Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro a GPL como primeiro carro? Ou Diesel/Gasolina?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro a GPL como primeiro carro? Ou Diesel/Gasolina?

    Boas,
    Bem, tenho 18 anos e estou a pensar em comprar um carro usado.
    1. Que tipo de carros gostas? Carro compacto ou sedan
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc) Citadino e Desportivo
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Mitsubishi Colt 1995/1998, Mitsubishi Galant 1993/94, Honda Civic Hatchback 94, entre outros.
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Não, apenas de vez em quando.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não.
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Nunca tive um carro próprio e tenho a carta há pouco, mas faço cerca de 600/800 km por mês, mas daqui a meio ano irei fazer mais kms devido à necessidade de me deslocar para a Universidade.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Quando (se tudo correr bem ) frequentar a Universidade.
    8. Os consumos terão grande importância? Sim, daí a questão do GPL.
    9. A potência do motor terá grande importância? Alguma, um carro deve puxar um pouco quando necessário .
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Máximo até 2000 euros.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, a partir de 1985.

    Como já devem ter reparado, o budget não está grande coisa, pois com a Universidade à porta, convinha não gastar muito no carro e na manutenção da mesma. Com isto posto, tenho as seguintes perguntas sobre o GPL:

    1. Quais são os cuidados a ter em conta ao comprar um carro usado a GPL?
    2. Existe algum tipo de inspeção anual a ser feita de prepósito para o GPL?

    Peço desculpa, mas eu não estou muito informado sobre esse tipo de combustível e a sua manutenção, apenas sei que é mais barato (obviamente) e as alterações que ela causa ao carro. Qualquer informação adicional é bem-vinda.
    Sei que os modelos acima mencionados não se encontram à venda atualmente, com o GPL instalado. Daí-me pergunto, será que o GPL fará assim tanta diferença que me obrigará a comprar um carro usado que na qual não cause tanto gosto em conduzir, mas será mais saudável a nível financeiro? Se souberem de carros a GPL à venda que dêem gozo a conduzir, e que até sejam comuns à venda com o respetivo GPL instalado, agradecia imenso que me dissessem!
    Abraço!

    #2
    não chegas a fazer 10000km's por ano, mesmo a ires para a universidade e faças mais alguns, o GPL é um bocado naquela, e achar um carro a gpl com esse orçamento não é dificil mas o problema será o restante, o melhor será mesmo procurares um citadino a gasolina por agora para as voltinhas e que dê pouca despesa, tipo um renault clio II por exemplo...

    https://www.standvirtual.com/carros/...Clio/P9191383/

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PedroFonseca20 Ver Post
      ...Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, a partir de 1985.
      de 1984 não serve?

      Comentário


        #4
        Com 2000€ não há milagres, diesel ou gpl vão estar todos rodados (muitos kms=despesa)
        Compra um segmento B de 2000 para cima o mais bem cuidado.
        A minha recomendação é esta:
        Fiat Punto mk2 HLX, versão topo de gama, 80cv, DA, AC, jantes liga leve, etc, é bastante rápido, económico e fiável
        https://www.standvirtual.com/carros/...unto/P9178791/

        Comentário


          #5
          Um carro a GPL de facto é bastante económico. Tenho um, posso falar. Costumo fazer uma condução económica, o meu recorde são 3,32€ (sim, euros!) aos 100 Km! Mas claro... é um valor difícil de alcançar. Com uma condução despreocupada e em cidade, ando mais pelos 5€ aos 100 Km.

          Agora é assim...não podes pensar que os modelos não estão à venda disponíveis a GPL. O que normalmente se sucede é que, compras um carro a gasolina em segunda mão (ou mesmo novo), e convertes para GPL numa oficina especializada.
          Outra vantagem, é que tende a prolongar a vida útil do carro... já que é um combustível livre de impurezas e que não contamina o óleo. O óleo do meu carro nunca cega a ficar preto.

          Mas, por esse orçamento... desistia da ideia. Porque para comprares um carro a gasolina, converteres-o a GPL e com isso tudo ficares-te dentro dos 2 mil euros, significa comprares um carro muito "podre". E meter GPL num carro tão rodado... pode dar mau resultado.
          Um carro que já andou tantos Km a gasolina tem um tipo de desgaste (que não aconteceria se fosse a GPL) com o qual o GPL não se dá bem.

          No teu caso, compraria uma coisa porreira a gasolina com o fundo que tivesse disponível, e logo pensaria no GPL mais tarde.

          Comentário


            #6
            Com essa quilometragem anual, compra a gasolina, entretanto vai juntando uns trocos e mais tarde caso compense investes num kit GPL.
            Com esse orçamento, comprares algo já a GPL vai ser algo muito rodado além que não sabes que manutenção levou ou até mesmo se levou...

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas vossas respostas! Irei ponderar

              Comentário


                #8
                Também não custa ver negócios já a GPL e que tenham selo verde, o que significa instalação mais recente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Também não custa ver negócios já a GPL e que tenham selo verde, o que significa instalação mais recente.
                  Já andei a ver como é óbvio, mas esses com selo verde são raros de aparecer a esse preço. Porque apenas a instalação corresponde já ao meu poder financeiro, logo terá que ser um que tenha daqueles selos feiosos se for um GPL.

                  Comentário


                    #10
                    A decisão mais sensata no teu caso, será comprares um utilitário a gasolina "normal", com poucos km e que não seja um bêbado.
                    se tens 2000€, procura um exemplar que custe bem menos que isso e que esteja em bom estado, tens exemplos aqui no forum que compraram carros nestes moldes por poucos mais de 1000€.
                    Opções a Diesel por esse preço (e eu comprei um comercial por 2200€ à 6 anos , são para facilmente enterrar algum dinheiro!). A GPL, é sempre um risco também, porque o ideal é seres tu a converter, mas por esse preço...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                      A decisão mais sensata no teu caso, será comprares um utilitário a gasolina "normal", com poucos km e que não seja um bêbado.
                      se tens 2000€, procura um exemplar que custe bem menos que isso e que esteja em bom estado, tens exemplos aqui no forum que compraram carros nestes moldes por poucos mais de 1000€.
                      Opções a Diesel por esse preço (e eu comprei um comercial por 2200€ à 6 anos , são para facilmente enterrar algum dinheiro!). A GPL, é sempre um risco também, porque o ideal é seres tu a converter, mas por esse preço...
                      Posso perguntar o porquê de os a Diesel conseguirem facilmente enterrar algum dinheiro?

                      Comentário


                        #12
                        Por isto:
                        https://www.standvirtual.com/comerciais/anuncios/Citroen/K1274753/

                        este carro foi meu, durante o tempo que o tive (50mil km) levou coisas como rolamentos, embraiagem, correia do alternador e por fim precisava de uma caixa de velocidades nova.
                        Ahhh, e de repente, perdeu 100 mil km

                        Comentário


                          #13
                          Como é óbvio estou um pouca a brincar, pois podes comprar um diesel muito bom ou um gasolina que seja um cancro, mas as probabilidades são mais o inverso.
                          O preço de mercado de um diesel é sempre mais elevado, o que significa que num valor de apenas 2000€ a diesel praticamente só apanhas lixo, a gasolina ainda podes encontrar alguma coisa de jeito!

                          Comentário


                            #14
                            Um atmosférico diesel também pode ser opção, como um 106 1.5d

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Também não custa ver negócios já a GPL e que tenham selo verde, o que significa instalação mais recente.
                              Não necessariamente, qualquer carro com kit GPL com "20 anos" pode levar o selo verde desde que sujeito a uma nova ipo B.
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Um atmosférico diesel também pode ser opção, como um 106 1.5d
                              Ou até mesmo Saxo, Clios 1.9d, etc

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                Não necessariamente, qualquer carro com kit GPL com "20 anos" pode levar o selo verde desde que sujeito a uma nova ipo B.

                                Ou até mesmo Saxo, Clios 1.9d, etc
                                Não é assim tão simples. Carros mais antigos terão maior probabilidade de nem cumprirem as especificações. Basta ver casos de sistemas de injecção com kits aspirados. Por outro lado se o carro já tem 20 anos e o sistema for antigo, ninguém vai andar a gastar 200€ só para ter selo verde.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                  Não necessariamente, qualquer carro com kit GPL com "20 anos" pode levar o selo verde desde que sujeito a uma nova ipo B.

                                  Ou até mesmo Saxo, Clios 1.9d, etc
                                  E o que acha de um um Golf II GTD, sei que não é assim tão económico como um Saxo, mas não deve ultrapassar os 6,5 aos 100km numa condução moderada. Que acham?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Não é assim tão simples. Carros mais antigos terão maior probabilidade de nem cumprirem as especificações. Basta ver casos de sistemas de injecção com kits aspirados. Por outro lado se o carro já tem 20 anos e o sistema for antigo, ninguém vai andar a gastar 200€ só para ter selo verde.
                                    Desde que o sistema cumpra as normas (tenha a válvula de segurança, coisa que todos têm que ter para poderem ser vendidos pelo fabricante) pode levar o selo verde. O meu tem 19 anos e o sistema cumpre as normas para levar o selo verde, eu é que ainda não quis gastar os quase 200eur nisso.

                                    Até um sistema aspirado cumpre as mesmas normas de segurança, a história do selo verde é só mais uma coisa pro estado ganhar dinheiro, nenhum kit GPL sai do fabricante sem os sistemas de segurança exigidos por lei, e isto é bem anterior à nossa pseudo lei.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Comprar um carro por esse valor já com kit de GPL não é impossível, há muitos nos sites de usados (olx, custojusto).
                                      Este por exemplo parece bom:

                                      http://www.custojusto.pt/lisboa/lige...-2-rt-21908473

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                        Desde que o sistema cumpra as normas (tenha a válvula de segurança, coisa que todos têm que ter para poderem ser vendidos pelo fabricante) pode levar o selo verde. O meu tem 19 anos e o sistema cumpre as normas para levar o selo verde, eu é que ainda não quis gastar os quase 200eur nisso.

                                        Até um sistema aspirado cumpre as mesmas normas de segurança, a história do selo verde é só mais uma coisa pro estado ganhar dinheiro, nenhum kit GPL sai do fabricante sem os sistemas de segurança exigidos por lei, e isto é bem anterior à nossa pseudo lei.
                                        Lá está o que eu dizia, mesmo que cumpra, vai ser muito difícil encontrar alguém com um sistema antigo e selo verde.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Comprar um carro por esse valor já com kit de GPL não é impossível, há muitos nos sites de usados (olx, custojusto).
                                          Este por exemplo parece bom:

                                          http://www.custojusto.pt/lisboa/lige...-2-rt-21908473
                                          Sim, esse é um bom exemplo, e ainda fica com margem financeira para sustos = reparações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Lá está o que eu dizia, mesmo que cumpra, vai ser muito difícil encontrar alguém com um sistema antigo e selo verde.
                                            Sim é correcto, o que eu quis dizer é que o sistema pode levar o selo verde, o novo dono ao mudar o registo de propriedade pode aproveitar pra uma nova ipo b e paga tudo uma vez pois averba tudo no DUA de uma só vez.

                                            Eu nunca o fiz não pela idade do carro mas porque não uso parques subterrâneos, portanto o "investimento" não me compensa, além que... Mesmo com o selo verde continua a ser proibido o estacionamento em muito parque subterrâneo pois os mesmos não cumprem as exigências a que não são obrigados sendo a construção anterior, salvo erro, a 2007.
                                            Editado pela última vez por 3pelos; 23 January 2017, 09:27.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                              Sim é correcto, o que eu quis dizer é que o sistema pode levar o selo verde, o novo dono ao mudar o registo de propriedade pode aproveitar pra uma nova ipo b e paga tudo uma vez pois averba tudo no DUA de uma só vez.

                                              Eu nunca o fiz não pela idade do carro mas porque não uso parques subterrâneos, portanto o "investimento" não me compensa, além que... Mesmo com o selo verde continua a ser proibido o estacionamento em muito parque subterrâneo pois os mesmos não cumprem as exigências a que não são obrigados sendo a construção anterior, salvo erro, a 2007.
                                              Acho que apenas carros convertidos a GPL após 2013 é que podem obter o selo verde.
                                              Encontrei este link.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PedroFonseca20 Ver Post
                                                Acho que apenas carros convertidos a GPL após 2013 é que podem obter o selo verde.
                                                Encontrei este link.
                                                O que o site quer dizer é que as viaturas convertidas após 2013 já vêm "automaticamente" com o selo verde, ou seja, desde 2013 o dístico azul deixa de ser utilizado. Todas as outras viaturas (instalações anteriores) para usarem o dístico têm que ir a nova ipo b.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                  O que o site quer dizer é que as viaturas convertidas após 2013 já vêm "automaticamente" com o selo verde, ou seja, desde 2013 o dístico azul deixa de ser utilizado. Todas as outras viaturas (instalações anteriores) para usarem o dístico têm que ir a nova ipo b.
                                                  Muito bem, agradeço pelas suas informações!

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X