Volvo s/v60 D3 136CV, D4 163CV ou D5 215CV?

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Título: Volvo s/v60 D3 136CV, D4 163CV ou D5 215CV?

  1. #1
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    Por Defeito Volvo s/v60 D3 136CV, D4 163CV ou D5 215CV?

    Bom dia.

    Entre as várias motorizações dos s/v60 qual aquele que escolheriam para uma utilização (60% nacional, 30% autoestrada e 10% cidade)?

    Também ando a pensar no T3 (150cv a gasolina...). Como faço apenas 15000km anuais e pequenos trajetos diários, se calhar era uma solução mais racional. A intenção é importar a viatura, infelizmente a T4, T5 e T6 são excluídas devido ao IUC. Não sei como se comporta a T3, não sei se me chega, tenho o pé pesado...

    Grato pela atenção.


  2. #2
    Banido AlexKarelin's Avatar
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    Por Defeito

    O D5 além de já ter uma potência interessante é 5 cilindros e têm uma banda sonora porreira para diesel.

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    O D5 além de já ter uma potência interessante é 5 cilindros e têm uma banda sonora porreira para diesel.
    d3
    d4
    d5
    São motores de 5 cilindros (O d5 é um 2400cc os restantes 1984cc)

  4. #4
    Banido AlexKarelin's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    d3
    d4
    d5
    São motores de 5 cilindros (O d5 é um 2400cc os restantes 1984cc)
    Actualmente não.

    Mas de qualquer forma tens a certeza que mesmo o D3 era 5 cilindros ?

    Quanto à pergunta inicial eu gosto de potência e portanto preferir, preferia a versão mais potente, depois questões como custos ou que diferença esses custos vão fazer terão também o seu peso.

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    Actualmente não.

    Mas de qualquer forma tens a certeza que mesmo o D3 era 5 cilindros ?

    Quanto à pergunta inicial eu gosto de potência e portanto preferir, preferia a versão mais potente, depois questões como custos ou que diferença esses custos vão fazer terão também o seu peso.


    O d3 tem o mesmo bloco do d4. Motor 5 cilindros. Eu também prefiro o mais potente mas... o que aparece mais na Alemanha são os d3 mas não sei se não compensa esperar por um d5 ou d4.


  6. #6
    Banido AlexKarelin's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    O d3 tem o mesmo bloco do d4. Motor 5 cilindros. Eu também prefiro o mais potente mas... o que aparece mais na Alemanha são os d3 mas não sei se não compensa esperar por um d5 ou d4.
    São grandes diferenças de potência, ainda que um V60 mesmo com o 2,0 de 136 cv não seja propriamente uma arrastadeira.

    Eu esperava.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
    São grandes diferenças de potência, ainda que um V60 mesmo com o 2,0 de 136 cv não seja propriamente uma arrastadeira.

    Eu esperava.
    Obrigado

  8. #8
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    Essas designações/potências estão todas correctas? Para que anos são válidas? Quando o modelo saiu para o mercado, cá em Portugal havia o D2 (que não interessa para o caso), o D3 (2.0L, 5cil e 163cv) e o D5 (2.4L, 5cil e 215cv) se não estou em erro. Mais tarde, essas designações mudaram mas perdi-lhes em parte o rasto.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por marelo Ver Post
    Essas designações/potências estão todas correctas? Para que anos são válidas? Quando o modelo saiu para o mercado, cá em Portugal havia o D2 (que não interessa para o caso), o D3 (2.0L, 5cil e 163cv) e o D5 (2.4L, 5cil e 215cv) se não estou em erro. Mais tarde, essas designações mudaram mas perdi-lhes em parte o rasto.
    Mudaram em 2013...Corretíssimas.

    Depois em 2015 ou 2016 voltaram a mudar julgo, mas os anos que me interessam são 2012 - 2014.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    Mudaram em 2013...Corretíssimas.

    Depois em 2015 ou 2016 voltaram a mudar julgo, mas os anos que me interessam são 2012 - 2014.
    Ok, então há a hipótese ainda de apanhares D3 com 163cv. Pela descrição que dás, esta deve ser a "potência mínima a contratar" , descarta o de 136cv. A gasolina, equacionaria o T4 1.6T de 180cv ou o 2.0T de 200cv (julgo que tenha existido em alguns mercados). Havendo oferta, provavelmente a escolha recairia no T4.
    Última edição por marelo : 03-01-17 às 12:04:33

  11. #11
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    O d3 136cv faz 10,2 seg. dos 0 aos 100km, não é nenhuma bala, mas não é mau, comparando com a mesma potência na concorrência... Mas um d3 163cv deverá ter outra alma, mas só os entendidos o poderão dizer...

    O t4 não são fáceis de encontrar. Há mais t3, mas não sei se andam bem...

  12. #12
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    A motorização T3, sendo pós 2015 é um 1.5 Turbo de 152 Cv's! Para uma V40, o motor é bastante bom, económico, e com boas performances! Mas para uma V60, acho que ficara a saber a pouco...
    Última edição por NR95 : 04-01-17 às 16:46:55

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
    A motorização T3, sendo pós 2015 é um 1.5 Adicionar ao dicionário Turbo de 152 Cv's! Para uma V40, o motor é bastante bom, económico, e com boas performances! Mas para uma V60, acho que ficara a saber a pouco...
    Grato pelo relato.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    Grato pelo relato.
    Já agora, conheço bem de perto uma V60 D5 R-Design, a verdade é que é uma maquina!!

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
    Já agora, conheço bem de perto uma V60 D5 R-Design, a verdade é que é uma maquina!!
    É, e muito bonito. Mas para mim não queria R-Design. O carro fica muito duro. Não temos estradas para esse tipo de suspensão.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    É, e muito bonito. Mas para mim não queria R-Design. O carro fica muito duro. Não temos estradas para esse tipo de suspensão.
    Pois, mas tem uma classe... Posso dizer que quem a conduz é uma senhora que tem na ordem dos 45 anos e não quer outra coisa, adora a carrinha...

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
    Pois, mas tem uma classe... Posso dizer que quem a conduz é uma senhora que tem na ordem dos 45 anos e não quer outra coisa, adora a carrinha...
    Acredito. Também conheço aqui uma d3 r-design de um senhor de 5x anos. Não conhecendo outra realidade, é confortável para eles ahah. Mas a suspensão desportiva com jantes 18'' já sabemos no que dá. Não é por nada que há malta com R-Design e AMG a querer mudar a suspensão. Os carros são muito bonitos e compram-se por isso, depois no dia a dia dizemos mal de tudo e de todos!

  18. #18
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    Eu tive um XC60 D3, 163cvs, 5cil de 01/2011.

    Só o tive ano e meio mas deu para perceber a qualidade Volvo e as capacidades do motor.

    Os 163cvs eram mais do que suficientes para o conjunto e o binário alto era o suficiente para bastantes perdas de tracção (era um 4x2).

    Sei que uns meses após ter comprado o meu, houve uma actualização qq que melhorou um pouco as baixas... o motor era um pouco on/off (estilo TDi antigo) e dai as perdas de traccao. Com essa atualização há vários relatos de melhorias no desempenho/agradabilidade de utilização do motor.

    Em AE rolava bem nos 200kmh e com algum declive saltava para os 210/215kmh, altura que entrava o corte eletrônico. Apesar de haver mais rotações pra gastar não passava dali.

    Verdade que na altura entrei na volvo pra comprar uma v60 e sai com o xc 60. Não me arrependi!

    Mas a V60 ainda é uma carrinha muito interessante pra quem não precise de grande espaço, é até bastante acanhada.

    Em relacao à pergunta especificamente, o D5 é outra loica! Se der, não há dúvidas. O bloco é muito fiável e o que não faltam aí são exemplares com uma que nunca mais acabam. Evitaria as cx auto na volvo, há muitas discussões acerca do tema assim como outras tantas cx nas couves...

    Boa compra!

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Eu tive um XC60 D3, 163cvs, 5cil de 01/2011.

    Só o tive ano e meio mas deu para perceber a qualidade Volvo e as capacidades do motor.

    Os 163cvs eram mais do que suficientes para o conjunto e o binário alto era o suficiente para bastantes perdas de tracção (era um 4x2).

    Sei que uns meses após ter comprado o meu, houve uma actualização qq que melhorou um pouco as baixas... o motor era um pouco on/off (estilo TDi antigo) e dai as perdas de traccao. Com essa atualização há vários relatos de melhorias no desempenho/agradabilidade de utilização do motor.

    Em AE rolava bem nos 200kmh e com algum declive saltava para os 210/215kmh, altura que entrava o corte eletrônico. Apesar de haver mais rotações pra gastar não passava dali.

    Verdade que na altura entrei na volvo pra comprar uma v60 e sai com o xc 60. Não me arrependi!

    Mas a V60 ainda é uma carrinha muito interessante pra quem não precise de grande espaço, é até bastante acanhada.

    Em relacao à pergunta especificamente, o D5 é outra loica! Se der, não há dúvidas. O bloco é muito fiável e o que não faltam aí são exemplares com uma que nunca mais acabam. Evitaria as cx auto na volvo, há muitas discussões acerca do tema assim como outras tantas cx nas couves...

    Boa compra!
    Grato pela partilha. Sim, já sei que caixas automáticas é mercedes e os outros. eheh

    Só ando a ver se alguém conhece os três motores pessoalmente para poder falar sobre as suas diferenças.

    O d3 e d4 parecem semelhantes, o binário parece entrar muito cedo e esgotar muito cedo. Se calhar até aos 120km/h chega, mas gostava de ouvir experiências como ultrapassagens, recuperações e afins, acho que esgota às 3500rpm mas não sei se com o escalonamento da caixa é bom ou mau ...

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    Grato pela partilha. Sim, já sei que caixas automáticas é mercedes e os outros. eheh

    Só ando a ver se alguém conhece os três motores pessoalmente para poder falar sobre as suas diferenças.

    O d3 e d4 parecem semelhantes, o binário parece entrar muito cedo e esgotar muito cedo. Se calhar até aos 120km/h chega, mas gostava de ouvir experiências como ultrapassagens, recuperações e afins, acho que esgota às 3500rpm mas não sei se com o escalonamento da caixa é bom ou mau ...
    Não sei o teu estilo de condução mas no mastodonte do XC nunca me apanhei em apertos e olha que eu até gosto de usar os cavalos e a caixa.

    Eu fazia muito habitualmente médias de 11l por depósito mas tb tinha bastante cidade.

    O D3 e D4 deverão chegar pra grande maioria dos utilizadores, o D5 acrecenta outro pulmão e faz as coisas com Outra naturalidade.

  21. #21
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    O d5 é outra coisa, eu sei, mas o bloco é tão grande e eu faço viagens tão curtas que acho que ia andar sempre frio.

    Sei que o ideal era comprar a gasolina, mas existem poucos e os impostos agravam para os motores mais interessantes. Na alemanha, fica ao mesmo preço uma v60 t3 e uma d3.

    Poupar 2 mil euros em legalização e trazer um carro a gasolina, não me parece de todo racional. Até porque depois se um dia pensar em GPL, lá se vai o lucro...

  22. #22
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    Estou a falar de viagens diárias de 3km. Embora no fim de semana, faça 50/100 km seguidos. Em princípio não dará problemas mas....

    Tenho uma condução suave durante a semana, é só casa-trabalho e trabalho-casa em nacional (3km x 2 diários), no fim de semana é que faço autoestrada e nacional e aí sim uso o acelerador...

    Totaliza uns 15000km anuais.
    Última edição por sergiof0508 : 03-01-17 às 17:04:02

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    Estou a falar de viagens diárias de 3km. Embora no fim de semana, faça 50/100 km seguidos. Em princípio não dará problemas mas....

    Tenho uma condução suave durante a semana, é só casa-trabalho e trabalho-casa em nacional (3km x 2 diários), no fim de semana é que faço autoestrada e nacional e aí sim uso o acelerador...

    Totaliza uns 15000km anuais.
    Para utilização que falas eu evitaria o diesel. No entanto percebo a tentação de importar 1.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por marelo Ver Post
    Para utilização que falas eu evitaria o diesel. No entanto percebo a tentação de importar 1.
    Pois. O mercado de usados, segmento D a gasolina é muito fraco e não é só em Portugal pelos vistos...

  25. #25
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    Procura com calma. Os negócios de carros a gasolina podem ser mais raros, mas quando aparecem costumam ser bons. A pressa é inimiga da perfeição.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Procura com calma. Os negócios de carros a gasolina podem ser mais raros, mas quando aparecem costumam ser bons. A pressa é inimiga da perfeição.
    Percebo o que diz. Mas tenho outro problema, o iuc é elevado para os motores mais potentes. Por isso só conseguia trazer um motor 1600cc com 150cv. Será que a V60 se 'mexe' com esse motor?

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    Percebo o que diz. Mas tenho outro problema, o iuc é elevado para os motores mais potentes. Por isso só conseguia trazer um motor 1600cc com 150cv. Será que a V60 se 'mexe' com esse motor?
    Qual o orçamento? Aqui já se encontram algumas, mas são de facto poucas: http://ww4.autoscout24.es/?atype=C&m...ent=sort&dtr=s

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por sergiof0508 Ver Post
    Percebo o que diz. Mas tenho outro problema, o iuc é elevado para os motores mais potentes. Por isso só conseguia trazer um motor 1600cc com 150cv. Será que a V60 se 'mexe' com esse motor?
    eu já conduzi um passat 1.4 tsi de 150cv com dsg e posso dizer que fiquei muito impressionado com as prestações. Por isso uma v60 com 150cv também mexe-se bem de certeza

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Sei que uns meses após ter comprado o meu, houve uma actualização qq que melhorou um pouco as baixas... o motor era um pouco on/off (estilo TDi antigo) e dai as perdas de traccao. Com essa atualização há vários relatos de melhorias no desempenho/agradabilidade de utilização do motor.

    Em AE rolava bem nos 200kmh e com algum declive saltava para os 210/215kmh, altura que entrava o corte eletrônico. Apesar de haver mais rotações pra gastar não passava dali.

    Verdade que na altura entrei na volvo pra comprar uma v60 e sai com o xc 60. Não me arrependi!

    Mas a V60 ainda é uma carrinha muito interessante pra quem não precise de grande espaço, é até bastante acanhada.
    experimentei o S60 há uns anos, logo após a sua saída e detestei esse motor de 5 cilindros. a 140 quase que era empurrado por uma E46, já que o motor não desenvolvia. quem ia no carro comigo na altura depois conduziu-o passados uns kms e numa subida com declive normal teve que chegar a reduzir para 4ª. a faixa de binário era muito curta. o percurso foi todo feito em via rápida.

    entretanto penso que logo no final do primeiro ano atualizaram a faixa de rotações e apesar de não ter voltado a experimentar, li algumas críticas bastane favoráveis, até de pessoal que depois alterou também o regime de potência nos primeiros carros. experimentei a versão D3 com 400nm e 163cv às 3500rpm e desiludiu-me completamente.

    quanto ao T3, que eu saiba são 4 cilindros na mesma, não três como referiram. 1600cc e 150cv. mas se é para importar, preferiria sempre um 160cc e 180cv, embora o binário incompreensivelmente seja o mesmo. mas um polestar é que é!!!

  30. #30
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    estás mesmo focado na V60 ou consideras outras possibilidades?

    Qual a tua gama de preços/ano/km?

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