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Auto-Piloto Tesla Prevê Acidente

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    Auto-Piloto Tesla Prevê Acidente

    De facto a tecnologia tem avançado de uma maneira brutal e podemos vir a salvar muitas vidas assim.

    Um Tesla seguia a 113km/h em modo de auto-pilot. Já na nova versão 8.0 o auto-pilot usa informações das câmaras e do radar.
    Assim, conseguiu ver as velocidades do carro que seguia à frente e do que seguia à frente desse, e a determinado ponto, verifica que a diferença era demasiado grande para o carro que seguia à frente conseguir travar.
    Há um aviso sonoro de acidente antes do acidente acontecer e o auto-pilot trava o carro até aos 0km bastante longe do acidente.




    Depois de falar do lado bom, entramos no lado "mau".
    Será que este tipo de sistemas em alguns carros não podem criar ainda mais acidentes?

    O Auto-Pilot conseguiu prever o acidente e abranda imediatamente no segundo que se dá o embate, nenhum humano conseguiria ter uma reacção temporal igual. Poderá isto levar a que quem siga atrás de um tesla possa embater no mesmo por este travar "antes" do necessário?

    #2
    Já tinha visto o vídeo fantástico como a tecnologia tem evoluído a Tesla está de parabéns

    Comentário


      #3
      Mas isso não é o mesmo sistema "vulgar" que já existe em todas as marcas de travagem activa?

      O meu carro tem um opcional qualquer que funciona só até 80km/h salvo erro ( ou menos) que trava sozinho em caso de obstáculo.

      Comentário


        #4
        Mas o mais incrível é que ele imite um aviso sonoro como se algo fosse acontecer e aconteceu...

        Comentário


          #5
          É giro e tal mas não acho assim tão incrível... Mas tudo bem.

          Tem um radar ou um sistema de análise de imagens. Tecnologias com mais de 10 anos.
          Aqui a ciência está mais no software que tem vindo a ser apurado pela marca mas outras marcas tb já trabalham nisso há décadas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Mas isso não é o mesmo sistema "vulgar" que já existe em todas as marcas de travagem activa?
            É. Mas como é da Tesla, é fixe.

            Comentário


              #7
              Silverarrow, o Tesla para longe do sitio onde os carros ficaram, mas repara bem no ponto onde os carros inicialmente bateram ;-)

              Se o Corsa tem batido em cheio no outro e têm ficado os 2 no sitio, não sei se o Tesla não lhe ia dar um toque também!
              Mas lá está...seria um toque e não um embate a uns 50 ou 80, se o condutor fosse atento o suficiente para travar.

              A tecnologia já existe em muitas marcas, mas funciona de maneira radicalmente diferente de marca para marca.

              Comentário


                #8
                Achar banal um sistema destes lol... infelizmente ainda não é uma feature que exista por aí em todos os modelos, mas não achar isto excelente só se for mesmo porque há um bocado de hate à Tesla não sei bem porquê...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
                  Achar banal um sistema destes lol... infelizmente ainda não é uma feature que exista por aí em todos os modelos, mas não achar isto excelente só se for mesmo porque há um bocado de hate à Tesla não sei bem porquê...
                  Não é não... Eu gosto muito da Tesla e do seu conceito mas a Tesla não inventou nada. Está simplesmente a apurar sistemas que já existem,como todas as marcas fazem.

                  Sem ter certezas, penso que os topos e gama da MB e BMW já tinham sistemas similares há mais de 10 anos.

                  O sistema de travagem activa ( pelo menos em cidade) existe em todas as marcas generalistas já há algum tempo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Mas isso não é o mesmo sistema "vulgar" que já existe em todas as marcas de travagem activa?

                    O meu carro tem um opcional qualquer que funciona só até 80km/h salvo erro ( ou menos) que trava sozinho em caso de obstáculo.
                    Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                    É. Mas como é da Tesla, é fixe.

                    Neste caso o sistema avalia os dois carros da frente e não apenas 1.
                    E dá o aviso de acidente antes de haver acidente.

                    A travagem activa faz o "mesmo" apenas com base no carro da frente e não avisa de acidente nenhum. À distancia que iam do carro da frente acredito que a travagem activa fosse entrar bem mais tarde.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que não perceberam bem. O ponto que o Silverarrow expressou bem e que se percebe no vídeo é que o Tesla conseguiu avisar o condutor de uma situação de emergência ainda antes de ela acontecer, por ter "visto" que o Corsa não ia conseguir parar antes de embater no jipe. Nada que um condutor atento não pudesse também ter previsto se fosse com a atenção totalmente focada à estrada à sua frente, mas é de louvar o trabalho feito no software ao ponto de prever semelhante situação.

                      Comentário


                        #12
                        Isto que aconteceu no video é muito mais avançado que os "simples" sistemas de travagem de emergência e/ou cruise control adaptativo que andam por aí.
                        Dizer que a Tesla não inventou nada, só se for porque realmente não foi a Tesla quem inventou o radar, nem quem inventou o computador. Mas fica-se por aí. A Tesla anda muitos milhões de kms à frente de qualquer uma das outras marcas de automóveis nestas coisas da condução autónoma.
                        Eu continuo a achar que as marcas tradicionais de automóveis estão a subestimar a Tesla.

                        Comentário


                          #13
                          O que ele "vê" , no caso de ser análise de imagem é que há ali um conjunto de vectores que estavam em movimento e deixaram de estar. Ele não distingue carros... Até poderia ser um meteorito a cair ali naquela instante. O radar simplesmente confirma que não é falso alarme e há mesmo ali uma coisa parada.

                          Ele não faz cálculo sobre a possibilidade do corsa parar ou não.

                          Comentário


                            #14
                            A tecnologia nao existe ha 10 anos. Vai sendo refinada.
                            O novo golf detecta peoes.
                            O fiesta 2017 detecta 130 metros a frente.

                            Este video mostra que comprar um carro hoje em dia para 15 anos e algo discutivel.

                            Nenhum carro de 2008 possui a tecnologia de 2017: reconhecimento de sinais. Deteccao a 130 metros

                            Ainda ontem presenciei um acidente no parque do continente por nao terem sensores.

                            2 carros a fazer marcha atras pum.

                            Um era de 2010

                            Comentário


                              #15
                              Está aqui a história toda para quem quiser ler.

                              https://en.wikipedia.org/wiki/Collis...oidance_system

                              Lá esta o Mercedes de 2003 ( lembrava-me disso de revistas da época)...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                O que ele "vê" , no caso de ser análise de imagem é que há ali um conjunto de vectores que estavam em movimento e deixaram de estar. Ele não distingue carros... Até poderia ser um meteorito a cair ali naquela instante. O radar simplesmente confirma que não é falso alarme e há mesmo ali uma coisa parada.

                                Ele não faz cálculo sobre a possibilidade do corsa parar ou não.
                                Então não distingue carros?
                                Usa o radar e a câmara para ver o que se passa à frente e distingue o que são carros ou não. Assim como distingue se for um peão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Temos de distinguir conducao possivel de conducao relaxada.

                                  Um veiculo que tenha cruise control adaptativo...assistencia em cidade. Sensores frente e atras..gps permite 1 conducao que um carro sem nao permite.

                                  E muito bom ir a 200 na auto bahn e o GPS com traffic alert informar red traffic in 2 kms.

                                  Vamos a sair de 1 garagem de marcha atras e vem 1 maluco a 80 e o carro alerta para trafego cruzado.

                                  O carro da frente trava e o carro alerta.

                                  E o nosso co-piloto.

                                  Todos os dias vemos colisoes frontais ou com arvores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Está aqui a história toda para quem quiser ler.

                                    https://en.wikipedia.org/wiki/Collis...oidance_system

                                    Lá esta o Mercedes de 2003 ( lembrava-me disso de revistas da época)...
                                    Andas todos os dias com carros com alerta?

                                    Ha carros que nao distinguem o sentido. Fazes uma ultrapassagem e ele detecta o carro traseiro e apita por todo o lado. Estes sistemas existem em Laboratorio desde 1990.

                                    Mas 2016 nao e 2003

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Está aqui a história toda para quem quiser ler.

                                      https://en.wikipedia.org/wiki/Collis...oidance_system

                                      Lá esta o Mercedes de 2003 ( lembrava-me disso de revistas da época)...

                                      É isto a que te referes certo?



                                      A partir do minuto 8:00

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nisto de prevenção de coliusão a Mercedes nem sequer é propriamente referência. Neste teste aqui feito pela Fifth Gear vê-se que a Volvo e a VW estão mais avançadas.
                                        https://youtu.be/PzHM6PVTjXo

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          Nisto de prevenção de coliusão a Mercedes nem sequer é propriamente referência. Neste teste aqui feito pela Fifth Gear vê-se que a Volvo e a VW estão mais avançadas.
                                          https://youtu.be/PzHM6PVTjXo
                                          https://www.youtube.com/watch?v=omHES8mqtW4
                                          https://www.youtube.com/watch?v=-7MPHmNZEYA

                                          Subaru também está um passo à frente (nota máxima nos testes IIHS) Ao invés da maioria que usa radar, este utiliza câmaras estéreo que produzem uma visão 3D
                                          https://www.youtube.com/watch?v=OFuMAc8S8HI

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                                            #22
                                            Como sabem que é um Tesla?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Prever é uma palavra desadequada para descrever esta situação.
                                              Poucos tempo antes do embate, vê-se à frente do Corsa as luzes de travagem não só do SUV onde bate, mas também do carro à frente dele.
                                              E se nós conseguimos ver, certamente, os radares/sensores também deverão detectar o abrandamento dos veículos da frente.

                                              O alerta sonoro é o mesmo que se ouve em sistemas semelhantes de anti-colisão frontal, e caso não haja acção do condutor, os travões são accionados de forma automática para evitar o embate. O que é precisamente o que se vê no filme.
                                              Naquela situação, um condutor atento travaria igualmente em segurança. O tipo do Corsa é que devia estar a pensar na morte da bezerra.
                                              E que pancada, conseguido pôr o SUV às cambalhotas!!!

                                              Apesar do Autopilot ser dos sistemas mais avançados na assistência à condução, não transforma o Tesla num veículo autónomo.

                                              De qualquer forma, não deixa de surpreender o estado da tecnologia hoje.
                                              Andei a conduzir um Qashqai com sistema de anti-colisão frontal, e em certas situações, acho que actuava por excesso (o alerta sonoro), provocando, por vezes, sobressalto na minha pessoa. Em situações, que do meu ponto de vista, não justificava tal aviso.
                                              Ou então sou eu, que tenho menos sensibilidade para medir distâncias que o radar, e acho que dá sempre para parar a tempo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Excelente este sistema.

                                                O carro avisa mto antes do corsa e do suv começarem a perder velocidade e ainda consegue imobilizar o carro antes do ponto de embate e com uma travagem não mto forte apesar de seguir a 113 km/h.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A única questão que se põe é se a travagem não foi demasiado brusca.
                                                  Por aquilo que se vê o carro podia ter parado muito mais à frente, dando mais espaço para alguém que viesse distraído na sua traseira.
                                                  Digo isto porque já estive envolvido num acidente parecido e, apesar de ter podido travar mais forte, tive de alongar a travagem o máximo possível porque me apercebi pelo espelho que ia levar com um carro que vinha atrás.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    O que ele "vê" , no caso de ser análise de imagem é que há ali um conjunto de vectores que estavam em movimento e deixaram de estar. Ele não distingue carros... Até poderia ser um meteorito a cair ali naquela instante. O radar simplesmente confirma que não é falso alarme e há mesmo ali uma coisa parada.

                                                    Ele não faz cálculo sobre a possibilidade do corsa parar ou não.
                                                    No momento em que emite o aviso os carros ainda iam a circular normalmente. Não existia nenhum obstáculo estático.

                                                    Comentário


                                                      #27

                                                      Comentário


                                                        #28

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os carros batem na mesma mas de qualquer forma esse acidente sem se perceber o contexto não me diz nada

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                            Prever é uma palavra desadequada para descrever esta situação.
                                                            Poucos tempo antes do embate, vê-se à frente do Corsa as luzes de travagem não só do SUV onde bate, mas também do carro à frente dele.
                                                            E se nós conseguimos ver, certamente, os radares/sensores também deverão detectar o abrandamento dos veículos da frente.
                                                            É precisamente isto.
                                                            Os radares do Tesla detectaram um objecto a baixa velocidade em frente ao Corsa. As ondas do radar passam pelos vidros de maior parte dos carros e assim o radar pode ver os objectos à frente desse veículo.
                                                            Se o Tesla fosse atrás de uma carrinha comercial sem vidros atrás provavelmente também tinha dado um toque no SUV.

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