Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[ALFA ROMEO] 156 JTD 140cv VS. 147 JTD 115cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] [ALFA ROMEO] 156 JTD 140cv VS. 147 JTD 115cv

    Boa tarde,

    Estou num dilema e preciso da vossa ajuda. Sempre fui um apaixonado por Alfas. Acho que são carros que transpiram personalidade e quero contar com um parceiro diários desses.

    Por dia faço cerca de 100km (ida e volta trabalho), maioritariamente em auto-estrada livre. De momento tenho um Clio 1.9D comercial que se tem vindo a mostrar poupadinho, o que me agrada. No entanto não me dá grande prazer de condução... é um carro duro, sem pulmão e basicamente faz o que é suposto fazer. Levar e trazer-me.
    Eis que surge o meu dilema na procura de veículo com outras condições e com um design que me agrada bastante. Um outro filtro a aplicar é que dentro de 1/2 anos penso ampliar a família e então necessitarei de espaço.

    Por um lado tenho um 156 JTD Sedan de 140cv com 6 velocidades (agrada-me devido a consumos) de 2004 com 179000km (de 4 portas) por cerca de 6000€.

    Por outro um 147 JTD de caixa normal de 3 portas com 230000km por 4000€.

    Passo imenso tempo dentro do carro durante a semana de trabalho e queria melhorar a qualidade de vida, no entanto, gostaria que me aconselhassem para possíveis dissabores que possa ter e qual a escolha mais racional. Tudo me aponta para o 156 Sedan mas gostaria de ver outras hipóteses com quem é mais entendido.

    Não me importa que seja ou não um esgravatador nato de alcatrão. Só peço que nunca me deixe mal com problemas crónicos e caros e que me faça sentir perfeitamente confortável para fazer uma viagem grande (férias) sem ter que me preocupar com o stock de Thermacare lá de casa.

    Obrigado desde já pelo vosso tempo.

    Abraço.

    #2
    Eu tenho 3 Alfas, um 156 1.8TS, um 147 1.9 JTDm 16v e ainda tenho um MiTo, portanto acho que neste caso posso ajudar

    O 156 é um carro fantástico para a idade em que saiu. Comportamento dinâmico, design, interior, o carro é muito "à frente".
    O 147 é o meu "desportivo" a gasoleo está durinho que dói, o que advém problemas e virtudes do rebaixamento. No entanto é um carro cheio de pinta e com um pulmão agradável para diesel.

    Sofrem ambos de um problema. Suspensão com desgaste prematuro, triangulos, tirantes, etc... vão à vida com a mesma facilidade que fazemos as curvas.

    Posto isto, se calhar optaria pelo 156. É mais confortável, interior é mais agradável assim como a posição de condução. Não é tão prático de usar em cidade. Mas no meu entender tudo depende do estado do veículo e nestes carros é preciso ter muito cuidado. Os 2000€ a mais pelo 156 podem valer a pena, para além de que tens um 16v e um carro mais recente.

    Comentário


      #3
      Greetings!

      Eu também preferia o 156 ao 147.

      Mas o motor de 16v não é tão fiável quanto o de 115cv 8v.

      Mas não deve dar problemas.
      Apenas troca talvez a distribuição em intervalos de 90.000km (e máximo 5 anos) em vez do normalmente recomendado. Isto é muito importante.
      No site Auto-doc vendem o kit bastante em conta.

      O 16v dizem ser ligeiramente mais poupado e silêncioso ao ralentim.
      Muda o óleo em intervalos de 15.000km máximo e usa óleo 5w40.

      O 156 é fantástico de conduzir. Quanto aos triângulos e etc. Perto dos 200.000km são quase todos assim. É preciso trocar algo. Mesmo os Stilos.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Obrigado a todos pela ajuda!

        Quando dizem que o motor do 156 não é tão fiável, referem-se ao quê em concreto? Pergunto isto porque já vou fazer um investimento relativamente grande para a minha carteira e quero fazer a ressalva de tudo o que possa vir a ser um problema.

        O preço relativamente em conta do kit de distribuição ronda o quê? Os 200€?

        Obrigado mais uma vez.

        Abraço.

        Comentário


          #5
          Acima de tudo, se fazes 100 km por dia, mesmo que seja apenas nos dias úteis, não acho prudente comprar um carro com 179.000 km ou 230.000 km, independentemente da marca.

          Genericamente falando, entre o 147 e o 156 pessoalmente prefiro o primeiro, mas no teu caso concreto parece-me que o 156 é a melhor opção: tem menos km, um motor mais recente/potente e é 4 portas, o que vai ser útil quando a família for maior.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fsx Ver Post
            Acima de tudo, se fazes 100 km por dia, mesmo que seja apenas nos dias úteis, não acho prudente comprar um carro com 179.000 km ou 230.000 km, independentemente da marca.

            Genericamente falando, entre o 147 e o 156 pessoalmente prefiro o primeiro, mas no teu caso concreto parece-me que o 156 é a melhor opção: tem menos km, um motor mais recente/potente e é 4 portas, o que vai ser útil quando a família for maior.
            Compreendo a tua ideia devido à kilometragem, mas é o que o orçamento permite. Acho que o 156 é mesmo a melhor opção face ao preço/qualidade.

            Comentário


              #7
              se calhar por pouco mais ou então mais um ano e arranjas já um 159 dos primeiros. se não der, o 156 será o ideal, até pela questão da família. já conduzi e andei à pendura num 156 140cv e o dono, que é deste fórum, não o quer trocar. é verdade que tem andado pouco com ele, mas está satisfeito. penso que o dele é de 2003. tem um pulmãozinho bom e é relativamente comedido nos consumos além de que não tem dado grandes chatices de peças de desgaste.

              manda uma PM ao redheart que ele dá-te mais umas dicas sobre ele.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                se calhar por pouco mais ou então mais um ano e arranjas já um 159 dos primeiros. se não der, o 156 será o ideal, até pela questão da família. já conduzi e andei à pendura num 156 140cv e o dono, que é deste fórum, não o quer trocar. é verdade que tem andado pouco com ele, mas está satisfeito. penso que o dele é de 2003. tem um pulmãozinho bom e é relativamente comedido nos consumos além de que não tem dado grandes chatices de peças de desgaste.

                manda uma PM ao redheart que ele dá-te mais umas dicas sobre ele.
                Enviado.

                A escolha irá quase certamente recair no 156. O 159 acaba por ser mais dispendioso no geral, quer seja em selo, quer em material ou manutenção. De momento talvez não seja o apropriado.

                Abraço

                Comentário


                  #9
                  Não li tudo mas o bimassa com esses KM já deve ter sido trocado, se não foi poderás ter esse desgosto, na maioria começou a gritar nessa altura.
                  O 115 é mais lento, bruscos, ruidoso mas mais fiável.
                  O de 140cv gasta basicamente o mesmo, anda mais, também é brusco e é fiável, segundo leio peca na egr.
                  Tem atenção que estes carros não fazem long life, vais trocar o óleo com muito frequencia.

                  Eu adoro alfas no entanto não são o ideal para ti.

                  O que vou recomendar não deve dar qualquer prazer, Toyota Corolla.

                  Comentário


                    #10
                    Já tinha respondido no meu post.

                    O kit de distribuição só dura 5 anos. Já conheci pessoas com o multijet onde não tiveram grande atenção a isso e depois tiveram azares caros.

                    O motor de 8v apesar de similar é mais À antiga (nota-se no ralentim de manhã).
                    Mesmo maltratado dura.

                    Mudas de óleo em intervalos de 15.000km são obrigatórias.
                    Não faças 20.000km ou mais como alguns.

                    Tenho um JTD de 8v 2003 com 224.000km. Nunca mudou embraiagem nem precisa porque é a mesma que serve no 2.4 JTD com mais potência (sobredimensionada o que é raro na Fiat).

                    Anda menos principalmente em baixas rpms que o Multijet.
                    Também pode ter mais problemas com vibração por causa de apoios de motor mal escolhidos pela Fiat.

                    No Multijet não tens desses problemas (ruidos, etc) mas há mais azares quando a manutenção não é a tempo e horas.

                    Mal compres qualquer um dos carros bloqueia imediatamente a EGR com uma chapa (compra-se na ebay por 7€). Faz muita diferença, principalmente em baixas rpms.

                    Cumprimentos

                    ps. Tenho reparado em Fiats (e similares deles) novos que o motor 1.6 Multijet parece um trator ao ralentim a frio... É esquisito...

                    Originalmente Colocado por CorpsePT Ver Post
                    Obrigado a todos pela ajuda!

                    Quando dizem que o motor do 156 não é tão fiável, referem-se ao quê em concreto? Pergunto isto porque já vou fazer um investimento relativamente grande para a minha carteira e quero fazer a ressalva de tudo o que possa vir a ser um problema.

                    O preço relativamente em conta do kit de distribuição ronda o quê? Os 200€?

                    Obrigado mais uma vez.

                    Abraço.
                    Editado pela última vez por pgainf; 28 December 2016, 11:46.

                    Comentário


                      #11
                      Por aqui mora um 156 1.9JTD 16v e não está prevista a sua troca nos próximos tempos.
                      Até mais ver, 0 problemas; embora com manutenção sempre atempada e feita sem aldrabices.
                      Há dias, ficou na garagem porque a bateria morreu sem qualquer sinal de aviso. Imagino que isso possa acontecer em qualquer marca e modelo, mas deixei aqui o testemunho apenas para ter alguma coisa má para dizer



                      Originalmente Colocado por CorpsePT Ver Post
                      Enviado.

                      A escolha irá quase certamente recair no 156. O 159 acaba por ser mais dispendioso no geral, quer seja em selo, quer em material ou manutenção. De momento talvez não seja o apropriado.

                      Abraço
                      Respondido

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado mais uma vez pela ajuda preciosa, RedHeart.

                        Assim que tenha fotografias crio um diário de bordo para acompanharem a evolução. Obrigado a todos!

                        Um abraço

                        Comentário


                          #13
                          Ficamos à espera

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X