Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Simulação: diesel ou gasolina? 4000 euros, 1000km/mês

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Simulação: diesel ou gasolina? 4000 euros, 1000km/mês

    Boas pessoal,
    Possivelmente vou trocar de carro este ano, nada de urgente, talvez para o final deste trimestre, mas isto é mais uma situação hipotética para eu perceber melhor o Dilema entre diesel e gasolina.

    Tenho lido aqui no fórum que menos de 15k km por ano o diesel não é compensatório. Entendo a razão quando se trata de carros com 0 km, mas confesso alguma dificuldade em entender no carro de usados onde temos um orçamento fixo.

    Neste hipotético cenário, vamos imaginar que temos 4000 euros para a aquisição da viatura e vamos pôr de parte os carros comerciais.

    No meu caso durante a semana faço pequenas viagens entre os 2 a 5km durante a semana (urbano) e longas viagens ao fim de semana (misto) perfazendo uma média de 1000km mensais (12k km anuais).

    Quero deixar uma ressalva de que nunca tive um carro a gasolina, dentro dos vários que já tive. Portanto peço a vossa ajuda para entender as diferenças.

    Vamos considerar os preços dos combustíveis da galp como referência:

    Diesel: 1.344 eur
    Gasolina : 1.539 eur

    Vamos imaginar um consumo de um diesel na ordem dos 6L/100km e de um a gasolina de 7.5L/100km. (não sei bem se estes consumos são realistas, com tanto percurso urbano, agradeço também ajuda neste aspecto)


    1000km mensais (se quiserem podem fazer com quilometragens mais baixas para eu entender)

    Diesel: 60L - - - 80.64 eur
    Gasolina: 75L - - - 115.42 eur

    Diferença: 34.78 eur/mês - - - - 417.36eur anual

    Agora peço a vossa ajuda para contabilizar as manutenções, seguros, selo, etc...

    Ou seja tendo em conta apenas o combustível investindo os mesmos 4000 euros iniciais temos uma vantagem para o diesel de 417.36 euros anuais.

    Ajudem me la a ver os outros custos, ou a corrigir este cenário.


    Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

    #2
    Considerando um Fiat Punto 4000€ de orçamento não dá para muito mais
    1.3 Mjet (diesel)
    IUC: 21€
    1.2 Fire (Gasolina)
    IUC: 35€

    Seguro vai ser um pouco mais caro na versão a diesel

    A maior questão é que com 4000€ compras uma viatura a gasolina com bem menos kms que a diesel, o que na manutenção poderá ser recompensador, se bem que 400€ ano para reparações também não é um mau valor.

    P.ex:
    https://www.standvirtual.com/carros/...unto/P9154539/
    https://www.standvirtual.com/carros/...unto/P9139957/
    Editado pela última vez por xtrusion; 03 January 2017, 22:25.

    Comentário


      #3
      Pois com 400 euros dá quase para mudar uma embraiagem e não se tem de mudar uma por ano...
      Será que aquilo que se lê aqui sobre os 15k km por ano para compensar o gasóleo é mito?

      É que se reduzir a quilometragem para 6k km anuais, ainda se poupa 200 euros ano, caso os meus consumos estimados estejam certos....
      Outra questão reduzindo o orçamento do carro a gasolina para os 3000 euros, compra se um carro com a mesma qualidade de um a diesel de 4000 euros? Isto porque pode se poupar no orçamento inicial para depois gastar em gasolina

      Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

      Comentário


        #4
        Para essa quilometragem o aconselhado é gasolina, principalmente pelo tipo de percurso que fazes.
        Depois também vai depender muito mesmo do veiculo em questão.
        Mas basicamente, neste caso, as vantagens seriam:
        - Com o mesmo orçamento compras um carro mais recente/com menos kms, às vezes até as duas coisas em simultaneo
        - Como vao ter menos quilometros vais acabar por poupar em manutenção
        - Em principio a versao a gasolina poderá ter menos coisas com que te preocupares como turbo, fap,etc
        - Selo e seguro mais barato (na maioria dos casos)

        e acho que é isto.

        Comentário


          #5
          Obrigado pela tua resposta, mas fazendo as contas não estou a ver onde vou poupar no a gasolina...
          Porque 400 euros anuais para manutenção caso necessário ainda é um grande montante, imagino que dê para um turbo.... FAP com este orçamento os carros não devem ter....
          Sei que muita gente aqui segue esse raciocínio do mínimo de 15k km para o diesel, mas eu gostaria de o entender com cálculos e casos concretos.
          Atenção que não estou a desmentir o raciocínio, apenas quero o conseguir entender.

          Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
            Pois com 400 euros dá quase para mudar uma embraiagem e não se tem de mudar uma por ano...
            Será que aquilo que se lê aqui sobre os 15k km por ano para compensar o gasóleo é mito?

            É que se reduzir a quilometragem para 6k km anuais, ainda se poupa 200 euros ano, caso os meus consumos estimados estejam certos....
            Outra questão reduzindo o orçamento do carro a gasolina para os 3000 euros, compra se um carro com a mesma qualidade de um a diesel de 4000 euros? Isto porque pode se poupar no orçamento inicial para depois gastar em gasolina

            Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
            Tens que fazer sempre as contas.. por exemplo num BMW serie 3 a diferença de preço entre as duas versões base 318i e 316d são 250 euros, já entre um 330i e um 330d a diferença já são 15 mil euros.

            Mas isto em carros novos é facil.

            O cenário que colocas é muito mais complicado porque os diesel estão tendencialmente em muito pior estado que os gasolina..

            Comentário


              #7
              Em Diesel antigos mais arcaicos, em Portugal, parece-me que Diesel é sempre mais vantajoso.

              Em carros mais recentes, com FAP, injeção mais sensíveis, diria que mesmo fazendo 1000km mensais, a maioria das vezes que o carro anda são percursos curtos e isso não dá bom resultado.

              O Diesel que uso, tanto faço 2km por dia, como 600, e até hoje nunca se queixou. Colegas com novos, é inevitável o FAP se queixar em percursos curtos com pouco aquecimento de motor.

              Comentário


                #8
                Para o caso que colocaste vai depender muito do veiculo em questão.
                Claro que não é tangível e foge um bocado da vertente puramente economica, mas ficas sempre com um carro mais recente, mais actual, muitas vezes mais seguro.
                Se formos ver so os numeros basta comparares os preços de um gasolina e de outro gasoleo (carros iguais), e vais ver que a diferença é bastante.

                Fui agora ao stand virtual e pesquisei este exemplo:
                Ford Focus (entre 2001 e 2002)

                Aparecem me logo dois carros com +- 200 000 kms, e o diesel custa 5000 euros, enquanto o gasolina custa 2000.
                É daqui que vem a poupança quando nao se faz muitos kms.

                Comentário


                  #9
                  e há muito o mito que o carro a gasolina gasta sempre muito mais do que um carro a gasóleo, o que nem sempre é verdade, as vezes a diferença é residual, e uma diferença de 3cents ao KM em circuitos urbanos , 1000 KM equivale a 30€, 10 mil km /ano são 300€. no caso apresentado acima do focus, o diesel apenas começa a ganhar terreno ao fim de 10 anos.

                  Comentário


                    #10
                    O que estão a dizer é que a gasolina só compensa senão se gastar o orçamento inicial todo, correcto?
                    No caso do focus a diferença de preços é grande, mas por ex, para um C3 já não é tão elevada.

                    Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                      O que estão a dizer é que a gasolina só compensa senão se gastar o orçamento inicial todo, correcto?
                      No caso do focus a diferença de preços é grande, mas por ex, para um C3 já não é tão elevada.

                      Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
                      se gastares o orçamento todo podes ter um carro melhor ou mais recente ou com menos kms. Uma coisa é certa, para valores de €4000, o mais provável é apenas conseguires versões a diesel com muitos kms e que por isso com uma probabilidade mais elevada de avarias dispendiosas. Um motor a gasolina atmosférico tem muito pouco por onde avariar, caso esteja bem tratado.

                      Comentário


                        #12
                        Como já te disseram, tudo depende do carro que equacionas comprar.

                        Se comprares um diesel, vais ter por norma um carro mais antigo e com o dobro dos kms, do que comprarias o mesmo modelo a gasolina.
                        Por isso no diesel vais gastar mais em manutenção...

                        A titulo de exemplo; Eu tive um BMW diesel de 2000, em que tive que colocar um turbo, na BMW ficava por 2.500 euros, fora da BMW ficou por 1.000 (levou mais umas coisas).
                        As tuas contas da diferença em combustível de 400 euros, estão bem feitas. No meu caso, o que poupei em combustível em 2,5 anos, gastei no turbo ... fora o resto...

                        Comentário


                          #13
                          Se estás a ser analítico, então tens que ponderar GPL-Auto.
                          Aqui de certo conseguirás o melhor valor €/km. Desde que te fiques por carros já razoavelmente económicos a gasolina. Qualquer segmento B a gasolina convertido, oferece muitos kms a baixo custo.

                          A premissa que te está a impedir de ser preciso na tua análise, é que quando falamos de carros usados, pelo mesmo valor compras carros muito diferentes.

                          Comentário


                            #14
                            Há algo que é preciso ponderar no especifico caso de Portugal:
                            O mercado usado de gasolinas é fraco.

                            Arranjar ibizas 1.2 tsi fabias tsi etc.

                            Por exemplo um 1.2 tsi de 2012 50 000 kms ou um 208 hdi 120 000 kms?

                            Isto e questao em qualquer pais Europeu.

                            O problema de Portugal sera mais os usados ..onde na maioria sao diesel ou a gasolina arcaicos.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo que compro carros diferentes entre diesel e gasolina mas apenas nos km e não em conforto ou qualidade.

                              Gasolina
                              http://www.standvirtual.com/P9104051
                              http://www.standvirtual.com/P9115541
                              http://www.standvirtual.com/P9137531

                              diesel
                              http://www.standvirtual.com/P9154369
                              http://www.standvirtual.com/P9154139
                              http://www.standvirtual.com/P9154457

                              Apenas a título de exemplo estas viaturas. Parece me que em termos de qualidade e ano para este orçamento é indiferente a gasolina e diesel. O GPL não considerei devido às viagens curtas.

                              Continuo a não entender porque dizem que a gasolina compensa, porque tirando o turbo dos diesel
                              , as restantes peças tanto podem avariar em diesel ou gasolina, transmissão, suspensão, amortecedores etc

                              Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
                              Editado pela última vez por malapeiro; 04 January 2017, 10:43.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                Concordo que compro carros diferentes entre diesel e gasolina mas apenas nos km e não em conforto ou qualidade.

                                Gasolina
                                http://www.standvirtual.com/P9104051
                                http://www.standvirtual.com/P9115541
                                http://www.standvirtual.com/P9137531

                                diesel
                                http://www.standvirtual.com/P9154369
                                http://www.standvirtual.com/P9154139
                                http://www.standvirtual.com/P9154457

                                Apenas a título de exemplo estas viaturas. Parece me que em termos de qualidade e ano para este orçamento é indiferente a gasolina e diesel. O GPL não considerei devido às várias curtas.

                                Continuo a não entender porque dizem que a gasolina compensa, porque tirando o turbo dos diesel
                                , as restantes peças tanto podem avariar em diesel ou gasolina, transmissão, suspensão, amortecedores etc

                                Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

                                ???? Corrector?

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, já editado
                                  "viagens curtas "

                                  Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                    Concordo que compro carros diferentes entre diesel e gasolina mas apenas nos km e não em conforto ou qualidade.

                                    Gasolina
                                    http://www.standvirtual.com/P9104051
                                    http://www.standvirtual.com/P9115541
                                    http://www.standvirtual.com/P9137531

                                    diesel
                                    http://www.standvirtual.com/P9154369
                                    http://www.standvirtual.com/P9154139
                                    http://www.standvirtual.com/P9154457

                                    Apenas a título de exemplo estas viaturas. Parece me que em termos de qualidade e ano para este orçamento é indiferente a gasolina e diesel. O GPL não considerei devido às viagens curtas.

                                    Continuo a não entender porque dizem que a gasolina compensa, porque tirando o turbo dos diesel
                                    , as restantes peças tanto podem avariar em diesel ou gasolina, transmissão, suspensão, amortecedores etc

                                    Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
                                    Já tinha visto esse Corsa a gasolina à umas semanas se eu tivesse o capital agr comprava já para segundo carro parece-me bom preço, percebo as tuas contas pode compensar mas cada caso é um caso

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                      Sim, já editado
                                      "viagens curtas "

                                      Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
                                      Mas o que tem as viagens curtas a ver com o GPL se me permites a pergunta?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Confesso que não estou por dentro do GPL, mas em viagens de 2km é possível alterar de gasolina para GPL?
                                        (não percebo mesmo, como referi sempre tive carros a diesel)

                                        Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu neste momento em que ambos os combustiveis referidos estão muito caros, optaria por comprar um carro a gasolina (com o teu orçamento seria algo até 2500€) e os restantes 1500€ seriam para colocar o kit de GPL. Deverá rondar esse valor, 1500/1700 euros para colocar um bom kit de gpl.

                                          Aliás, eu tenho um carro a diesel neste momento e ando em busca de uma carrinha e praticamente já estou decidido pela transformação a GPL.

                                          É que ter diesel a 1.26€ por litro e o gpl a 0.59€, vai uma enorme diferença.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                            Confesso que não estou por dentro do GPL, mas em viagens de 2km é possível alterar de gasolina para GPL?
                                            (não percebo mesmo, como referi sempre tive carros a diesel)

                                            Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
                                            Primeiro há muitos carros que até arrancam a GPL.
                                            Segundo, o tempo de passagem de gasolina pa GPl estamos a falar de 30 seg ou um minuto, no verão será praticamente instantâneo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                              Eu neste momento em que ambos os combustiveis referidos estão muito caros, optaria por comprar um carro a gasolina (com o teu orçamento seria algo até 2500€) e os restantes 1500€ seriam para colocar o kit de GPL. Deverá rondar esse valor, 1500/1700 euros para colocar um bom kit de gpl.

                                              Aliás, eu tenho um carro a diesel neste momento e ando em busca de uma carrinha e praticamente já estou decidido pela transformação a GPL.

                                              É que ter diesel a 1.26€ por litro e o gpl a 0.59€, vai uma enorme diferença.
                                              A dificuldade para quem gosta de automóveis é resistir a "racionalizar" uma grande máquina à custa do GPL-Auto.
                                              Para poupar deve-se comprar algo equivalente ao que seria adquirido a gasóleo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não percebi bem o teu comentário. Eu tenho um diesel 2.0 com uns miseros 100cv e qualquer 1.6 a gasolina fará o mesmo que ele faz.

                                                Sendo que hoje em dia já nem existe perdas de potência, não estou a perceber..quantos cv tem um 1.6 em média?

                                                Já não estou aqui a colocar em equação adquirir um volvo com turbo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sendo assim também seria uma opção a considerar. Essa mudança é automática ou requer a acção humana?
                                                  Como são os consumos do GPL a cada 100 km? Ligeiramente Superiores aos da gasolina?

                                                  Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É instantâneo e os consumos dependem muito da afinação mas por norma são ligeiramente superiores a um terço do preço sensivelmente

                                                    Actualmente até já nem existe a restrição nos parques, até porque já não há autocolantes azuis a distinguir o veiculo (para novas instalações).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por malapeiro Ver Post
                                                      Sendo assim também seria uma opção a considerar. Essa mudança é automática ou requer a acção humana?
                                                      Como são os consumos do GPL a cada 100 km? Ligeiramente Superiores aos da gasolina?

                                                      Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
                                                      A mudança é automática. No verão é quase imediata, no Inverno pode demorar algum tempo. Por isso há que considerar sempre algum consumo a gasolina.
                                                      Os consumos a GPL, são cerca de 20-30% a mais em relação ao consumo original a gasolina.
                                                      Depois há carros que precisam de lubrificante de válvulas, é preciso veres isso também.

                                                      Sobre os parques, ainda existe o autocolante azul para instalações anteriores a 2013, e um selo verde para instalações posteriores. Com o selo verde praticamente tens acesso a todo lado porque ninguém liga a isso. Com o autocolante azul não é possível estacionar em subterrâneos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vou analisar a questão do GPL posteriormente.

                                                        Para já, tendo em conta o mercado atual, e tendo em conta este orçamento, o diesel parece levar clara vantagem, mesmo para 8000 km anuais leva vantagem.

                                                        Ou seja, parece que só a partir de X km anuais é que vale a pena o diesel no mercado de usados depende muito do orçamento.

                                                        Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                          Não percebi bem o teu comentário. Eu tenho um diesel 2.0 com uns miseros 100cv e qualquer 1.6 a gasolina fará o mesmo que ele faz.

                                                          Sendo que hoje em dia já nem existe perdas de potência, não estou a perceber..quantos cv tem um 1.6 em média?

                                                          Já não estou aqui a colocar em equação adquirir um volvo com turbo.
                                                          O problema é que muitos, em vez de comprarem um segmento C 1.4 ou 1.6 comprou uma V70 com 225 cv, e depois não poupava dinheiro, simplesmente tinha um bom motor a preço comportável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ah! Estavas a referir os que vão logo comprar os 2.0 e acima com carradas de km's e depois queixam-se que mamam 15 litros de gpl aos 100...isso é outra fruta

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X