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Empresa da garantia não quer assumir reparação

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    Empresa da garantia não quer assumir reparação

    Boa tarde,

    Estou com o problema que passo a descrever e pedia por favor a quem já tivesse alguma experiência neste tipo de situação que me indicasse o que devo fazer porque começo a ficar preocupado...

    Aqui vai:

    1. Em final de Março do ano passado (2016) comprei um carro usado num stand do Porto.

    2. Por iniciativa do stand e por forma a baixar o preço assinámos um acordo de redução do período de garantia para 12 meses. Para se isolar o risco da garantia, o stand contratou ainda uma garantia junto da empresa IWS para assegurar as responsabilidades de eventual accionamento da garantia.

    3. Em Agosto de 2016, comecei a detectar um ligeiro silvo, tipo um assobio, possivelmente vindo do motor, acima de cerca das 2.000 rpm's quando em aceleração. Nessa altura contactei a empresa IWS para saber que procedimentos devia seguir, e disseram para ir logo a uma oficina e caso se tratasse de uma avaria, fazer a participação e imobilizar o veículo.

    4. Fui a duas oficinas (Midas e Deutsch Motor) e em ambas me disseram que não se tratava de uma avaria imediata e que para perceber a origem do ruído tinham que inspecionar o carro com mais atenção. Como essa opção teria custos recomendaram que apenas o fizesse caso o ruído se intensificasse ou surgisse outro sintoma. Foi assim nos 2 sítios onde fui, sendo que relativamente à causa, um disse que poderia ser o turbo em fim de vida e outro disse que poderia ser uma pequena fuga no motor.

    5. Face ao que me aconselharam continuei a utilizar de carro normalmente. De realçar que o "assobio" era praticamente imperceptível e portanto nada incomodativo (além de que só começava por volta das 2.000 rpms).

    6. Há algumas semanas atrás o "assobio" intensificou-se, e, portanto, para não por eventualmente em causa a integridade do carro, marquei um diagnóstico na Caetano Baviera Bento Roma para o início desta semana, 06/02. Entretanto acabei por praticamente não utilizar mais o carro porque estive fora do país em trabalho. De realçar que mesmo assim, não se verificou mais nenhum sintoma, incluindo nenhuma perda de potência (que me disseram que costuma estar ligado a uma avaria do turbo).

    7. No próprio dia a Caetano Baviera explicou-me o diagnóstico, confirmando-se o problema no turbo e enviou-me o orçamento (cerca de 2000€). Liguei também para a IWS a participar a avaria e segui os procedimentos descritos no site, disseram-me que o perito ia à oficina ver o veículo. Até aqui tudo bem.

    8. Hoje recebo um e-mail da IWS a alegar que eu tinha reportado a avaria logo em agosto (o que não é verdade) e que como entretanto até agora continuei a utilizar o veículo e só agora o levei à oficina isso constitui uma exclusão por negligência da minha parte uma vez que supostamente agravou o custo da reparação, sendo que declinam qualquer responsabilidade no pagamento da avaria em causa.

    Fico estupefacto porque procurei agir sempre de boa fé com a empresa da garantia procurando mantê-la ao corrente da situação mas parece que agora eles estão a usar isso contra mim.
    Entretanto respondi logo ao mail a esclarecer isto mesmo, mas confesso que neste momento não sei bem o que fazer a seguir. O que aconselham? Obrigado!

    #2
    Parece-me que eles têm razão. Por muito que custe, andaste com o carro sabendo/desconfiando que tinha avaria, até foste a oficinas. Portanto andaste com o carro avariado. As empresas de garantias e até os concessionários, usam tudo para não pagar.

    Comentário


      #3
      bem, realmente simplesmente poses-te a jeito e agora lixaram-te, então dá-se o sintoma, comunicas o sucedido e mandam-te ir o mais rápido a uma oficina e vais a duas oficinas da treta, duas opiniões diferentes, e por causa de custos, deixas-te andar ao invés de ir a uma oficina em condições e tinham-te logo feito um diagnostico como deve de ser e reparado e o seguro pagava, agora foste na conversa dos outros deixas-te andar até á ultima, agora é mais que natural mandaram-te passear, e ainda por cima a garantia está praticamente no fim...

      e se é o turbo o problema, 2000€ de arranjo vai lá vai, isso é mesmo a roubar á descarada...

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        #4
        Esqueci-me de referir ainda que em Novembro o carro foi à IPO e o carro passou sem incidências.

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          #5
          Originalmente Colocado por Timy Ver Post
          Esqueci-me de referir ainda que em Novembro o carro foi à IPO e o carro passou sem incidências.
          Isso não quer dizer nada Na inspecção não te diagnosticam esse tipo de avarias. Penso que procedeste de forma errada e que vais ter de assumir os custos da reparação. Deverias ter ido logo à Baviera quendo começaste a detectar esse assobio.

          Comentário


            #6
            Os gajos da garantia souberam descalçar bem a bota......

            Comentário


              #7
              Esse silêncio de agosto até janeiro (?) não ajudou.

              Terás de procurar uma alternativa fora da marca para reparares o turbo do teu carro.

              Comentário


                #8
                Sim, em retrospectiva claro que já percebi que deveria ter ido logo à Baviera, mas a verdade é que sendo um leigo considerei tanto a opinião dos mecânicos da Midas como da Deutsche Motors (stand especializado em BMW) como válidas. E tendo em conta que não houve nenhum problema na performance do carro, não me preocupei com isso.

                E para todos os efeitos só foi participada avaria esta semana quando a Baviera o reportou. Até lá era apenas a minha opinião como leigo.

                Parece-me de muita má-fé a atitude da IWS especialmente tendo em conta que os custos da reparação não se agravaram por causa do suposto atraso em resolver o problema. De acordo com a Bavieira, o custo de substituição do turbo é o mesmo independentemente de estar muito ou pouco avariado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Timy Ver Post
                  Sim, em retrospectiva claro que já percebi que deveria ter ido logo à Baviera, mas a verdade é que sendo um leigo considerei tanto a opinião dos mecânicos da Midas como da Deutsche Motors (stand especializado em BMW) como válidas. E tendo em conta que não houve nenhum problema na performance do carro, não me preocupei com isso.

                  E para todos os efeitos só foi participada avaria esta semana quando a Baviera o reportou. Até lá era apenas a minha opinião como leigo.

                  Parece-me de muita má-fé a atitude da IWS especialmente tendo em conta que os custos da reparação não se agravaram por causa do suposto atraso em resolver o problema. De acordo com a Bavieira, o custo de substituição do turbo é o mesmo independentemente de estar muito ou pouco avariado.
                  Pedes um relatorio da bmw a indicar isso mesmo, assinado e carimbado e entregas na seguradora. Se assim for tens razao, se a seguradora declinar responsabilidades pede opiniao a advogado. Que carro é já agora?

                  Comentário


                    #10
                    Hmm, complicado. Podes sempre pedir um parecer técnico à Baviera que diga que a reparação tardia não agravou o custo da reparação e submetes isso à empresa prestadora da garantia. Caso não resulte penso que terás de recorrer a meios legais, caso estejas para te chatear.

                    edit: escrevi basicamente o mesmo que o scutar, não tinha visto o post dele.

                    Comentário


                      #11
                      Francamente torna-se difícil resolver com a garantia porque têm evidências do momento a partir do qual alertaste o problema e o momento no qual o problema efectivamente se tornou num problema maior, e vistas as coisas pelo lado das evidências têm razão.

                      Comentário


                        #12
                        O que devias ter feito era nao dizer nada ao seguro, a participação so deve ser feita quando à certeza na avaria, era lógico que eles agora saltavam fora.
                        Procura quem te repare isso por menos de 2000€.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                          Pedes um relatorio da bmw a indicar isso mesmo, assinado e carimbado e entregas na seguradora. Se assim for tens razao, se a seguradora declinar responsabilidades pede opiniao a advogado. Que carro é já agora?
                          Obrigado pela sugestão, já tinha pensado ir já na 2ª feira à Baviera (até porque o carro ainda está lá parado) para também ver com eles o que se podia fazer e assim também lhes peço isso.

                          O carro é um 118d de 2007 (N47).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                            O que devias ter feito era nao dizer nada ao seguro, a participação so deve ser feita quando à certeza na avaria, era lógico que eles agora saltavam fora.
                            Procura quem te repare isso por menos de 2000€.
                            Pois, já percebi que fui ingénuo na minha intenção em agir de boa-fé, mas mesmo assim acredito que haja forma de resolver esta situação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Timy Ver Post
                              Obrigado pela sugestão, já tinha pensado ir já na 2ª feira à Baviera (até porque o carro ainda está lá parado) para também ver com eles o que se podia fazer e assim também lhes peço isso.

                              O carro é um 118d de 2007 (N47).
                              Tenho um colega de trabalho que já meteu dois turbos nesse motor, um em garantia e o outro nao. Já nao bastava o problema das correntes...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                Tenho um colega de trabalho que já meteu dois turbos nesse motor, um em garantia e o outro nao. Já nao bastava o problema das correntes...
                                Curiosamente, até ver nem sinal do problema da corrente...

                                Entretanto, julgo que encontrei jurisprudência num caso comparável: http://www.dgsi.pt/cajp.nsf/954f0ce6...3?OpenDocument

                                Apesar de ser uma reparação de valor bastante inferior, verifica-se a situação de se ter identificado o 1º sintoma num momento e só depois esse mesmo sintoma se ter agravado. Ou seja, na óptica do juíz em questão o facto de ter existido esse gap temporal não afecta a garantia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Timy Ver Post
                                  Sim, em retrospectiva claro que já percebi que deveria ter ido logo à Baviera, mas a verdade é que sendo um leigo considerei tanto a opinião dos mecânicos da Midas como da Deutsche Motors (stand especializado em BMW) como válidas. E tendo em conta que não houve nenhum problema na performance do carro, não me preocupei com isso.
                                  e qual das duas acertou no problema do turbo?

                                  já agora, em braga (frossos ou merelim) há uma empresa especialista em turbos, penso que é diesel qualquer coisa. fica abaixo do estádio da pedreira 1km e tal, numa estrada relativamente principal.

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                                    #18
                                    Apagar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Timy Ver Post
                                      Sim, em retrospectiva claro que já percebi que deveria ter ido logo à Baviera, mas a verdade é que sendo um leigo considerei tanto a opinião dos mecânicos da Midas como da Deutsche Motors (stand especializado em BMW) como válidas. E tendo em conta que não houve nenhum problema na performance do carro, não me preocupei com isso.

                                      E para todos os efeitos só foi participada avaria esta semana quando a Baviera o reportou. Até lá era apenas a minha opinião como leigo.

                                      Parece-me de muita má-fé a atitude da IWS especialmente tendo em conta que os custos da reparação não se agravaram por causa do suposto atraso em resolver o problema. De acordo com a Bavieira, o custo de substituição do turbo é o mesmo independentemente de estar muito ou pouco avariado.
                                      Na BMW obviamente a solução será sempre a mesma, que é tirar velho e por novo.

                                      Mas se o "assobio" era inicialmente contido, poderia estar com um ligeiro empenho no veio do turbo, que muito provavelmente era reparavel, e com o arrastar da situação deixou de o ser.

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                                        #20
                                        Também já tive problemas com a IWS, no meu caso pediram fotos da reparação e disseram que com as fotos que enviei não deveriam enviar um inspector para ver o carro. Após 15 dias do envio das fotos, precisava do carro e mandei reparar, 2 dias depois disseram que iam enviar o inspector e quando eu disse que o carro já estava reparado recusaram o pagamento.


                                        Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sfarfals2 Ver Post
                                          Também já tive problemas com a IWS, no meu caso pediram fotos da reparação e disseram que com as fotos que enviei não deveriam enviar um inspector para ver o carro. Após 15 dias do envio das fotos, precisava do carro e mandei reparar, 2 dias depois disseram que iam enviar o inspector e quando eu disse que o carro já estava reparado recusaram o pagamento.


                                          Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
                                          E depois, conseguiste recuperar alguma coisa?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            Na BMW obviamente a solução será sempre a mesma, que é tirar velho e por novo.

                                            Mas se o "assobio" era inicialmente contido, poderia estar com um ligeiro empenho no veio do turbo, que muito provavelmente era reparavel, e com o arrastar da situação deixou de o ser.
                                            Não sei até que ponto isso seria assim, uma vez que a única coisa que se agravou foi o barulho (que agora se tornou bastante perceptível).

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                                              #23
                                              Garantias, têm sempre muito que se lhe diga...sempre a fugirem para não pagar...

                                              A menos más, as da marca...

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não aceites a justificação deles, eles não têm razão. A avaria já lá estava, e a reparação é a mesma quer tenha sido feita logo no início do barulho ou agora: substituição do turbo.

                                                Leva o assunto a todas as instâncias possíveis: desde a DECO, o centro de arbitragem do sector automóvel, a direção geral do consumidor e em último caso, os tribunais.

                                                Não os deixes brincar contigo. Vai à luta!

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Timy Ver Post
                                                  E depois, conseguiste recuperar alguma coisa?
                                                  Não consegui recuperar nada, pois legalmente eles podem demorar a responder

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Timy Ver Post
                                                    Não sei até que ponto isso seria assim, uma vez que a única coisa que se agravou foi o barulho (que agora se tornou bastante perceptível).
                                                    Um veio de um turbo não tem grandes tolerâncias para ser calibrado em qualquer estado, pelo que em Agosto poderia dar para reparar, e agora não (mas aqui terás de ter uma opinião de uma casa especializada).

                                                    Além disto, conheço alguns casos onde os empenos de veios são tratados como "desgaste normal" por estas garantias de 200e...só se consegue que paguem alguma coisa quando o mesmo parte.

                                                    Mas o contacto de Agosto vai ser sempre uma pedra no sapato.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa sorte. Que idade tem o carro?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BMW535i Ver Post
                                                        Boa sorte. Que idade tem o carro?
                                                        O carro é de 2007. Está nuns posts mais a cima.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ok não tinha encontrado

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Não aceites a justificação deles, eles não têm razão. A avaria já lá estava, e a reparação é a mesma quer tenha sido feita logo no início do barulho ou agora: substituição do turbo.

                                                            Leva o assunto a todas as instâncias possíveis: desde a DECO, o centro de arbitragem do sector automóvel, a direção geral do consumidor e em último caso, os tribunais.

                                                            Não os deixes brincar contigo. Vai à luta!
                                                            Obrigado pelo apoio e pelas sugestões!

                                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                            Um veio de um turbo não tem grandes tolerâncias para ser calibrado em qualquer estado, pelo que em Agosto poderia dar para reparar, e agora não (mas aqui terás de ter uma opinião de uma casa especializada).

                                                            Além disto, conheço alguns casos onde os empenos de veios são tratados como "desgaste normal" por estas garantias de 200e...só se consegue que paguem alguma coisa quando o mesmo parte.

                                                            Mas o contacto de Agosto vai ser sempre uma pedra no sapato.
                                                            Quando dizes casa especializada... poderá ser a própria Caetano Baviera a emitir essa opinião? Ou existe alguma casa mesmo especializada em turbos? Se sim, tens alguma sugestão? Obrigado

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