricula no sistema.
Não acredito que haja ou passará a haver "lista negra" de matriculas ser automaticamente chumbados nas inspeções. Tem de haver provas (sondas, medições, ou outra coisa) que comprovem a ilegalidade. E mesmo que se prove, quem cometeu o crime não foi quem comprou o carro. Se os proprietarios recusarem a modificação, a marca tem de apresentar outras soluções e chegar a um acordo com o cliente.
Eu recusei a dita reparação porque não acredito que irá resolver o problema. A solução deles mais facil foi reduzir performance de alguma maneira para poluir menos. Quem se lixa somos nós que ficamos com um carro que não tem as mesmas condições que compramos.
Quanto à "indicação à autoridade nacional competente"... cheira-me a ameaça para ver se o barro cola à parede. Gostava que mostrassem em que legislação se baseiam (artigos, alineas, qualquer coisa)...
Eu penso exactamente da mesma maneira... até porque se realmente resolvesse alguma coisa tinham feito inicialmente, por isso o que me cheira é... vamos atrofiar estes carrinhos todo, eles trocam isto por outro e nós safamos isto do escândalo e das emissões e ainda ganhamos algum.
Isto para mim é Mafia, até porque nas inspecções só pedem Livrete e último Papel das Inspecções, se agora pedirem outro papel, vou ter que pedir a lei ou escrever nos livros, claro que isto sou eu apenas a falar de futuro só Deus é que sabe, se não nos lixam a todos, mas que não me apetece deixar os meninos mexer no carro, não, não me apetece...
vende-o à Siva :-)
https://www.jn.pt/justica/interior/s...l-8830361.html
Boa noite.
A ver se alguém me pode ajudar.
Já me havia acontecido mas cá primeira vez não tomei atenção ou não associei o acontecimento.
Hoje após ter ido dar uma volta, ao chegar a casa verifiquei que ao colocar o carro em ponto morto o mesmo deu-me sinal de que não podia acionar o start and stop.
Dúvida:
Estaria o filtro de partículas a funcionar?
É uma hipótese. Outra é a carga da bateria estar abaixo de certo limite. Outra é o ac a funcionar no máximo. E há mais algumas...
A ativação do SS no meu VW está dependente de várias variáveis, que podem ir desde o óbvio ac à inclinação do veículo, são pelo menos umas 5, lembro-me de ler no manual...
Bom Dia,
Fui agora 2017.11.08 chamado para 1.6 Tdi, dieselgate
Mas face às informações que circulam na Web de inúmeros problemas subsequentes, após a resolução, e após ter presenciado uma oficina de uma grande cadeia alternativa a recusar-se a receber o veículo após verificar que tinha sido objeto dessa correcção e já não circulava !!!
Não vou fazer a mesma pois preciso do meu automóvel todos os dias.
Ainda há pessoas a comprar Carros do Grupo VW, fico espantado !!!, procurem na net em Inglês, e vão ver.
Acção obrigatória definido pelas autoridades portuguesas (IMT).
Senão fizer, quando acabar a ação, a matrícula vai para uma lista para o IMT (aSIVA é obrigada a fazê-lo) e quando for à IPO ou mandado parar pelasautoridades, vai ter de fazer, pois o carro fica “ilegal” relativamente àhomologação.
quem já foi ao IPO foi pedido algum papel em como foi feita a "reparação".
Tenho muitas dúvidas em relação a essa lista negra
Essa lista em principio é só para o ano. Portanto...
Sim. Não fui avisado por carta; somente me informaram oralmente, (quando fui ocasionalmente ao concessionário fazer uma pergunta) de que tinha que fazer o tal 'remendo', senão o carro era apreendido e blá...blá. Contudo, ainda não procedi à modificação.
Segundo ouvi e não sei se é verdade, o software que é aproveitado para o programa 'final' é precisamente aquele a que chamam fraudulento. Isto é, o carro passa a funcionar com o software fraudulento que é o que vai abrandar as emissões, como no caso de testes pontuais. Ora, se for verdade, o motor não foi originalmente calculado para trabalhar constantemente com o tal software fraudulento, daí as avarias que sucedem. Se os carros forem novos ou tiverem pouca rodagem/desgaste podem durar mais uns 'tempinhos'; caso contrário avariam logo.
Portanto a reprogramação 'remendo' vai ditar a morte prematura dos motores, mais mês menos mês, a ser verdade o que percebi.
Última edição por AntonioRibeiro : 10-11-17 às 02:11:09