Boa noite. Tenho lido o forum da frente para trás e de trás para diante à procura de dados que me auxiliem na compra de um veículo que me leve (e me traga de volta) a locais fora do asfalto. E as duvidas são mais que muitas. Entre Março e Outubro dos próximos 5 anos pretendo percorrer caminhos serranos e estradões de terra batida com alguma regularidade (uma vez por semana, se as condições atmosféricas ajudarem), nos distritos de Vila Real e Bragança. Levarei comigo um ou dois colegas e algum equipamento pouco volumoso, sobretudo câmaras fotográficas, tripés, mochilas com agasalhos e mantimentos. Pretendo um veículo usado, a gasolina ou gasóleo, "poupadinho", de custo inicial até +/- 5.000€, vá lá, 6.000€, que não me dê cabo dos rins nem dos ossos da bacia, e me dê segurança para subir e descer ladeiras com alguma inclinação. De automóveis de tracção 4x4 conheço muito pouco, de jipes nada sei, tenho apenas escassas centenas de Km ao volante de uma Mitsubishi L200 com consumos de meter medo, principalmente com auto-estrada pelo meio. Das leituras do forum fiquei com a impressão que "poupadinho" seria um Suzuki Jimny, Vitara ou Grand Vitara, mas esta manhã peguei num Vitara 1.9 de 1998 e pareceu-me algo acanhado... Agradeço os conselhos e toda a ajuda que me puderem dar. José Fernandes Vila Real
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Tens alguns tópicos com temas do género por aqui, mas é sempre difícil porque a utilização pode ser muito diferente.
Para ti tanto pode ser um Defender como um veículo mais ligeiro o ideal, um vai onde outros não chegam, mas perde na usabilidade em estrada e consumos.
Eu uso ocasionalmente um Patrol 260 para andar nas condições que descreves, inclusive na mesma zona do país, na terra é impecável, mas em estrada não é grande coisa, além de que bebe que se farta!
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O carro ideal para ti é o Panda 4x4 com uns pneus decentes.
https://www.standvirtual.com/carros/...anda/P9201761/
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Para o que precisas, tens um outlander no olx que está dentro do preço e o preço deve ser bastante negociável. A menos que decidas fazer TT propriamente dito, cumpre perfeitamente o propósito, dá-se bem com areia e lama e tem tracção mais que suficiente apesar de ter um haldex (só é 4x4 quando as rodas da frente perdem alguma tracção).
Fiabilidade à prova de bala, consumos razoaveis tendo em conta o tamanho, apenas peca por consumos elevados acima dos 120kmh. é classe 1, caso isso interesse.
Os vitaras 3p são pequenos e pouco práticos para andar com gente atrás com regularidade (alias, como qualquer "jipinho" 3p). os vitara 5p que valem alguma coisa são feitos no japão. normalmente quem vende sabe disso e puxa o preço para cima...
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Originalmente Colocado por Ronin1 Ver PostEssa é a minha zona , se a ideia for so utilizar alguns estradões, a maioria deles esta perfeitamente transitável sendo apenas recomendável um carro com alguma altura ao solo. Ainda à poucos dias fiz o percurso Samardã - Antenas e posso-te dizer que nem cheguei a ligar a tração as 4!
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Para as condições que apresentas...
https://www.olx.pt/anuncio/suzuki-vi...tml#c393570ec5
https://www.olx.pt/anuncio/suzuki-vi...tml#c393570ec5
Em alternativa, se o espaço for suficiente, a máquina que o SPV sugeriu... Panda 4x4. Poupado e eficaz.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostO carro ideal para ti é o Panda 4x4 com uns pneus decentes.
https://www.standvirtual.com/carros/...anda/P9201761/
Mais tarde ou mais cedo o meu pai vai ter de arranjar um TT (provavelmente carrinha por causa da caixa). De um modo geral é tudo muito caro e com muitos km, além de beberem bem e pagarem classe 2 (pickups).
Como para ir a sítios mais complicados vai-se de tractor, tenho ideia que estes Fiat podem ser uma hipótese bem porreira!
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Utilizo um Monterey. A maior parte dos estradões florestais na zona que referes (não confundir com corta fogos) estão perfeitamente transitáveis a veículos normais, em que qualquer Renault 4L os cruza sem grande problema.
O user TerranoII enviou algumas ideias e veículos 4x4 interessantes!
Originalmente Colocado por zigoto Ver PostSim, é para usar em estradões florestais, alguns com valas abertas pela água e por vezes com lama. Que veículo usas?
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostPara o que precisas, tens um outlander no olx que está dentro do preço e o preço deve ser bastante negociável. A menos que decidas fazer TT propriamente dito, cumpre perfeitamente o propósito, dá-se bem com areia e lama e tem tracção mais que suficiente apesar de ter um haldex (só é 4x4 quando as rodas da frente perdem alguma tracção).
Fiabilidade à prova de bala, consumos razoaveis tendo em conta o tamanho, apenas peca por consumos elevados acima dos 120kmh. é classe 1, caso isso interesse.
Os vitaras 3p são pequenos e pouco práticos para andar com gente atrás com regularidade (alias, como qualquer "jipinho" 3p). os vitara 5p que valem alguma coisa são feitos no japão. normalmente quem vende sabe disso e puxa o preço para cima...
10,11,12 litros de média de consumo de gasolina dá que pensar.
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Com o que já li no forum e o que fui vendo ao vivo, reduzi o meu leque de escolha a 3 automóveis:
- Suzuki Grand Vitara;
- Opel Frontera 2.2 DTi;
- Land Rover Freelander 2.0 Td4.
Nenhum desses é um TT puro, mas também não é bem isso que procuro (ver o meu post inicial). Encontro qualquer deste modelos com menos de 200.00Km (reais??) e abaixo de 6.000€, portanto dentro do valor que pré-estabeleci.
Agora navego num mar de dúvidas porque não conheço bem nenhum destes modelos e receio enfiar um grande barrete no que respeita a oficina e consumo.
Agradeço antecipadamente toda a ajuda que puderem prestar-me.
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Originalmente Colocado por zigoto Ver PostCom o que já li no forum e o que fui vendo ao vivo, reduzi o meu leque de escolha a 3 automóveis:
- Suzuki Grand Vitara;
- Opel Frontera 2.2 DTi;
- Land Rover Freelander 2.0 Td4.
Nenhum desses é um TT puro, mas também não é bem isso que procuro (ver o meu post inicial). Encontro qualquer deste modelos com menos de 200.00Km (reais??) e abaixo de 6.000€, portanto dentro do valor que pré-estabeleci.
Agora navego num mar de dúvidas porque não conheço bem nenhum destes modelos e receio enfiar um grande barrete no que respeita a oficina e consumo.
Agradeço antecipadamente toda a ajuda que puderem prestar-me.
Qualquer um deles vale metade desses 6000 € e não pagues mais que 4500 €
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Sou suspeito, tenho um Vitara JR 2.0 de 87Cv (igual a esses)de 1997.
Deves procurar informação sobre os problemas de cada um.
Googlei Freelander problemas e apareceu-me isto:
http://forum.autohoje.com/forum-gera...reelander.html
http://forum.autohoje.com/clube-tt-e...reelander.html
Sobre o Opel "Frontera 2.2 DT problemas" apareceu-me isto:
http://forum.autohoje.com/forum-geral/44542-opel-frontera-2-2-dti-de-1999-a.html
http://forum.autohoje.com/forum-gera...om-ou-mau.html
Sobre Vitaras ou G. Vitaras, procura tu informação, pois como te disse sou suspeito. Há boas e algumas menos boas opiniões. São jipes já antigos e que darão sempre algum problema.
Vitaras tens com motor 1.9 PSA (Construído em Espanha) e com motor Mazda 2.0 JR (construído no Japão) até 1998.
G. Vitara tens com o mesmo motor Mazda 2.0 de 87 Cv de 1998 a 2002 creio. Estes já têm mais eletrónica que os Vitara com as suas vantagens e inconvenientes... informa-te. Depois de 2002 (creio) passaram a ser equipados com motores HDI do grupo PSA ...
Do meu posso dizer que tem consumos rondando o 8L (urbano+ estrada), com condução cuidada (pode andar muito mas não é um carro de corridas!!!). Parecendo um SUV dizem que é bom TT mas nunca fiz mais do que estradas de terra batida. Tem 20 anos e passa dos 250KKm.
Teve duas avarias.Uma, quando tinha 3 anos, por nabice de oficina que não apagava os erros da centralina o carro não desenvolvia (resolveu-se ao fim de um mês, desligando a bateria e voltando a ligar... a centralina repôs os valores originais ... paguei 115 contos )
A outra aconteceu há 15 dias, começou-me a cair líquido de refrigeração nos pés. Avariou o radiador da sofagem (fiz um bypass para poder andar enquanto não é mudado). Pode ser apenas sorte minha, não sei.
Caso necessites de um carro maior sugiro que voltes a olhar para as sugestões do TerranoII.Editado pela última vez por Vitoy; 08 February 2017, 16:31.
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Tive um Grand Vitara motor Mazda (99) durante alguns anos.
Adorava o jipe e safava-se muuuito bem em lama e areia.
É bem maior e mais confortável do que os Vitaras.
Tive um problema grave eléctronico e tive de o vender para peças em segunda mão, mas o tempo que o tive foi 5 estrelas.
Apesar do ocorrido, penso que tive algum azar, pelo que aconselho vivamente este modelo.
É tentar selecionar um no seu melhor estado possivel. Verificar o estado da tracção 4x4H e 4x4L.
Procurar ferrugens debaixo dos tapetes.
Depois de o comprar, mudar distribuição e valvulinas.
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Não tive muito tempo para ver stands mas nos três em que meti o nariz reparei numa coisa muito curiosa: todos apresentam preços muito inflacionados relativamente ao que encontro em sites como o Standvirtual. Modelos que na net se encontram por 5000€ surgem à beira da estrada por 6500€. E digo beira da estrada porque os stands oficiais não vendem veículos com mais de 8 anos, preferem livrar-se de chatices vendendo os veículos provenientes de retomas a uma legião de vendedores de carros em segunda mão que vão fazendo pela vida vendendo o velho como novo.
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Originalmente Colocado por zigoto Ver PostCom o que já li no forum e o que fui vendo ao vivo, reduzi o meu leque de escolha a 3 automóveis:
- Suzuki Grand Vitara;
- Opel Frontera 2.2 DTi;
- Land Rover Freelander 2.0 Td4.
Nenhum desses é um TT puro, mas também não é bem isso que procuro (ver o meu post inicial). Encontro qualquer deste modelos com menos de 200.00Km (reais??) e abaixo de 6.000€, portanto dentro do valor que pré-estabeleci.
Agora navego num mar de dúvidas porque não conheço bem nenhum destes modelos e receio enfiar um grande barrete no que respeita a oficina e consumo.
Agradeço antecipadamente toda a ajuda que puderem prestar-me.
Relativamente ao frontera 2,2 um dos principais problemas poderá surgir na necessidade de retificação da bomba injetora, mas tens um forum nacional recheado de informação.
Tem também atenção que muitos freelander ja so andam com tração dianteira.
Com um pouco de paciência, procuraria algo do tipo TerranoII, Pajero, ou ate arriscando mais um pouco um Monterey (este mais barato que os anteriores)
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Pronto, já tenho um 4x4. Depois de ter percorrido sites e sites e stands de beira da estrada acabei por ir a Chaves comprar um Suzuki Jimny a um particular. Foi amor à primeira vista e fiquei com ele. Amanhã vai para a garagem para uma vistoria geral e depois... monte!
Um grande obrigado a todos.
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Originalmente Colocado por spedy Ver PostBoas, tens aqui este:
https://www.olx.pt/anuncio/toyota-ra...4-IDAfMhh.html
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