Estou a pensar encostar o carro que mais vezes conduzo diariamente, o Seat Toledo, que fielmente está cá em casa desde 06/2000, tendo agora 293.000km
Neste momento, faço muito menos kms que há uns anos atrás, não devendo chegar a 15.000 por ano. Apesar do meu atual carro ser exemplar a nível de consumos / conforto / fiabilidade / andamento, quero uma coisita mais recente, mais pequeno até.
Estou a pensar comprar novo, a gasolina, algo que seja minimamente 'económico' (que não faça médias de 8 ou 9), que seja divertido de conduzir e tenha equipamento interessante,
Do que vi, tenho várias propostas em cima da mesa que já visitei e conduzi a maior parte:
Seat ibiza FR 1.0 / 1.4 turbo ~18.000€ / ~21.000€ respetivamente + desconto
Prós
- Motorizações mais performantes e eficientes que a concorrência da mesma potência
- Possibilidade de equipar com extras interessantes (bi-xenon, estofos alcantara, etc)
- Preço / descontos
Contras
- Qualidade de alguns materiais
- Imagem cansada
- Condução banal
- Apesar de preço baixo, com extras que pretendo ultrapassa os preços da concorrência
- Estou farto que julguem as minhas opiniões/a mim, no fórum, por ter um seat
Fiesta 1.0 ecoboost 125cv ~16.000€ c/ desconto
Prós
- Condução incrível
- Equipamento
- Preço / descontos (5000€ ou algo do género)
Contras
- Já tenho um fiesta mk7 1.4 tdci em casa
- Motor desinteressante em relação à concorrência
- Imagem cansada
- Qualidade de construção abaixo das outras propostas
Opel Adam Slam 1.0 turbo 115cv / S 1.4 turbo 150cv ~18.000€ / ~21.000€, respetivamente
Prós
- Qualidade de construção e materiais acima de todos os que vi
- Condução relativamente interessante
- Equipamento melhor e mais inovador (o On Star é ridículo mesmo)
- Motor 1.0 turbo surpreendentemente desenrascado, refinado, económico e linear.
- Consumos do 1.0 turbo
- Robustez
- Feel good factor
- Insonorização e conforto a bordo
- Backets recaro no 1.4 S
Contras
- Estética não é muito consensual (não é coisa que me tire o sono)
- Espaço atrás e mala muito limitado
- Impossibilidade de ter Xénon como opção
- Difícil arranjar descontos / promoções em qualquer um deles.
- Andamento do 1.4 turbo inferior ao seat ( talvez pelo facto do ibiza ser mais leve )
- Consumos do 1.4 turbo
Outsider - Mazda CX-3 1.5d Excellence ~ 29.000€
Prós
- Na minha opinião, esteticamente Magnífico
- Recheado de equipamento
- Motor bastante solícito em baixas
- Económico
- Preço 'baixo', para aquilo que supostamente oferece
- Pisa bem a estrada, é firme e seguro.
- Lindo (já disse?)
Contras
- Qualidade de construção e materiais desaponta (bem pior que o adam, por exemplo).
- Condução nada de especial (fui com as expectativas demasiado altas)
- Comandos demasiado leves (embraiagem, direção, etc)
- Apesar de ter redline alto, motor perde o fulgor demasiado cedo e torna-se ruidoso e é até desencorajador de se espremer.
- Não há cá descontos para ninguém
- Prazos de entrega
- Fiabilidade relacionada com o FAP
- Não quero carro a gasóleo.
De todos, o que mais me desiludiu ao vivo foi o CX-3. A escolha de materiais não é grande coisa, os plásticos das portas e das 'partes inferiores' são maus, a pele (napa) que forra as portas / tablier está a anos luz do material usado no Opel. Os bancos são foleiritos, a condução não é assim tão envolvente como eu esperava. De facto, acho que é o primeiro SUV que alguma vez conduzi e a condução que proporciona pode ser muito melhor que a concorrência.
Está na lista porque para mim é o carro 'acessível' mais bonito da atualidade, não me importo de pagar mais se realmente valer a pena.
Para além das maravilhas todas que li em reviews também admito que fui ali um bocado à procura de sentir o ADN do MX-5 ND ali no motor/caixa/direção... resultado: não tem nada a ver. É bom mas não deslumbra.
À partida estará fora de questão dada a relação entre a natureza das minhas deslocações / filtro de particulas. Ou o carro chegava a casa e arranjava maneira de desaparecer com isso ou não me sentiria bem a moer aquele motor em 3 ou 4 anos com as minhas viagens de 5 e 6 km, 8 ou 9 vezes por dia.
O Fiesta de facto tem uma condução exemplar mas acho o 1.0 ecoboost mais barulhento e gastador que os outros ( também é o mais 'antigo' da lista )
O Seat acho-o simplesmente desinteressante em tudo o resto que não é motor.
O Adam vai à frente pelo simples facto de ser o que mais oferece dentro das coisas às quais dou valor. Se o orçamento que estou à espera for convidativo, atiro-me de cabeça ao 1.4 turbo. A escolha 1.0 vs 1.4 é simplesmente razão vs paixão, à escala devidamente adaptada como é óbvio.
O que acham? Que outras propostas acham que encaixam aqui?
Não quero usados, e mesmo que seja carro de serviço tem que ser uma coisa muito especial para o escolher em detrimento de um carro novo.
Desde já obrigado.
Que tipo de carros gostas? De todos
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração? A B C SUV
Que marcas e modelos gostas e equacionas? Descrito acima
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Vou, raramente.
Precisarás de levar carga com frequência? Carga só no meu tdi fumarento.
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15.000, sim.
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim
Os consumos terão grande importância? Alguma
A potência do motor terá grande importância? Alguma
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 0-30.000, quanto menos melhor porque é um carro para desenrascar a curto prazo/médio.
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo
Neste momento, faço muito menos kms que há uns anos atrás, não devendo chegar a 15.000 por ano. Apesar do meu atual carro ser exemplar a nível de consumos / conforto / fiabilidade / andamento, quero uma coisita mais recente, mais pequeno até.
Estou a pensar comprar novo, a gasolina, algo que seja minimamente 'económico' (que não faça médias de 8 ou 9), que seja divertido de conduzir e tenha equipamento interessante,
Do que vi, tenho várias propostas em cima da mesa que já visitei e conduzi a maior parte:
Seat ibiza FR 1.0 / 1.4 turbo ~18.000€ / ~21.000€ respetivamente + desconto
Prós
- Motorizações mais performantes e eficientes que a concorrência da mesma potência
- Possibilidade de equipar com extras interessantes (bi-xenon, estofos alcantara, etc)
- Preço / descontos
Contras
- Qualidade de alguns materiais
- Imagem cansada
- Condução banal
- Apesar de preço baixo, com extras que pretendo ultrapassa os preços da concorrência
- Estou farto que julguem as minhas opiniões/a mim, no fórum, por ter um seat
Fiesta 1.0 ecoboost 125cv ~16.000€ c/ desconto
Prós
- Condução incrível
- Equipamento
- Preço / descontos (5000€ ou algo do género)
Contras
- Já tenho um fiesta mk7 1.4 tdci em casa
- Motor desinteressante em relação à concorrência
- Imagem cansada
- Qualidade de construção abaixo das outras propostas
Opel Adam Slam 1.0 turbo 115cv / S 1.4 turbo 150cv ~18.000€ / ~21.000€, respetivamente
Prós
- Qualidade de construção e materiais acima de todos os que vi
- Condução relativamente interessante
- Equipamento melhor e mais inovador (o On Star é ridículo mesmo)
- Motor 1.0 turbo surpreendentemente desenrascado, refinado, económico e linear.
- Consumos do 1.0 turbo
- Robustez
- Feel good factor
- Insonorização e conforto a bordo
- Backets recaro no 1.4 S
Contras
- Estética não é muito consensual (não é coisa que me tire o sono)
- Espaço atrás e mala muito limitado
- Impossibilidade de ter Xénon como opção
- Difícil arranjar descontos / promoções em qualquer um deles.
- Andamento do 1.4 turbo inferior ao seat ( talvez pelo facto do ibiza ser mais leve )
- Consumos do 1.4 turbo
Outsider - Mazda CX-3 1.5d Excellence ~ 29.000€
Prós
- Na minha opinião, esteticamente Magnífico
- Recheado de equipamento
- Motor bastante solícito em baixas
- Económico
- Preço 'baixo', para aquilo que supostamente oferece
- Pisa bem a estrada, é firme e seguro.
- Lindo (já disse?)
Contras
- Qualidade de construção e materiais desaponta (bem pior que o adam, por exemplo).
- Condução nada de especial (fui com as expectativas demasiado altas)
- Comandos demasiado leves (embraiagem, direção, etc)
- Apesar de ter redline alto, motor perde o fulgor demasiado cedo e torna-se ruidoso e é até desencorajador de se espremer.
- Não há cá descontos para ninguém
- Prazos de entrega
- Fiabilidade relacionada com o FAP
- Não quero carro a gasóleo.
De todos, o que mais me desiludiu ao vivo foi o CX-3. A escolha de materiais não é grande coisa, os plásticos das portas e das 'partes inferiores' são maus, a pele (napa) que forra as portas / tablier está a anos luz do material usado no Opel. Os bancos são foleiritos, a condução não é assim tão envolvente como eu esperava. De facto, acho que é o primeiro SUV que alguma vez conduzi e a condução que proporciona pode ser muito melhor que a concorrência.
Está na lista porque para mim é o carro 'acessível' mais bonito da atualidade, não me importo de pagar mais se realmente valer a pena.
Para além das maravilhas todas que li em reviews também admito que fui ali um bocado à procura de sentir o ADN do MX-5 ND ali no motor/caixa/direção... resultado: não tem nada a ver. É bom mas não deslumbra.
À partida estará fora de questão dada a relação entre a natureza das minhas deslocações / filtro de particulas. Ou o carro chegava a casa e arranjava maneira de desaparecer com isso ou não me sentiria bem a moer aquele motor em 3 ou 4 anos com as minhas viagens de 5 e 6 km, 8 ou 9 vezes por dia.
O Fiesta de facto tem uma condução exemplar mas acho o 1.0 ecoboost mais barulhento e gastador que os outros ( também é o mais 'antigo' da lista )
O Seat acho-o simplesmente desinteressante em tudo o resto que não é motor.
O Adam vai à frente pelo simples facto de ser o que mais oferece dentro das coisas às quais dou valor. Se o orçamento que estou à espera for convidativo, atiro-me de cabeça ao 1.4 turbo. A escolha 1.0 vs 1.4 é simplesmente razão vs paixão, à escala devidamente adaptada como é óbvio.
O que acham? Que outras propostas acham que encaixam aqui?
Não quero usados, e mesmo que seja carro de serviço tem que ser uma coisa muito especial para o escolher em detrimento de um carro novo.
Desde já obrigado.
Que tipo de carros gostas? De todos
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração? A B C SUV
Que marcas e modelos gostas e equacionas? Descrito acima
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Vou, raramente.
Precisarás de levar carga com frequência? Carga só no meu tdi fumarento.
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15.000, sim.
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim
Os consumos terão grande importância? Alguma
A potência do motor terá grande importância? Alguma
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 0-30.000, quanto menos melhor porque é um carro para desenrascar a curto prazo/médio.
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo
Comentário