Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque desaparecem os carros de três portas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque desaparecem os carros de três portas?

    Porque desaparecem os carros de três portas?







    São uma espécie cada vez mais ignorada pelos construtores. As carroçarias de três portas começam a ver o seu espaço reduzido nas gamas dos fabricantes automóveis, caindo no esquecimento pela própria mudança do modelo de negócio da indústria.

    Para os construtores automóveis, uma das preocupações essenciais prende-se com a redução de custos, pelo que o desenvolvimento de carroçarias distintas de três portas acabam por ser redundantes e onerosas face aos benefícios que acarretam em termos comerciais.

    Modelos recentes como o Honda Civic, Ford Focus ou Renault Clio abdicaram do tipo da carroçaria de três portas, promovendo uma aposta confessa em critérios de funcionalidade, algo em que os carros de cinco portas são mais eficazes, agradando a um maior número de clientes.

    Mesmo quando se tratam de modelos desportivos como o Renault Clio R.S., Honda Civic Type R ou Ford Focus RS, a carroçaria de três portas deixa de se adequar ao investimento necessário para o seu desenvolvimento, até porque existe um direcionamento das vendas para modelos de cinco portas, cujo efeito prático é mais apreciado pelos clientes que fazem dos modelos de estilo ‘hatchback’ a sua escolha para carros de família.

    Se na Ford, o novo Fiesta ‘escapa’ ao apresentar um modelo de três portas, o mesmo se passando na Opel com o Corsa, modelos como os novos Kia Rio e SEAT Ibiza abandonam as suas carroçarias mais dinâmicas. O mesmo se passa com o novo Renault Mégane, que desistiu da versão de três portas, e com o Opel Astra, também ‘órfão’ de uma vertente de visual mais desportivo.

    A obediência a critérios de eficácia comercial acaba assim por ditar a crescente desvalorização deste tipo de carroçarias, que no passado era muito apreciada pelos entusiastas, mas que hoje são preteridas em favor de modelos de cinco portas.

    fonte: http://www.motor24.pt/motores/desapa...s-tres-portas/
    Ficheiros anexados

    #2
    bem de certa forma nos pequenos segmentos(A e B) não tenho notado tanto o desaparecer das versões 3 portas, mas mais no segmento C, mas também concordo que por questões de mobilidade muita gente opte pelas 5 portas, depois é natural que se note nas vendas, e os construtores optem por avançar pelas 5 portas em detrimento das versões de 3 portas...

    Comentário


      #3
      no segmento c até que faz algum sentido as 3 portas desaparecerem, porque já são carros com vertente familiar onde é preciso também ter espaço qb e uma mala porreira para levar tralha. Já no segmento b cada vez há menos de 3 portas também, mas ai já não percebo tanto eu gosto muito do meu mazda 2 mas se tivesse disponível uma versão de 3 portas compraria sem pensar 2 vezes

      Comentário


        #4
        É realmente uma pena! A tendência iniciou-se no segmento C, ainda que disfarçada com o lançamento de versões coupé (Mégane ou Astra GTC por exemplo) e agora é o segmento B em que já é difícil encontrar versões de 3 portas. Sobram poucos: Polo, i20, Corsa, 208. Entretanto desapareceram muitos...

        Gosto tanto!!

        Comentário


          #5
          Quem comprava esses carros já não tem dinheiro, as pessoas estudam até mais tarde e quando começam a ganhar dinheiro para serem elas a escolher o carro já estão noutra fase das suas vidas.

          São carros de jovens solteiros com ordenados, coisa que vai sendo raro.

          Comentário


            #6
            Antigamente os carros com 3 portas eram tendencialmente mais bonitos que os de 5 portas, actualmente acho que os designers conseguiram colocar os de 5 portas mais interessantes do que eram. E no final de contas é muito mais pratico ter o de 5 portas.

            Comentário


              #7
              Qual a utilidade de apenas 3 portas com bancos traseiros?

              Provavelmente por haver cada vez mais mini, jaguar f-type, slc, mx-5 etc.

              Quem quer um carro so para usar os bancos da frente nao vai comprar um megane. So se for o RS mas em em precos mais acessiveis compra um mini

              Nao esquecer que o segmento que mais vende é o SUV. Ter 3 e 5 portas aumenta a complexidade.

              Basta ver o fiesta. Titanium, st line, vignale e SUV.

              E o que o publico procura.
              Editado pela última vez por Superfast; 04 February 2017, 12:22.

              Comentário


                #8
                É o comprador comum a adaptar-se às suas necessidades. De facto as 5 portas são muito mais práticas...
                Eu prefiro ainda assim 3 portas mas no meu carro entrar para os bancos de trás é um martírio

                Comentário


                  #9
                  Deve ter a ver com a praticalidade, entrar no banco traseiro de um carro de 3 portas é uma grande chatice.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AudiRS Ver Post
                    É o comprador comum a adaptar-se às suas necessidades. De facto as 5 portas são muito mais práticas...
                    Eu prefiro ainda assim 3 portas mas no meu carro entrar para os bancos de trás é um martírio
                    Acaba por ser isso, depois quando quem tem estes carros e vem os filhos por exemplo por muito que gostem acabam por trocar.

                    Comentário


                      #11
                      ainda vou vendo por aí alguns smarts, penso que têm 3 portas e são considerados automóveis

                      Comentário


                        #12
                        O meu formato de carroceria favorito, e isto é transversal a todos os segmentos, tanto que vou no meu 2º carro e ambos são de 3 portas (o 1º comercial e o 2º 5 lugares)
                        Tenho pena que comecem a desaparecer, o povo prefere pagar mais qualquer coisita pelas 2 portas extra, mesmo sem necessidade disso, e as marcas agradecem.

                        É pouco prático? é sim! Mas tal como eu, muitas outras pessoas não precisam em 95% da utilização das 5 portas, por isso podem escolher um opção menos racional, mas que quanto a mim tornam o conjunto muito mais interessante.

                        Eu enquanto não tiver filhos, era gajo para comprar por exemplo uma Volvo V90 shooting brake, que com muita pena minha são saiu para o mercado!
                        Eu digo na brincadeira (mas que no fundo é a sério!), que quantos menos lugares e portas tiver, melhor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lss911 Ver Post

                          Gosto tanto!!
                          Também eu!

                          O Grupo VAG é talvez aquele onde ainda mais prefiro as versões de 3 às 5 portas, mas infelizmente devem estar todos com os dias contados...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AudiRS Ver Post
                            É o comprador comum a adaptar-se às suas necessidades. De facto as 5 portas são muito mais práticas...
                            Eu prefiro ainda assim 3 portas mas no meu carro entrar para os bancos de trás é um martírio
                            Originalmente Colocado por Xerxes Ver Post
                            Deve ter a ver com a praticalidade, entrar no banco traseiro de um carro de 3 portas é uma grande chatice.
                            eu cheguei a ter um carocha durante uns anos. 5 ortas não existia, mas havia um banco traseiro. realmente era muito difícil entrar para o banco de trás!

                            Comentário


                              #15
                              O Polo cá de casa tem 3 portas e foi por opção nossa. Queríamos um carro que, caso fosse necessário, pudesse transportar 5 pessoas mas sabendo de antemão que vai andar sempre com uma ou no máximo duas pessoas. Resultado: num mês e pouco de utilização com cerca de 4000 km acumulados, foram utilizados duas vezes os lugares de trás em viagens inferiores a 30 km. Não são tão necessárias quanto isso as portas traseiras para o nosso padrão de utilização, e o carro fica muito mais bonito.

                              Custo a encontrar um Polo com 3 portas que não seja comercial. Temo que na próxima versão as carroçarias de 3 portas já tenham desaparecido.

                              Comentário


                                #16
                                Tendo em conta o "target" em debate (segmento A, B e C), hoje em dia ha mais gente a pensar no carro como compra para aguentar uns valentes anos.

                                Os carros estão cada vez mais caros em todos os sentidos e o pessoal hoje não tem dinheiro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                  O Polo cá de casa tem 3 portas e foi por opção nossa. Queríamos um carro que, caso fosse necessário, pudesse transportar 5 pessoas mas sabendo de antemão que vai andar sempre com uma ou no máximo duas pessoas. Resultado: num mês e pouco de utilização com cerca de 4000 km acumulados, foram utilizados duas vezes os lugares de trás em viagens inferiores a 30 km. Não são tão necessárias quanto isso as portas traseiras para o nosso padrão de utilização, e o carro fica muito mais bonito.

                                  Custo a encontrar um Polo com 3 portas que não seja comercial. Temo que na próxima versão as carroçarias de 3 portas já tenham desaparecido.
                                  Exactamente o mesmo que eu!
                                  Por acaso em 4 mil km já transportei mais do que 2 vezes pessoas nos bancos de trás, mas tirando 1 vez foi sempre trajectos curtos. Ainda assim, não dá mais do que 5% da utilização.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                    Tendo em conta o "target" em debate (segmento A, B e C), hoje em dia ha mais gente a pensar no carro como compra para aguentar uns valentes anos.

                                    Os carros estão cada vez mais caros em todos os sentidos e o pessoal hoje não tem dinheiro.
                                    Há mais hoje em dia? eu diria precisamente o contrario vejo a malta mais nova a trocar muito mais de carro do que trocava há uns 30 anos atras.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                      Tendo em conta o "target" em debate (segmento A, B e C), hoje em dia ha mais gente a pensar no carro como compra para aguentar uns valentes anos.

                                      Os carros estão cada vez mais caros em todos os sentidos e o pessoal hoje não tem dinheiro.
                                      É por isso que a malta prefere comprar logo carrinha, para quando tiver um puto e ter espaço para levar a tralha toda, de preferência a diesel, que no momento faz 10 mil km, mas no futuro pode fazer mais
                                      Além disto acho que vai muito do pouco apreço que cada vez mais as pessoas têm pelos automóveis, levando o mercado a ter cada vez mais e só "electrodomésticos".

                                      Comentário


                                        #20
                                        delete
                                        Editado pela última vez por Guilhasss; 10 February 2017, 01:40.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Podem estar a desaparecer mas ainda os há... É certo que cada vez se vê menos nas estradas, mas isso é mais por culpa da sua procura ser cada vez menor.
                                          Eu adquiri um recentemente e não estou nada arrependido, as três portas foi mesmo exigência minha



                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um carro de 5 portas.

                                            Uso-as quando quero meter sacos ou a mochila atrás dos bancos da frente. Porque usar a mala para pequenas cargas é uma perda de tempo.
                                            Também são usadas quando preciso de levar mais do que uma pessoa. Não há cá sessões de equilibrismo.

                                            O único carro de 3 portas em que me sentia bem no banco de trás, foi o Twingo mk1. E entrava e saía sem problemas, mesmo em adulto.

                                            Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                            Há mais hoje em dia? eu diria precisamente o contrario vejo a malta mais nova a trocar muito mais de carro do que trocava há uns 30 anos atras.
                                            O parque automóvel está envelhecido.

                                            "Malta mais nova a trocar muito mais de carro?"
                                            Depende dos casos, dos carros, dos valores monetários e de qual o estrato social dessa "malta nova" estás a falar.
                                            É que nessa "malta nova", em cada 10 pessoas, conta-se pelas falanges de um dedo as que têm carro recente PAGO A PRONTO!

                                            Há 30 anos atrás era difícil pedir um empréstimo.
                                            Hoje em dia, a não ser que a pessoa esteja desempregada ou a contrato de trabalho temporário, "qualquer um" enforca-se no crédito. A quantidade de reclames na TV, bombardeados pelos "onzeneiros" do costume, diz muito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              O meu formato de carroceria favorito, e isto é transversal a todos os segmentos, tanto que vou no meu 2º carro e ambos são de 3 portas (o 1º comercial e o 2º 5 lugares)
                                              Tenho pena que comecem a desaparecer, o povo prefere pagar mais qualquer coisita pelas 2 portas extra, mesmo sem necessidade disso, e as marcas agradecem.

                                              É pouco prático? é sim! Mas tal como eu, muitas outras pessoas não precisam em 95% da utilização das 5 portas, por isso podem escolher um opção menos racional, mas que quanto a mim tornam o conjunto muito mais interessante.

                                              Eu enquanto não tiver filhos, era gajo para comprar por exemplo uma Volvo V90 shooting brake, que com muita pena minha são saiu para o mercado!
                                              Eu digo na brincadeira (mas que no fundo é a sério!), que quantos menos lugares e portas tiver, melhor
                                              Essa de pagar mais pelas 2 portas extras não é bem verdade, hoje em dia muitos carros de 3 portas são mais caros do que de 5, posso dar 2 exemplos, o verão passado fui ver o Seat Leon e o Kia Ceed em ambos os casos os modelos de 3 portas eram mais caros do que os de 5, no meu caso se tivesse ido para estas opções mesmo sem precisar ia comprar de 5 portas simplesmente porque era mais barato e no futuro mais fácil de vender.
                                              Como na verdade não precisava do espaço e portas extras para nada decidi comprar um Mini usado mas recente e foi difícil de arranjar um de 3 portas, os de serviço que a BMW põe a circular são para aí 90% de 5 portas, que apesar de ser feio como tudo vende bem mais do que o de 3.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                Podem estar a desaparecer mas ainda os há... É certo que cada vez se vê menos nas estradas, mas isso é mais por culpa da sua procura ser cada vez menor.
                                                Eu adquiri um recentemente e não estou nada arrependido, as três portas foi mesmo exigência minha



                                                Tambem andei a ver os S1, não queria comprar novo e queria posterior a 2015 para apanhar já o LCI e muito dificilmente se apanhava de 3 portas pois o que havia no mercado eram quase todos de serviço da BMW e eles apostam quase tudo no de 5 portas, é como me disse um vendedor da BM: todos os que cá vêm gostam mais dos de 3 portas mas no momento da verdade preferem comprar o de 5.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                  Tambem andei a ver os S1, não queria comprar novo e queria posterior a 2015 para apanhar já o LCI e muito dificilmente se apanhava de 3 portas pois o que havia no mercado eram quase todos de serviço da BMW e eles apostam quase tudo no de 5 portas, é como me disse um vendedor da BM: todos os que cá vêm gostam mais dos de 3 portas mas no momento da verdade preferem comprar o de 5.
                                                  Eu não gosto do de 5 portas, por estes 3 motivos...
                                                  1- Perde muito na estética
                                                  2- O pilar B fica muito à frente dificultando a visibilidade lateral para quem é alto e use o banco mais para trás.
                                                  3- O cinto de segurança não está fixo ao pilar e sim ao banco, que é algo que detesto.

                                                  Tudo isto não acontece no de 3 portas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                    O parque automóvel está envelhecido.

                                                    "Malta mais nova a trocar muito mais de carro?"
                                                    Depende dos casos, dos carros, dos valores monetários e de qual o estrato social dessa "malta nova" estás a falar.
                                                    É que nessa "malta nova", em cada 10 pessoas, conta-se pelas falanges de um dedo as que têm carro recente PAGO A PRONTO!

                                                    Há 30 anos atrás era difícil pedir um empréstimo.
                                                    Hoje em dia, a não ser que a pessoa esteja desempregada ou a contrato de trabalho temporário, "qualquer um" enforca-se no crédito. A quantidade de reclames na TV, bombardeados pelos "onzeneiros" do costume, diz muito.
                                                    Claro que poucas pessoas paga a pronto, e claro que as pessoas fazem emprestimo mas isso vai de encontro ao que disse. è por causa dessa sensação de facilidade que tambem que se troca mais de carro que antigamente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                      Essa de pagar mais pelas 2 portas extras não é bem verdade, hoje em dia muitos carros de 3 portas são mais caros do que de 5, posso dar 2 exemplos, o verão passado fui ver o Seat Leon e o Kia Ceed em ambos os casos os modelos de 3 portas eram mais caros do que os de 5, no meu caso se tivesse ido para estas opções mesmo sem precisar ia comprar de 5 portas simplesmente porque era mais barato e no futuro mais fácil de vender.
                                                      Como na verdade não precisava do espaço e portas extras para nada decidi comprar um Mini usado mas recente e foi difícil de arranjar um de 3 portas, os de serviço que a BMW põe a circular são para aí 90% de 5 portas, que apesar de ser feio como tudo vende bem mais do que o de 3.
                                                      Pois, acredito que em alguns casos seja assim, mas não são todos .

                                                      Isso dos minis actuais de 5 portas é uma coisa que me faz alguma confusão, mas pronto, é o mercado a funcionar, e ainda bem que compraste o de 3, tens bom gosto!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                        Eu não gosto do de 5 portas, por estes 3 motivos...
                                                        1- Perde muito na estética
                                                        2- O pilar B fica muito à frente dificultando a visibilidade lateral para quem é alto e use o banco mais para trás.
                                                        3- O cinto de segurança não está fixo ao pilar e sim ao banco, que é algo que detesto.

                                                        Tudo isto não acontece no de 3 portas.
                                                        É isto xD

                                                        O primeiro ponto concordo plenamente, mas é subjectivo.
                                                        o segundo ponto também acho que seja uma das (poucas) vantagens dos 3 portas, e por acaso tem passo por essa questão de menor visibilidade em carros de 5 portas.
                                                        o terceiro ponto parece-me mais característica do modelo que outra coisa.

                                                        Tudo o resto serão mais desvantagens que vantagens, e a mim pessoalmente só à uma que me chateia mais, que é ser mais difícil de sair em lugares apertados.

                                                        Também prefiro o série 1 em 3 portas, mas o que gosto mesmo, mesmo é do série 2 coupé

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na minha opinião, ter 5 portas é sempre uma mais valia, se até um Mitsubishi Evolution ou um Subaru Impreza têm 5 portas e não ficam NADA mal esteticamente, não há razão nenhuma para um carro comum não ter! Se uma versão de 5 portas é feia então é porque fizeram um trabalho mau no desenho do carro ou então é apenas uma opinião pessoal! Para mim as 3 portas têm que ser muito bem justificadas (roadster, carro tipo 370Z ou GT86 com bancos traseiros daqueles para o seguro ser mais barato, carro desportivo (e mesmo assim...), etc).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                            Na minha opinião, ter 5 portas é sempre uma mais valia, se até um Mitsubishi Evolution ou um Subaru Impreza têm 5 portas e não ficam NADA mal esteticamente, não há razão nenhuma para um carro comum não ter! Se uma versão de 5 portas é feia então é porque fizeram um trabalho mau no desenho do carro ou então é apenas uma opinião pessoal! Para mim as 3 portas têm que ser muito bem justificadas (roadster, carro tipo 370Z ou GT86 com bancos traseiros daqueles para o seguro ser mais barato, carro desportivo (e mesmo assim...), etc).
                                                            Mas fica ainda melhor em 3 portas:

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X