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Porque é que os SUV são tão caros?

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    [Mercado] Porque é que os SUV são tão caros?

    O título diz tudo: porque raio é que os SUV são tão caros, quando comparados com veículos tradicionais quase equivalentes?

    É que, do ponto de vista de fabrico, não me parece que exista uma grande diferença de custos...

    #2
    Isto vai dar "molho", entre os "lovers" e os "haters" mas partilho a minha opinião tendo presente que de há alguns anos a esta parte lá por casa os SUV são "reis e senhores" e é para continuar:

    1.º segmento em crescimento, logo, as marcas aproveitam o boom e ganham mais alguma coisa;
    2.º face aos carros mais "tradicionais" do segmento B, C, D... é normal terem suspensões muito mais elaboradas, mesmo os de tração simples, jantes maiores e diversos reforços ao longo do veículo, nomeadamente nas zonas mais expostas e até chassis específicos com custos superiores;
    3.º Regra geral não são apenas mais altos fruto das suspensões, mas de componentes próprios e até com dimensões e custos superiores, caso de um simples para-brisas ou os retrovisores...
    4.º também é vulgar serem um pouco mais compridos e mais material implica mais custos, como é óbvio!

    Seja como for, são um segmento que continua a crescer imparavelmente, nomeadamente na Europa!

    Comentário


      #3
      Porque há procura, e em crescimento.
      Só quando estabilizar, é que provocará guerra de preços.

      Comentário


        #4
        Pela mesma razão que a minha prima é cara: se queres algo que faça tudo, pagas mais claro.

        Comentário


          #5
          Os SUV's da moda estão longe de fazerem tudo.

          A maior parte dos que são vendidos são FWD com jantes grandes e pneus de estrada. São optimos para subir passeios, desde que seja devagarinho porque a mecânica, jantes e pneus são tão fortes como as dum megane/focus/308.
          Qashqais e afins com bolhas gigantes nos pneus e amortecedores rebentados são aos pontapés...

          As versões 4x4, apesar de serem FWD com Haldex, ao menos servem para ir e estacionar em sitios "esquesitos" (praias no meio do nada, etc) sem grande risco de ficar atascado, mas essas mal vendem porque a malta não sabe para que serve.

          A malta não se chateia de pagar bem para ter uma suposta visão mais abrangente do mundo. as marcas agradecem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
            Isto vai dar "molho", entre os "lovers" e os "haters" mas partilho a minha opinião tendo presente que de há alguns anos a esta parte lá por casa os SUV são "reis e senhores" e é para continuar:

            1.º segmento em crescimento, logo, as marcas aproveitam o boom e ganham mais alguma coisa;
            2.º face aos carros mais "tradicionais" do segmento B, C, D... é normal terem suspensões muito mais elaboradas, mesmo os de tração simples, jantes maiores e diversos reforços ao longo do veículo, nomeadamente nas zonas mais expostas e até chassis específicos com custos superiores;
            3.º Regra geral não são apenas mais altos fruto das suspensões, mas de componentes próprios e até com dimensões e custos superiores, caso de um simples para-brisas ou os retrovisores...
            4.º também é vulgar serem um pouco mais compridos e mais material implica mais custos, como é óbvio!

            Seja como for, são um segmento que continua a crescer imparavelmente, nomeadamente na Europa!

            Elaborando sobre alguns pontos que enunciaste:
            - no geral, as suspensões não são mais elaboradas. Os esquemas de suspensão costumam ser os mesmos.
            Diria que deverão ser mais robustas. Têm de lidar com mais peso, não só do veículo em si, como com a capacidade de carga máxima que costuma ser mais elevada. Têm também mais curso devido à altura ao solo acrescida.

            - Rodas maiores não são uma necessidade nestes veículos. Mais uma vez, é uma questão meramente visual. O volume extra da carroçaria "obriga" a que visualmente as rodas cresçam para manter tudo em proporção.

            - A questão da altura é, como dizes, referente ao aumento da distância ao solo, e também alguns centímetros extra na altura da carroçaria. Não significa que implique automaticamente custos superiores em componentes como párabrisas e retrovisores.

            - Relacionando esse ponto, o facto de terem maiores dimensões também não implica serem mais caros de construir. Mesmo obrigando a colocar mais material, basta que um painel de carroçaria seja mais fácil de prensar do que dum automóvel correspondente, ou até seja obtido através de outros processos que não a prensagem, e os custos podem se reduzir drasticamente. Basta referir os painéis quinados em alumínio de um UMM, sem passarem por nenhuma prensa, que o tornava bastante cost-effective.

            - diferenças estruturais existem, sobretudo devido à posição sobreelevada de condução. O H-Point (altura da cintura do condutor relativamente ao solo) é superior, o que no geral obriga a uma nova firewall e reposicionamento de todo o painel de instrumentos e sistemas associados como o HVAC. Um não problema actualmente devido à flexibilidade e modularidade intrínseca das plataformas actuais. Já foram projectadas tendo em conta estas variações tipológicas pelo que a diferença de custos deve ser negligenciavel.

            Os construtores não costumam referir os custos ou a diferença de custos entre os seus hatchs/sedans e crossovers correspondentes.
            Os números que são estimados e ditos à porta fechada referem poucas centenas de euros por unidade entre, imaginemos, um Clio e um Captur.
            Mas a diferença para o consumidor costuma estar sempre nos milhares de euros.
            As margens são bastante superiores a qualquer hatch/sedan correspondente. E no geral, os incentivos são menores para crossovers do que para carros.
            WIN WIN para os construtores...
            É uma benção divina! Cobram mais pelo mesmo hardware e o consumidor até agradece!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por crash Ver Post
              Elaborando sobre alguns pontos que enunciaste:
              - no geral, as suspensões não são mais elaboradas. Os esquemas de suspensão costumam ser os mesmos.
              Diria que deverão ser mais robustas. Têm de lidar com mais peso, não só do veículo em si, como com a capacidade de carga máxima que costuma ser mais elevada. Têm também mais curso devido à altura ao solo acrescida.

              - Rodas maiores não são uma necessidade nestes veículos. Mais uma vez, é uma questão meramente visual. O volume extra da carroçaria "obriga" a que visualmente as rodas cresçam para manter tudo em proporção.

              - A questão da altura é, como dizes, referente ao aumento da distância ao solo, e também alguns centímetros extra na altura da carroçaria. Não significa que implique automaticamente custos superiores em componentes como párabrisas e retrovisores.

              - Relacionando esse ponto, o facto de terem maiores dimensões também não implica serem mais caros de construir. Mesmo obrigando a colocar mais material, basta que um painel de carroçaria seja mais fácil de prensar do que dum automóvel correspondente, ou até seja obtido através de outros processos que não a prensagem, e os custos podem se reduzir drasticamente. Basta referir os painéis quinados em alumínio de um UMM, sem passarem por nenhuma prensa, que o tornava bastante cost-effective.

              - diferenças estruturais existem, sobretudo devido à posição sobreelevada de condução. O H-Point (altura da cintura do condutor relativamente ao solo) é superior, o que no geral obriga a uma nova firewall e reposicionamento de todo o painel de instrumentos e sistemas associados como o HVAC. Um não problema actualmente devido à flexibilidade e modularidade intrínseca das plataformas actuais. Já foram projectadas tendo em conta estas variações tipológicas pelo que a diferença de custos deve ser negligenciavel.

              Os construtores não costumam referir os custos ou a diferença de custos entre os seus hatchs/sedans e crossovers correspondentes.
              Os números que são estimados e ditos à porta fechada referem poucas centenas de euros por unidade entre, imaginemos, um Clio e um Captur.
              Mas a diferença para o consumidor costuma estar sempre nos milhares de euros.
              As margens são bastante superiores a qualquer hatch/sedan correspondente. E no geral, os incentivos são menores para crossovers do que para carros.
              WIN WIN para os construtores...
              É uma benção divina! Cobram mais pelo mesmo hardware e o consumidor até agradece!
              Podem fechar o tópico.

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                #8
                Desde sempre que o que determina o preço é o mercado e não os custos de produção.

                Os SUV são veículos mais interessantes de utilizar que as berlinas ou stations homólogas por isso naturalmente tende a haver mais procura e a serem mais caros.

                Curiosamente a Europa vanguardista em muita coisa, foi das ultimas regiões do Mundo a converter-se a este formato.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                  Elaborando sobre alguns pontos que enunciaste:
                  - no geral, as suspensões não são mais elaboradas. Os esquemas de suspensão costumam ser os mesmos.
                  Diria que deverão ser mais robustas. Têm de lidar com mais peso, não só do veículo em si, como com a capacidade de carga máxima que costuma ser mais elevada. Têm também mais curso devido à altura ao solo acrescida.

                  - Rodas maiores não são uma necessidade nestes veículos. Mais uma vez, é uma questão meramente visual. O volume extra da carroçaria "obriga" a que visualmente as rodas cresçam para manter tudo em proporção.

                  - A questão da altura é, como dizes, referente ao aumento da distância ao solo, e também alguns centímetros extra na altura da carroçaria. Não significa que implique automaticamente custos superiores em componentes como párabrisas e retrovisores.

                  - Relacionando esse ponto, o facto de terem maiores dimensões também não implica serem mais caros de construir. Mesmo obrigando a colocar mais material, basta que um painel de carroçaria seja mais fácil de prensar do que dum automóvel correspondente, ou até seja obtido através de outros processos que não a prensagem, e os custos podem se reduzir drasticamente. Basta referir os painéis quinados em alumínio de um UMM, sem passarem por nenhuma prensa, que o tornava bastante cost-effective.

                  - diferenças estruturais existem, sobretudo devido à posição sobreelevada de condução. O H-Point (altura da cintura do condutor relativamente ao solo) é superior, o que no geral obriga a uma nova firewall e reposicionamento de todo o painel de instrumentos e sistemas associados como o HVAC. Um não problema actualmente devido à flexibilidade e modularidade intrínseca das plataformas actuais. Já foram projectadas tendo em conta estas variações tipológicas pelo que a diferença de custos deve ser negligenciavel.

                  Os construtores não costumam referir os custos ou a diferença de custos entre os seus hatchs/sedans e crossovers correspondentes.
                  Os números que são estimados e ditos à porta fechada referem poucas centenas de euros por unidade entre, imaginemos, um Clio e um Captur.
                  Mas a diferença para o consumidor costuma estar sempre nos milhares de euros.
                  As margens são bastante superiores a qualquer hatch/sedan correspondente. E no geral, os incentivos são menores para crossovers do que para carros.
                  WIN WIN para os construtores...
                  É uma benção divina! Cobram mais pelo mesmo hardware e o consumidor até agradece!
                  Tive esta conversa, hoje de manhã, com um dos economistas aqui da empresa, e pronto, é isso. Estou a citar somente para assinar por baixo.

                  Esta moda está a ser uma maravilha para os construtores. E contra "mim" falo, porque a minha mãe também aderiu à moda, e nem um passeio sobe.

                  No dia em que a bosta de cavalo estiver na moda, é ver o preço a disparar...

                  Já estou a ver no CM... "barril de bosta de cavalo ultrapassa barril de petróleo".

                  Comentário


                    #10
                    Mas que validade especial tem a opinião desse economista ? Aqui ouve-se cada uma, o economista é que sabe

                    Os SUVs não são moda, a palavra moda sugere uma coisa passageira e transitória, como as calças à boca de sino, ou o uso de barba. O caso dos SUVs é diferente, vieram para ficar, por cá já há mais de 10 anos que crescem em termos de vendas e noutros mercados como os EUA já são umas boas décadas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                      Desde sempre que o que determina o preço é o mercado e não os custos de produção.

                      Os SUV são veículos mais interessantes de utilizar que as berlinas ou stations homólogas por isso naturalmente tende a haver mais procura e a serem mais caros.

                      Curiosamente a Europa vanguardista em muita coisa, foi das ultimas regiões do Mundo a converter-se a este formato.
                      Consegues definir "interessantes"?

                      Comentário


                        #12
                        Ainda que o custo de produção de um SUV possa ser maior (supondo, uma vez que não tenho dados), aquilo que determina o preço é mesmo a oferta e a procura.
                        Uma vez que existe uma tendência para a crescente procura deste tipo de formato, os fabricantes cobram mais.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Consegues definir "interessantes"?
                          Pois. Em que é que um SUV é mais interessante que um Coupé ou mesmo um Cabrio? Só se for interessante para instalar cadeiras de bebé...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                            Mas que validade especial tem a opinião desse economista ? Aqui ouve-se cada uma, o economista é que sabe

                            Os SUVs não são moda, a palavra moda sugere uma coisa passageira e transitória, como as calças à boca de sino, ou o uso de barba. O caso dos SUVs é diferente, vieram para ficar, por cá já há mais de 10 anos que crescem em termos de vendas e noutros mercados como os EUA já são umas boas décadas.

                            os SUVS são uma paneleirice, um capricho.


                            que raio faz um qasqai que não faça um ford focus de 2000?

                            só manda mais cenário.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                              os SUVS são uma paneleirice, um capricho.


                              que raio faz um qasqai que não faça um ford focus de 2000?

                              só manda mais cenário.
                              Segurança, eficiência, tecnologias de apoio à condução, posição de condução mais elevada, maior altura ao solo, maior facilidade em colocar crianças ou maior acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida, maior facilidade em subir passeios e maior facilidade em entrar em garagens sem raspar no chão. Mala maior (supondo que estás a falar de um hatch).

                              Isto só para dar alguns exemplos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                os SUVS são uma paneleirice, um capricho.


                                que raio faz um qasqai que não faça um ford focus de 2000?

                                só manda mais cenário.
                                Qualquer carro mais moderno que o teu é chamado de capricho? Se estivesses a comparar um focus de 2016 com um suv de 2016 eu até te dava razão, agora comparar com um Focus de 2000 qualquer SUV ganha.
                                Fica só a perder na "rodagem"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                  Segurança, eficiência, tecnologias de apoio à condução
                                  Os SUV não são intrinsecamente mais seguros, aliás, dinamicamente são menos estáveis e capotam mais facilmente. São menos eficientes que hatchs equivalentes (por causa da aerodinâmica). As tecnologias de apoio à condução não são exclusivas dos SUV. Quanto às outras vantagens que enunciaste, são realmente evidentes.

                                  Mas o objetivo do tópico não era comparar as vantagens/desvantagens dos SUV, mas sim perceber as razões para o preço tão elevado. Já deu para perceber que são razões puramente comerciais e não de índole técnica ou de custos de produção.

                                  Que maravilha para as marcas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Pois. Em que é que um SUV é mais interessante que um Coupé ou mesmo um Cabrio? Só se for interessante para instalar cadeiras de bebé...
                                    O que não é uma vantagem desprezável.
                                    Viva a ausência de dores de costas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Os SUV não são intrinsecamente mais seguros, aliás, dinamicamente são menos estáveis e capotam mais facilmente. São menos eficientes que hatchs equivalentes (por causa da aerodinâmica). As tecnologias de apoio à condução não são exclusivas dos SUV.

                                      Quanto às outras vantagens que enunciaste, são realmente evidentes.
                                      Tens razão em tudo, eu só estava a responder em relação à comparação com um Focus de 2000.

                                      Quase todas essas qualidades são transversais a qualquer carro recente face a um carro de 2000. Depois existem as vantagens inerentes aos SUV, que também enumerei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Pois. Em que é que um SUV é mais interessante que um Coupé ou mesmo um Cabrio? Só se for interessante para instalar cadeiras de bebé...
                                        Parece-me que no primeiro post se fala de veículos tradicionais equivalentes e nem tanto de Coupés ou Cabrios que aliás só por si também diz pouco porque pegando num SUV como o Evoque também existe em versão cabrio e com boa vontade em versão Coupé.

                                        Os carros são comprados tendo em mente um vasto conjunto de motivações, mas a componente utilitária nunca é de descurar e tipicamente os Coupés e Cabrios nesses aspectos têm algum handicap.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          O que não é uma vantagem desprezável.
                                          Viva a ausência de dores de costas.
                                          Sim, cada macaco no seu galho. Eu pessoalmente não me vejo a andar num SUV pela imagem de "papázinho beto" associado ao mesmo.

                                          Posso estar a ser preconceituoso, mas eu anti-SUV me confesso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                            os SUVS são uma paneleirice, um capricho.


                                            que raio faz um qasqai que não faça um ford focus de 2000?

                                            só manda mais cenário.
                                            Exacto ! são os SUVs e os smartphones.

                                            Porquê utilizar uma aplicação como o Gmaps se um gajo pode ir de madrugada fazer o reconhecimento do percurso onde quer ir e já agora porquê telefonar, se os pombos correios funcionavam tão bem.

                                            Não tomes as pílulas não .....

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Posso estar a ser preconceituoso, mas eu anti-SUV me confesso...
                                              Só a titulo de curiosidade quantos e quais SUVs já experimentaste e em que circunstâncias

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Sim, cada macaco no seu galho. Eu pessoalmente não me vejo a andar num SUV pela imagem de "papázinho beto" associado ao mesmo.

                                                Posso estar a ser preconceituoso, mas eu anti-SUV me confesso...
                                                Experimenta, e rapidamente vês a utilidade neste ponto.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                  Tens razão em tudo, eu só estava a responder em relação à comparação com um Focus de 2000.
                                                  Ah, ok, não tinha percebido isso

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                    Só a titulo de curiosidade quantos e quais SUVs já experimentaste e em que circunstâncias
                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Experimenta, e rapidamente vês a utilidade neste ponto.
                                                    Não gosto do conceito e da ideia e do conceito subjacente. Não tem nada a ver com condução.

                                                    No entanto seria capaz de abrir uma excepção para o Evoque que já referiram atrás.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Não gosto do conceito e da ideia e do conceito subjacente. Não tem nada a ver com condução.

                                                      No entanto seria capaz de abrir uma excepção para o Evoque que já referiram atrás.
                                                      Adoro a excepção que abres pelo Evoque...

                                                      Se os SUV são "à papá beto", o Evoque é apenas o superlativo do conceito mas em beta...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                        Adoro a excepção que abres pelo Evoque...

                                                        Se os SUV são "à papá beto", o Evoque é apenas o superlativo do conceito mas em beta...
                                                        Não acho. O Evoque é pouco racional e apela às emoções, tem tempero, ao contrário dos betos à la Cais-Cais, etc.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Não acho. O Evoque é pouco racional e apela às emoções, tem tempero, ao contrário dos betos à la Cais-Cais, etc.
                                                          Acho eu!

                                                          Qashqai é à beto? Há mais betos que eu sei lá... Nesta história dos preconceitos aqui o FAHO ainda é o que era.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Não gosto do conceito e da ideia e do conceito subjacente. Não tem nada a ver com condução.

                                                            No entanto seria capaz de abrir uma excepção para o Evoque que já referiram atrás.
                                                            Acabaste por não me responder.

                                                            Não que eu ache que qualquer pessoa que experimente (como deve ser) SUVs passe a não querer outra coisa, mas é um facto de que muitos dos que rejeitam à partida não tiveram muito contacto.

                                                            Mas atenção ache bem que cada um tenha a sua opinião e que sejamos diferentes e nem sempre politicamente correctos.

                                                            Comentário

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