Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jornalismo Automóvel em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jornalismo Automóvel em Portugal

    Boas!

    Sou recém licenciado, em Comunicação Social, e ando à procura de seguir jornalismo como carreira. Uma das coisas que mais gostaria de fazer é jornalismo automóvel.
    No entanto, não sei nada sobre o estado deste tipo de jornalismo, não conheço ninguém que esteja por dentro desta área, nem existem dados nenhuns sobre esta profissão.

    Qual é o estado do jornalismo automóvel em Portugal?

    Será uma carreira séria e não apenas um "side job" ou um hobbie? ou é possível viver-se só disto?

    Ganha-se minimamente bem?

    Valerá a pena escolher o jornalismo automóvel como carreira no nosso país?

    Estarão as novas tecnologias a beneficiar ou prejudicar os "profissionais" nesta área?

    Digam-me o que acham. Cumprimentos!

    Editado pela última vez por AyrtonProst; 17 January 2017, 14:02.

    #2
    bem, hoje em dia tens youtubers que compram/alugam ou pedem emprestados carros, fazem um video a dizer o que pensam/sentem quando conduzem o carro e no final fazem uma comparação com carros semelhantes que conduziram antes e pronto, a malta vai vendo isso e poem de lado alguns artigos de alguns jornalistas.
    acredito que seja uma area complicada, no entanto, o não está sempre garantido.
    acho que devias ir mandando uns currículos e ver com corre.
    boa sorte!

    Comentário


      #3
      O melhor que se faz em Portugal, mesmo sendo amadores, é no canal de Youtube Caronline.Tv.
      Tudo o resto é uma verdadeira treta Aqueles programas da SIC ou TVI patrocinados pela Seat dão-me mesmo vontade de chamar nomes aos apresentadores e produtores. Dinheiro tão mal empregue. Para quem gosta de carros é um insulto. Esta semana o suposto troféu "volante de cristal", onde até colocaram uma foto do Tiguan antigo! Entre outros exemplos.
      É uma àrea que em portugal precisa de crescer mas não vejo grandes pernas para andar. Talvez algum suporte ao Caronline.Tv seria o ideal, o problema é que lá viriam as marcas patrocinar e lá iam as criticas isentas desaparecendo...

      Comentário


        #4
        Obrigado!
        Sim, o youtube pode ser uma boa forma. Mas existem youtubers a fazerem isso cá em portugal? Só conheço um e não é nada de especial.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AyrtonProst Ver Post
          Boas!

          Sou recém licenciado, em Comunicação Social, e ando à procura de seguir jornalismo como carreira. Uma das coisas que mais gostaria de fazer é jornalismo automóvel.
          No entanto, não sei nada sobre o estado deste tipo de jornalismo, não conheço ninguém que esteja por dentro desta área, nem existem dados nenhuns sobre esta profissão.

          Qual é o estado do jornalismo automóvel em Portugal?

          Será uma carreira séria e não apenas um "side job" ou um hobbie? ou é possível viver-se só disto?

          Ganha-se minimamente bem?

          Valerá a pena escolher o jornalismo automóvel como carreira no nosso país?

          Estarão as novas tecnologias a beneficiar ou prejudicar os "profissionais" nesta área?

          Digam-me o que acham. Cumprimentos!

          Este problema abrange todas as áreas jornalisticas, não apenas automóvel. Ainda não se conseguiu uma forma eficiente de financiar o jornalismo. O papel cada vez vende menos e o digital a cada dia que passa ganha mais adeptos, o problema está em colocar estes "adeptos" a pagar. Para já as formas encontradas é com imensa publicidade e pop ups e com alguns artigos/vídeos pay per vew. No entanto, mesmo isto não está a resultar para a maioria. É difícil de implementar o pay per vew porque há quase sempre um outro domínio que nos disponibiliza conteudo semelhante de forma gratuita. Bem sei que não estou a dizer nada de novo, só lembrar que o jornalismo automóvel sofre dos mesmos males das outras áreas jornalísticas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
            O melhor que se faz em Portugal, mesmo sendo amadores, é no canal de Youtube Caronline.Tv.
            Tudo o resto é uma verdadeira treta Aqueles programas da SIC ou TVI patrocinados pela Seat dão-me mesmo vontade de chamar nomes aos apresentadores e produtores. Dinheiro tão mal empregue. Para quem gosta de carros é um insulto. Esta semana o suposto troféu "volante de cristal", onde até colocaram uma foto do Tiguan antigo! Entre outros exemplos.
            É uma àrea que em portugal precisa de crescer mas não vejo grandes pernas para andar. Talvez algum suporte ao Caronline.Tv seria o ideal, o problema é que lá viriam as marcas patrocinar e lá iam as criticas isentas desaparecendo...
            Há pessoas neste forum bem habilitadas para falar deste assunto.

            Pra o meu comentário vou usar o teu post como exemplo e nao me leves a mal.
            A imprensa escrita vive das compras pelos leitores e principalmente da publicidade. As vendas de imprensa escrita tiveram uma quebra brutal nos últimos anos, logo ninguém quer fazer publicidade em algo que não vende.Nós podemos criticar o que existe com alguma razão, mas como queres que se subsista? Quem queres que patrocine este tipo de jornalismo (ou o que lhe quisermos chamar) senão os principais interessados neste?
            Quem patrocina os programas no youtube? E no Discovery? Ou achas que aquelas peças que montam foram pagas? Há ali muita publicidade encoberta e descoberta, porque no final do dia quando os projectos tomam uma certa dimensão é preciso ganhar dinheiro.

            As revistas estão a morrer quer seja do nosso agrado ou não, as plataformas apoiadas na net permitem ter conteúdos cada vez mais de nicho, e é por aí o caminho.

            Além de que num mercado pequeno, em recessão durante anos, e onde o mercado de frotas é enorme como poderia haver muita base para muito jornalismo automóvel?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
              Há pessoas neste forum bem habilitadas para falar deste assunto.

              Pra o meu comentário vou usar o teu post como exemplo e nao me leves a mal.
              A imprensa escrita vive das compras pelos leitores e principalmente da publicidade. As vendas de imprensa escrita tiveram uma quebra brutal nos últimos anos, logo ninguém quer fazer publicidade em algo que não vende.Nós podemos criticar o que existe com alguma razão, mas como queres que se subsista? Quem queres que patrocine este tipo de jornalismo (ou o que lhe quisermos chamar) senão os principais interessados neste?
              Quem patrocina os programas no youtube? E no Discovery? Ou achas que aquelas peças que montam foram pagas? Há ali muita publicidade encoberta e descoberta, porque no final do dia quando os projectos tomam uma certa dimensão é preciso ganhar dinheiro.

              As revistas estão a morrer quer seja do nosso agrado ou não, as plataformas apoiadas na net permitem ter conteúdos cada vez mais de nicho, e é por aí o caminho.

              Além de que num mercado pequeno, em recessão durante anos, e onde o mercado de frotas é enorme como poderia haver muita base para muito jornalismo automóvel?
              Tens razão no que disseste, não contrario de forma alguma. A verdade é que a publicidade vai influenciar a qualidade do programa e acabar muitas vezes com a isenção ao apreciar determinado veículo. Mas oxalá fosse esse o único problema...

              Comentário


                #8
                Meu caro, antes de mais boa sorte no teu início de carreira profissional.

                A minha visão do panorama geral é algo negra.

                Houve uma transferência real de valor dos tradicionais media tv e papel para o mundo virtual. Transferência no sentido que hoje em dia papel e tv vivem no arame, sem dinheiro que antes vinha da publicidade. As tvs, antes excelentes negócios, hoje ganham a subsistencia com programas de valor acrescentado, alguns deles de bruxos, tarólogos e afins.

                Obviamente que onde não há dinheiro não pode haver muito valor e as peças jornalisticas estão pela hora da morte. Pior que erros é assistires diariamente a "noticias" encomendadas. Numa semana dão a notícia de uma ambulancia avariada ter colocado em causa um socorro e na semana seguinte a notícia que o governo comprou 30 ambulancias novas. Estranho, não? Quando vires um "peça" mais tipo reportagem imagina quem estará a pagar para ela ter aquela visibilidade e consegues sempre encontrar algum valor ali pelo meio.

                Infelizmente este panorama de crise e de mudança de paradigmas de valor acontece um pouco por todo o lado. Se estás a começar a tua carreira, orienta-te no sentido de onde existe valor acrescentado, seja em jornalismo-auto ou noutro qualquer.

                Bem-vindo, já agora

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por C
                  Tudo o resto é uma verdadeira treta Aqueles programas da SIC ou TVI patrocinados pela Seat dão-me mesmo vontade de chamar nomes aos apresentadores e produtores. Dinheiro tão mal empregue. Para quem gosta de carros é um insulto. ...
                  Sim ambos os programas são uma miséria. Claro que não se espera um Top Gear, mas parece-me que aquele orçamento podia ser mais bem aproveitado. Existe ali muito espaço para inovação.
                  No outro dia vi um desses programas com a Diana Pereira, o Volante acho, onde ela acompanhou um dia de um operador de metro no Porto... Nada cativante, quer para petrolheads, quer para malta "normal".
                  Editado pela última vez por AyrtonProst; 17 January 2017, 15:09.

                  Comentário


                    #10
                    Está num estado razoavelmente calamitoso, talvez valha a pena avaliar alternativas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                      O melhor que se faz em Portugal, mesmo sendo amadores, é no canal de Youtube Caronline.Tv.
                      Tudo o resto é uma verdadeira treta Aqueles programas da SIC ou TVI patrocinados pela Seat dão-me mesmo vontade de chamar nomes aos apresentadores e produtores. Dinheiro tão mal empregue. Para quem gosta de carros é um insulto. Esta semana o suposto troféu "volante de cristal", onde até colocaram uma foto do Tiguan antigo! Entre outros exemplos.
                      É uma àrea que em portugal precisa de crescer mas não vejo grandes pernas para andar. Talvez algum suporte ao Caronline.Tv seria o ideal, o problema é que lá viriam as marcas patrocinar e lá iam as criticas isentas desaparecendo...
                      Inicialmente era só um dos programas, agora são os dois. Costumo acompanhar os dois programas e o da Bola TV mas, a não ser pontualmente, não trazem nada de novo. Apesar de tudo, o GTI da Tvi24, tem alguma imaginação quando comparado com os outros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                        Inicialmente era só um dos programas, agora são os dois. Costumo acompanhar os dois programas e o da Bola TV mas, a não ser pontualmente, não trazem nada de novo. Apesar de tudo, o GTI da Tvi24, tem alguma imaginação quando comparado com os outros.
                        Tens também o Auto Mundial na Motors TV (às terças feira no fim da tarde), Aquela Máquina (sábado), Volante (sábado)... e deve haver mais uns quantos nos "canais cabo".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                          Tens também o Auto Mundial na Motors TV (às terças feira no fim da tarde), Aquela Máquina (sábado), Volante (sábado)... e deve haver mais uns quantos nos "canais cabo".
                          Sim, os dois a negrito costumo seguir, já o programa da Motorstv, desconheço. ;)

                          Comentário


                            #14
                            Falo como consumidor, não percebo do sector.

                            Sou consumidor e de forma constante ao longo dos anos de conteúdos de informação automovel. Agora, informação escrita, ao contrário do passado em que comprava quase todos os meses mais do que 1 revista semanal, agora compro apenas e só nas férias. Primeiro porque tenho mais tempo para consumir essa informação, depois porque faço questão de tirar férias o maximo possivel dos "ecrãs". Não deixei nunca de consumir esta informação, creio até que consumo mais, de outra forma naturalmente.

                            Para além da transformação digital dos negócios, falta, creio eu, em Portugal, algo verdadeiramente de qualidade de referência neste sector, o modelo indicado que consiga potenciar negócio, porque não há dúvida que os portugueses em geral, adoram automóveis e é uns dos temas principais de tertúlia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AyrtonProst Ver Post
                              Boas!

                              Sou recém licenciado, em Comunicação Social, e ando à procura de seguir jornalismo como carreira. Uma das coisas que mais gostaria de fazer é jornalismo automóvel.
                              No entanto, não sei nada sobre o estado deste tipo de jornalismo, não conheço ninguém que esteja por dentro desta área, nem existem dados nenhuns sobre esta profissão.

                              Qual é o estado do jornalismo automóvel em Portugal?

                              Será uma carreira séria e não apenas um "side job" ou um hobbie? ou é possível viver-se só disto?

                              Ganha-se minimamente bem?

                              Valerá a pena escolher o jornalismo automóvel como carreira no nosso país?

                              Estarão as novas tecnologias a beneficiar ou prejudicar os "profissionais" nesta área?

                              Digam-me o que acham. Cumprimentos!

                              Ordena por ordem decrescente as marcas que mais gostas e coloca 2 palavras que as caracterizem.
                              Após isso emitiremos opinião para ver e percebes minimamente alguma coisa da poda

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                Ordena por ordem decrescente as marcas que mais gostas e coloca 2 palavras que as caracterizem.
                                Após isso emitiremos opinião para ver e percebes minimamente alguma coisa da poda


                                Queres começar a 3ª guerra mundial. E logo aqui no FAHO?

                                Foi um prazer conhecer-vos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Para quem não se lembra "Volante" começou por ser um jornal.



                                  Um programa que me deixou saudades foi o "Máquinas".
                                  Editado pela última vez por DeBeF; 17 January 2017, 16:39.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post

                                    Queres começar a 3ª guerra mundial. E logo aqui no FAHO?
                                    Foi um prazer conhecer-vos...
                                    Isto de falinhas mansas já era..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tens alguns que fazem reviews. o canal Civic EG9 PT, por exemplo, faz reviews de carros tunados e dá a opinião em relação a carros de stock. acho interessante, embora ainda esteja numa fase inicial.
                                      Podias tentar por ai..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não traço um futuro negro,o que falta é "volume" em PT para o digital/youtube dar dinheiro.
                                        E/ou falta de vontade/comodismo dos jornalistas ditos da área para se reinventarem e produzirem conteúdos.

                                        O sucesso do CaronlineTV prova que há espaço para o surgimento de mais canais destes eventualmente até mais "comerciais"
                                        Só cá é que as revistas não se acompanham de canais de youtube... o carro está lá, o material fotográfico também... enfim

                                        Lá fora temos vários exemplos de programas de alta qualidade feitos exclusivamente para o digital, em youtube ou on-demand.
                                        Sendo o Motor Trend um deles, que é/era uma revista.

                                        Lembro me de conhecer um recém formado em comunicação social quando eu estava na faculdade, e tinham-lhe arranjado um estágio numa revista de carros.
                                        E estava a contar que tinha andado neste e naquele, eu (todo invejoso) perguntei o que achou "ah e tal era fixe, mas não ligo muito a carros", por aqui se vê...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já eu sinto falta do Rotações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                            Já eu sinto falta do Rotações.
                                            Não me leves a mal, mas sempre que este tema aparece alguém escreve isso.

                                            E a verdade, é que tirando uma altura em que o programa tentou fazer coisas diferentes, esse programa hoje em dia não funcionaria. Teria o seu espaço no cabo, porque recordo que na altura também não funcionava porque dava bem tarde, mas sofreria uma remodelação.
                                            O espaço sobre competição automóvel seria hoje muito menor, os ensaios teriam que ser menos técnicos e o tempo menor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AndreGuerreiro Ver Post
                                              Tens alguns que fazem reviews. o canal Civic EG9 PT, por exemplo, faz reviews de carros tunados e dá a opinião em relação a carros de stock. acho interessante, embora ainda esteja numa fase inicial.
                                              Podias tentar por ai..
                                              Também já vi alguns videos desse, não é mau, mas peca por ter uma linguagem do "açuuuuuu"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post


                                                Queres começar a 3ª guerra mundial. E logo aqui no FAHO?

                                                Foi um prazer conhecer-vos...
                                                Imagem dele a colocar a lista e dos outros users à espera:

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boa noite!

                                                  Desde já agradeço as respostas. É um feedback interessante, sem dúvida, e ajuda-me a desenhar uma melhor noção do que se passa cá.

                                                  Penso que o online seja como os eucaliptos , sugam tudo à sua volta, embora o digital ainda esteja de certa maneira na sua infância (ainda existem modelos de negócio mais eficazes a serem explorados no jornalismo online, se é que algum dia irão existir modelos melhores). Mas é, sem dúvida alguma, o futuro.

                                                  Alguém conhece exemplos da "vida real" de pessoas que já trabalhem na área?
                                                  Apesar do estado do nosso jornalismo, acham que existe público suficiente disposto a gastar tempo e/ou dinheiro nele?
                                                  A lei de oferta e procura está fora de balanço? A oferta sacia a procura ou estaremos nós a salivar por mais?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AyrtonProst Ver Post
                                                    ...
                                                    Apesar do estado do nosso jornalismo, acham que existe público suficiente disposto a gastar tempo e/ou dinheiro nele?
                                                    A lei de oferta e procura está fora de balanço? A oferta sacia a procura ou estaremos nós a salivar por mais?
                                                    Se procurares no youtube por vídeos portugueses da maior parte dos modelos/versões não se encontra quase nada.
                                                    Para mim, que tenho andado a ver testes e comparativos de alguns carros e só encontro noutras línguas, a oferta podia ser muito melhor e muito mais diversificada.
                                                    Nas outras línguas não percebo nem metade do que eles dizem...
                                                    Além de, na maior parte das vezes, as versões não coincidirem com as que são comercializadas cá.
                                                    Acho que podes começar por fazer uns bons vídeos de testes sobre alguns modelos, os mais "procurados" para ganhar público e depois, conforme a qualidade do trabalho, deverão aparecer convites de marcas para fazeres testes, vais aumentando a "clientela", e vais vendo como corre.
                                                    Ou então tenta juntar-te a quem já faça isso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O que eu acho que falta nos meios noticiosos é informações sobre o CNR, pois não existe apenas CN de futebol.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AyrtonProst Ver Post
                                                        É um feedback interessante, sem dúvida, e ajuda-me a desenhar uma melhor noção do que se passa cá.
                                                        O meu conselho hoje em dia para quem termina um curso: especializa-te!

                                                        Seja um jornalista, um engenheiro, um médico... especializem-se.

                                                        Repara, hoje é mais fácil teres um engenheiro mecânico a escrever numa revista auto, ou num programa de tv, ou num youtube a falar de carros que propriamente um jornalista. E consegues perceber por que razão isso acontece? Pensa nisso... e compreende a importância de adquirires formação específica.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isto mais parece um teste para entrar numa seita secreta...
                                                          Não seria mais saudável mantermos-nos dentro do tópico?

                                                          Mas não resisto em responder.
                                                          Não costumo tanto ter preferências por marcas, mas sim por tipos de carros ou carros de épocas em específico. Descrever com apenas duas palavras é algo redutor, por isso aqui vai:

                                                          1. Lotus : Pelo conceito "add lightness" que ainda hoje a marca respeita. Pela história e pedrigee que a lotus ainda tem. Por serem carros feitos para verdadeiros entusiastas.

                                                          2. Honda : Sobretudo por terem democratizado tecnologia de competição, com carros de alta performance a preços relativamente acessíveis. Os desportivos da Honda tendem/tenderam sempre a serem verdadeiros desportivos.

                                                          3. Bmw : Por razões óbvias. O e30 M3 e o e46 M3 são dos meus preferidos. Por ser uma marca sólida e sempre preocupada com a sua veia desportiva.

                                                          4 . RUF : Sou fã do restomodding (no fundo é muito do que a RUF faz) . Uma marca que lança um carro como o Ruf SCR 4.2 merece toda a minha admiração. O V8 deles é espetáculo também.

                                                          5. Ferrari : Bem, a ferrari é a ferrari...

                                                          6. Porsche : Gosto de todos os modelos (tirando o Panamera). A história da marca, o rigor germânico. O cayman GT4 e o 911 R mostram que a marca se mantém agarrada às duas raízes.

                                                          7. TVR : Gosto da configuração FR, gosto ainda mais de motores 6 cilindros em linha atmosféricos. Verdadeiros desportivos. (ansioso pelo que aí Vem)

                                                          8. Ford : Lançaram ao longo dos anos carros como Sierra Cosworth, Escort Cosworth. Salivo tanto quanto um bulldog sempre que penso no Fiesta ST e o Focus RS é um voltar às origens.

                                                          9. Alfa Romeo : Pela história, pedigree e por toda a aura mágica em torno da marca. Subiu muitos pontos na minha consideração quando lançarem a Giulia. Os modelos deles, dos anos 60 e 70 estão entre os meu favoritos.

                                                          10. Mclaren : A precisão e a dedicação como constroem os carros. O Mclaren F1.

                                                          11. Mazda : Por fazerem carros sólidos, fiáveis (penso eu) e com um design inovador a preços razoáveis. Por terem relançado o mx-5, uma marca que lança um carro assim merece sempre o meu respeito.

                                                          ...
                                                          Nem vale a pena continuar
                                                          Esqueci-me de dizer que tenho preferencias por muitas destas marcas pelos seus programas de competição.
                                                          A ordem decrescente pode ser relativa, porque num mês é uma coisa, noutro mês pode ser outra.
                                                          Editado pela última vez por AyrtonProst; 17 January 2017, 21:52.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AyrtonProst Ver Post
                                                            Boa noite!

                                                            Desde já agradeço as respostas. É um feedback interessante, sem dúvida, e ajuda-me a desenhar uma melhor noção do que se passa cá.

                                                            Penso que o online seja como os eucaliptos , sugam tudo à sua volta, embora o digital ainda esteja de certa maneira na sua infância (ainda existem modelos de negócio mais eficazes a serem explorados no jornalismo online, se é que algum dia irão existir modelos melhores). Mas é, sem dúvida alguma, o futuro.

                                                            Alguém conhece exemplos da "vida real" de pessoas que já trabalhem na área?
                                                            Apesar do estado do nosso jornalismo, acham que existe público suficiente disposto a gastar tempo e/ou dinheiro nele?
                                                            A lei de oferta e procura está fora de balanço? A oferta sacia a procura ou estaremos nós a salivar por mais?
                                                            Boas conheço um jornalista chamado Paulo Renato soares, na altura que o jornal Record lançava a revista ao fim de semana era ele que analisava os carros e dava o seu feedback.
                                                            É grande amigo de uns amigos meus
                                                            Aqui tens o Facebook dele..Screenshot_20170117-210852.jpg
                                                            Podes dizer que foi um amigo do João Raposo que te disse para falar com ele, se assim o entenderes

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X