Troca de carro / conversão até 4500€

A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: Troca de carro / conversão até 4500€

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito Troca de carro / conversão até 4500€

Muito Boa Noite!

Venho pedir a vossa sábia opinião em relação a uma possível troca de viatura. Se este post por acaso estiver no sítio errado peço desculpa e para que movam para onde devia estar, é a primeira vez que escrevo neste forum e não encontrei assim um "sitio melhor" para o colocar.

Antes de mais quero alertar que tudo isto pode ser um pouco capricho da minha parte, mas a verdade é que cada vez que vou por gasolina no carro dá-me assim umas comichões por todo o lado por causa daqueles preços abusados. Estou um bocado farto disso e então recuso-me a andar a gasolina...

Dito isto, a situação é a seguinte. Preciso de um carro para casa-trabalho-casa (uns 15~20kms) 6 dias por semana, sendo que depois destes faz sempre mais alguns porque nem sempre vou de/para casa directo. Para além disso no dia de folga a ideia é dar umas voltinhas e fazer uns 150km ou por aí. Basicamente uns 1000~1300kms mês.
    A ida para o trabalho conta com algum trânsito por isso ando cerca de metade do percurso no "pára-arranca".

Neste momento tenho um Opel Zafira 1.6 de 2001 a gasolina que era da minha mãe. Ofereci-lhe um Peugeot 208 e acabei por ficar com carro dela, o problema é que parece um bebedouro para cavalos xD

As hipóteses que se colocam são, trocar de carro para um a GPL/diesel ou colocar este Zafira a GPL.

Deixo ainda alguns modelos de carros que gosto particularmente:

VW Golf
    VW Passat
    Audi A3
    Audi A4
    Honda Jazz (já tive um destes e fazia consumos na ordem dos 5.5/100, podia no entanto pensar em converter para GPL)
    Seat Ibiza
    Honda Civic (teria de ser convertido a GPL)

e um que me despertou alguma curiosidade Ford Puma (tinha que ser a GPL também)

Diga-se de passagem que gosto muito dos carros dos anos 1998~2002. Não quer dizer que fique limitado a estas datas, mas o carro ter 15~18 anos não é grande problema para mim desde que esteja impecável de mecânica e tenha boa fiabilidade. Tem que ter 5 portas/5 lugares (sei que pode ser um problema no que toca aos A3 ou aos Ibizas; já sei que o Puma só tem 2 portas mas...)

Falando de números, não queria gastar mais de 4500€ em todo o processo. Ou seja, carro pronto a este valor. Menos ainda era melhor, mais (500€ MAX) só mesmo se valesse muito muito a pena...
    Estes valores já contemplam a venda do Zafira caso a decisão fosse comprar um outro a diesel/GPL ou a gasolina e converter. A verdade é que olhando para o Zafira ele também não me satisfaz totalmente visualmente xD gosto de algo menos familiar...

Neste sentido, qual acham que seria a melhor decisão? O objectivo é ficar com carro para uns anos valentes...

Pergunta secundária/bónus: Acham melhor já comprar a GPL (sem dístico) ou a gasolina e converter?

Desde já agradeço a todos por terem chegado até aqui e não tenham clicado no canto superior direito do vosso ecrã =D

Abraço
    Última edição por EdCreator : 23-01-17 às 22:10:28

BBN
    BBN está offline
    Piloto de Kart BBN's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2016

Por Defeito

Se o Zafira não te dá problemas porque trocar por algo que não sabes o estado ?
    Eu iria para a conversão do Zafira para GPL .

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BBN Ver Post
    Se o Zafira não te dá problemas porque trocar por algo que não sabes o estado ?
    Eu iria para a conversão do Zafira para GPL .
    Concordo. Um carro diesel por esse valor pode vir a ser um poço de problemas.. E ires comprar outro a gasolina para converter.. Já tens um! Agora se preferes algo mais jovem.. Eu entendo e avança para gasolina e depois gpl ou então tenta encontrar já a GPL

Enviado do meu F3111 através de Tapatalk

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

Se queres um carro para vários anos, porquê limitares-te a carros com 15 anos e mais?

Com 4500 €/5000 € máx., procurando com calma, encontras mais recente.

Assim algo mais para a emoção do que a razão (a GPL):

https://www.standvirtual.com/carros/...ocus/P9189093/
    https://www.standvirtual.com/carros/...tilo/P9189455/ (a caixa auto pode ser uma mais-valia no pára-arranca)

Agora mais racional (Diesel e caixa auto - acho indispensável se vais andar diariamente em pára-arranca):

https://www.standvirtual.com/carros/...port/P9135565/

TDI e barato é virtualmente impossível, pelo que um dos melhores compromissos talvez seja este:

https://www.standvirtual.com/carros/...Golf/P9190831/

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Desde já agradeço as vossas opiniões...

Como o nunofrc disse, procuro algo mais jovem que um Zafira... acho que a situação mais "racional" e económica passa por converter o que já tenho, mas realmente ter um carro mais "desportivo"/jovem ou o que lhe quiserem chamar é mais o que procuro. Trabalho que nem cão, pelo menos vou ter prazer nas viagens que faço para o trabalho xD

LinoMarques, obrigado por esses links... realmente esses 2 a GPL são interessantes, principalmente o Abarth... até pela caixa automática... já tive um Smart e realmente no para-arranca é maravilha, e a caixa desse nem deve ter comparação...

Bem, vamos aguardar por mais opiniões, mas sinceramente acho que vou tirar umas fotos ao Zafira e tentar fazer o máximo de dinheiro que conseguir com ele para depois comprar um outro mais "divertido" =P

Abraço e obrigado

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Boas!

Depois de pensar bastante e de ter falado também com os meus pais e com um amigo meu que é mecânico assumimos que comprar um desses que referi anteriormente a Diesel pode ser um problema. São carros que para além de caros (tendo em conta principalmente a idade deles) têm outra agravante que são a quantidade de kms e falta de informações sobre revisões, peças trocadas e afins... Podem realmente ser um poço de problemas como aqui já falaram... Tudo que eu não quero e dar 5.000€ por um carro e este não estar em condições...

Resta-me então optar por um Diesel diferente, com menos kms e talvez menos anos (a ver vamos em termos de fiabilidade, mas cada caso vai ser um caso);
    Por algum já a GPL que esteja em condições, ando à procura, vamos la vendo o que aparece;
    Ou por último, converter... neste ponto, acho que realmente um carro como o Honda Jazz está bem posicionado. Por um lado porque já tive um e gostei bastante, por outro porque gosto da marca (é das minhas preferidas) e mesmo a gasolina tem consumos interessantes, a GPL ainda deve ser melhor... Não é um carro muito "jovem" como outros que poderia optar, mas já é melhor que o Zafira e em termos de
    fiabilidade em princípio está no topo...

Ainda estou a ponderar, se realmente for para o Jazz, poupar um bocadinho mais durante uns meses e lá para o meio do ano comprar um Jazz II (o que eu tive foi o 1º). Claro que aí o orçamento já terá de ser mais alto, mas pronto, se valer mesmo mesmo a pena espera-se um pouco mais...

Entretanto espero as vossas opiniões e vou vendo outros modelos a ver se gosto de mais alguma coisa =P

Tenho ouvido bem dos Fiestas, vou-lhes deitar um olho e venho já =D

Abraço

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

O jazz pode ser um carro muito bom mas.. Para um gajo na casa dos 20 anos para mim não era opção Fiesta de 3 portas aí sim.. Ou 208..ou 207.. Ou punto de 3 portas.. Corsa de 3 portas..

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Boas!

Peço desculpa pela ausência mas o trabalho não perdoa... Antes de mais houve algumas mudanças nos planos, e só para concluir um bocadinho, carros de 3 portas só mesmo em última instância... Por acaso acho o Jazz bastante interessante, já tive um e gostei da experiência, não o acho demasiado "velho" =P

Mas é o seguinte, relativamente às mudanças, depois de falar com os meus pais decidimos que o melhor seria comprar um carro um pouco diferente daqueles que tinha falado até agora. O meu irmão está neste momento a tirar a carta, não deve faltar muito para ir a exame de código, depois para a condução e tal vamos apontar para mais 3 mesitos (para estar à vontade). Nessa altura o ideal será logo conduzir alguma coisa para ganhar mais prática. Pensando nesta situação os planos mudaram ligeiramente...

No verão (ou quando deixar de chover) eu vou voltar a ir de mota para o trabalho. Por isso o carro vai ser apenas para quando chove. Olhando assim por alto, vai ser mais ou menos quando o meu irmão concluir a carta. Depois de falarmos com ele reparamos que tem algum receio de conduzir o Peugeot que dei à minha mãe por ser muito novo e ele ainda não ter aquela experiência e ter alguns receios, e também não se sente muito à vontade com o Zafira, por um lado por ser muito grande e por outro porque nenhuma carteira consegue comportar aqueles consumos (ele ainda não trabalha e eu e os meus pais não estamos muito dispostos a encher o depósito desse carro 3x por mês =P). Posto isto, pensamos que seria bom arranjar um Diesel jeitoso, não muito grande, com uns consumos agradáveis e que visualmente nos agrade a todos. Numa primeira instância vai servir para eu ir para o trabalho, quando começar o bom tempo para ele ganhar alguma prática porque posso ir de mota à vontade.

Depois de fazer uma pesquisa muito rápida, estamos a ponderar entre um VW Polo (1999-2001) 1.4 ou um Peugeot 206 1.4 . Reparei que existem também motorizações 1.9 mas penso que têm consumos bastante superiores, alguém me consegue confirmar/desmentir isto?

Será este VW Polo 1.4 ou este Peugeot 206 1.4 carros interessantes do ponto de vista de avarias/fiabilidade de motor e outras peças? Existem motorizações mais fiáveis ou com melhores consumos? Outras opções boas sem serem estas?

Agora ter caixa manual é um requisito para ele não andar logo com as automáticas. Acrescento também que Fiat Punto não agrada, Opel Corsa nem por isso, Ford Fiesta viram e torceram um pouco o nariz (apesar de não tanto como os outros). Mas gostava de saber as vossas opiniões sobre os que disse anteriormente e talvez mais algumas opções.

Resta-me dizer que o orçamento se for até aos 4.000€ melhor porque não vou ser só eu a conduzir e pronto, um carro para "aprender" tem sempre mais probabilidade de levar com um toque ou outro (espero eu que o meu irmão não seja muito sapateiro a conduzir =) ).

Espero algum feedback da vossa parte =D

Abraço a todos

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

E que vai acontecer ao opel? Não percebi.. No entanto continuo na mesma opinião : se vais comprar carro, com 4000€ mais vale investir num a gasolina e depois converter para GPL do que ir para diesel.. Vão ser carros muitos anos e muitos KLM ou seja problemas.. A gasolina a manutenção irá ser mais barata e é um carro mais fiável

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Em princípio será para vender o Zafira. Até 4.000€ encontrei alguns com uns 150kkm, acho não ser muito... O único problema de converter com um orçamento tão pequeno é que se o GPL custar 1.500€ o carro tem que ficar pelos 2.500, no máximo 3.000. Acham que arranjo alguma coisa em condições por esses valores?

Abraço

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Também não é fácil é verdade mas há:

https://www.olx.pt/anuncio/vw-polo-IDA8bDD.html

https://www.olx.pt/anuncio/opel-astr...v-IDA7AeX.html

https://www.olx.pt/anuncio/mitsubish...t-IDA1QhR.html

https://www.olx.pt/anuncio/vendo-for...2-IDz8Y5b.html

https://www.olx.pt/anuncio/peugout-2...4-IDA7bew.html

Estes são só alguns.. Encontrei também alfas 147.. Podes pesquisar até 3000 e depois negoceias.. Não estou a impingir mas sim porque há 2 anos tive um dilema parecido e optei pelo gpl e realmente compensa

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2017

Por Defeito

Pois, tenho que procurar também, a ver se hoje a tarde consigo dar uma pesquisada e até deixar aqui alguns para saber opiniões...

Já agora, não serão esses motores 1.2 da vw, apenas com 3 cilindros, fraquinhos para GPL? Sempre me disseram que pelo menos 4 cilindros e alguns cavalos para o carro não ficar arrastadeira... também não procuro nenhum carro de rally mas que tenha performance semelhante ao que tinha a gasolina...

Relativamente aos 206, qual dos motores acham melhor em termos de fiabilidade/consumos, 1.4 ou 1.9 ?

Abraço
    Última edição por EdCreator : 01-02-17 às 15:49:57

Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015

Por Defeito

Há por aí uns 147s com o 1.6 de 125cv dentro do teu orçamento, devem mexer-se bem.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Não sei se são de 3 cilindros mas sim concordo em optares por um com mais cilindrada..

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •