Carro novo: Ibiza FR (actual). Gasóleo ou gasolina?

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Título: Carro novo: Ibiza FR (actual). Gasóleo ou gasolina?

  1. #1
    Piloto de Troféu CharGerGTi's Avatar
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    Exclamation Carro novo: Ibiza FR (actual). Gasóleo ou gasolina?

    Boas, a dúvida prende-se entre:

    1.0 TSI 110cv 18.440€

    1.4 TDI 105cv 22.123€

    Preços de tabela, para referência.

    Os 25000km/ano justificam o gasóleo e a diferença de preço?

    75% em AE.

    Mesmo considerando os maiores custos de impostos e possibilidade de avarias e manutenções. Carro para ficar uns 10 anos. Tenho um 1.25 a gasolina com 20 anos e ainda assim faço uma média de 6,5

    Opinem.


  2. #2
    afc
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    Piloto de Troféu afc's Avatar
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    Justifica

  3. #3
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    em teoria, 25 mil já não deverá compensar (há malta que normalmente aparece por aqui a querer diesel e a fazer metade desses km ).

    Se fazes muita ae, já deve compensar diesel, ainda para mais será menos propícios os problemas com o FAP.
    A única coisa que me deixaria a pensar seria uma eventual agradabilidade de condução maior no 1.0, e o facto do TDI ser o 1.4.
    Mas depois, basta veres o mercado que esse carro tem em usado com um motor TDI para dissipar todas as dúvidas

  4. #4
    Piloto de Troféu carbookk's Avatar
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    se fazes 25.000 km\ano sim é mais que justificado um diesel, mesmo considerando avarias e manutenções, sobretudo se pretendes ficar com ele cerca de 10 anos...

  5. #5
    Piloto de Testes oscari's Avatar
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    Por Defeito

    Bom, era arranjares um 2.0 TDI de 143cvs, semi novo, mas não é fácil, pois já se deixaram de fabricar.

    Segundo os vendedores, a marca perdia dinheiro com aqueles carros.

    Negociei um há 4 anos, novo, com bi xenon, 4 anos de garantia e pneu suplente, que foi adquirido por 20555 Euros!

    O 1.4 TDI de 105 cvs cumprirá bem!

    Cumps


  6. #6
    Piloto Veterano Gmigas's Avatar
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    Antes de abrir o tópico e sem ler o post, vinha desde já sugerir o 1.0 TSI. Convivo muito de perto com um e estou agradavelmente surpreendido com o carro, bastante eficiente, agradável e sem desiludir. Até pq para mim o ponto forte dos Ibizas Diesel estava nos 1.9 TDI/2.0 TDI, ou seja, a possibilidade de ter um motor "grande" num carro pequeno.

    Tendo em conta que, infelizmente, a Seat já retirou essa versão de circulação e reduziu a gama Diesel ao 1.4 TDI tri-cilindrico, o grande potencial dos Ibizas ficou um bocado perdido. Ainda digo mais, se ainda houvesse um Ibiza 2.0 TDI, com o restyling atual, esse teria sido um forte, mas forte candidato quando comprei carro em 2015 (320d).

    Mas tendo em conta que fazes essa quantidade de kms anuais, iria para o 1.4 TDI claro está, mais a mais quando queres manter o carro durante muito tempo e certamente terás tempo para amortizar a diferença de preço de aquisição.

  7. #7
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    Estes motor e no percurso que fazes tendencialmente tem uma diferença de consumos reduzida em relação ao tdi, vais demorar uns 5-6 anos a amortizar o investimento só a pensar no combustivel. Se fizeres credito tens que contar que vais pagar mais juros no diesel, pagas mais 40 euros de IUC, na parte da manutenção acho que vai ser ela por ela, e claro o valor de retoma. No final vai compensar mas demora.

  8. #8
    Piloto de Provas de Perícia Darkslb's Avatar
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    Por Defeito Carro novo: Ibiza FR (actual). Gasóleo ou gasolina?

    Sou o único a achar que dar 22000€ por um Ibiza TDI é uma estupidez, quando pelo mesmo valor se encontram segmentos C de serviço (diesel) com poucos KMs e menos de 2 anos?

  9. #9
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    Depois na venda, daqui a 10 anos, vale quase o mesmo que em novo!

  10. #10
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    O 1.4 tsi 150 cv também é de considerar ou só é considerado o 1.0 tsi ???

  11. #11
    Piloto de Kart Bruno258's Avatar
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    Tive o mesmo dilema que tu na altura, mesmos km e tudo e a minha escolha recaiu no TDI (1.6 fr) 11-2013...
    Ate hoje nada arrependido...
    Assim uma geral...
    Garantia 4 anos ou 80 000 km
    Problema na bomba da direcção resolvido pela garantia aos 65 000 km
    jante descascada as 70 000 km resolvido por garantia
    Media de consumos "CB" 5.1 5.2 5.3 anda por ai, sem preocupações com nada...
    Manutenção na marca (30 000 Km 190 €), ( 60 000 km 220€)
    Imposto 140€
    Pneus jante 17 (andam pelos 115 € de marca P7)
    FAP, ate hoje nunca tive problemas, nem a luz ligada 81 000 km
    Em geral gosto muito do carro, 3 portas, e para pessoal jovem acho um carro top, se não andares muitas vezes com gente atrás... O espaço atrás é mínimo... uma pessoa com 1.80 m toca com cabeça no teto.
    Carro muito duro, e em empedrado convém andar devagar, se não andas aos saltos...

    Outra coisa discute bem os preços porque eu trouxe o meu mais barato (abaixo dos 20 000), e já com alguns extras para alem do "fr" teto de abrir e bi xenon

    Alguma duvida diz
    Última edição por Bruno258 : 06-02-17 às 01:35:00

  12. #12
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    o que me dói na alma é ver a sigla FR reduzida a uma linha estética com motores de caca. o que as marcas e em especial a seat fazem para vender mais uns carros...

  13. #13
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    25mil km´s por ano já justifica alias foi baseado nesse tipo de quilometragem que é um comprei o meu Polo em 2010 a gasóleo e nos primeiros 4 anos já la moravam 100mil km´s

  14. #14
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    O TDI sem dúvida. O TSI é muito, mas muito mais agradável de conduzir e anda mais, mas nesse tipo de percursos vai beber bem mais. O manco 1.4TDI é bem económico em AE.

  15. #15
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    Considerando 7/100 para 2000 kms teremos 140 litros a 1.5 euros 210

    Considerando 5.5 para o diesel sao 110 litros. A 1.3 sera cerca 140 euros.

    Portanto 70 euros/mes ou 840/ano.

    Demora 5 anos a abater a diferenca. Se for o modelo antigo eu tentava tirar 2000 a cada.

    18k num modelo tao antigo?

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    Considerando 7/100 para 2000 kms teremos 140 litros a 1.5 euros 210

    Considerando 5.5 para o diesel sao 110 litros. A 1.3 sera cerca 140 euros.

    Portanto 70 euros/mes ou 840/ano.

    Demora 5 anos a abater a diferenca. Se for o modelo antigo eu tentava tirar 2000 a cada.

    18k num modelo tao antigo?
    Também prefiro o TSI, mas ele fala no post inicial que o carro é para manter por uns 10 anos.
    E sim, concordo que esteja caríssimo... deve ser bem equipado.

  17. #17
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    Compra a gasóleo que gasta menos, tem mais força e dura mais. Também é mais facil de vender usado e com retoma superior

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
    Compra a gasóleo que gasta menos, tem mais força e dura mais. Também é mais facil de vender usado e com retoma superior
    Gasta menos? Excepto em condições muito específicas, verdade.
    Tem mais força? Não necessariamente. Um motor turbo a gasolina da mesma cilindrada hoje tem a mesma quantidade de binário, com a vantagem de o ter numa linha contínua, ao contrário do diesel que tende a ter um pico de binário.
    Dura mais? Porquê?

    Quanto ao segundo ponto, sim é verdade, mas é apenas por vivermos num país dieselmaníaco, onde não interessa andar a fazer nuvens de fumo e a poluir, desde que se poupe muito no combustível nas viagens de 5km para cada lado com o gasóleo, está tudo bem.

  19. #19
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    Eu prefiro o TSI mas para esses kms e tipo de percurso iria sem dúvida para o Diesel.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    o que me dói na alma é ver a sigla FR reduzida a uma linha estética com motores de caca. o que as marcas e em especial a seat fazem para vender mais uns carros...
    Igual ao st line da ford ou gt line d renault.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
    Compra a gasóleo que gasta menos, tem mais força e dura mais. Também é mais facil de vender usado e com retoma superior
    Quando ele for vender ja o diesel acabou na Europa.

  22. #22
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    Dizem muito bem do motor 1.0 tsi gasta pouco, manutenção menos cara, o gasoleo tem tendencia a ficar ao mesmo preço da gasolina, o consumo deve ser identico, 6 ou 7l aos 100km, o motor 1.4tdi não convence ninguém; posto isto eu talvez comprasse o tsi, dizem que é um grande motor...cumprimentos

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    Igual ao st line da ford ou gt line d renault.
    Ou AMG da MB.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Gasta menos? Excepto em condições muito específicas, verdade.
    Tem mais força? Não necessariamente. Um motor turbo a gasolina da mesma cilindrada hoje tem a mesma quantidade de binário, com a vantagem de o ter numa linha contínua, ao contrário do diesel que tende a ter um pico de binário.
    Dura mais? Porquê?

    Quanto ao segundo ponto, sim é verdade, mas é apenas por vivermos num país dieselmaníaco, onde não interessa andar a fazer nuvens de fumo e a poluir, desde que se poupe muito no combustível nas viagens de 5km para cada lado com o gasóleo, está tudo bem.
    Estamos a comparar o 1.0 tsi vs 1.4 tdi.
    Se vais comparar alhos com bugalhos...
    Ora então, neste caso o diesel gasta menos. E gasta menos em todas as situações.
    Tem mais binário. Os diesel também conseguem ter intervalos de binário máximo. Tal como os otto.
    Sobre a durabilidade, procura 1.0 tsi no mercado de usados com mais quilómetros do que os 1.4 tdi.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
    Igual ao st line da ford ou gt line d renault.
    Atenção que tanto o st-line como o GT line não são iguais ao RS, além de não estarem disponíveis nas versões de entrada.
    Na SEAT exageram com o FR ao meter nos de 60 ou 70 cavalos e no 1.4 TDI, mas eles lá sabem...

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
    Boas, a dúvida prende-se entre:

    1.0 TSI 110cv 18.440€

    1.4 TDI 105cv 22.123€

    Preços de tabela, para referência.

    Os 25000km/ano justificam o gasóleo e a diferença de preço?

    75% em AE.

    Mesmo considerando os maiores custos de impostos e possibilidade de avarias e manutenções. Carro para ficar uns 10 anos. Tenho um 1.25 a gasolina com 20 anos e ainda assim faço uma média de 6,5

    Opinem.
    25000 Km/ano sem dúvida TDI

    Não é que o carro não seja bom, mas eu esperava mais um ano para comprar o modelo novo que vai ser uma excelente evolução em relação ao actual! Ficavas bem servido com o 1.0 tsi de 95cv e com o tipo de utilização que fazes conseguias fazer consumos de 5.5-6L/100km. Se não, ia para o 1.6 tdi de 80cv fazia-lhe a rodagem, e depois levava uns pózinhos! Já agora andam aí polos semi-novos com o 1.0 Mpi 75cv nos 11000€...
    Última edição por JMSVS : 06-02-17 às 14:46:17

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Estamos a comparar o 1.0 tsi vs 1.4 tdi.
    Se vais comparar alhos com bugalhos...
    Ora então, neste caso o diesel gasta menos. E gasta menos em todas as situações.
    Tem mais binário. Os diesel também conseguem ter intervalos de binário máximo. Tal como os otto.
    Sobre a durabilidade, procura 1.0 tsi no mercado de usados com mais quilómetros do que os 1.4 tdi.
    Até que ponto o binário é relevante se isso não reflecte depois andamentos melhores? Não tenho dados do 1.0 TSI de 110cv vs 1.4 TDI de 105cv aqui falados, mas se o 1.0 mantiver as performance do 1.2 não tenho dúvidas que no geral é um motor mais rápido que o Diesel, mesmo com menos binário.

    A durabilidade que falas diz pouco ou nada, este 1.4 TDI é um motor recente, não falamos dos "velhos" de 80cv mas sim a versão de 105cv. Não deves ter muitos deste 1.4 com muitos km. Assim como o 1.0 é recente. Não há dados para provar isso.


    Na minha opinião ia para o Diesel para os km anunciados, mas não por ser mais ou menos durável ou ter mais binário, somente porque acaba por ser mais econômico, somente, e acaba ser por isso que neste caso se ia para o Diesel, e é para isso que eles servem no fundo.
    Última edição por Carmaniaco90 : 06-02-17 às 14:52:03

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
    25000 Km/ano sem dúvida TDI

    Não é que o carro não seja bom, mas eu esperava mais um ano para comprar o modelo novo que vai ser uma excelente evolução em relação ao actual! Ficavas bem servido com o 1.0 tsi de 95cv e com o tipo de utilização que fazes conseguias fazer consumos de 5.5-6L/100km. Se não, ia para o 1.6 tdi de 80cv fazia-lhe a rodagem, e depois levava uns pózinhos! Já agora andam aí polos semi-novos com o 1.0 Mpi 75cv nos 11000€...
    O Polo de 70/75 cv 3 cilindros é uma arrastadeira, fazer 25 mil km por ano nele deve ser um martírio!

  29. #29
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    De quem vem de um 1.25 anda o mesmo e gasta menos! Estamos a falar do novo 1.0 MPI de 75cv, e por 11000 e pouco mais de 20000Km não arranjas melhor!

  30. #30
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    Posso te dizer já conduzi um ibiza com esse motor o tdi. Apesar de ser apelidado de manco por ser de 3 cilindros, de manco não tem nada, tem força e anda bem e gasta pouco.

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