Troca de carro / conversão até 4500€

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Título: Troca de carro / conversão até 4500€

  1. #1
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    Por Defeito Troca de carro / conversão até 4500€

    Muito Boa Noite!

    Venho pedir a vossa sábia opinião em relação a uma possível troca de viatura. Se este post por acaso estiver no sítio errado peço desculpa e para que movam para onde devia estar, é a primeira vez que escrevo neste forum e não encontrei assim um "sitio melhor" para o colocar.

    Antes de mais quero alertar que tudo isto pode ser um pouco capricho da minha parte, mas a verdade é que cada vez que vou por gasolina no carro dá-me assim umas comichões por todo o lado por causa daqueles preços abusados. Estou um bocado farto disso e então recuso-me a andar a gasolina...

    Dito isto, a situação é a seguinte. Preciso de um carro para casa-trabalho-casa (uns 15~20kms) 6 dias por semana, sendo que depois destes faz sempre mais alguns porque nem sempre vou de/para casa directo. Para além disso no dia de folga a ideia é dar umas voltinhas e fazer uns 150km ou por aí. Basicamente uns 1000~1300kms mês.
    A ida para o trabalho conta com algum trânsito por isso ando cerca de metade do percurso no "pára-arranca".

    Neste momento tenho um Opel Zafira 1.6 de 2001 a gasolina que era da minha mãe. Ofereci-lhe um Peugeot 208 e acabei por ficar com carro dela, o problema é que parece um bebedouro para cavalos xD

    As hipóteses que se colocam são, trocar de carro para um a GPL/diesel ou colocar este Zafira a GPL.

    Deixo ainda alguns modelos de carros que gosto particularmente:

    VW Golf
    VW Passat
    Audi A3
    Audi A4
    Honda Jazz (já tive um destes e fazia consumos na ordem dos 5.5/100, podia no entanto pensar em converter para GPL)
    Seat Ibiza
    Honda Civic (teria de ser convertido a GPL)

    e um que me despertou alguma curiosidade Ford Puma (tinha que ser a GPL também)

    Diga-se de passagem que gosto muito dos carros dos anos 1998~2002. Não quer dizer que fique limitado a estas datas, mas o carro ter 15~18 anos não é grande problema para mim desde que esteja impecável de mecânica e tenha boa fiabilidade. Tem que ter 5 portas/5 lugares (sei que pode ser um problema no que toca aos A3 ou aos Ibizas; já sei que o Puma só tem 2 portas mas...)

    Falando de números, não queria gastar mais de 4500€ em todo o processo. Ou seja, carro pronto a este valor. Menos ainda era melhor, mais (500€ MAX) só mesmo se valesse muito muito a pena...
    Estes valores já contemplam a venda do Zafira caso a decisão fosse comprar um outro a diesel/GPL ou a gasolina e converter. A verdade é que olhando para o Zafira ele também não me satisfaz totalmente visualmente xD gosto de algo menos familiar...

    Neste sentido, qual acham que seria a melhor decisão? O objectivo é ficar com carro para uns anos valentes...

    Pergunta secundária/bónus: Acham melhor já comprar a GPL (sem dístico) ou a gasolina e converter?

    Desde já agradeço a todos por terem chegado até aqui e não tenham clicado no canto superior direito do vosso ecrã =D

    Abraço
    Última edição por EdCreator : 23-01-17 às 22:10:28


  2. #2
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    Por Defeito

    Se o Zafira não te dá problemas porque trocar por algo que não sabes o estado ?
    Eu iria para a conversão do Zafira para GPL .

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por BBN Ver Post
    Se o Zafira não te dá problemas porque trocar por algo que não sabes o estado ?
    Eu iria para a conversão do Zafira para GPL .
    Concordo. Um carro diesel por esse valor pode vir a ser um poço de problemas.. E ires comprar outro a gasolina para converter.. Já tens um! Agora se preferes algo mais jovem.. Eu entendo e avança para gasolina e depois gpl ou então tenta encontrar já a GPL

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  4. #4
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    Por Defeito

    Se queres um carro para vários anos, porquê limitares-te a carros com 15 anos e mais?

    Com 4500 €/5000 € máx., procurando com calma, encontras mais recente.

    Assim algo mais para a emoção do que a razão (a GPL):

    https://www.standvirtual.com/carros/...ocus/P9189093/
    https://www.standvirtual.com/carros/...tilo/P9189455/ (a caixa auto pode ser uma mais-valia no pára-arranca)


    Agora mais racional (Diesel e caixa auto - acho indispensável se vais andar diariamente em pára-arranca):

    https://www.standvirtual.com/carros/...port/P9135565/


    TDI e barato é virtualmente impossível, pelo que um dos melhores compromissos talvez seja este:

    https://www.standvirtual.com/carros/...Golf/P9190831/

  5. #5
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    Por Defeito

    Desde já agradeço as vossas opiniões...

    Como o nunofrc disse, procuro algo mais jovem que um Zafira... acho que a situação mais "racional" e económica passa por converter o que já tenho, mas realmente ter um carro mais "desportivo"/jovem ou o que lhe quiserem chamar é mais o que procuro. Trabalho que nem cão, pelo menos vou ter prazer nas viagens que faço para o trabalho xD

    LinoMarques, obrigado por esses links... realmente esses 2 a GPL são interessantes, principalmente o Abarth... até pela caixa automática... já tive um Smart e realmente no para-arranca é maravilha, e a caixa desse nem deve ter comparação...

    Bem, vamos aguardar por mais opiniões, mas sinceramente acho que vou tirar umas fotos ao Zafira e tentar fazer o máximo de dinheiro que conseguir com ele para depois comprar um outro mais "divertido" =P

    Abraço e obrigado


  6. #6
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    Por Defeito

    Boas!

    Depois de pensar bastante e de ter falado também com os meus pais e com um amigo meu que é mecânico assumimos que comprar um desses que referi anteriormente a Diesel pode ser um problema. São carros que para além de caros (tendo em conta principalmente a idade deles) têm outra agravante que são a quantidade de kms e falta de informações sobre revisões, peças trocadas e afins... Podem realmente ser um poço de problemas como aqui já falaram... Tudo que eu não quero e dar 5.000€ por um carro e este não estar em condições...

    Resta-me então optar por um Diesel diferente, com menos kms e talvez menos anos (a ver vamos em termos de fiabilidade, mas cada caso vai ser um caso);
    Por algum já a GPL que esteja em condições, ando à procura, vamos la vendo o que aparece;
    Ou por último, converter... neste ponto, acho que realmente um carro como o Honda Jazz está bem posicionado. Por um lado porque já tive um e gostei bastante, por outro porque gosto da marca (é das minhas preferidas) e mesmo a gasolina tem consumos interessantes, a GPL ainda deve ser melhor... Não é um carro muito "jovem" como outros que poderia optar, mas já é melhor que o Zafira e em termos de
    fiabilidade em princípio está no topo...

    Ainda estou a ponderar, se realmente for para o Jazz, poupar um bocadinho mais durante uns meses e lá para o meio do ano comprar um Jazz II (o que eu tive foi o 1º). Claro que aí o orçamento já terá de ser mais alto, mas pronto, se valer mesmo mesmo a pena espera-se um pouco mais...

    Entretanto espero as vossas opiniões e vou vendo outros modelos a ver se gosto de mais alguma coisa =P

    Tenho ouvido bem dos Fiestas, vou-lhes deitar um olho e venho já =D

    Abraço

  7. #7
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    Por Defeito

    O jazz pode ser um carro muito bom mas.. Para um gajo na casa dos 20 anos para mim não era opção Fiesta de 3 portas aí sim.. Ou 208..ou 207.. Ou punto de 3 portas.. Corsa de 3 portas..

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  8. #8
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    Por Defeito

    Boas!

    Peço desculpa pela ausência mas o trabalho não perdoa... Antes de mais houve algumas mudanças nos planos, e só para concluir um bocadinho, carros de 3 portas só mesmo em última instância... Por acaso acho o Jazz bastante interessante, já tive um e gostei da experiência, não o acho demasiado "velho" =P

    Mas é o seguinte, relativamente às mudanças, depois de falar com os meus pais decidimos que o melhor seria comprar um carro um pouco diferente daqueles que tinha falado até agora. O meu irmão está neste momento a tirar a carta, não deve faltar muito para ir a exame de código, depois para a condução e tal vamos apontar para mais 3 mesitos (para estar à vontade). Nessa altura o ideal será logo conduzir alguma coisa para ganhar mais prática. Pensando nesta situação os planos mudaram ligeiramente...

    No verão (ou quando deixar de chover) eu vou voltar a ir de mota para o trabalho. Por isso o carro vai ser apenas para quando chove. Olhando assim por alto, vai ser mais ou menos quando o meu irmão concluir a carta. Depois de falarmos com ele reparamos que tem algum receio de conduzir o Peugeot que dei à minha mãe por ser muito novo e ele ainda não ter aquela experiência e ter alguns receios, e também não se sente muito à vontade com o Zafira, por um lado por ser muito grande e por outro porque nenhuma carteira consegue comportar aqueles consumos (ele ainda não trabalha e eu e os meus pais não estamos muito dispostos a encher o depósito desse carro 3x por mês =P). Posto isto, pensamos que seria bom arranjar um Diesel jeitoso, não muito grande, com uns consumos agradáveis e que visualmente nos agrade a todos. Numa primeira instância vai servir para eu ir para o trabalho, quando começar o bom tempo para ele ganhar alguma prática porque posso ir de mota à vontade.

    Depois de fazer uma pesquisa muito rápida, estamos a ponderar entre um VW Polo (1999-2001) 1.4 ou um Peugeot 206 1.4 . Reparei que existem também motorizações 1.9 mas penso que têm consumos bastante superiores, alguém me consegue confirmar/desmentir isto?

    Será este VW Polo 1.4 ou este Peugeot 206 1.4 carros interessantes do ponto de vista de avarias/fiabilidade de motor e outras peças? Existem motorizações mais fiáveis ou com melhores consumos? Outras opções boas sem serem estas?

    Agora ter caixa manual é um requisito para ele não andar logo com as automáticas. Acrescento também que Fiat Punto não agrada, Opel Corsa nem por isso, Ford Fiesta viram e torceram um pouco o nariz (apesar de não tanto como os outros). Mas gostava de saber as vossas opiniões sobre os que disse anteriormente e talvez mais algumas opções.

    Resta-me dizer que o orçamento se for até aos 4.000€ melhor porque não vou ser só eu a conduzir e pronto, um carro para "aprender" tem sempre mais probabilidade de levar com um toque ou outro (espero eu que o meu irmão não seja muito sapateiro a conduzir =) ).

    Espero algum feedback da vossa parte =D

    Abraço a todos

  9. #9
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    Por Defeito

    E que vai acontecer ao opel? Não percebi.. No entanto continuo na mesma opinião : se vais comprar carro, com 4000€ mais vale investir num a gasolina e depois converter para GPL do que ir para diesel.. Vão ser carros muitos anos e muitos KLM ou seja problemas.. A gasolina a manutenção irá ser mais barata e é um carro mais fiável

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  10. #10
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    Por Defeito

    Em princípio será para vender o Zafira. Até 4.000€ encontrei alguns com uns 150kkm, acho não ser muito... O único problema de converter com um orçamento tão pequeno é que se o GPL custar 1.500€ o carro tem que ficar pelos 2.500, no máximo 3.000. Acham que arranjo alguma coisa em condições por esses valores?

    Abraço

  11. #11
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    Por Defeito

    Também não é fácil é verdade mas há:

    https://www.olx.pt/anuncio/vw-polo-IDA8bDD.html

    https://www.olx.pt/anuncio/opel-astr...v-IDA7AeX.html

    https://www.olx.pt/anuncio/mitsubish...t-IDA1QhR.html

    https://www.olx.pt/anuncio/vendo-for...2-IDz8Y5b.html

    https://www.olx.pt/anuncio/peugout-2...4-IDA7bew.html

    Estes são só alguns.. Encontrei também alfas 147.. Podes pesquisar até 3000 e depois negoceias.. Não estou a impingir mas sim porque há 2 anos tive um dilema parecido e optei pelo gpl e realmente compensa


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  12. #12
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    Por Defeito

    Pois, tenho que procurar também, a ver se hoje a tarde consigo dar uma pesquisada e até deixar aqui alguns para saber opiniões...

    Já agora, não serão esses motores 1.2 da vw, apenas com 3 cilindros, fraquinhos para GPL? Sempre me disseram que pelo menos 4 cilindros e alguns cavalos para o carro não ficar arrastadeira... também não procuro nenhum carro de rally mas que tenha performance semelhante ao que tinha a gasolina...

    Relativamente aos 206, qual dos motores acham melhor em termos de fiabilidade/consumos, 1.4 ou 1.9 ?

    Abraço
    Última edição por EdCreator : 01-02-17 às 15:49:57

  13. #13
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    Há por aí uns 147s com o 1.6 de 125cv dentro do teu orçamento, devem mexer-se bem.

  14. #14
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    Não sei se são de 3 cilindros mas sim concordo em optares por um com mais cilindrada..

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