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    Salão detroit 2017

    Não sei se é repetido mas eu vi actualizações dos modelos e não um resumo do salão em si.

    Este tópico serve para condensar a tendencia actual vista no Salao de detroit e se quiserem meter links (eu posso fazer mais tarde.

    Uma tendencia clara dos modelos expostos é que o design exterior nos facelifts é a prioridade mais baixa (ao contrario dos posts aqui que focam-se muito no aspecto exterior):

    A tendencia que vi é para tecnologia e mais personalizacao (cores, jantes, cores interiores, tipos de banco).


    1) Jaguar F-Type 2017: Upgrade dos bancos interiores e do infotainment. Achei muito curioso a entrevista em que referem que mudaram os para-choques apenas para o cliente diferenciar do modelo original. Inclui semi park assist no facelift.

    2) Mercedes GLA: Agora com LED em vez de Bi-xenon e com suspensao off road de série (30 mm mais alta). Suspensão normal como opção. Mais cores disponiveis e camara 360 graus e keyless. Tambem mudaram os para-choques (mesma filosofia da Jaguar).
    Novo motor 220: Entre o 200 e 250 com 181 bhp.

    3)Kia Stinger: Desenhado na Alemanha por Alemaes mostra um interior a la mercedes mas nao o E (bonito e futuristico) mas igual ao A (basicamente entrada de gama).

    4) Mercedes E coupe: Cresceu 12 cms e nota-se a tendencia de acabar com o diesel: Apenas uma motorização.

    5) Audi SQ5: Agora um V6 gasolina e nao um diesel: Finalmente.

    #2
    A Jaguar não esteve presente em Detroit.
    O anúncio da actualização do F-Type apenas coincidiu com os press-days de Detroit.

    E não convém tirar grandes tendências de Detroit, quando este ano o salão teve como foco, sobretudo, o seu próprio umbigo.
    Ou seja, aquilo que se viu tinha como destino principalmente o mercado norte-americano. O que acabou por tornar este salão algo anémico.
    O salão internacional parecia mais um salão regional. Sem concepts dignos desse nome por parte dos 3 grandes para animar a coisa...

    As grandes tendências para o futuro do automóvel vimo-las no CES que ocorreu uma semana antes.
    Foco nos veículos autónomos e revolução nos interiores, seja na transformação deste em sala de estar rolante, seja na evolução dos interfaces.

    Houve mais verdadeiros concepts no CES do que em Detroit.
    Até a Chrysler decidiu mostrar o seu concept Portal no CES em Las Vegas, em vez de na sua casa em Detroit.

    Em Detroit vimos 2 veículos de produção disfarçados de concept, o Audi Q8, e o Infiniti QX50.
    Os concepts presentes pouco impacto tiveram:
    - mais uma tentativa de recuperar a pão de forma por parte da VW (desde 2001 que vemos concepts sem nunca ter chegado a vias de facto), agora sobre a sua futura plataforma elétrica MEB
    - e a evolução mais rectilinea da linguagem V-Motion da Nissan para os seus futuros modelos, com um concept que bem podia ser um restyling do Maxima.

    O resto foi tudo produto e as versões apresentadas não indicam uma tendência futura, apenas o foco no mercado a que se destinam.
    E grande parte deles têm como destino apenas o mercado norte-americano.
    - Toyota Camry, Honda Odyssey, Ford F-150 (que terá motor diesel no próximo ano), GMC Terrain

    O Kia Stinger, vai ser vendido um pouco por todo o lado, mas será o mercado norte-americano que validará ou não esta tentativa de subida de posicionamento por parte da marca.\
    O Lexus LS continua a ser uma história americana, apesar de ser vendido em outros mercados.
    Também a VW focou-se bastante nos EUA com produtos orientados nesse sentido: Tiguan Allspace e o aborrecido Atlas foram os destaques para ver se os americanos esquecem o Dieselgate, ao mesmo tempo que um dos seus executivos era detido pelo FBI.
    Diesel em veículos ligeiros deverá ser uma raridade pelos EUA, o que explica, em parte o Audi SQ5. Apesar de tudo, a Chevrolet continuará a vender Diesel por lá em carros como o Cruze.
    E primeiras apresentações em público do E Coupé e facelift do GLA (apesar do que foi apresentado, também será necessário esperar pela apresentação europeia para confirmar se o elevar da distância ao solo também será standard por cá)

    Acabou por ter mais destaque no salão os anúncios sobre os futuros planos da Ford e FCA, a acontecer pós-2018, que implicarão renovação industrial e mais emprego nos EUA, deixando o Trump muito feliz, do que propriamente o que se via no salão.
    Nova Ford Ranger made in USA, com um novo Bronco a derivar desta (ver Ford Everest).
    Novo Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer, que devido ao futuro local de produção, onde também será produzida as versões Heavy Duty da Ram pick-up, especula-se que derivarão das entranhas da Ram Pick-up, ou seja, "good old body-on-frame" SUV's.
    Confirmação também do que já se sabia, uma nova Wrangler pick-up.
    E a quasi-confirmação do Marchionne de que a próxima geração do Grand Cherokee derivará da Giorgio que podemos encontrar no Giulia e Stelvio. E também a confirmação, da parte dele, de que não haverá Giulia carrinha.

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